sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

INCIDENTE COM AERONAVE DA TRIP EM SBRJ



O voo da TRIP 5400, com destino a Vitória, prefixo PP PJC, modelo Embraer 170, com 86 passageiros, ao ingressar na pista para decolagem na cabeceira 02, às 11h48, teve um problema técnico no trem de pouso, que ocasionou a suspensão de sua respectiva decolagem, sendo rebocado com trator para a posição remota 11. A pista principal ficou interditada no período 11h48 às 12h06, por motivo de segurança, sendo liberada após a devida inspeção. Durante este referido período as manobras de pouso e decolagens foram realizadas na pista auxiliar, não havendo interrupção nas operações em SDU.


A Infraero não pode ser moeda de troca.


A Infraero não pode ser moeda de troca.
O filme não é novo. A confusão se instala, e lá está de novo a INFRAERO no olho do furacão. Todo mundo já se acostumou e nem mais se questiona a veracidade do fato.

Os capítulos que se seguem também já não mostram nenhuma novidade com um conjunto de pseudo-especialistas, a maioria das vezes, saídos de Universidades com cursos duvidosos, mas com uma característica em comum: Eles sempre tem uma solução mirabolante para o futuro perfeito da infraestrutura aeroportuária no Brasil. O tempo passa até que o ciclo se renove e tudo recomece.

Estamos em 2011 é de se assustar a falta de conhecimento que ainda perdura sobre o papel da Infraero dentro do contexto da aviação brasileira, principalmente entre os formadores de opinião. Nove entre dez ainda acham que a regulamentação do sistema, a fiscalização das empresas e outros fatores que têm causado a maior parte dos aborrecimentos causados aos passageiros deveriam ter sido resolvidos pela Infraero.

Talvez a herança dos últimos anos tenha contribuído para isso, mas também há de se considerar a miopia coletiva desses comunicadores que nem de longe foram capazes de informar a limpeza efetuada dentro dos nossos quadros nos últimos dois anos com a exoneração de apadrinhados políticos, causando a ira de inúmeros caciques da política nacional.

Com a distribuição de cargos do governo o fantasma ressurge e corremos o risco de uma nova investida de apadrinhados em busca de uma vaguinha.

Senão vejamos:

A batalha acirrada que está sendo travada para a nomeação dos cargos de segundo escalão é um pouco diferente do ano de 2003, mas as conseqüências podem ser até piores atingindo novamente em cheio a infraestrutura aeroportuária e a Infraero. Notem que mesmo constantemente atacada e taxada como responsável por todos os males da aviação, ela ainda é extremamente cortejada e desejada por políticos com intenções no mínimo duvidosas. Quais seriam então os reais motivos desse interesse?

Nesses primeiros dias de janeiro a pressão já é muito grande tendo obrigado o novo Governo a paralisar o processo de preenchimento de cargos do segundo escalão para tentar negociar. Não restam dúvidas de que se nada for feito a Infraero entra nesse pacote e mais uma vez o critério técnico dará lugar à perniciosa barganha política que julgávamos morta e enterrada dentro da Empresa.

É justamente por esse motivo que nós, empregados da Infraero nos levantamos e, sem nenhum cunho partidário ou corporativo, denunciamos que todos os estudos que estão sendo realizados, todo o trabalho que está sendo executado poderão vir por água abaixo caso o novo governo seja obrigado a ceder espaço técnico a políticos sem conhecimento técnico do setor aeroportuário.

Portanto, nesse momento crucial, exigimos do governo uma postura dura e responsável, afastando definitivamente a possibilidade de nos tornarmos novamente uma simples moeda de troca.

Reafirmamos que jamais tivemos, ou teremos medo da concorrência privada, pelo contrário, queremos estar submetidos às mesmas regras dos futuros aeroportos privados. Queremos liberdade para contratar as obras, queremos que as tarifas cobradas nos aeroportos recomponham os custos do setor, queremos comparar o nosso trabalho com outros administradores. Acreditamos que a convivência com outras administradoras nos fará bem e, acima de tudo, dará aos críticos uma ótima oportunidade de comparar as competências.

Não podemos admitir, no entanto o retrocesso da ingerência política num setor extremamente técnico e delicado, fato que num passado recente nos levou do céu ao inferno, e de onde com muito trabalho estamos tentando sair.

Por fim, se no final de ano e nesse período de férias os passageiros e usuários dos aeroportos estão sendo atendidos em suas reclamações, é graças a empregados dedicados da Infraero que com seus coletes amarelos, e não de outra cor, estão diuturnamente nos aeroportos atendendo reclamações que na maioria das vezes não é responsabilidade da Empresa.

Associação Nacional dos Empregados da INFRAERO - ANEI
http://www.anei.org.br/

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBRJ




SBSP D0033/2011 NOTAMR - SBSP D2464/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M/W/000/065/2300S04323W002
A) SBJR - RIO DE JANEIRO/JACAREPAGUA-ROBERTO MARINHO, RJ
B) 07/01/11 14:07 C) 28/02/11 19:00
D) JAN 07 1407/1900
MON TIL FRI 0900/1900 SAT 0900/1400
E) PJE SUBJ AUTH/COOR APP RIO/TWR JACAREPAGUA ACONTECERA
BTN COORD 225930S/0432245W 225930S/0432320W
230050S/0432255W 230050S/0432350W (BARRA DA TIJUCA) RTO
F) SFC G) FL065)
DT EXPED : 07/01/11 14:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


SBRJ Z0004/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QAPXX///E/000/999/0315S06031W022
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 05/01/11 12:15 C) PERM
E) REP ASUMI CORRIGIR COORD DE 0315.25S/06030.66W PARA
0315.02S/06030.66W
REF: AIP ENR 3.3.2
DT EXPED : 05/01/11 12:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0008/ICA/040111

SBRJ Z0005/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QANXX/I/NBO/E/245/999/2534S05004W060
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 05/01/11 12:22 C) PERM
E) RTE RNAV UZ5 CORRIGIR:
1) NO TRECHO PERNA/PUNTO
- HDG DE 041 DEG PARA 033 DEG
- DIST DE 37NM PARA 56NM
2) NO TECHO PUNTO/BOLIP
- HDG DE 029 DEG PARA 033 DEG
- DIST DE 67NM PARA 48NM
REF: AIP ENR 3.3.2
AIP MAP ENRC H1
DT EXPED : 05/01/11 12:22:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0007/ICA/040111
 
SBRJ Z0006/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QOAXX/I/O/A/000/999/1938S05151W341
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 05/01/11 12:38 C) PERM
E) AIS - ENRC H1 TRECHO SCB/TOMBO RETIRAR INFO AWY UW45
REF: AIP MAP ENRC H1
DT EXPED : 05/01/11 12:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0006/ICA/040111

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 05 - 01 - 11


RESUMO NOTAM 04-05 JAN 11

SBRF B0006/2011 NOTAMN
Q) SBRE/QFFCG/IV/NBO/A/000/999/0808S03455W005
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 04/01/11 15:20 C) 04/01/11 21:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 8)
DT EXPED : 04/01/11 15:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRJ Z0003/2011 NOTAMR - SBRJ Z0531/2010
Q) SBBS/QARXX/I/NBO/E/260/999/1916S04754W177
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 04/01/11 17:10 C) 09/03/11 00:00
E) RTE ATS UW59 RETIRAR DESIGNATIVO DA CARTA ENRC H1 NO TRECHO NDB
PCL/VOR GOI
F) FL260 G) UNL
DT EXPED : 04/01/11 16:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : Z0001-OAIS-030111

SBCT E0017/2011 NOTAMC - SBCT E0012/2011
Q) SBCW/QLPAK//////
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 04/01/11 17:54
E) PAPI RWY 29 OPR NML)
DT EXPED : 04/01/11 17:54:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0018/2011 NOTAMR - SBCT E3469/2010
Q) SBCW/QPICH/I/NBO/A/000/999/2653S04839W015
A) SBNF - NAVEGANTES/MINISTRO VICTOR KONDER, SC
B) 04/01/11 17:55 C) PERM
E) IAC RNAV (GPS) RWY 07 DE 03 AUG 06 MODIFICADO INFO NO QUADRO PARA
POUSO DIRETO:
- MDA DE 470FT PARA 610FT
- TETO DE 500FT PARA 600FT
- VIS CAT C DE 2000M PARA 2700M
- VIS CAT D E E DE 2400M PARA 2700M
REF: AIP MAP)
DT EXPED : 04/01/11 17:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0020/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO/W/000/020/2939S04737W016
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 09/01/11 22:00 C) 10/01/11 01:30
E) FRNG ACONTECERA NO POLIGONO 2926s04734w 2932s04724w 2952s04740w
2947s04750w (LITORAL DE SAO PAULO) RTO
F) SFC G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 04/01/11 18:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0022/2011 NOTAMC - SBCT E0014/2011
Q) SBCW/QWPXX////999//
A) SBWO - /NAVEGANTES/TMA,
B) 04/01/11 18:52
E) PJE CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 04/01/11 18:52:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0023/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QWELW/IV/BO/W/000/010/3143S05220W003
A) SBPK - PELOTAS/PELOTAS, RS
B) 12/01/11 14:00 C) 15/01/11 14:00
D) JAN 12 1400/1830 JAN 13 14 1000/1900
JAN 15 1000/1400
E) EXER (TREINAMENTO ACFT MIL) SUBJ COOR AFIS PELOTAS ACONTECERA NO
POLIGONO COORD 314224S0522203W 314119S0521847W 314350S0522031W
(PELOTAS, RS) RTO
F) GND G) 1000FT AGL)
DT EXPED : 04/01/11 19:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0026/2011 NOTAMR - SBCT E3472/2010
Q) SBCW/QWELW/IV/BO/W/040/070/2507S04416W050
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 22:00
E) EXER ACFT MIL (OPERACAO ASPIRANTEX/2011) ACONTECERA ESPACO AEREO
DELIMITADO PELAS COORD 2430S/04440W 2615S/04500W 2615S/04345W
2420S/04345W RTO
F) FL040 G) FL070)
DT EXPED : 04/01/11 19:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B0007/2011 NOTAMC - SBRF B0004/2011
Q) SBRE/QNBAK//////
A) SBPS - PORTO SEGURO/PORTO SEGURO, BA
B) 04/01/11 18:45
E) NDB SGR 385KHZ OPR NML)
DT EXPED : 04/01/11 18:45:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN




SBEG G0018/2011 NOTAMR - SBEG G0006/2011
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO/W/000/060/0901S06414W023
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 10/01/11 12:00 C) 21/01/11 16:00
D) DLY 1200/1600
E) AREA RTO TEMPO COMPREENDIDA BTN COORD 090946S/0643623W
091717S/0642933W 090055S/0640340W 084817S/0635513W
084530S/0635707W ACT
RMK: VEICULO AEREO NAO TRIPULADO
F) GND G) 6000FT AMSL)
DT EXPED : 04/01/11 20:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0019/2011 NOTAMR - SBEG G0007/2011
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO/W/000/060/0901S06414W023
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 10/01/11 12:00 C) 21/01/11 16:00
D) DLY 1200/1600
E) AREA RTO TEMPO COMPREENDIDA BTN COORD 090946S/0643623W
091717S/0642933W 090055S/0640340W 084817S/0635513W
084530S/0635707W ACT
RMK: VEICULO AEREO NAO TRIPULADO
F) GND G) 6000FT AMSL)
DT EXPED : 04/01/11 21:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0020/2011 NOTAMR - SBEG G0014/2011
Q) SBAZ/QPDXX////000/999/0843S06354W040
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 10/01/11 12:00 C) 21/02/11 16:00
D) DLY 1200/1600
E) SID GUIMA, DE 26 AUG 10, SUSPENSA)
DT EXPED : 04/01/11 21:10:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0021/2011 NOTAMR - SBEG G0015/2011
Q) SBAZ/QPIXX////000/999/0843S06354W013
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 10/01/11 12:00 C) 21/01/11 16:00
D) DLY 1200/1600
E) IAC VOR/DME RWY 01, DE 03 JUN 10, SUSPENSA)
DT EXPED : 04/01/11 21:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0022/2011 NOTAMR - SBEG G0016/2011
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO/W/000/060/0929S06452W025
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 06/01/11 12:00 C) 25/03/11 22:00
D) DLY 1200/2200
E) AREA RTO TEMPO COMPREENDIDA BTN COORD 091741.08S/0643002.64W
090829.54S/0643831.19W 093743.16S/0651605.99W
095137.60S/0650221.46W ACT
RMK: VEICULO AEREO NAO TRIPULADO
F) GND G) 6000FT AMSL)
DT EXPED : 04/01/11 21:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B0008/2011 NOTAMN
Q) SBRE/QWPLW/IV/M/W/000/120/0407S03815W005
A) SBFZ - FORTALEZA/PINTO MARTINS, CE
B) 11/01/11 09:00 C) 04/04/11 20:45
D) DLY 0900/2045
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH APP-FORTALEZA ACONTECERA CENTRO AD SWWZ
(040659S/0381503W) RAIO 2,5KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 04/01/11 20:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B0010/2011 NOTAMR - SBRF B2073/2010
Q) SBRE/QMXLC/IV/M/A/000/999/0808S03455W005
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 04/01/11 20:44 C) 16/01/11 02:59
E) TWY BRAVO CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 04/01/11 20:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBBR F0014/2011 NOTAMN
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/2108S04747W005
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 18/01/11 02:30 C) 18/03/11 07:30
D) JAN 18 TIL FEB 19 0230/0630 FEB 20 TIL MAR 18 0330/0730
E) RWY 18/36 CLSD DEVIDO DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 05/01/11 02:05:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F0015/2011 NOTAMN
Q) SBBS/QFGCS/IV/M/A/000/999/1539S05607W005
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 11/01/11 00:00 C) PERM
E) CTL MOV GND FREQ 121.90MHZ INSTL HR SER H24
REF: ROTAER 3-C
AIP BRASIL AD 2.18
AIP MAP ADC, SID E IAC)
DT EXPED : 05/01/11 02:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN



NOTAM INICIANDO EM 05 JAN 11


NENHUM