Notícias, vídeos, fotos, notam, aeroportos, empresas aéreas, Anac, previsão meteorológica e tudo o que acontece na aviação.
sábado, 2 de outubro de 2010
Infraero apresenta projeto de ampliação do Aeroporto Internacional de Brasília
Agência Brasil
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apresentou hoje (28) o projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em uma reunião com o governo do Distrito de Federal. O edital para licitação das obras deve ser lançado em outubro deste ano e as obras devem ser iniciadas em janeiro do ano que vem. A ampliação vai ocorrer em duas fases.
A primeira etapa deve ser concluída no primeiro semestre de 2013, a tempo da Copa das Confederações, elevando a capacidade do aeroporto para atender a 18 milhões de passageiros por ano. A área do terminal de passageiros vai passar de 80 mil metros quadrados (m²) para 260 mil m² e o número de pontes de embarque de 13 para 32. Além disso, um novo viaduto de ligação entre as pistas de pouso e decolagem para aeronaves vai ser construído.
A previsão é que as obras custem R$ 800 milhões. A segunda etapa da ampliação prevê a construção de 11 pontes de embarque, ampliando para 43 o número das estruturas, além do aumento da área do pátio para aeronaves e do terminal de passageiros. O valor estimado desta etapa é de R$ 600 milhões.
A segunda fase está prevista para ser concluída no final de 2015 e permitirá que o aeroporto atenda a 25 milhões de passageiros por ano. “Teremos condições de atender com conforto e segurança os passageiros que vão usar o aeroporto na Copa de 2014”, disse o superintendente de estudos e projetos da Infraero, Jonas Lopes. De acordo com ele, 70% dos recursos para a obra serão da Infraero e o restante do governo federal. “A cidade está se preparando não apenas para ser sede da Copa, mas dando estrutura a futuros eventos que poderão acontecer”, disse a vice-governadora do Distrito Federal, Ivelise Longhi.
http://bit.ly/ayrx29
Para Infraero aeroportos são seguros; os dois sítios aeroportuários de Belém não representariam perigo de catástofre
CONFORTÁVEL - Os dois sítios aeroportuários não representariam perigo de catástofre
O processo desordenado de urbanização tomou conta do entorno dos aeroportos de Belém (o internacional e o Brigadeiro Protásio, antigo Júlio César) e em todo o País. Por isso, caso um acidente aéreo ocorra na decolagem ou aterrissagem, é provável que a aeronave caia numa área residencial ou comercial. Porém, o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Samuel Sales, garante que os sítios aeroportuários da capital paraense seguem todas as normas de segurança e estão livres de riscos por causa de construções próximas das pistas. Há áreas de preservação num raio de oito quilômetros a partir do centro dos aeroportos e planejamento para expansão num prazo de até 50 anos.
"A situação está sob controle. As pistas 0624, com 2.800 metros de extensão, e a 0220, com 1.830 metros, estão livres. Nenhuma construção fere a segurança da aviação. A própria pista do Brigadeiro Protásio, onde ocorreu um acidente na semana, tem 1.105 metros de extensão e também está segura. Nos dois aeroportos as pistas estão numa situação confortável. A urbanização ao redor de aeroportos é um processo normal e inevitável. Claro que mantemos todas as medidas de segurança possíveis para o controle da área patrimonial e estamos sempre orientando a população nos arredores. Podemos operar com segurança", afirma Sales.
Para o mestre em Arquitetura Paulo Castro Ribeiro, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), as possíveis soluções para garantir a segurança da aviação e de centros urbanos seriam desapropriar os imóveis das áreas próximas e indenizar os moradores ou mudar os aeroportos de lugar. Ambas as soluções exigem muitos investimentos e podem resultar e reclamações. "Construir um novo aeroporto numa área mais afastada e impedira ocupação dos arredores seria um gasto elevado. Além da construção, seria preciso transportar toda a estrutura para o novo sítio aeroportuário e isso também seria muito caro. Desapropriar imóveis causa muita revolta, afinal, as pessoas já estão habituadas a morar onde estão. Remanejar as residências é o mesmo desafio. Infelizmente essa realidade não é só paraense. É a brasileira. As pessoas devem continuar convivendo com os mesmos transtornos e riscos", ressalta.
http://bit.ly/9nyG8a
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
ANAC realizará seminário sobre Fadiga Humana na Aviação
A Gerência de Fatores Humanos na Aviação e Medicina da Aviação (GFHM/SSO) realizará, nos dias 4 e 5 de outubro, no Centro de Treinamento da ANAC, no Aeroporto de Jacarepaguá (RJ), o seminário “Fadiga Humana na Aviação”. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem se inscrever até quarta-feira (29/09), pelo e-mail fadiga@anac.gov.br, informando nome completo, empresa/organização, cargo/função, endereço, telefone e e-mail.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (21) 3501-5652. Confira abaixo a programação do evento.
http://bit.ly/a8gfqJ
Aerop. Afonso Pena (PR) tem 1° táxi elétrico do País
Começou a circular ontem (quinta, dia 30), em São José dos Pinhais (PR), o primeiro táxi elétrico do Brasil. O veículo atenderá os usuários do Aeroporto Afonso Pena, onde a Companhia Paranaense de Energia (Copel) instalou o primeiro ponto de para recarga para automóveis elétricos, chamado de eletroposto. A informação é da Agência de Notícias do Estado do Paraná.
“Mais uma vez, o Paraná sai na frente. Esse veículo elétrico é o primeiro de uma frota limpa. Lançamos aqui uma tendência que, esperamos que dentro em breve, se estenderá a ônibus, vans e carros de passeio”, disse o governador do Estado, Orlando Pessuti. O veículo elétrico que passa a ser testado como táxi é um projeto que envolve estudos conjuntos da Copel, Itaipu Binacional e Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec).
Segundo Pessuti, o Paraná espera ver constituída uma frota de veículos elétricos até a Copa do Mundo de 2014, que terá Curitiba como uma das sedes.
DESCONTO
Quem quiser experimentar o táxi elétrico precisa comprar o voucher no guichê da Cooperativa Aerotáxi, que participa da experiência, no saguão do aeroporto. O passageiro terá um desconto de R$ 20 no valor total da corrida.
A compra direta no balcão da cooperativa é a forma mais adequada de controlar se o carro está disponível ou não para rodar e, também, porque ele não tem taxímetro. Ou seja, as corridas precisam ser pré-pagas. O aeroporto foi escolhido para o teste devido à facilidade de gerenciamento do uso do carro e por causa da grande circulação de pessoas pelo local.
http://bit.ly/csgCVi
Anac autoriza ampliação do Aeroporto de Cascavel (PR)
Ontem (quinta, dia 30), no lançamento da 31ª edição da Expovel, o governador paranaense Orlando Pessuti, acompanhado do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, anunciou que a Anac autorizou a ampliação do aeroportoda cidade. As obras, que serão executadas em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Secretaria de Obras de Cascavel devem começar na próxima semana. A informação é da prefeitura muncipal.
A pista de pouso e decolagem que tem 1.630 metros de comprimento vai passar a ter 1.730 metros. A largura da pista de 30 metros será aumentada para 45 metros. A superintendência da Anac também autorizou a ampliação do pátio de manobras em 1.500 metros quadrados, e o alargamento da taxiway, uma pista que dá acesso a ligação do pátio de manobras com a pista de pouso e decolagem, em 23 metros.
Na ampliação do aeroporto, a prefeitura irá investir R$ 4 milhões, enquanto que o governo estadual cerca de R$ 3,7 milhões. O restante dos recursos será composto por emendas parlamentares, o que totaliza um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões.
“É um grande investimento para que Cascavel realmente possa sonhar com um desenvolvimento mais seguro e tranquilo, e que atenda toda região”, destacou o prefeito Bueno.
http://bit.ly/dDgrBa
Presidente da Infraero recebe secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento
O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, recebeu nesta quarta-feira (29/9), na Sede da empresa em Brasília, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, acompanhado dos diretores da Brasil 16, Jenine Pires e Guilherme Schweder. O planejamento para as Olimpíadas de 2016 foi tema do encontro.
A Brasil 16 é a empresa de projetos executora do plano a ser conduzido pela Autoridade Pública Olímpica. O secretário Ricardo Leyser destacou a importância de uma ação integrada desde já com todos os envolvidos na preparação dos jogos. “Queremos abrir logo um canal de diálogo para que nosso trabalho caminhe paralelo”, disse.
O presidente Murilo Barboza pediu para receber, tão logo seja possível, toda as demandas já levantadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a fim de estimar o real de conjunto de serviços a serem prestados no âmbito da Infraero e desenvolver estudos específicos para o melhor atendimento ao público gerado pelos jogos. “Estamos dispostos a integrar as discussões, mesmo tendo a Copa de 2014 como nosso foco prioritário. Podemos organizar encontros de trabalho entre as instituições para promover o intercâmbio de conhecimentos técnicos e aí avançar nos estudos”, afirmou Murilo.
Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
Infraero lança edital para compra de 80 veículos para Seções Contra Incêndio
A Infraero lançou em setembro edital para a aquisição de 80 novos veículos para combate a incêndio. O valor estimado do investimento é de aproximadamente R$ 211,78 milhões e a abertura da licitação para recebimento de propostas está prevista para 16/11. Dos 80 veículos, 25 deles substituirão modelos antigos, e os 55 restantes complementarão a frota existente nos aeroportos da Rede.
Os veículos vão contar com todo o equipamento necessário para o combate efetivo a incêndios, seguindo as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e possuirão características como baixa emissão de poluentes, tração em todas as rodas e rápida aceleração, permitindo um desempenho de alta qualidade. Alguns dos principais equipamentos dos carros são: reservatório de água com capacidade entre 11 mil e 15.139 litros de água, reservatório de líquido gerador de espuma, canhões monitores (superior e frontal), mangueiras de combate a incêndio, esguichos e aspersores.
O gerente de Salvamento e Combate a Incêndios da Infraero, Leonardo Marini, destacou a importância da aquisição dos veículos para a Rede. “Trata-se de um investimento notável para os aeroportos, proporcionando mais segurança e um atendimento mais eficiente para os usuários em situações de emergência. Além disso, a aquisição dos veículos satisfaz um requisito para o crescimento da aviação civil no Brasil, já que a autorização de novos voos nos aeroportos também é condicionada pelos níveis de proteção contra incêndio que os aeroportos podem oferecer aos usuários”, notou.
Os veículos serão distribuídos entre 23 aeroportos da Rede Infraero. Entre eles, estão os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro/Galeão – Tom Jobim, de São Paulo/Guarulhos, de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF), de Confins/Tancredo Neves (MG), de Cuiabá/Marechal Rondon (MT), de Fortaleza/Pinto Martins (CE), de Salvador/ Luís Eduardo Magalhães (BA), de Belém/Val de Cans/Júlio Cezar (PA) e de Manaus/Eduardo Gomes (AM); além dos aeroportos Santos Dumont, Congonhas e de Goiânia/Santa Genoveva.
Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 01 - 10 - 10
RESUMO NOTAM 30 SEP - 01 OCT10
SBBR F1694/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 30/09/10 11:39 C) 03/10/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO FREQ 118.00MHZ U/S)
DT EXPED : 30/09/10 11:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1695/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 30/09/10 11:48 C) 03/10/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO OPR FREQ 121.60MHZ)
DT EXPED : 30/09/10 11:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1696/2010 NOTAMR - SBBR F1693/2010
Q) SBCW/QSAAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG
B) 30/09/10 14:19 C) 01/10/10 15:00
E) ATIS 127.450MHZ U/S)
DT EXPED : 30/09/10 14:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBEG G1771/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QXXAS/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 30/09/10 11:55 C) 03/10/10 22:00
E) DME DO LLZ RWY 09 U/S)
DT EXPED : 30/09/10 11:52:00
STATUS : CANCELED BY G1772/2010
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1772/2010 NOTAMC - SBEG G1771/2010
Q) SBAZ/QXXAK////000/999/
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 30/09/10 14:26
E) DME DO LLZ RWY 09 OPR NML)
DT EXPED : 30/09/10 14:22:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBEGZXBN
SBSP D1755/2010 NOTAMR - SBSP D1593/2010
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBAF - RIO DE JANEIRO/CAMPO DELIO JARDIM DE MATTOS, RJ
B) 30/09/10 13:42 C) 03/11/10 15:00
E) PAPI RWY 26 U/S)
DT EXPED : 30/09/10 13:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1756/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLAAS/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 11/10/10 11:00 C) 11/10/10 20:00
E) ALS (ALSF-1) RWY 28 U/S)
DT EXPED : 30/09/10 14:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBBR F1697/2010 NOTAMC - SBBR F1694/2010
Q) SBBS/QSTAK///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 30/09/10 16:58
E) TWR RIBEIRAO FREQ 118.00MHZ OPR NML)
DT EXPED : 30/09/10 16:52:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1698/2010 NOTAMC - SBBR F1695/2010
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 30/09/10 17:05
E) TWR RIBEIRAO CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 30/09/10 17:00:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1699/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/140/2137S04821W003
A) SBXQ - /ACADEMIA/TMA,
SDLY - MATAO/MATAO, SP
B) 09/10/10 08:46 C) 08/03/11 21:35
D) SAT SUN HOL SR/SS
OCT 11 NOV 01 MAR 07 SR/SS
E) PJE SUBJ AUTH APP ACONTECERA CENTRO AD SDLY (213723S/0482109W) RAIO
5KM RTO BTN GND/FL055
F) GND G) FL140)
DT EXPED : 30/09/10 17:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1700/2010 NOTAMR - SBBR F1689/2010
Q) SBBS/QPDXX///A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 30/09/10 18:10 C) 30/03/11 23:59
E) SID - ARIH - LIZA (20 DEC 07):
SAIDA LIZA TRNS SANTA BARBARA SUSPENSA
SID - AIKO - SANTA BARBARA (20 DEC 07):
SAIDA SANTA BARBARA SUSPENSA
SAIDA AIKO TRNS SANTA BARBARA SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 30/09/10 18:03:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2539/2010 NOTAMR - SBCT E1829/2010
Q) SBCW/QNDAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 30/09/10 17:26 C) 02/12/10 21:00
E) DME URP CH89X U/S)
DT EXPED : 30/09/10 17:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1774/2010 NOTAMR - SBEG G1770/2010
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO /W /000/020/0025S04645W033
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 30/09/10 17:21 C) 01/10/10 21:00
E) AREA RTO TEMPO ACT BTN COORD 0000.11N/04704.50W 0000.11N/04625.17W
0049.89S/04704.50W 0049.89S/04625.17W
RMK: ATIVIDADE DE BUSCA E SALVAMENTO
F) MSL G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 30/09/10 17:21:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1775/2010 NOTAMC - SBEG G1750/2010
Q) SBAZ/QRTXX///W /000/020/0015S04734W036
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 30/09/10 17:49
E) AREA RTO TEMPO CNL INFO DIVULGADA
F) MSL G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 30/09/10 17:38:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1776/2010 NOTAMC - SBEG G1751/2010
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 30/09/10 18:44
E) SID BAZA-PALO-SAVIO-ZURCO E SID ELENA-ELIET-ROKAT,
AMBAS DE 23 SEP 10, CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 30/09/10 18:30:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1777/2010 NOTAMR - SBEG G1741/2010
Q) SBAZ/QXXXX/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
SBWQ - /BOA VISTA/TMA,
B) 19/10/10 17:30 C) 10/11/10 21:00
D) OCT 19 NOV 09 1730/2100 OCT 20 NOV 10 1000/2100
E) ACFT HDG BVI/GEMOL AO CRUZAR VOR BVI OU DECOLAR DE SBBV, UTILIZANDO
A AWY UB681, DEVERA ABANDONAR O VOR BVI NA RDL 030 E AFT 40NM
APROAR REP GEMOL, E
ACFT HDG GEMOL/BVI AFT CRUZAR REP GEMOL DEVERA INTERCEPTAR A RDL
030 A 40 NM DO VOR BVI E APOS APROAR VOR BVI)
DT EXPED : 30/09/10 18:43:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBSP D1757/2010 NOTAMR - SBSP D1753/2010
Q) SBCW/QOBCE/IV/M /AE/000/999/
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 09/10/10 15:00 C) 09/10/10 21:00
E) OBST MONTADO (GUINDASTE) COORD 233725S/0463917W
ALT 842M (2763FT) AZM 312 DEG 13 MIN DIST 456M
THR 17L)
DT EXPED : 30/09/10 18:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBEG G1778/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 30/09/10 19:20 C) 01/10/10 01:00
E) RWY 26 FST 1410M CLSD DEVIDO DESAGREGA#O ASFALTICA)
DT EXPED : 30/09/10 19:06:00
STATUS : REPLACED BY G1780/2010
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1779/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 30/09/10 19:25 C) 01/10/10 01:00
E) DIST DECLARADAS RWY 08/26 MODIFICADA PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 08 1290M 1290M 1290M 1290M
RWY 26 1290M 1290M 1350M 1290M)
DT EXPED : 30/09/10 19:10:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1780/2010 NOTAMR - SBEG G1778/2010
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 30/09/10 19:34 C) 01/10/10 01:00
E) RWY 26 FST 1410M CLSD DEVIDO DESAGREGACAO ASFALTICA)
DT EXPED : 30/09/10 19:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1782/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRXX///A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 30/09/10 19:54 C) 01/12/10 03:59
E) RWY 01 FST TERCO ESCORREGADIA QUANDO MOLHADA)
DT EXPED : 30/09/10 19:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0245/CGN/300910
SBEG G1784/2010 NOTAMR - SBEG G1457/2010
Q) SBAZ/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 30/09/10 20:11 C) 01/12/10 23:59
E) NDB PVH 385KHZ U/S)
DT EXPED : 30/09/10 19:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBSP D1758/2010 NOTAMR - SBSP D1732/2010
Q) SBCW/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/09/10 19:57 C) 30/10/10 19:00
E) NDB PP 415KHZ U/S)
DT EXPED : 30/09/10 19:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBEG G1786/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QICAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 30/09/10 21:33 C) 30/09/10 23:00
E) ILS RWY 08 U/S)
DT EXPED : 30/09/10 21:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBBR F1702/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 30/09/10 22:31 C) 08/10/10 22:00
E) VOR XMA 117.30MHZ U/S)
DT EXPED : 30/09/10 22:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1703/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QOLAS/IV/M /AE/000/999/
A) SBYS - PIRASSUNUNGA/CAMPO FONTENELLE, SP
B) 30/09/10 22:54 C) 05/10/10 00:00
E) LGT OBST SOBRE NDB PSN U/S)
DT EXPED : 30/09/10 22:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBSP D1759/2010 NOTAMR - SBSP D1744/2010
Q) SBCW/QWELW/IV/BO /W /000/120/2404S04626W009
A) SBST - GUARUJA/BASE AEREA DE SANTOS, SP
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
B) 22/11/10 12:00 C) 01/12/10 19:00
D) NOV 22 TIL 26 NOV 29 TIL DEC 01 1200/1900
E) EXER MIL SUBJ AUTH/COOR APP SAO PAULO INFO RDO SANTOS
ACONTECERA BTN COORD 240000S/0462400W 241000S/0462100W
241000S/0463200W 240320S/0463200W (LITORAL SUL,SP) RTO
F) GND-MSL G) FL120)
DT EXPED : 30/09/10 21:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBRF B1370/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 01/10/10 00:33 C) 04/10/10 20:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 7)
DT EXPED : 01/10/10 00:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
NOTAM EM VIGOR EM 01 OCT 2010
SBBR F1656/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 01/10/10 03:30 C) 15/10/10 08:00
D) DLY 0330/0800
E) RWY 11L/29R CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 22/09/10 18:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0283/CGN/220910
SBBR F1658/2010 NOTAMR - SBBR F1650/2010
Q) SBBS/QMNXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 01/10/10 15:00 C) 03/10/10 15:00
E) PATIO MIL UTILIZAVEL SOMENTE COM AUTORIZACAO
ATRAVES DOS TEL (61)3364-8722 E (61)3365-5168
)
DT EXPED : 23/09/10 18:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1705/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 01/10/10 02:51 C) 29/10/10 20:00
E) PAPI RWY 32 U/S)
DT EXPED : 01/10/10 02:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2514/2010 NOTAMR - SBCT E2477/2010
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /050/190/2729S05345W005
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 01/10/10 14:00 C) 01/10/10 19:00
E) AREA RTO TEMPO ACT CENTRO COORD 2729S/05345W RAIO 5NM
F) FL050 G) FL190)
DT EXPED : 27/09/10 20:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1712/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 01/10/10 03:00 C) 22/10/10 02:59
E) RWY 06 FST 650M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 23/09/10 18:02:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0240/CGN/230910
SBEG G1713/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 01/10/10 03:00 C) 22/10/10 02:59
E) DIST DECLARADAS RWY 06/24 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 06 1736M 1736M 1796M
1736M
RWY 24 1736M 1736M 1736M 1736M)
DT EXPED : 23/09/10 19:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0239/CGN/230910
SBRF B1326/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QIGAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 01/10/10 10:00 C) 20/12/10 21:00
E) ILS GP RWY 18 U/S)
DT EXPED : 23/09/10 17:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
SBRF B1328/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QWPLW/IV/M /W /000/150/1051S03712W003
A) SBXA - /ARACAJU/TMA,
SBRE - /FIR RECIFE,
B) 01/10/10 09:00 C) 31/12/10 09:00
E) PJE SOB VMC ACONTECERA SUBJ AUTH APP-ARACAJU/ACC-RECIFE CENTRO
COORD 105032S/0371214W (FAZENDA BOA LUZ, SE) RAIO 5KM RTO
F) GND G) FL150)
DT EXPED : 23/09/10 19:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
SBRF B1366/2010 NOTAMR - SBRF B1363/2010
Q) SBAO/QCDAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 01/10/10 08:00 C) 01/10/10 14:00
E) CPDLC ADS SBAO U/S)
DT EXPED : 30/09/10 07:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
SBRF B1370/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 01/10/10 00:33 C) 04/10/10 20:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 7)
DT EXPED : 01/10/10 00:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
SBSP D1672/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 01/10/10 16:00 C) 01/10/10 18:00
E) PAPI RWY 33 U/S)
DT EXPED : 17/09/10 21:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1673/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 01/10/10 18:00 C) 01/10/10 20:00
E) PAPI RWY 15 U/S)
DT EXPED : 17/09/10 21:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Como a perda de 30 copilotos causou a pane da Webjet
Companhia também teve problemas para treinar nova equipe, além de atingir o limite de horas permitidas dos aeronautas
São Paulo - Os recentes atrasos dos voos da Webjet foram causados por três fatores: demissão de copilotos, problemas no treinamento de novos funcionários e limite máximo de horas trabalhadas pelos aeronautas. Segundo fontes ouvidas pelo site EXAME, a Webjet perdeu 30 copilotos para TAM, Gol e Azul no último mês, atraídos por melhores salários e condições de trabalho. A companhia é a que mais recebe denúncias, informa o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Procurada, a Webjet não concede entrevistas sobre o assunto.
Para acompanhar o constante crescimento da demanda, a Webjet contratou 64 copilotos e 85 comissários entre o final de agosto e início de setembro. A nova equipe de copilotos partiu para uma série de treinamentos em Buenos Aires, com simuladores de voo da empresa Flex Aviation Center, que atende também outras companhias como Gol e TAM. O teste, que deveria demorar um mês, atrasou em uma semana por conta de problemas técnicos nos simuladores, o que impediu o início da jornada dos novos co-pilotos para desafogar os voos da empresa. "Certas variáveis tem que ser absolutamente acompanhadas. Isso é inadmissível", afirmou uma fonte.
O resultado foi uma série de cancelamentos. Nesta quinta-feira a Webjet teve o quarto dia consecutivo de transtornos para os passageiros, com 46,3% dos voos cancelados. Segundo a Infraero, dos 41 voos programados, 19 foram cancelados e cinco estavam atrasados até as 10 horas.
Em comunicado à imprensa, a Webjet afirmou que o forte crescimento da demanda em setembro levou a empresa a remanejar passageiros por meio de contatos antecipados via call center. "Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos. Ainda assim, a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas", anotou.
Até o dia 10 de outubro a nova equipe de copilotos já trabalhará nos voos da companhia. A Webjet informa que a situação dos atrasos será normalizada até esta sexta-feira. Porém, o motivo que permitirá a regularização é a virada do mês. Pela lei os aeronautas podem voar apenas 85 horas mensais e em outubro esse número será zerado. "É bem provável que esse problema se repita no final do ano com uma demanda ainda maior. A empresa tem que se precaver", afirmou outra fonte do setor.
Em julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aplicou à Webjet uma multa de 225.000 reais por desrespeito à legislação que limita o número de horas de trabalho das equipes de voo. A companhia ainda pode recorrer.
http://bit.ly/aoaLf7
HELICÓPTERO CAI APÓS DECOLAR DE IMPERATRÍZ
Nesta manhã por volta de 08h40min houve um acidente envolvendo a anv PRCCO Tipo R44 decolada às 08h34min de SBIZ, com destino ao SIME, um aeroporto particular que fica na proximidade de SBIZ. Após a sua decolagem a mesmo caiu incendiando-se e matando o seu ocupante (piloto).
Matricula : PRCCO
Fabricante: Helicóptero Robinson
Modelo : R44 II
Numero de Série : 10704
ICAO Tipo: R44
Tipo de Habilitação n. Pilotos : RHBS
Classe da Embarcação : 1 HELICOPTERO MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem : 1134 - Kg
Numero Máximo de Passageiros : 003
Categoria de Registro : SERVICO AEREO PRIVADOS PRIVADA
Fonte: INFRAERO/DCC/CGNA
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Viracopos deve fechar 2010 42% acima da capacidade
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) comemora os dados do Aeroporto de Viracopos nos oito primeiros meses deste ano. Foram 3.368.716 embarques/desembarques de janeiro a agosto, contra os 3.364.300 em todo o ano de 2009. O mês de maior movimentação foi julho, com 501.502 embarques/desembarques. Já a movimentação de aeronaves cresceu de 33.656 para 47.904, entre janeiro e agosto de 2009 e 2010.
A previsão é que o aeroporto registre cinco milhões de passageiros até o final de 2010, o que representa 42,8% acima da capacidade do aeroporto, que é de 3,5 milhões/ano. Os números preocupam. É flagrante o comprometimento da infraestrutura oferecida aos passageiros. Há poucas lojas de serviços, filas nos cafés, escassez de vagas nos estacionamentos, sobram irritação e desconforto.
Lillian Neves Ratto, superintendente de Viracopos, diz que a “Infraero trabalha diuturnamente para oferecerinfraestrutura e atender com segurança os usuários do aeroporto” e adianta que as obras que permitirão atender mais de 60 milhões de passageiros quando concluídas, estão em fase de licenciamento ambiental e todos os trâmites legais estão sendo cumpridos pela Infraero”.
Ela complementa, destacando que “o aumento na utilização de Viracopos é considerado por especialistas emaviação um dos maiores registrados no mundo, seguido do Aeroporto de Atatürk, em Istambul, na Turquia”.
Luiz Antônio Guimarães, presidente do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau estes números devem ser os referenciais para a agilização das obras que dotarão a área de todos os equipamentos e serviços necessários aos passageiros.
http://bit.ly/aRxY8X
Dezesseis aeroportos terão postos de justificativa eleitoral
Infraero anunciou plano para evitar transtornos nas eleições.
Objetivo é assegurar que eleitores se desloquem sem problemas.
Do G1, em São Paulo
Infraero informou ainda que tem um plano especial para as eleições. O órgão diz que vai intensificar o monitoramento nos 67 aeroportos brasileiros, suspender a escala de folga de seus funcionários e reforçar as equipes de manutenção e limpeza
A Infraero, empresa púbica que administra os aeroportos do país, informou nesta quarta-feira (29) que 16 aeroportos brasileiros contarão com postos de justificativa eleitoral para a votação do próximo domingo (3).
Os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral e não se cadastraram para o voto em trânsito (somente nas capitais), devem justificar a ausência. Quem não justificar ausência por três votações seguidas (cada turno conta como uma votação), tem o título eleitoral cancelado e pode ter direitos suspensos, como requisitar um passaporte.
Os aeroportos que contarão com os postos são:
Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek
Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre
Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas
Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves
Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans
Aeroporto Internacional de Salvador/Deputado Luís Eduardo Magalhães
Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva
Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Sales
Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz
Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins
Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo
Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado
Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho
Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais/Curitiba - Afonso Pena
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas
Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá – Marechal Rondon
Os postos de justificativa contarão com funcionários dos tribunais regionais eleitorais de seus respectivos estados.
A Infraero informou ainda que tem um plano especial para as eleições. O órgão diz que vai intensificar o monitoramento nos 67 aeroportos brasileiros, suspender a escala de folga de seus funcionários e reforçar as equipes de manutenção e limpeza dos aeroportos. O plano será realizado entre 30 de setembro e 5 de outubro.
O objetivo, disse a Infraero, é "assegurar que os eleitores tenham seus deslocamentos sem transtornos".
http://bit.ly/bQzrIu
ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 29 - 09 - 10 23 55 UTC
SBEG G1765/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QIGAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 29/09/10 22:41 C) 22/10/10 02:59
E) ILS (GP) RWY 06 U/S)
DT EXPED : 29/09/10 22:41:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1766/2010 NOTAMR - SBEG G1761/2010
Q) SBAZ/QPICH/I /NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 30/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) IAC ILS/DME Y RWY 19 (11 MAR 10)
IAC ILS/DME Z RWY 19 (11 MAR 10)
IAC NDB RWY 19 (11 MAR 10)
IAC VOR RWY 19 (11 MAR 10)
RNAV (GNSS) RWY 19 (11 MAR 10) MODIFICADO
ACRESCENTANDO 1010M AOS VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS
QUADROS PARA POUSO DIRETO E PARA CIRCULAR.)
DT EXPED : 29/09/10 22:51:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1767/2010 NOTAMR - SBEG G1764/2010
Q) SBAZ/QPICH/I /NBO/A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 29/09/10 23:08 C) 22/10/10 02:59
E) IAC ILS/DME Y RWY 06 (17 DEC 09)
IAC ILS/DME Z RWY 06 (17 DEC 09)
IAC NDB RWY 06 (22 DEC 05)
IAC VOR RWY 06 (22 DEC 05)
IAC VOR/DME RWY 06 (22 DEC 05) MODIFICADO ACRESCENTANDO 650M AOS
VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS QUADROS PARA POUSO DIRETO E
PARA CIRCULAR.)
DT EXPED : 29/09/10 22:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1768/2010 NOTAMR - SBEG G1752/2010
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 30/09/10 10:00 C) 01/10/10 21:00
D) DLY 1000/2100
E) SID BAZA-PALO-SAVIO-ZURCO, DE 23 SEP 10 AIRAC, SAIDA PALO SUSPENSA)
DT EXPED : 29/09/10 23:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1769/2010 NOTAMR - SBEG G1721/2010
Q) SBAZ/QFALC/IV/NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 30/09/10 09:01 C) 19/02/11 22:59
D) DLY 0901/2259
E) AD CLSD DEVIDO DECISAO JUDICIAL
RMK: EXC PARA ACFT EM SITUACAO DE
EMERG, ACFT MIL E EM CASOS DE
URGENCIA DEVIDAMENTE DOCUMENTADOS
REF: ROTAER 3-P)
DT EXPED : 29/09/10 23:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0243/CGN/290910
SBSP D1753/2010 NOTAMR - SBSP D1736/2010
Q) SBCW/QOBCE/IV/M /AE/000/999/
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 04/10/10 02:30 C) 09/10/10 21:00
D) OCT 04 TIL 08 0230/0800 OCT 09 0230/0800 1500/2100
E) OBST MONTADO (GUINDASTE) COORD 233725S/0463917W
ALT 842M (2763FT) AZM 312 DEG 13 MIN DIST 456M THR 17L)
DT EXPED : 29/09/10 22:36:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1754/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QPICH/I /NBO/A /000/999/
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 09/10/10 15:00 C) 09/10/10 21:00
E) IAC JULIETT 1, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 2, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 5, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 6, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 35R, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17L, DE 09 APR 09
IAC INDIA 1, DE 09 APR 09
IAC INDIA 2, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 6, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 4, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17R, DE 11 MAR 10
IAC RNAV (GNSS) RWY 35L, DE 11 MAR 10
IAC HOTEL 3, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 2, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 1, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 5, DE 09 APR 09
IAC VOR Y RWY 35L, DE 09 APR 09
IAC VOR X RWY 17R, DE 09 APR 09
IAC ILS Z RWY 35L, DE 06 MAY 10
IAC ILS Z RWY 17R, DE 06 MAY 10
MODIFICAR NO QUADRO POUSO DIRETO AS INFO DE TETO,
MDA E DA, ACRESCENTANDO MAIS 100FT.)
DT EXPED : 29/09/10 22:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1747/2010 NOTAMR - SBSP D1394/2010
Q) SBCW/QMHAS/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSC - RIO DE JANEIRO/SANTA CRUZ, RJ
B) 29/09/10 14:04 C) 29/11/10 20:00
E) RAG RWY 23 U/S)
DT EXPED : 29/09/10 14:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1748/2010 NOTAMR - SBSP D1745/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/120/2326S04505W002
A) SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
SDUB - UBATUBA/UBATUBA, SP
B) 29/09/10 17:40 C) 31/10/10 21:05
D) SEP 29 1740/SS 30 TIL OCT 31 1100/SS
E) PJE SUBJ AUTH/COOR APP SAO PAULO/ RIO ACONTECERA CENTRO
232629S0450434W (SDUB) RAIO 3KM RTO
F) GND-MSL G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 17:40:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBBR F1691/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QIGAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBAN - ANAPOLIS/BASE AEREA, GO
B) 29/09/10 21:59 C) 09/10/10 20:00
E) ILS GP RWY 24 U/S)
DT EXPED : 29/09/10 21:51:00
STATUS : REPLACED BY F1692/2010
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1692/2010 NOTAMR - SBBR F1691/2010
Q) SBBS/QIGAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBAN - ANAPOLIS/BASE AEREA, GO
B) 29/09/10 22:26 C) 09/10/10 20:00
E) ILS GP RWY 24R U/S)
DT EXPED : 29/09/10 22:17:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBEG G1761/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPIXX///A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 30/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) IAC ILS/DME Y RWY 19 (11 MAR 10)
IAC ILS/DME Z RWY 19 (11 MAR 10)
IAC NDB RWY 19 (11 MAR 10)
IAC VOR RWY 19 (11 MAR 10)
RNAV (GNSS) RWY 19 (11 MAR 10) MODIFICAR
ACRESCENTANDO 1010M AOS VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS
QUADROS PARA POUSO DIRETO E PARA CIRCULAR.)
DT EXPED : 29/09/10 21:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1762/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QIGAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 30/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) ILS (GP) RWY 19 U/S)
DT EXPED : 29/09/10 22:05:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1763/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 29/09/10 22:22 C) 22/10/10 02:59
E) PAPI RWY 06 U/S)
DT EXPED : 29/09/10 22:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1764/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPIXX///A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 29/09/10 22:28 C) 22/10/10 02:59
E) IAC ILS/DME Y RWY 06 (17 DEC 09)
IAC ILS/DME Z RWY 06 (17 DEC 09)
IAC NDB RWY 06 (22 DEC 05)
IAC VOR RWY 06 (22 DEC 05)
IAC VOR/DME RWY 06 (22 DEC 05) CORRIGIR ACRESCENTANDO 650M AOS
VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS QUADROS PARA POUSO DIRETO E
PARA CIRCULAR.
)
DT EXPED : 29/09/10 22:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBRF B1365/2010 NOTAMR - SBRF B1364/2010
Q) SBRE/QPIXX///A /000/999/
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 29/09/10 21:31 C) 29/03/11 00:00
E) IAC VOR X RWY 11 (29 JUL 10 AIRAC)
IAC VOR Z RWY 11 (03 JUN 10 AIRAC)
IAC VOR RWY 29 (29 JUL 10 AIRAC)
CORRIGIR FREQ APP 119.90MHZ PARA 119.00MHZ
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 29/09/10 21:31:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
SBBR F1690/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QCAAS/IV/B /AE/000/999/
A) SBAN - ANAPOLIS/BASE AEREA, GO
SBXN - /ANAPOLIS/TMA,
B) 29/09/10 20:54 C) 30/10/10 20:00
E) FAC A/G OPS 122.50MHZ U/S)
DT EXPED : 29/09/10 20:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2538/2010 NOTAMC - SBCT E2528/2010
Q) SBCW/QMXAK///A /000/999/
A) SBCG - CAMPO GRANDE/CAMPO GRANDE, MS
B) 29/09/10 20:20
E) TWY FOXTROT OPR NML)
DT EXPED : 29/09/10 20:20:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1755/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1130S06111W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SSKW - CACOAL/CACOAL, RO
B) 05/10/10 12:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO ACONTECERA CENTRO AD
(112937S/0611032W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1756/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/0953S06303W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SJOG - ARIQUEMES/ARIQUEMES, RO
B) 05/10/10 12:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO ACONTECERA CENTRO AD
(095305S/0630256W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1757/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1138S06111W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SWPM - PIMENTA BUENO/PIMENTA BUENO, RO
B) 05/10/10 01:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 0100/0400 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO ACONTECERA CENTRO AD
(113830S/0611052W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:17:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1758/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1242S06006W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBVH - VILHENA/VILHENA, RO
B) 05/10/10 01:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 0100/0400 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO/INFO AFIS VILHENA ACONTECERA
CENTRO AD (124139S/0600550W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1759/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1047S06517W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBGM - GUAJARA-MIRIM/GUAJARA-MIRIM, RO
B) 05/10/10 01:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 0100/0400 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO/INFO AFIS GUAJARA-MIRIM
ACONTECERA CENTRO AD (104718S/0651654W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1760/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1052S06151W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBJI - JI-PARANA/JI-PARANA, RO
B) 05/10/10 01:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 0100/0400 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO/INFO AFIS JI-PARANA ACONTECERA
CENTRO AD (105214S/0615048W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 21:02:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBBR F1689/2010 NOTAMR - SBBR F0611/2010
Q) SBBS/QPDXX///A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 29/09/10 19:21 C) 29/03/11 23:59
E) SID - ARIH - LIZA (20 DEC 07):
SAIDA LIZA TRANS SANTA BARBARA SUSPENSA
SID - AIKO - SANTA BARBARA (20 DEC 07):
SAIDA SANTA BARBARA SUSPENSA
SAIDA AIKO TRANS SANTA BARBARA SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 29/09/10 19:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2534/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/070/2112S04248W014
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 09/10/10 15:00 C) 12/10/10 20:00
D) DLY 1500/2000
E) AREA RTO TEMPO ACT (CAMPEONATO DE VOO LIVRE) POLIGONO DE COORD
210047S/0424300W 212343S/0424154W 211033S/0430132W
F) GND G) FL070)
DT EXPED : 29/09/10 19:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1752/2010 NOTAMR - SBEG G1618/2010
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 29/09/10 19:28 C) 01/10/10 21:00
D) SEP 29 1928/2100 SEP 30 OCT 01 1000/2100
E) SID BAZA-PALO-SAVIO-ZURCO, DE 23 SEP 10, SAIDA PALO SUSPENSA)
DT EXPED : 29/09/10 19:17:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1753/2010 NOTAMR - SBEG G1617/2010
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO /W /000/999/0150S04400W030
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBWS - /SAO LUIS/TMA,
B) 29/09/10 19:43 C) 01/10/10 21:00
D) SEP 29 1943/2100 SEP 30 OCT 01 1000/2100
E) AREA RTO TEMPO ACT BTN COORD 012101S/0440111W 013715S/0433432W
020000S/0442500W 021000S/0440000W
F) GND-MSL G) UNL)
DT EXPED : 29/09/10 19:31:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1754/2010 NOTAMR - SBEG G1616/2010
Q) SBAZ/QRPCA/IV/NBO/W /000/999/0213S04416W015
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBWS - /SAO LUIS/TMA,
SNCW - ALCANTARA/CENTRO DE LANCAMENTO DE ALCANTARA, MA
B) 29/09/10 19:48 C) 01/10/10 21:00
D) SEP 29 1948/2100 SEP 30 OCT 01 1000/2100
E) AREA PROIBIDA SBP-103 (ALCANTARA I) ACT
F) GND-MSL G) UNL)
DT EXPED : 29/09/10 19:43:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1755/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/120/1130S06111W003
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SSKW - CACOAL/CACOAL, RO
B) 05/10/10 12:00 C) 23/03/11 22:00
D) DLY 1200/2200
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO ACONTECERA CENTRO AD
(112937S/0611032W) RAIO 03NM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 29/09/10 20:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBRF B1364/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QPIXX///A /000/999/
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 29/09/10 19:20 C) 29/03/11 00:00
E) IAC VOR X RWY 11 (29 JUL 10)
IAC VOR Z RWY 11 (03 JUN 10)
IAC VOR RWY 29 (29 JUL 10)
CORRIGIR FREQ APP 119.90MHZ PARA 119.00MHZ
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 29/09/10 19:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
Jobim anuncia esquema em aeroportos durante eleições
Brasília - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou que um esquema especial foi montado nos aeroportos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Infraero para evitar transtornos aos passageiros no fim de semana das eleições.
Em relação à Webjet, que foi proibida pela Anac de vender passagens até sexta-feira por causa dos inúmeros cancelamentos de voos provocados pela carga excessiva de trabalho por parte de seus pilotos e comissários, o ministro Jobim disse que o problema está sendo normalizado nos próximos dias.
"Este foi um problema interno da empresa, mas nós queremos fazer com que a TAM e a Gol possam substituir na falhas da Webjet", declarou Jobim.
Em nota oficial, a Infraero e a Anac informam que vão "intensificar o monitoramento em seus 67 aeroportos com o objetivo de assegurar que os eleitores tenham seus deslocamentos sem transtornos".
A Infraero acrescentou ainda que, para isso, "programará seu plano de contingenciamento a partir desta quinta-feira até a próxima terça-feira", com suspensão da escala de folga de seus funcionários e reforço nas equipes de manutenção e limpeza dos aeroportos, além de contar com o trabalho do Núcleo de Acompanhamento e GestãoOperacional (Nago), que também monitora a movimentação de passageiros e aeronaves, ligados ao controle de tráfego aéreo.
Dezesseis aeroportos brasileiros contarão com postos de justificativa eleitoral. Estes postos foram definidos pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada Estado. Os aeroportos que contarão com postos de justificativa são os das cidades de Brasília, Recife, Viracopos, em Campinas; Confins, em Belo Horizonte, Belém, Salvador, Goiânia; Vitória, Florianópolis, Fortaleza, Natal, São Luís, Porto Alegre, Curitiba, Foz do Iguaçu e Cuiabá.
http://bit.ly/buaQpd
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Em visita ao Estado, Dilma afirma que concluirá obras do Aeroporto de Vitória
Sexta, 20 de agosto de 2010
Mais de cinco mil pessoas estiveram presentes no Centro de Vitória para receber a ex-ministra Dilma Rousseff, em sua primeira visita oficial ao Espírito Santo depois de se lançar candidata à presidência da República. Acompanhada do candidato ao Governo do Estado, senador Renato Casagrande, Dilma foi recebida por centenas de militantes, que fizeram uma verdadeira festa, com bandeiras, apitos e jingles eleitorais.
Em cima do Dilmamóvel, Renato Casagrande e Dilma Rousseff saíram da Praça Costa Pereira em direção à Praça Oito. No local, os candidatos fizeram uma pausa para o discurso e Dilma garantiu que vai concluir as obras do Aeroporto e dar mais atenção aos problemas da infra-estrutura capixaba.
“Assumo o compromisso de concluir as obras do Aeroporto de Vitória. Quero também dar prosseguimento ao projeto da dragagem do Porto de Vitória e garantir que ele seja capaz de ter movimentação de cargas de acordo com a necessidade da economia capixaba”.
A candidata também ressaltou que, caso seja eleita presidente da República, vai avançar nas obras de infra-estrutura da BR-101.
Outro tema abordado por Renato Casagrande e também por Dilma foi a questão da construção de mais unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) no Estado e no Brasil.
“O viés da educação é o rumo que nosso Governo precisa traçar. Tenho como destaque em meus anos enquanto deputado federal e agora como senador a conquista de implantar 12 novas unidades do Ifes no Espírito Santo. O povo capixaba precisa de oportunidade e ela vem por meio da educação. Tenho certeza disso”.
Para Dilma, a meta de seu plano de Governo será a de implantar institutos federais em todo o Brasil. “Vamos construir uma instituição em cada localidade que tenha mais de 50 mil habitantes ou em cada região que abrigue um pólo com esse contingente de pessoas. Cada localidade terá seus cursos destinados à demanda econômica necessária”.
Depois de Dilma, foi a vez de Renato Casagrande conversar com o público. Ao discursar, o candidato afirmou que o único pedido à Dilma será o de apoio ao combate à corrupção, ao crime organizado, às drogas e a criminalidade no Espírito Santo.
“Desde 2003 estamos num trabalho constante de combate à corrupção no nosso Estado. Precisamos manter a casa arrumada e com as contas equilibradas. E o apoio da futura presidente do Brasil é imprescindível e deve ser constante”, enfatizou.
O senador também ressaltou que a presidenciável precisará ter um carinho especial pelo Estado como o presidente Luiz Ignácio Lula da Silva tem. Em resposta, Dilma afirmou total apoio ao Espírito Santo. Ela ainda admitiu que sente um carinho especial pelas terras capixabas, pois quando criança passava as férias aqui.
“Sou mineira e como todo bom mineiro, quando pequena, vinha passar férias aqui. Conheço muito Guarapari, Anchieta, Piúma e Cachoeiro de Itapemirim. Foi em Guarapari que conheci o mar”, lembrou.
Almoço.
Após o comício, Casagrande seguiu para um almoço no Centro de Convenções de Vitória, acompanhado de Dilma Rousseff, do candidato a vice-governador e presidente estadual do PT, Givaldo Vieira, dos candidatos ao Senado, Magno Malta e Ricardo Ferraço, do prefeito de Vitória e coordenador da campanha presidenciável, João Coser, entre candidatos a deputado estadual e federal.
Cerca de 600 pessoas participaram do encontro. Após o almoço, Dilma falou mais uma vez e enfatizou que vai dar continuidade aos trabalhos do presidente Lula.
“Vou continuar com os trabalhos do Lula. Quero consolidar suas ações e dar prosseguimento ao desenvolvimento do Brasil. E para isso preciso de Casagrande no Governo do Espírito Santo. Ele sempre esteve ao lado de Lula. Sabemos que o senador é um homem de valor e que tem reputação”.
http://bit.ly/dqmUWe
Famílias vivem situação de incerteza nas obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.
Moradores próximos de área onde ficará o novo aeroporto não sabem quando terão de deixar casas ou para onde irão
Maiara Felipe - Diário de Natal
Desde que começaram as obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, em 1996, que as 345 famílias da Comunidade Padre João Maria, área próxima ao terminal, sabem através de boatos que terão que sair das suas casas. O que a população não tem conhecimento é como, quando e para onde vai. A prefeitura de São Gonçalo afirma que tem um projeto pronto, orçado em R$ 19 milhões, para ser inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), mas não há data para começar as construções das residências, visto que o plano ainda não foi aprovado. Segundo o secretário estadual de Planejamento e Finanças, Nelson Tavares, quando o terminal estiver pronto, essas famílias deverão ter sido realocadas.
População de localidade, que fica em São Gonçalo do Amarante e tem mais de 300 famílias, tem ouvido apenas boatos Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
"As conversas por aqui é que vão desapropriar tudo. Ninguém sabe de nada. Não tem uma reunião. Quando a gente pergunta a alguém da prefeitura, eles dizem que é porque está na época de política", disse Sângela Suely. Assim como a donade casa, várias pessoas da Padre João Maria não conhecem o destino das suas casas. Eles moram em uma região que será considerada isofónica, (área de alcance dos ruídos das aeronaves) quando começar o movimento de aviões em São Gonçalo do Amarante, e precisam sair do local.
"Por mim eu não saio. Se for para receber uma indenização menor que o valor da minha casa eu não quero. E caso seja uma casa menor que a minha, eu também não quero", argumentou Suely, que mora no local há três anos com quatro filhos. Dilana da Costa lembra que algumas pessoas foram olhar o terreno do marido dela. " Mediram, mas também não disseram mais nada", relatou a moradora. A população também tem curiosidade para saber, caso eles ganhem novas casas, onde elas serão construídas. "Falam que vai ser aqui perto. Outros dizem que será no Regomoleiro", disse Dilana.
Sem infraestrutura
Os moradores da comunidade começaram a ocupar esse lugar há cerca de 30 anos. A terras foram doados pelo empresário local Firmíno Moura. Apesar do adensamento ao longo dos anos, o local praticamente não conta com infraestrutura urbana. O calçamento só existe em uma rua, as casas estão aglomeradas em terrenos mal definidos, existe apenas uma escola municipal, não há posto de saúde, a única opção de transporte coletivo são os alternativos, que funcionam até às 19h, e acima de tudo falta segurança. "Estamos abandonados de informação e também do resto. Falta principalmente segurança", reclama um morador.
Diante da falta de informação, muitas conversas surgiram a respeito da comunidade. Alguns moradores acusam o filho de Firmíno Moura, Felizardo Moura, de ter vendido as terras por R$ 3 milhões. "Ele disse que as terras foram doadas e por isso as pessoas não têm escritura de nada", acusou um popular. Além disso, surgiu um boato de que os moradores receberiam apenas R$ 6 mil de indenização.
http://bit.ly/baw3fr
Estudo vê dilema estratégico para Brasil
Apesar de bem-sucedido, o esforço do governo Lula para elevar o status do Brasil no exterior deixará uma herança de "dilemas estratégicos", incluindo tensão com Washington, afirma análise da Escola de Guerra do Exército dos EUA.
Publicado em agosto, o estudo "Dilemas da Grande Estratégia Brasileira" afirma que poucos países tiveram melhora tão notável em sua "estatura internacional" na última década como o Brasil.
Para o autor, o pesquisador Hal Brands, do Instituto de Análise em Defesa, isso foi obtido por meio de três estratégias: ação leve para contrabalançar o poderio americano; formação de coalizões para aumento do poder de negociação; e posicionamento como líder de uma América do Sul mais unida.
"Lula procurou transformar a crescente confiança nacional oriunda da consolidação democrática e da estabilidade econômica em uma diplomacia mais forte", escreveu Brands.
Ele aponta como ações principais da diplomacia nos últimos oito anos o papel mais ativo em missões de paz da ONU; a promoção de blocos como os Brics (com Rússia, Índia e China) e Ibas (com Índia e África do Sul); a tentativa de obter vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU; e a defesa da integração econômica da América do Sul.
Também é notada a emergência de novas instituições regionais como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e o Conselho Sul-Americano de Defesa.
Brands afirma que essa estratégia de tentar reverter a antiga ordem internacional foi benéfica no curto prazo e que o sucessor de Lula terá nas mãos uma rede de opções comerciais e diplomáticas para escolher onde atuar.
Mas, segundo disse em entrevista à Folha, há quatro problemas que poderão obstruir a ascensão do país. "Primeiro, não está claro que o Brasil preparou bem os fundamentos para crescimento econômico e coesão social de longo prazo, que são necessários para uma política externa ambiciosa."
"Segundo, as relações com muitos vizinhos são tensas. Países como Bolívia e Paraguai veem o Brasil como uma potência dominadora, enquanto México, Argentina, Venezuela e Colômbia o veem como rival pela liderança regional", continua.
O terceiro ponto é que não está claro se Brics e Ibas são coesos o suficiente para atuar como grandes atores geopolíticos.
E, "finalmente, a política externa assertiva de Lula ocasionalmente leva a conflitos com os EUA".
Mesmo nas projeções mais otimistas, o Brasil não terá capacidade econômica ou militar para competir com outras potências (EUA, China e a União Europeia) por décadas --se é que isso acontecerá algum dia.
Exatamente por isso, o país precisa abordar seus dilemas estratégicos. "Se o Brasil alcançará "impacto sistêmico" --a habilidade de influenciar significativamente a ordem global-- terá de fazer isso não por meio da acumulação inexorável de peso geopolítico, mas pela qualidade de sua diplomacia."
http://bit.ly/9ICOEw
Publicado em agosto, o estudo "Dilemas da Grande Estratégia Brasileira" afirma que poucos países tiveram melhora tão notável em sua "estatura internacional" na última década como o Brasil.
Para o autor, o pesquisador Hal Brands, do Instituto de Análise em Defesa, isso foi obtido por meio de três estratégias: ação leve para contrabalançar o poderio americano; formação de coalizões para aumento do poder de negociação; e posicionamento como líder de uma América do Sul mais unida.
"Lula procurou transformar a crescente confiança nacional oriunda da consolidação democrática e da estabilidade econômica em uma diplomacia mais forte", escreveu Brands.
Ele aponta como ações principais da diplomacia nos últimos oito anos o papel mais ativo em missões de paz da ONU; a promoção de blocos como os Brics (com Rússia, Índia e China) e Ibas (com Índia e África do Sul); a tentativa de obter vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU; e a defesa da integração econômica da América do Sul.
Também é notada a emergência de novas instituições regionais como a Unasul (União de Nações Sul-Americanas) e o Conselho Sul-Americano de Defesa.
Brands afirma que essa estratégia de tentar reverter a antiga ordem internacional foi benéfica no curto prazo e que o sucessor de Lula terá nas mãos uma rede de opções comerciais e diplomáticas para escolher onde atuar.
Mas, segundo disse em entrevista à Folha, há quatro problemas que poderão obstruir a ascensão do país. "Primeiro, não está claro que o Brasil preparou bem os fundamentos para crescimento econômico e coesão social de longo prazo, que são necessários para uma política externa ambiciosa."
"Segundo, as relações com muitos vizinhos são tensas. Países como Bolívia e Paraguai veem o Brasil como uma potência dominadora, enquanto México, Argentina, Venezuela e Colômbia o veem como rival pela liderança regional", continua.
O terceiro ponto é que não está claro se Brics e Ibas são coesos o suficiente para atuar como grandes atores geopolíticos.
E, "finalmente, a política externa assertiva de Lula ocasionalmente leva a conflitos com os EUA".
Mesmo nas projeções mais otimistas, o Brasil não terá capacidade econômica ou militar para competir com outras potências (EUA, China e a União Europeia) por décadas --se é que isso acontecerá algum dia.
Exatamente por isso, o país precisa abordar seus dilemas estratégicos. "Se o Brasil alcançará "impacto sistêmico" --a habilidade de influenciar significativamente a ordem global-- terá de fazer isso não por meio da acumulação inexorável de peso geopolítico, mas pela qualidade de sua diplomacia."
http://bit.ly/9ICOEw
Projeto do Galeão é um dos semifinalistas ao Prêmio ANA 2010
O projeto “Reúso na Gestão de Recursos Hídricos no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro – Galeão” foi selecionado como semifinalista do Prêmio ANA 2010, promovido pela Agência Nacional de Águas. O trabalho desenvolvido no Galeão concorre na categoria Empresa, que este ano registrou 66 inscritos. Para a etapa semifinal, foram selecionadas 10 iniciativas.
A representante da Comissão Organizadora do Prêmio, Alessandra Couri, realizou uma vistoria de campo para conhecer as instalações do aeroporto. Foram apresentadas a ela Estação de Tratamento de Água de Reúso, onde é tratado o esgoto do Galeão, e a Estação de Tratamento de Água, responsável por tratar a água retirada de nove poços artesianos localizados na área do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Para o coordenador de Meio Ambiente da Regional do Rio de Janeiro, Fued Abrão, é motivo de orgulho para todos ter o projeto selecionado entre tantos outros importantes de diversas entidades. “Essa é uma prova de que a iniciativa do Galeão é de alta relevância, a ponto de ser reconhecida pela ANA, uma das principais instituições ligadas a recursos hídricos do Brasil”, acrescentou.
Alessandra Couri afirmou que foi muito bom conhecer o projeto, que já apresenta resultados positivos. “O trabalho desenvolvido no Galeão demonstra a preocupação de se estar sempre investindo na conservação do meio ambiente”, concluiu.
O concurso terá sete categorias, com três finalistas cada. Os ganhadores receberão o Troféu Prêmio ANA 2010 no dia 1° de dezembro, no teatro da Caixa Cultural, em Brasília.
Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Aeroporto de Campo Grande recebe simulado do Exército Brasileiro
O Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) foi cenário de um exercício de acidente aéreo neste sábado (25/9). O simulado foi promovido pelo Hospital Militar de Área de Campo Grande em parceria com a Infraero, com a Base Aérea do município e com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. O evento encerrou a 4ª Jornada de Atualização Científica que, neste ano, teve como tema “Emergências/Catástrofes – Ações Multidisciplinares de Serviço de Saúde”.
De acordo com o diretor do Hospital Militar de Área de Campo Grande, tenente-coronel Ronaldo Smolentzov, no contexto da Jornada verificou-se a necessidade de simular o atendimento em acidente aéreo de grandes proporções para vislumbrar o desencadeamento das ações a serem tomadas em situações de tal magnitude. Para esse fim, a Infraero cedeu área no Aeroporto de Campo Grande, além de permitir a participação dos bombeiros e dos carros contra incêndio que atuam no aeroporto.
Segundo Autemar Lopes de Souza, superintendente do aeroporto, o exercício proporcionou a aferição do tempo resposta de deslocamento dos carros contra incêndio, em um caso de situação real.
O evento contou com a presença do general-de-exército Renato Joaquim Ferrarezi, comandante do CMO – Comando Militar do Oeste, do general-de-divisão Marcelo Flávio Oliveira Aguiar, comandante da 9ª Região Militar, e do general-de-brigada Walter Souza Braga Netto, chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste.
Assessoria de Imprensa – Infraero
ANAC suspende venda de bilhetes da Webjet até regularização dos voos
Brasília, 27 de setembro de 2010 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu a venda de bilhetes da companhia aérea Webjet nos voos programados até a próxima sexta-feira (dia 1º de outubro). A ANAC vem acompanhando a evolução do índice de voos cancelados pela empresa, que passaram de 2,4% em agosto para 5,7% em setembro, chegando a 9,7% na última semana. Os passageiros dos voos cancelados ao longo do mês estavam sendo reacomodados em voos da própria companhia e de outras empresas, inclusive com aeronaves fretadas. Os cancelamentos efetuados até então foram realizados de forma programada de modo que o passageiro não observasse nenhum transtorno.
Webjet
Cancelamentos
Agosto
2,4%
Setembro (até dia 27/9)
5,7%
Setembro (última semana – 19 a 25/9)
9,7%
Hoje – até 14h
47,2%
Até as 14h de hoje (27 de setembro de 2010), a empresa havia cancelado 47,2% voos. Com o aumento do número de cancelamentos verificado hoje, a ANAC decidiu suspender a venda de bilhetes nos voos programados até sexta-feira e intensificar a fiscalização da companhia tanto nos aeroportos quanto no Centro de Operações da empresa. Medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa. Em julho, a Webjet foi autuada pela ANAC em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.
Desde o período da manhã, a ANAC enviou equipes de fiscalização para os principais aeroportos onde a Webjet atua (Galeão, Santos Dumont, Guarulhos, Porto Alegre, Salvador e Confins-MG) para fiscalizar o atendimento aos passageiros de acordo com a Resolução nº 141. Entre outros direitos, a Resolução nº 141 prevê:
- reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa;
- reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem, na mesma forma de pagamento da passagem;
- informação sobre os direitos do passageiro (inclusive por escrito);
- comunicação (Internet ou telefone, a partir de 1h do horário previsto para o voo)
- alimentação (a partir de 2h do horário previsto para o voo)
- hospedagem e traslado – se for o caso (a partir de 4h do horário previsto para o voo).
Os passageiros que não tiverem seus direitos atendidos deverão registrar queixa na ANAC:
0800 725 4445 (24 horas por dia, todos os dias, inclusive em inglês e espanhol)
www.anac.gov.br/faleanac
Relatório mostra o que melhorou e o que ainda preocupa na aviação do Brasil
Renata Mariz
Publicação: 26/09/2010
Foram necessárias 154 vidas para que o sistema aéreo brasileiro deixasse de ser uma caixa-preta para a sociedade. Trabalho excessivo e muito especializado para controladores de voo pouco qualificados, equipamentos reféns de zonas cegas e falhas no sistema de comunicação por voz entre pilotos e trabalhadores em terra são apenas alguns dos problemas graves escancarados com a tragédia do voo 1907 da Gol.
Quatro anos depois do acidente, que serão completados nesta semana, o funcionamento da aviação do país apresenta consideráveis mudanças. O próprio orçamento destinado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) ao programa denominado segurança de voo, por exemplo, aumentou — enquanto em 2006 o valor pago (já contando os restos a pagar) pela rubrica atingiu R$ 128 milhões, neste ano já são R$ 189 milhões, de acordo com dados levantados pela ONG Contas Abertas a pedido do Correio.
Entretanto, questões cruciais do sistema, alvo inclusive de um estudo encomendado pelo governo federal depois do desastre, continuam em aberto. A pesquisa, finalizada este ano pela consultoria McKinsey, comparou a estrutura da aviação nacional com a de países desenvolvidos e em desenvolvimento (Alemanha, Austrália, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França e Reino Unido), constatando que só o Brasil não tem um planejamento integrado do setor — incluindo aeroportos, companhias aéreas e indústria. Outra diferença verificada é a subordinação da área ao Ministério da Defesa e não à pasta dos Transportes. O controle de tráfego aéreo para aviação civil vinculado a órgão militar também foi apontado como ponto fraco do país, além do fato de o órgão que investiga acidentes não ter independência, por estar ligado ao Comando da Aeronáutica, também responsável pelo controle de tráfego aéreo.
Ao fim, o relatório recomenda a transição da estrutura militar para civil, com o objetivo de ter qualidade técnica e independência no setor. O Ministério da Defesa foi procurado pela reportagem, mas não respondeu às perguntas encaminhadas sobre uma eventual desmilitarização. A Aeronáutica, por meio do Decea, destacou que houve aumento no número de controladores de voo, passando de 2.113, em 2006, para 2.828. A periodicidade do concurso para contratação também mudou. Antes acontecia duas vezes ao ano. Em 2007, houve quatro seleções. O ritmo até 2011, conforme o órgão, será de três concursos
anuais. Simulação real passou a ser feita na formação desses profissionais, após o acidente, bem como um programa de elevação do nível de inglês. O jato Legacy que se chocou com a aeronave da Gol, derrubando-a, era pilotado por americanos.
O Decea destacou também a modernização de radares e dos sistemas UHF e VHF, que auxiliam na navegação aérea. Para o comandante Ronaldo Jenkins, coordenador de Segurança de Voo do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, a maior diferença se deu na atividade de controle do tráfego aéreo. “São as mudanças mais nítidas para nós. Houve modificações em relação às áreas monitoradas de Brasília e também dos setores amazônicos”, afirma
Jenkins. Há também recomendações relacionadas à utilização correta de equipamentos cruciais no acidente, como o transponder, que não foi ligado pelo jato Legacy e poderia ter evitado a tragédia, desviando o avião menor automaticamente ao perceber a aeronave da Gol em rota de colisão.
http://bit.ly/cgTSQN
NOTA DA WEBJET À UM BLOG ESPECIALIZADO EM PROMOÇÕES AÉREAS
Em função da sua política de preços competitivos, a Webjet vem crescendo expressivamente nos últimos meses. Em virtude disso, tem contratado novos profissionais para atender essa alta da demanda. Neste momento, a título de exemplo, estão sendo treinados 64 novos co-pilotos e 85 comissários, que estarão em atividade a partir de outubro. Nos últimos três meses, portanto, foram incorporados 149 novos colaboradores à tripulação da Webjet.
O forte crescimento dessa demanda em setembro levou a empresa a remanejar passageiros por meio de contatos antecipados via call Center. Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos. Ainda assim, a companhia foi obrigada a reduzir o numero de voos na ultima semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas.
A soma desses fatores provocou problemas localizados em alguns aeroportos nesta segunda-feira.
Para solucionar essa situação cinco medidas estão sendo tomadas:
(1ª) Reacomodação dos passageiros em voos da própria Webjet;
2ª) Reacomodação em voos de outras companhias aéreas;
3ª) Isenção total das taxas de remarcação normalmente aplicadas;
4ª) Reembolso das tarifas pagas pelas passagens;
5ª) Fretamento de aeronaves.
http://bit.ly/ctEAas
ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 27 - 09 - 10
RESUMO NOTAM 26 – 27 SEP 10
SBSP D1731/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNMAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 26/09/10 13:05 C) 06/10/10 20:00
E) VOR/DME CAX 113.00MHZ/CH77X U/S)
DT EXPED : 26/09/10 13:05:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D1732/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 26/09/10 13:08 C) 01/10/10 19:00
E) NDB PP 415KHZ U/S)
DT EXPED : 26/09/10 13:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBCT E2497/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBBI - CURITIBA/BACACHERI, PR
B) 26/09/10 13:56 C) 06/10/10 23:59
E) ABN U/S)
DT EXPED : 26/09/10 13:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBCT E2498/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFWAS/V /M /A /000/999/
A) SBME - MACAE/MACAE, RJ
B) 26/09/10 15:14 C) 01/10/10 21:00
E) WDI U/S)
DT EXPED : 26/09/10 15:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBSP D1733/2010 NOTAMC - SBSP D1731/2010
Q) SBCW/QNMAK///AE/000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 26/09/10 14:35
E) VOR/DME CAX 113.00MHZ/CH77X OPR NML)
DT EXPED : 26/09/10 14:35:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN
SBCT E2498/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFWAS/V /M /A /000/999/
A) SBME - MACAE/MACAE, RJ
B) 26/09/10 15:14 C) 01/10/10 21:00
E) WDI U/S)
DT EXPED : 26/09/10 15:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
NOTAM EM VIGOR EM 27 SEP 2010
SBBR F1567/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWMLW/IV/BO /W /000/220/1816S04517W008
A) SNAS - TRES MARIAS/TRES MARIAS, MG
SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 27/09/10 11:00 C) 01/10/10 20:00
D) DLY 1100/1400 1700/2000
E) FRNG ACONTECERA 181042S/0452242W 181042S/0451642W
181700S/0451121W 181700S/0451240W 182133S/0451121W
182133S/0452242W (REPRESA TRES MARIAS, MG) RTO
F) GND G) FL220)
DT EXPED : 10/09/10 13:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2482/2010 NOTAMR - SBCT E2419/2010
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/023/2028S05440W040
A) SBWG - /CAMPO GRANDE/TMA,
SBCG - CAMPO GRANDE/CAMPO GRANDE, MS
B) 27/09/10 11:00 C) 31/12/10 21:00
D) SEP 27 TIL OCT 02 OCT 04 TIL DEC 31 1100/2100
E) AREA RTO TEMPO (ONCA I) ACT NO CENTRO AD SBCG (202810S/0544013W)
RAIO 40NM (EXC SBP-451)
RMK: RESTRICAO SOB COOR DO APP CAMPO GRANDE NO INTERIOR DA TMA E DA
CTR
F) GND G) 500FT AGL)
DT EXPED : 23/09/10 18:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBCT E2490/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRRCA/IV/BO /W /000/999/2401S04250W024
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 27/09/10 13:00 C) 28/09/10 18:00
D) DLY 1300/1800
E) AREA RTO SBR-322 (MOREIA) ACT
F) MSL G) UNL)
DT EXPED : 24/09/10 16:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1604/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) RWY 19 FST 1010M CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 11/09/10 02:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0224/CGN/110910
SBEG G1608/2010 NOTAMR - SBEG G1605/2010
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) DIST DECLARADAS RWY 01/19 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 01 1390M 1390M 1390M 1390M
RWY 19 1390M 1390M
1455M 1390M)
DT EXPED : 13/09/10 15:35:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0226/CGN/130910
SBSP D1678/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/09/10 09:30 C) 27/09/10 15:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA PRIDE VENEZUELA 85M (279FT)HGT)
DESLOCANDO-SE DO PONTO 225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR1)
EM DIRECAO AO PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA)
DIST APRX 3326M THR 02R)
DT EXPED : 18/09/10 03:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
Assinar:
Postagens (Atom)