sábado, 11 de setembro de 2010

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBPV






SBEG G1604/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) RWY 19 FST 1010M CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 11/09/10 02:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0224/CGN/110910
 
SBEG G1605/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/09/10 12:15 C) 07/10/10 14:50
D) DLY 1215/1450
E) DIST DECLARADAS RWY 01/19 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 01 1390M 1390M 1390M 1390M
RWY 19 1390M 1390M
1390M 1390M)
DT EXPED : 11/09/10 02:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0225/CGN/110910
 
SBRF B1272/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 20/09/10 12:25 C) 10/10/10 15:00
D) SEP 20 TIL 24 27 TIL 30 1225/1645 SEP 25 OCT 02 09 1130/1350 SEP 26
OCT 03 10 0900/1500 OCT 01 1230/1500
E) RWY 11/29 CLSD DEVIDO SER TOPOGRAFIA)
DT EXPED : 11/09/10 04:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0235/CGN/110910
 
SBRJ Z0347/2010 NOTAMN
Q) SBXX/QRTCA/IV/BO /W /000/062/2355S04650W999
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
SBCW - /FIR CURITIBA,
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
B) 11/09/10 11:00 C) 12/09/10 21:30
E) AREA RTO TEMPO COORD 231723S/0464404W 232516S/0462356W
243201S/0465506W 242413S/0471513W ACT DEVIDO REALIZACAO
DE MISSAO SAR
F) GND/MSL G) 1000FT AGL
DT EXPED : 11/09/10 04:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : RCC-CT


Informação de Obras SEM impacto operacional

A) - Local: SBPV - PORTO VELHO- Pista de 2.400m de comprimento;
B) - Períodos: 27/09/2010 a 07/10/2010 ;
C) - Horário (s) : 08h15 às 10h50 (Local);
D) - Motivo resumido : Serviço de desemborrachamento da pista de pouso e decolagem;
E) - Resumo das ações: Deslocamento da cabeceira 19 em 1010 metros (pista 19/01);
F) - Obra SEM INDICATIVO DE IMPACTO operacional na malha aérea;

Fonte:DCC INFRAERO/CGNA

sexta-feira, 10 de setembro de 2010




11 de setembro 2001

O dia que nunca mais sairá de nossas memórias

COMITÊ DE FACILITAÇÃO DE VOOS - GRU



COMITÊ DE FACILITAÇÃO DE VOOS - GRU

Comunicado 06/2010 às empresas aéreas que operam em Guarulhos

Assunto: 2ª Conferência de Slots Brasil – W10

Como é de conhecimento de todos, a temporada IATA W10 – Inverno 2010 – inicia-se em 31/10/2010. Pelas regras vigentes, os novos HOTRANS, ou as mudanças nos HOTRANS vigentes, relativos aos slots alocados no Aeroporto de Guarulhos (GRU) para essa temporada, devem ser solicitados com, pelo menos, 30 dias de antecedência – ou seja, até 30/09/2010.

A fim de proporcionar uma preparação adequada dos slots alocados para a entrada em vigor da malha W10, lembramos que, conforme o Calendário de Atividades publicado no website do Comitê (www.anac.gov.br/ComitedeFacilitacao), será realizada a 2ª Conferência de Slots Brasil, nos dias 13, 14 e 15 de setembro 2010, no 5º andar, sala 5.13, do prédio de interligação do Aeroporto de Guarulhos.

Trata-se de um importante evento, durante o qual todos os membros do Comitê de Facilitação de Voos (ANAC, INFRAERO e CGNA – Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea) estarão à disposição das empresas para o processamento imediato dos ajustes necessários ao início da temporada. É importante ressaltar que, durante o evento, o Comitê atuará adotando os mesmos procedimentos de ajuste utilizados durante uma Schedules Conference da IATA. Assim sendo, serão tratados exclusivamente ajustes nos slots já alocados para a temporada W10. Novas solicitações não serão objeto desta Conferência.

As empresas interessadas deverão agendar reuniões, em blocos de 30 minutos cada um, nos dias 08, 09 e 10 de setembro de 2010, entre 09h e 18h, com Monica Helena de Araujo no telefone (61) 3366.9473. O atendimento às empresas durante a Conferência será feito de acordo com os horários previamente agendados, sendo mandatório o cumprimento do horário programado por todos os participantes.

03 SET 2010

GOL ALTERNA GUARULHOS COM PROBLEMA EM UM DOS REVERSOS




O vôo GLO 1345, Boeing 737 700, PR GIJ, com 110 passageiros a bordo alternou para Guarulhos devido à pane no reversor n°02. A aeronave procedia de Caxias do Sul e tinha como destino Congonhas. A aeronave pousou às 21h10 sem problemas.

Projeto social do Aeroporto de Teresina forma nova turma







O Aeroporto de Teresina/Senador Petrônio Portella (PI) promoveu no dia 8/9 a solenidade de encerramento do curso de informática do Projeto Social Jovem.Comdignidade, com a entrega dos certificados de conclusão aos 36 alunos que participaram da segunda turma de 2010.

Para o superintendente do aeroporto, Wilson Estrêla, a iniciativa da Infraero promove o desenvolvimento da população jovem local. “Com o projeto, capacitamos os alunos e oferecemos condições que irão melhorar a vida profissional desse público”, comentou.

O projeto funciona desde 2003 e já capacitou 450 jovens da faixa etária de 15 a 25 anos. Só neste ano, 88 alunos foram beneficiados com aulas de informática, com direito a apostilas, camisetas, lanches, além de tratamento odontológico.

A ação social tem a parceria da Infraero, Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Governo do Estado do Piauí (Sasc), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e Associação dos Servidores da Infraero (Assinfra).

Assessoria de Imprensa - Infraero

RESPOSTA DA ANEI À DECLARAÇÃO DE JOSÉ SERRA





A ANEI além de lamentar a atitude antiética do presidenciável José Serra na sua campanha "política", REPUDIA as declarações MENTIROSAS e DESRESPEITOSAS do candidato. O que necessita esclarecer é se o candidato é MAL INFORMADO ou MAL INTENCIONADO...

Em 07/07/2010

A ANEI lamenta que um candidato à Presidência da República fale sobre o setor de infraestrutura aeroportuária, principalmente sobre a estatal 100% brasileira - INFRAERO, 2ª maior empresa operadora de aeroportos do mundo, que há 37 anos administra os principais aeroportos do país, sem um mínimo de coerência em seu discurso. Afirmar que a Infraero está toda loteada politicamente é faltar com a verdade, é desrespeitoso ao corpo gerencial da empresa, à sociedade brasileira, além de revelar despreparo do aspirante que seja.

A INFRAERO é uma Empresa Pública de direito privado, dotada de patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério da Defesa, atua na construção, implantação, administração, operação e exploração industrial e comercial de aeroportos, apoiando a navegação aérea e realizando atividades correlatas atribuídas pelo Governo Federal. Assim, no intuito de atualizar as informações para os candidatos e para os críticos, pontuamos o seguinte.



Primeiro:

O Estatuto da INFRAERO admite contratos, a termo e demissíveis “ad nutum”, profissionais para exercerem funções de assessoramento totalizando um limite máximo de doze Assessores. Desta forma, a estatal NÃO possui um Diretor sequer, um Superintendente sequer, um Gerente sequer que não sejam orgânicos. Portanto, a infeliz declaração do candidato não espelha a verdade sobre uma gigante empresa que tem dado bastante orgulho aos brasileiros.

Ademais, os cerca de 11.500 empregados concursados (não apadrinhados ou eleitos), que ao longo de quase quatro décadas, ajudaram no desenvolvimento sustentável do país com a infraestrutura aeroportuária - transformando uma empresa PÚBLICA brasileira na 2ª maior operadora de aeroportos do mundo em passageiros e 3ª em número de terminais, dos quais há previsão de investimento para ampliação e modernização na cifra dos bilhões para os próximos anos, dignam-se o respeito e consideração dos falaciosos.

O Brasil continua sendo considerado SEGURO para voar, porque a INFRAERO tem honrado todas as Recomendações de excelência em SEGURANÇA AEROPORTUÁRIA e NAVEGAÇÃO AÉREA ao longo de anos com a OACI (Organização da Aviação Civil Internacional). Caso não haja esse comprometimento e fiel cumprimento das Recomendações, o Brasil a qualquer tempo pode ser desconsiderado como país seguro para voar e, consequentemente, dezenas de Cias Aéreas poderiam(ão) deixar de operar no país. Isso significaria desemprego e retrocesso para a aviação.

Incrível que nos últimos anos os "especialistas" do Brasil só apontam críticas negativas à Infraero, mas a ICAO e a TSA (norte americana) apenas elogios.



Segundo:

A ANEI tem acompanhado o debate de perto sobre o tema privatização/concessão e a insistência de alguns "especialistas" no modelo único de aeroportos como solução para os problemas de um país continental que agoniza há décadas por falta de gestão pública continuada, melhores estradas, portos, hidrovias, trens, metrôs e outros modais, para darem melhor fluidez a passageiros e cargas.

Afirmar que o TAV em São Paulo não saiu do papel por culpa da Infraero, beira ao delírio e não merece comentários por inconsistência e quiçá seria o mesmo discurso de que o Rio de Janeiro poderia não sediar as Olimpíadas por culpa do Aeroporto do Galeão... mesmo o Rio perdendo feio para as outras candidatas em quesitos como metrô, hotelaria, infraestrutura urbana e etc. Para se ter uma ideia, em 31 anos de existência o metrô do Rio tem apenas 42 km de extensão e com 36 anos em São Paulo são 62,3 km; em Londres são 408 km, em Paris são 213 km e em Moscou são 276 km... Enfim, não executaram ainda o TAV por outros motivos menos por culpa da Infraero, uma vez inclusive, que por décadas os governos têm se mostrado ineficientes para ampliar significativamente a extensão dos metrôs de nossas capitais.



Terceiro:

Apesar de técnicos verdadeiramente especializados e empresários brasileiros que lidam dia a dia no macroprocesso da aviação se posicionarem contrários a privatização/concessão - por ser um modelo muito mais caro e malsucedido em diversos países, têm nos causado estranheza a forma agressiva e predatória como alguns "especialistas" têm proposto o tema se de fato a maioria dos mais importantes aeroportos da Europa e dos EUA não são privados.

Insinuar que os técnicos da Infraero, uma empresa pública com status, respeitabilidade e história internacional, não possuem capacidade para modernizar e ampliar os aeroportos é jogar em vala comum um trabalho de excelência e comprometimento de décadas no desenvolvimento sustentável do país.

Infelizmente o histórico brasileiro não pode validar a declaração do candidato sobre multa ou perda de concessões...



Para finalizar, soa como contradição que os “aeroportos” administrados pelo governo do estado de São Paulo – DAESP não são privatizados.



Apenas para constar, se privado fosse sinônimo de milagre, os Tribunais de Justiça de todo o país não registrariam ex-estatais, hoje empresa privatizada, no rol das mais reclamadas. ISTO É FATO!



- INFRAERO, uma empresa que precisa ser respeitada nacionalmente -

Porque o Brasil não precisa voar mais alto, precisa continuar voando bem.

Os ministros Orlando Silva (Esportes) e Nelson Jobim (Defesa) se estranharam por causa de Sérgio Cabral.




Na reunião ministerial Orlando discorria sobre as obras para a Copa de 2014, quando chegou ao tema Galeão. Jobim então interveio falando do "risco aeroviário" decorrente de aterros sanitários, ocupação ilegal de áreas do Aeroporto, depósitos irregulares de lixo que atraem pássaros e urubus. Irritado, Orlando reagiu: "Se é só isso, está resolvido. Vou ligar para o governador Sérgio Cabral e ele vai resolver".
O que o ministro dos Esportes não sabe é que o seu colega Nelson Jobim mandou uma carta, em 15 de abril, pedindo providências ao governador Sérgio Cabral. E até agora nada.
Na carta, de três páginas, fala sobre os principais pólos de atração da fauna no entorno do Galeão: aterros sanitários do Jardim Gramacho, criação de animais no bairro de Tubiacanga, pesca de arrasto, depósitos irregulares de lixo que atraem aves e animais de médio e grande porte, colocando em risco os pousos e decolagens. E conclui dizendo: "Podemos criar um cenário prospectivo em que seja concreta a ocorrência de um acidente por colisão com aves, particularmente no Galeão".
O risco Galeão Ilimar Franco,11/08/2010
Simplesmente lamentável a inércia do governador Sérgio Cabral.

http://www.anei.org.br/

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - 1500Z





SBBR F1568/2010 NOTAMR - SBBR F1178/2010

Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/

A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG

B) 10/09/10 14:36 C) 29/12/10 23:59

D) SEP 10 1436/1500 1800/2359 SEP 11 TIL DEC 29

MON TIL FRI 0000/0100 0900/1500 1800/2359 SAT

0000/0300 0900/1500 SUN 0000/0100 2100/2359

E) AD - PRB FLT DE TREINAMENTO DE PROC IFR, TGL,

CHEQUE ANAC OU DEMAIS TIPOS DE FLT QUE INTERFIRAM

NOS PROCEDIMENTOS DE SAIDA E CHEGADA DO AD.NOS DEMAIS

HORARIOS, ESTAS OPS SOMENTE COM PREVIA AUTH DO RESPECTIVO

ORGAO ATS

REF: AIP BRASIL AD 2.22)

DT EXPED : 10/09/10 14:35:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBBRZXBN







SBCT E2315/2010 NOTAMN

Q) SBCW/QMNLC/IV/NBO/A /000/999/

A) SBNF - NAVEGANTES/MINISTRO VICTOR KONDER, SC

B) 13/09/10 16:00 C) 13/09/10 18:00

E) PATIO PRINCIPAL CLSD PARA AVIACAO GERAL)

DT EXPED : 10/09/10 14:50:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBCTZXBN




SBCT E2316/2010 NOTAMN

Q) SBCW/QMNLC/IV/NBO/A /000/999/

A) SBJV - JOINVILLE/LAURO CARNEIRO DE LOYOLA, SC

B) 13/09/10 17:00 C) 14/09/10 03:00

E) PATIO PRINCIPAL CLSD PARA AVIACAO GERAL)

DT EXPED : 10/09/10 14:52:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBCTZXBN







SBCT E2319/2010 NOTAMN

Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/020/2654S04840W002

A) SBNF - NAVEGANTES/MINISTRO VICTOR KONDER, SC

SBWO - /NAVEGANTES/TMA,

B) 13/09/10 16:30 C) 13/09/10 21:30

E) AREA RTO TEMPO ACT CENTRO COORD 265407S/0483940W (ITAJAI, SC) RAIO 2NM

F) GND G) 2000FT AGL)

DT EXPED : 10/09/10 15:07:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBCTZXBN







SBRF B1266/2010 NOTAMR - SBRF B0837/2010

Q) SBRE/QSCCF/IV/BO /E /000/999/

A) SBRE - /FIR RECIFE,

B) 10/09/10 14:41 C) 10/03/11 00:00

E) ACC FREQ 126.50MHZ (SECT 6) MODIFICADA PARA 126.00MHZ

REF: AIP BRASIL ENR 2.1)

DT EXPED : 10/09/10 14:41:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBRFZXBN

Trip depende da Anac e da Infraero






Divulgação

No ar: ATR 72-500 deve ser usado para os voos do aeroporto de Resende
Resende e São Paulo

A Trip Linhas Aéreas confirmou, através de sua assessoria de Imprensa, que vai operar a partir do aeroporto de Resende, mas voltou a ressaltar que ainda depende de negociações com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e com a Infraero, que administra alguns dos aeroportos que serão utilizados pela empresa no percurso, para começar os voos comerciais. A empresa só dará declarações sobre a data de início da operação depois que obtiver as autorizações da Anac e da Infraero.

No que diz respeito ao aeroporto de Resende, o caminhão de combate a incêndio que era necessário ao início dos voos já está a caminho da cidade, de acordo com informações do secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da prefeitura de Resende, Edgar Moreira Gomes. Ele disse que o caminhão de combate a incêndio com capacidade para enfrentar problemas em aeronaves de maior porte já foi liberado pela Força Aérea Brasileira.

A Trip recebeu hoje, em Paris, um avião ATR 72-500, o número 30 desse modelo - que será usado para os voos de Resende - em sua frota. O avião é o de número 900 entre os fabricados pela ATR. A aquisição posiciona a companhia aérea como a segunda maior operadora desses aviões do mundo e a maior companhia de aviação regional da America Latina.

"É um grande prazer receber a nossa 30ª aeronave ATR e a 900ª entregue pela empresa francesa. Seus turboélices ATRs atendem perfeitamente as necessidades da TRIP frente à aviação regional. Já temos a segunda maior frota de ATRs do mundo e atendemos ao maior número de destinos no Brasil. Com esta nova aeronave daremos continuidade ao nosso plano de expansão, que prevê o crescimento da malha aérea, com ampliação de rotas e de freqüências de trechos", afirma José Mario Caprioli dos Santos, presidente da TRIP Linhas Aéreas.

A escolha do modelo ATR 72-500 com capacidade para 68 lugares e está relacionada aos valores comuns das empresas TRIP Linhas Aéreas e ATR: elevado conforto proporcionado aos passageiros, segurança, eficiência de combustível, baixo custo operacional. Seu alto desempenho em pistas curtas é primordial para a operação em pequenos aeroportos e a TRIP, ao atender a mais de 70 destinos, está presente em vários deles.

"Com uma população de aproximadamente 180 milhões de pessoas e um rápido crescimento econômico, o Brasil tem grandes oportunidades para aumentar a frota de ATRs no País. A capacidade de nossas aeronaves em ligar os grandes centros às pequenas cidades, aliada ao baixo custo de manutenção, bem como os elevados padrões de conforto, contribuem para consolidar essa parceria de sucesso entre TRIP e ATR", acrescenta Filippo Bagnato, CEO da ATR.

Novo portal da Infraero entra hoje no ar






O novo portal da Infraero entra ao ar hoje. O portal é uma ferramenta essencial de comunicação, negócios e interação com os clientes da empresa – principalmente os usuários do transporte aéreo – e toda a sociedade.

O projeto do novo portal nasceu da parceria entre as equipes da Superintendência de Marketing e Comunicação Social e da Superintendência de Tecnologia da Informação, com a contribuição das demais áreas da Infraero. O projeto apresenta como fatores positivos o uso de software livre seguindo orientações do E-Gov e regras de acessibilidade, além da experiência no desenvolvimento de portais por parte dos gestores e das equipes de tecnologia.

As mudanças incluem a gestão centralizada na sede da Infraero, uma nova arquitetura de apresentação de conteúdos e interface gráfica, novas informações e serviços. Estas mudanças englobam a primeira fase do portal, que ainda receberá mais novidades. A evolução será constante, possibilitando a inclusão de dados - sobretudo dos aeroportos da Rede Infraero - com o objetivo de sempre oferecer informações atuais aos usuários.

A superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Léa Cavallero, comentou sobre a importância do novo portal da empresa. “Acredito que o novo portal é uma ferramenta que poderemos aperfeiçoar a cada dia, com a colaboração de todos. Quem ganha é a sociedade, que percebe e entende, de maneira mais eficiente e leve, as inúmeras atividades da nossa Infraero", finalizou.


Assessoria de Imprensa – Infraero

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - 10 - 09 - 10




RESUMO NOTAM 09 - 10 SEP 10

SBEG G1590/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 09/09/10 08:33 C) 09/09/10 16:00
E) ABN U/S)
DT EXPED : 09/09/10 08:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBCT E2299/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBCE/IV/M /AE/000/999/
A) SBBI - CURITIBA/BACACHERI, PR
B) 09/09/10 13:57 C) 29/09/10 20:30
D) SEP 09 1357/2030 SEP 10 TIL 29 1200/2030
E) OBST MONTADO (GUINDASTE) THR 18 DIST 500M ELEV 940M AZM 339 DEG)
DT EXPED : 09/09/10 13:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1621/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QXXLC/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SDIM - ITANHAEM/ITANHAEM, SP
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
B) 14/09/10 13:00 C) 16/09/10 18:30
D) DLY 1300/1830
E) REA HOTEL E KILO CLSD;
REA FOXTROT CLSD BTN PSN EMBU GUACU E PSN TREVO E
REA BRAVO CLSD BTN PSN EMBU GUACU E PSN ITANHAEM)
DT EXPED : 09/09/10 15:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1622/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWELW/IV/BO /W /000/050/2410S04647W020
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
SDIM - ITANHAEM/ITANHAEM, SP
B) 14/09/10 13:00 C) 16/09/10 18:30
D) DLY 1300/1830
E) EXER MIL ACONTECERA CENTRO 240953S/0464708W (ITANHEM,SP) RAIO 20NM
RTO
F) GND-MSL G) 5000FT MSL)
DT EXPED : 09/09/10 15:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN





SBSP D1624/2010 NOTAMR - SBSP D1602/2010
Q) SBCW/QWELW/IV/BO /W /003/020/2301S04319W002
A) SBJR - RIO DE JANEIRO/JACAREPAGUA-ROBERTO MARINHO, RJ
SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 13/09/10 15:00 C) 13/09/10 16:00
E) EXER ACFT MIL SUBJ AUTH/COOR APP RIO/TWR JACAREPAGUA
ACONTECERA CENTRO 230044S/0431918W (BTN PEDRA DA GAVEA E MORRO DA
GROTA FUNDA)RAIO 02 KM RTO
F) 300FT MSL G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 09/09/10 15:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1625/2010 NOTAMR - SBSP D1616/2010
Q) SBCW/QXXLC/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBJR - RIO DE JANEIRO/JACAREPAGUA-ROBERTO MARINHO, RJ
SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 13/09/10 15:00 C) 13/09/10 16:00
E) ROTA ESPECIAL DE ULTRALEVE MONICA CLSD
ROTA ESPECIAL DE ULTRALEVE ITAUNA CLSD
ROTA ESPECIAL DE ULTRALEVE VARGEM CLSD
ROTA ESPECIAL DE ULTRALEVE CAER CLSD)
DT EXPED : 09/09/10 15:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1626/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 21/09/10 09:00 C) 21/09/10 20:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA PRIDE SOUTH AMERICA) 83M (273FT)
DESLOCANDO-SE DO PONTO 225236S/0430750W PARA O PONTO
225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR 1) DIST APRX 2858M THR 20L)
DT EXPED : 09/09/10 15:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1627/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 21/09/10 20:00 C) 22/09/10 09:00
E) OBST (PLATAFORMA PRIDE SOUTH AMERICA) 83M (273FT)
NO PONTO 225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR 1) DIST APRX 2858M AZM
036 THR 20L)
DT EXPED : 09/09/10 16:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN






SBSP D1628/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 22/09/10 09:00 C) 22/09/10 20:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA PRIDE SOUTH AMERICA) 83M (273FT)
DESLOCANDO-SE DO PONTO 225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR 1) PARA O
PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA) DIST APRX 3326M THR 02R)
DT EXPED : 09/09/10 16:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1629/2010 NOTAMC - SBSP D1622/2010
Q) SBCW/QWEXX///W /000/050/2410S04647W020
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
SDIM - ITANHAEM/ITANHAEM, SP
B) 09/09/10 17:16
E) EXER MIL - CNL INFO DIVULGADA
F) GND-MSL G) 5000FT MSL)
DT EXPED : 09/09/10 17:16:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN

SBCT E2305/2010 NOTAMR - SBCT E0793/2010
Q) SBCW/QOAXX///A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 09/09/10 18:23 C) 09/03/11 23:59
E) AIS - PDC SBPA, DE 07 MAY 09, SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 09/09/10 18:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2306/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/023/2028S05440W040
A) SBCG - CAMPO GRANDE/CAMPO GRANDE, MS
SBWG - /CAMPO GRANDE/TMA,
B) 18/12/10 11:00 C) 31/12/10 21:00
D) DLY 1100/2100
E) AREA RTO TEMPO (ONCA I) ACT NO CENTRO AD SBCG (202810S/0544013W)
RAIO 40NM (EXC SBP-451)
RMK: RESTRICAO SOB COOR DO APP CAMPO GRANDE NO INTERIOR DA TMA E DA
CTR
F) GND G) 500FT AGL)
DT EXPED : 09/09/10 18:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN






SBCT E2307/2010 NOTAMC - SBCT E2173/2010
Q) SBCW/QWEXX///W /000/023/2028S05440W040
A) SBCG - CAMPO GRANDE/CAMPO GRANDE, MS
SBWG - /CAMPO GRANDE/TMA,
B) 09/09/10 18:36
E) EXER MIL (ONCA I) CNL INFO DIVULGADA
F) GND G) 500FT AGL)
DT EXPED : 09/09/10 18:36:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN

SBEG G1591/2010 NOTAMR - SBEG G1433/2010
Q) SBAZ/QICAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBRB - RIO BRANCO/PLACIDO DE CASTRO, AC
B) 09/09/10 18:37 C) 20/09/10 22:00
D) SEP 09 1837/2200 SEP 10 TIL 20 1000/2200
E) ILS RWY 06 U/S DEVIDO MAQUINAS REALIZANDO OBRAS NA THR 24 QUE PODEM
CAUSAR INTERFERENCIA NO LLZ)
DT EXPED : 09/09/10 18:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBSP D1631/2010 NOTAMR - SBSP D1076/2010
Q) SBCW/QMRXX///A /000/999/
A) SBGR - SAO PAULO/GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP
B) 09/09/10 18:34 C) 16/11/10 02:59
E) RWY 09L/27R OPR CTN DEVIDO OBRAS NAS LATERAIS)
DT EXPED : 09/09/10 18:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1632/2010 NOTAMR - SBSP D1077/2010
Q) SBCW/QMXLC/IV/M /A /000/999/
A) SBGR - SAO PAULO/GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP
B) 09/09/10 18:45 C) 16/11/10 02:59
E) TWY BRAVO BTN OSCAR E PAPA CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 09/09/10 18:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1634/2010 NOTAMR - SBSP D0503/2010
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 09/09/10 20:00 C) 08/03/11 03:00
E) AD - CORRIGIR AIP BRASIL, PARTE AD, ITEM 2.23 PARA:
ACEITA-SE PLN E NTV POR TELEFONE.
TEL CMA: (11)5033-7461; TEL/FAX FPL: (11)5090-9022
E TEL/FPL: (11)5531-7602
REF: AIP BRASIL AD 2 SBSP)
DT EXPED : 09/09/10 20:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1635/2010 NOTAMR - SBSP D1156/2010
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBKP - CAMPINAS/VIRACOPOS, SP
B) 09/09/10 20:08 C) 07/12/10 03:00
E) IAC DELTA 1 (RWY 15 VOR) DE 27 OCT 05 SUSPENSA)
DT EXPED : 09/09/10 20:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1636/2010 NOTAMR - SBSP D1633/2010
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBMT - SAO PAULO/CAMPO DE MARTE, SP
B) 09/09/10 20:12 C) 08/03/11 03:00
E) AD - CORRIGIR AIP BRASIL, PARTE ENR 2.1.1,
ITEM 4.7.6 PARA:
ACEITA-SE PLN E SUAS ATUALIZACOES POR TELEFONE.
TEL CMA (11)2221-1447 R 242, TEL/FAX FPL (11)2221-0428
E TEL FPL (11)2221-5620
REF: AIP BRASIL ENR 2.1.1)
DT EXPED : 09/09/10 20:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D1637/2010 NOTAMR - SBSP D0614/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 09/09/10 20:39 C) 08/03/11 03:00
E) IAC ILS/DME Y RWY 15, IAC ILS/DME Z RWY 15,
IAC ILS/DME X RWY 15, TODAS DE 26 OCT 06 E
IAC ILS/DME W RWY 15, DE 01 JUL 10, CORRIGIR
A SEGUINTE INFO NO QUADRO APROXIMACAO PERDIDA:
SUBIR PARA 5000 FT EM CURVA A DIREITA
NO QDR 240 NDB IJ
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 09/09/10 20:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G1592/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWMLW/IV/BO /W /000/110/0730S06305W005
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SWHT - HUMAITA/HUMAITA, AM
B) 14/09/10 12:00 C) 15/09/10 22:00
D) DLY 1100/2200
E) FRNG ACONTECERA BTN COORD
073255S/0630631W 072716S/0630631W
072716S/0630421W 073255S/0630453W RTO
F) GND G) FL110)
DT EXPED : 09/09/10 23:27:00
STATUS : REPLACED BY G1593/2010
ORIGEM : SBEGZXBN


SBEG G1593/2010 NOTAMR - SBEG G1592/2010
Q) SBAZ/QWMLW/IV/BO /W /000/110/0730S06305W005
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SWHT - HUMAITA/HUMAITA, AM
B) 14/09/10 12:00 C) 15/09/10 22:00
D) DLY 1200/2200
E) FRNG ACONTECERA BTN COORD
073255S/0630631W 072716S/0630631W
072716S/0630421W 073255S/0630453W RTO
F) GND G) FL110)
DT EXPED : 09/09/10 23:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBCT E2303/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QCACF/IV/B /AE/000/999/
A) SBCT - CURITIBA/AFONSO PENA, PR
B) 09/09/10 17:17 C) 29/09/10 23:59
E) FAC A/G (GNDC CURITIBA 121.90MHZ) FREQ MODIFICADA PARA 120.65MHZ)
DT EXPED : 09/09/10 17:17:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1630/2010 NOTAMC - SBSP D1621/2010
Q) SBCW/QXXXX/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBXP - /SAO PAULO/TMA,
SDIM - ITANHAEM/ITANHAEM, SP
B) 09/09/10 17:22
E) REA - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 09/09/10 17:22:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN



NOTAM EM VIGOR EM 10 SEP 10

SBCT E2273/2010 NOTAMR - SBCT E2272/2010
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/060/2005S05430W048
A) SBWG - /CAMPO GRANDE/TMA,
SBCW - /FIR CURITIBA,
SBCG - CAMPO GRANDE/CAMPO GRANDE, MS
B) 10/09/10 11:00 C) 18/09/10 02:00
D) SEP 10/11 TIL 17/18 1100/0200
E) AREA RTO TEMPO (PIRACANJUBA) ACT NO POLIGONO COORD 1930S/05500W
2042S/05500W 2042S/05400W 1930S/05400W (EXC SBP-451)
RMK: RESTRICAO SOB COOR DO APP CAMPO GRANDE NO INTERIOR DA TMA E
DA CTR
F) GND G) FL060)
DT EXPED : 03/09/10 15:36:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBSP D1546/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 10/09/10 18:00 C) 10/09/10 20:00
E) PAPI (L9) RWY 10 U/S)
DT EXPED : 30/08/10 20:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1547/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 10/09/10 16:00 C) 10/09/10 18:00
E) PAPI (L9) RWY 28 U/S)
DT EXPED : 30/08/10 20:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SERVIÇO DE TOPOGRAFIA EM GUARULHOS.





A infraero informa que das 13hs às 17hs será efetuado serviço de inspeção e topografia na Pista 09L para prosseguimento das obras. Esta operação será coordenada pela TWR Guarulhos.





Última atualização em 08/09/2010, às 19h26
Resende

O último obstáculo para a operação de voos comerciais a partir do Aeroporto de Resende foi superado hoje. O secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços da prefeitura de Resende, Edgar Moreira Gomes, informou hoje que o caminhão de combate a incêndio com capacidade para enfrentar problemas em aeronaves de maior porte já foi liberado pela Força Aérea Brasileira e chegará a Resende em breve.

Com isso, a empresa Trip Linhas Aéreas, que conseguiu na semana passada a autorização para operar no aeroporto, poderá começar a voar tão logo se estabeleça comercial e administrativamente no município. Edgar esteve no final do mês passado em Brasília, com o brigadeiro Juniti Saito e com o Subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, para conseguir o caminhão.

De acordo como secretário, a princípio a Trip vai operar com aeronaves ATR 72, com capacidade para 68 passageiros, com um vôo diário que cobre Campo Grande, Dourados, Curitiba, Campinas, Resende, e Rio de Janeiro; podendo se deslocar posteriormente até Cabo Frio e Porto Seguro. Esse vôo vai sair 9h30 de Campinas chegar às 10h05 em Resende, e seguir às 10h30 para o Rio. Na volta ele chegará a Resende às 17h10 seguindo às 17h40 para Campinas.
Além de fazer a conexão em Santos Dumont e Campinas, o itinerário também poderá incluir conexões em São João Del Rei, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, Araxá, Ipatinga, e Manaus pela Trip; e através de code share com a empresa Azul, cobrir o resto do Brasil.

Em crescimento

O comunicado do Ipea "Panorama e perspectivas para o transporte aéreo no Brasil no mundo" identifica o crescimento da aviação regional brasileira, já com métodos mais modernos de gestão. "Essa consolidação é causa e consequência também do desenvolvimento econômico das cidades médias e dos centros regionais do País. Conta ainda com a colaboração das dimensões continentais do Brasil para sempre se valer da condição de ser um transporte imprescindível", destaca o documento.

De 2003 até hoje, a demanda do setor aéreo tem crescido significativamente acima do Produto Interno Bruto (PIB). Embora aponte uma escassez de investimentos em relação ao crescimento da demanda por serviço aéreo, o estudo do Ipea conclui que este é um setor que cresce vertiginosamente e que precisa de uma nova organização institucional, diferente daquela pautada pela realidade do País e do mundo antes da globalização.

Em praticamente todas as grandes metrópoles dos países desenvolvidos os aeroportos sofrem de congestionamentos, e hoje existem transportes alternativos. "No Brasil, nós também já temos isso no que se chama terminal São Paulo, que engloba Viracopos, Cumbica e Congonhas. Isso necessita de investimentos, de novas tecnologias de controle do tráfego aéreo, e nós inevitavelmente vamos caminhar para isso", justificou o consultor e especialista do Ipea Josef Barat, que participou do estudo.

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - FAROL ROTATIVO DE SBEG





SBEG G1590/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 09/09/10 08:33 C) 09/09/10 16:00
E) ABN U/S)
DT EXPED : 09/09/10 08:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBPV






09/09/10 12:15 - 18/09/10 14:50
DLY 1215/1450
RWY 01 FST 1010M CLSD DEVIDO SER MAINT)
(G1476/2010)

Informação de Obras SEM impacto operacional

A) - Local: SBPV - PORTO VELHO- Pista de 2.400m de comprimento;
B) - Períodos: 27/09/2010 a 07/10/2010 ;
C) - Horário (s) : 08h15 às 10h50 (Local);
D) - Motivo resumido : Serviço de desemborrachamento da pista de pouso e decolagem;
E) - Resumo das ações: Deslocamento da cabeceira 19 em 1010 metros (pista 19/01);
F) - Obra SEM INDICATIVO DE IMPACTO operacional na malha aérea;

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

OS 44 ANOS DE STRAR TREK








..Estas são as viagens da nave estelar Enterprise, em sua missão de cinco anos para a exploração de novos mundos, para pesquisar novas vidas, novas civilizações, audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve!"

8 de Setembro de 1966.

Queda de avião militar mata piloto na Argentina



BUENOS AIRES (Reuters) - Um avião militar caiu na quarta-feira na província argentina de Santa Fé e o piloto morreu, disse a Força Aérea Argentina (FAA).

A FAA informou que a Junta de Investigações de Acidentes foi até o local para determinar as causas do acidente.

"O avião Pucará caiu enquanto cumpria um voo ordenado pelos superiores", disse o órgão em comunicado, acrescentando que a aeronave pertencia à 3a Brigada Aérea, sediada em Reconquista.

Nos últimos anos, numerosos acidentes aconteceram com aviões da FAA.

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - CRUZEX V - SBFZ






SBRF B1254/2010 NOTAMR - SBRF B1251/2010

Q) SBRE/QMNXX///A /000/999/

A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE

B) 28/10/10 00:00 C) 20/11/10 23:59

E) PATIO PRKG MIL OPS DE AERONAVES NAO PARTICIPANTES DA CRUZEX V SUBJ

CTT PREVIO COM A SCOAM RECIFE PELO TEL (81) 3461-7630)

DT EXPED : 08/09/10 20:01:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBRFZXBN







SBRF B1255/2010 NOTAMR - SBRF B1252/2010

Q) SBRE/QSCCS/IV/BO /E /000/999/

A) SBRE - /FIR RECIFE,

B) 15/09/10 03:00 C) 08/03/11 00:00

E) ACC FREQ 133.65MHZ (SECT 3 E 4) INSTL

REF: AIP-BRASIL ENR 2.1)

DT EXPED : 08/09/10 20:03:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBRFZXBN







SBRF B1256/2010 NOTAMN

Q) SBRE/QMRXX///A /000/999/

A) SBFZ - FORTALEZA/PINTO MARTINS, CE

B) 08/09/10 20:03 C) 28/09/10 02:59

E) RWY 13 FST 500M ESCORREGADIA QUANDO MOLHADA)

DT EXPED : 08/09/10 20:03:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBRFZXBN

Tráfego aéreo na LAN sobe 13,7% em agosto contra um ano antes




DIVULGAÇÃO

Santiago - O tráfego de passageiros da companhia aérea chilena LAN aumentou 13,7 por cento em agosto na comparação com um ano antes, beneficiada pela demanda maior em voos internacionais, informou a empresa nesta quarta-feira.

Todas as notícias de Negócios A LAN e a brasileira TAM anunciaram em 13 de agosto acordo para unir as empresas e formar uma gigante na aviação na América Latina, com receita anual de 8,5 bilhões de dólares.

A nova empresa, que se chamará Latam Airlines Group, ocuparia o 11º lugar no ranking mundial em tráfego aéreo, segundo informaram LAN e TAM, com 46 milhões de passageiros transportados no ano passado para 115 destinos em 23 países.

Infraero capacita 84 jovens em Tabatinga






A Superintendência Regional do Noroeste da Infraero realizou no dia último dia 3/8, no município de Tabatinga (AM), a solenidade de formatura dos alunos assistidos pelo projeto social Usina de Informática. Ao todo, 84 jovens foram capacitados, sendo 33 indígenas da etnia Ticunas.



Na cerimônia, a aluna e oradora da turma, Iana Fernandes Almeida, agradeceu à Infraero, à Prefeitura Municipal de Tabatinga e aos instrutores, que possibilitaram a realização do projeto. “Esse certificado é muito importante para todos nós, pois ele nos ajudará em nossa vida profissional”, destacou a formanda, que aproveitou para solicitar a continuidade do projeto a fim de que outras crianças do município também possam ser ajudadas.

O superintendente do Aeroporto Internacional de Tabatinga, José Remy, falou do potencial do trabalho social da Infraero. “Um projeto desse nível demonstra que podemos e somos capazes de desenvolver e apoiar ações que visem à melhoria da população de Tabatinga. Estaremos trabalhando de forma incansável para que ele sirva de exemplo para outras instituições, que as oportunidades possam ser expandidas e que este diploma seja o primeiro de muitos”, ressaltou.

Segundo o superintendente Regional do Noroeste, Rubem Ferreira, a extensão social do projeto é muito maior. “É gratificante ver que jovens, agora capacitados, podem prosseguir adiante buscando cada vez mais melhorar suas condições de vida e de seus familiares e contribuir para o desenvolvimento de seu município”, comentou.

Projeto social já capacitou 463 jovens

A Usina de Informática oferece cursos para formação em informática e propicia oportunidade de qualificação profissional como alternativa para que o jovem morador das comunidades do entorno do Aeroporto Internacional de Tabatinga não seja excluído do mercado de trabalho e da sociedade.



Desde a implantação, em 2003, o projeto é desenvolvido em uma das instalações do aeroporto e já beneficiou 463 jovens, na faixa etária de 10 a 14 anos. Eles recebem material didático, uniformes, lanche, transporte e outros apoios necessários para realização do curso, cujas despesas são divididas entre a Infraero e a Prefeitura Municipal de Tabatinga.

Galeão recebe exposição Retratos D’Dumont





O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim recebe até o dia 20/9 a mostra Retratos D’Dumont, do jornalista Juca Fernandes. A exposição está localizada no embarque doméstico do Terminal de Passageiros 2.

Quatro paineis de dupla-face, com textos e imagens, retratam a vida de Alberto Santos Dumont, além de apresentar uma série de episódios e fatos relacionados à sua trajetória na aviação. A mostra também exibe a evolução dos aviões de Dumont e suas experiências não concretizadas, além de fotografias inéditas da história do grande mestre a Pai da Aviação.



A exposição faz parte do projeto de mesmo nome, que incluí ainda o livro patrocinado pela Infraero e lançado em julho deste ano, no Aeroporto Santos Dumont, onde também ocorreu a estreia da mostra.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Aeroporto terá reformulação de fachada




Obra faz parte de pacote de readequações liberado pela Infraero que devem ser realizadas até 2014

TELMA ELORZA, DO JORNAL DE LONDRINA

Até o final do ano, o Aeroporto de Londrina Governador José Richa deve passar por uma reformulação em sua fachada. As obras, que incluem a cobertura da área externa até o estacionamento, fazem parte de um pacote de obras liberadas pela Infraero para serem realizadas até 2014. Há três meses, começaram as obras de drenagem do pátio de manobras, nas placas de concreto, para impedir infiltrações, e troca das placas quebradas.

Segundo o superintendente do Aeroporto, Marcus Vinicius Rezende Pio, só para este ano, deverão se aplicados R$ 4,6 milhões em obras. Em 2011, estão previstos outros R$ 7,8 milhões. “O Aeroporto de Londrina vai passar por uma readequação, com recapeamento da pista de pouso e decolagens, ampliação da sala de embarque e outros detalhes”, afirmou.


Pista e ILS

A ampliação da pista também está prevista, mas faz parte do “pacote do ILS”, segundo o superintendente. “Estamos animados que a novela do ILS possa ser resolvida logo. Infelizmente, a instalação do aparelho depende de uma série de fatores. Porém, no último ano, as ações avançaram mais que nos 13 anos anteriores”, afirmou.

As obras que já estão sendo feitas no pátio são preventivas. “Estamos fazendo uma manutenção preventiva, para evitar problemas futuros. É quase como fazer a manutenção de uma piscina”, explicou. De acordo com Pio, os passageiros e empresas aéreas não estão sendo prejudicados. “Fazemos por módulos para evitar problemas. Mesmo assim, 120 dias antes de iniciarmos, fizemos a comunicação às empresas para evitar qualquer problema”, explicou.

http://bit.ly/apl2Xt

Infraero reativa antigo terminal do aeroporto Salgado Filho





Patrícia Comunello

JOÃO MATTOS/JC

Serão investimentos R$ 2 milhões na reforma e em equipamentos
O fluxo crescente de passageiros fez a Infraero antecipar cronogramas para retomar voos regulares no antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A estrutura, desativada para esta operação há dez anos e que hoje é usada ocasionalmente por aeronaves executivas, aumentará em 30% a capacidade de pousos e descolagens simultâneos no complexo aeroportuário. Já a tão aguardada ampliação da pista ganhou novo rumo: a estatal que administra os terminais no País decidiu que o Exército executará a obra. O convênio com este propósito deve ser firmado até outubro, conforme o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina.

O aumento da capacidade e a melhoria na operação - a nova extensão da pista permitirá voos diretos sem escalas para a Europa e Estados Unidos, por exemplo -, são vitais para assegurar condições de transporte para a Copa do Mundo de 2014, que terá uma das sedes em Porto Alegre. O superintendente informou que a preparação para dotar o antigo terminal com equipamentos e espaços adequados a passageiros já está em curso. O investimento será de R$ 2 milhões.

No saguão do antigo terminal, as movimentações das obras de preparação já são visíveis. Serão instalados 20 balcões de ckeck in e dois conjuntos de raio-X para processamento de passageiros. Salas de embarque e desembarque serão ampliadas e a esteira de bagagem sofrerá reforma. Para a reativação, o superintendente explica que itens obrigatórios serão assegurados, que incluem ainda banheiros com acessibilidade e área de táxis e terminal de ônibus. Está em estudo o dimensionamento de funcionários da Infraero e equipes de apoio. A estatal dispõe de banco de concursados para suprir a necessidade.

As conversações com as empresas aéreas que podem se interessar pela nova opção estão aceleradas. O apelo de dezembro, que marca uma das temporadas de maior movimento no setor, também é uma carta na manga. "A decisão é de ter que garantir a operação em dezembro. Não tenho dúvida de que isso ocorrerá", reforça Herdina, que enaltece o clima de nostalgia na volta do antigo terminal. A ativação ganhou maior relevância com o fluxo recorde de agosto. Dados preliminares registram mais de 600 mil pessoas transportadas. Com isso, a expectativa de fluxo para 2010 de 6,5 milhões pode ser superada.

A antiga estrutura é dotada de pátio com nove posições para aeronaves. A intenção é disponibilizar sete. O atual terminal, inaugurado há dez anos, tem 21 posições. Por isso, a capacidade aumenta em 30%. O potencial de voos quem ditará é o mercado, condiciona Herdina. Mas a direção do Salgado Filho é otimista e projeta em 1 milhão de passageiros por ano. Segundo o executivo, a nova alternativa deverá ser um recurso para ampliar a oferta nos horários mais disputados, e com maior preço, entre 6h e 8h.

Já no atual terminal, a direção faz ajustes finais para a contratação da instalação do chamado Módulo Operacional Provisório (MOP), que agregará o dobro dos atuais balcões de check in, alcançando 60 posições, disponibilizará nova sala de embarque e mais canais de verificação (raio-X). O MOP deve ser implantado até a metade de 2011.

A estrutura, que já foi chamada de "puxadinho" por um diretor da Azul Linhas Aéreas, será mantida enquanto não estiver pronta a ampliação do terminal, orçada em R$ 345 milhões e incluída em julho no rol de prioridades para a Copa de 2014. Em três anos, deverá ser executada a primeira fase, elevando para 8,5 milhões a capacidade de fluxo de pessoas por ano.

A meta final é de 12 milhões de passageiros. Outra frente de obras é o complexo logístico, com terminal de cargas e novo pátio, em contratação. O Salgado Filho ganhará ainda novo edifício garagem e a pista atual também está em obras.

Exército vai realizar obra de ampliação da pista para reduzir custos e assegurar cronograma

A opção pela ampliação da pista utilizando recursos de engenharia e construção domésticos, já que a área militar integra a União, cumpre duas finalidades, segundo o superintendente do Salgado Filho, Jorge Herdina: reduzir custos e assegurar cronogramas. O orçamento, caso a via fosse empreiteira privada, era previsto em R$ 188 milhões. Quanto ao novo valor do projeto, Herdina informa não conhecer detalhes. "A contratação e toda negociação são feitas pela Infraero", justifica.

Segundo o superintendente, a complexidade da obra também pesou na escolha. Ele foi comunicado da decisão pela estatal no começo de agosto e garante que o prazo para largada na execução se mantém entre outubro e novembro deste ano. Herdina cita que a solução militar não será privilégio de Porto Alegre. Ela vem sendo usada em outros terminais. A alternativa seria uma prevenção ainda a riscos de atrasos na conclusão da licitação.

A meta é concluir a extensão, que será elevada dos atuais 2.280 metros para 3.190 metros, em final de 2012. "Teremos depois alguns meses antes da Copa das Confederações, na metade de 2013, para homologar equipamentos e o novo status para pouso e decolagens de aeronaves de maior porte", projeta Herdina. O upgrade da pista possibilitará a instalação de instrumentos que permitirão pousos com visibilidade menor - hoje um dos maiores gargalos do Salgado Filho. Nevoeiros frequentes provocam cancelamento e adiamentos de voos principalmente na largada da manhã, justamente os horários mais cobiçados pela companhias.

O início da obra depende ainda do cumprimento pela prefeitura da Capital da remoção de 204 famílias da vila Dique, situadas na área onde ocorrerá a expansão e que terá as primeiras medidas de preparação do terreno. O prazo é setembro. O governo estadual comandará ainda as desapropriações de residências do Jardim Floresta e de terrenos industriais, avaliadas em R$ 60 milhões e com recursos já reservados pela Infraero, situadas nas mediações da Avenida Severo Dullius e destinadas ao novo complexo de cargas.

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