MAN entrega novos ônibus para transporte de passageiros em aeroportos
Escrito por Fetranspor
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As viagens são relativamente curtas e duram poucos minutos. No entanto, tem tanta importância quanto o trajeto percorrido ou a percorrer pelas aeronaves. Somente no aeroporto de Guarulhos, um dos maiores do país, o volume de passageiros transportado, entre a área de embarque e os aviões, chega à casa de 12 mil por dia, segundo o coordenador de tráfego, Gomes Santana, distribuído por 170 voos em média. Se levado em consideração o número de aeroportos e voos internacionais e domésticos, é necessária uma frota considerável para cumprir esta missão. Por esse motivo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu edital de licitação, no ano passado, para aquisição de ônibus.
O processo foi vencido pela MAN Latin America, que iniciou, em julho, a entrega das primeiras unidades. A empresa é responsável pela fabricação dos chassis Volkswagen e desenvolveu mais de 120 ônibus equipados com o novo chassi VW Volksbus 17.260 EOT, com piso baixo, que transportam milhares de pessoas todos os dias, entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas, nos principais aeroportos brasileiros, oferecendo aos usuários um serviço rápido e confortável.
Só na cidade de São Paulo, 45 Volksbus foram distribuídos entre Congonhas e Cumbica (Guarulhos) e chegam a transportar juntos, mais de 28 milhões de pessoas por ano. Os demais veículos estão operando nos aeroportos de Vitória (ES), Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), que também se destacam dentre os mais movimentados do país.
A quantidade de motoristas que executa o transporte de passageiros, no pátio de manobras, também aumentou em 57%, passando para 95 profissionais. Eles são capacitados para operar o equipamento ambulift, utilizado para locomoção de pessoas com dificuldades ou portadores de deficiência.
Os ônibus estão equipados com carroceria Urbanuss Pluss da Busscar, atendem a todos os detalhes e requisitos do edital, bem como apresentam câmbio automatizado e suspensão pneumática, dando mais conforto e segurança aos viajantes. Além disso, oferecem maior rapidez e facilidade para entrada e saída do veículo. Normalmente são necessários dois ônibus para transportar os passageiros de cada voo, quando doméstico.
Para o diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, o fornecimento dos ônibus para a Infraero reforça o conceito de customização da empresa. “Os modelos usados pelos aeroportos comprovam, mais uma vez, nossa capacidade de produzir veículos sob medida que aliam tecnologia e uma excelente relação custo-benefício”, diz.
Destinado ao uso urbano, com piso normal ou baixo, o chassi VW 17.260 EOT também pode ser aplicado na opção fretamento. Possui ainda versão com transmissão automatizada, o VW 17.260 EOT V-Tronic. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático e, para o frotista, as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.
O modelo conta com motorização traseira, mais potência e torque, o que o torna apropriado para os corredores das grandes cidades. Seu chassi modular possui exclusivo sistema de alongamento para receber carrocerias entre 12 e 13,20 metros. Estes veículos estão incluídos dentre as mais de cinco mil unidades produzidas pela MAN Latin America de janeiro a junho deste ano.
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