sábado, 10 de julho de 2010

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


AIS - BRASIL NOTAM - Notice to AirMen 10/07/10 07:43

DECEA SISNOTAM

_________________________________________________________________________________________

Boletim por Localidade

SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ

_________________________________________________________________________________________

- AGA -

24/02/10 22:01 - 22/08/10 02:00

MET (CMA 1 A 9) HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200

REF: AIP BRASIL AD 2.3)

- (D0337/10)

 

24/02/10 22:21 - 22/08/10 02:00

CTL MOV GND RIO FREQ 121.70MHZ HR SER MODIFICADO

PARA 0900/0200

REF: AIP BRASIL AD 2.3)

- (D0341/10)

 

11/05/10 21:02 - 25/08/10 02:59

AD - PDC - SBRJ, DE 07 JUN 07, SUSPENSA

REF: AIP-BRASIL MAP)

- (D0887/10)

 

30/06/10 03:00 - PERM

SER COMBUSTIVEL (AVGAS/QUEROSENE) HR SER MODIFICADO PARA H24

REF: AIP BRASIL AD 2

ROTAER 3-R)

- (D1185/10)

 

30/06/10 23:10 - 29/12/10 12:30

AD - AP MONITORADO, EM CONSEQUENCIA TODAS AS

INTENCOES DE VOO

REGULARES DE PASSAGEIROS E/OU

CARGA ASSIM COMO DA REDE POSTAL

ESTARAO

CONDICIONADAS AS REGRAS E PROCEDIMENTOS

DESCRITOS NO AIP

ENR 1.9 ITEM 1

REF: AIP-BRASIL ENR 1.9)

- (D1214/10)

 

- ATM -

24/02/10 21:46 - 22/08/10 02:00

TWR RIO FREQ 118.70MHZ HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200

REF: AIP BRASIL AD 2.3

)

- (D0336/10)

 

24/02/10 22:14 - 22/08/10 02:00

TWR RIO (TRAFEGO) FREQ 121.05MHZ HR SER MODIFICADO

PARA 0900/0200

REF: AIP BRASIL AD 2.3)

- (D0339/10)

 

03/06/10 03:00 - PERM

SID RWY 02R/02L RNAV ALDEIA F/H - AWAKE F/H -

DOGSU F/H - ESMAP F/H

- FIGOS F/H, DE 03 JUN 10,

CORRIGIR NO WAYPOINT RJ001: LVL MAX

FL100 PARA LVL MNM FL100

REF: AIP-BRASIL MAP)

- (D1013/10)

 

12/06/10 19:40 - PERM

SID RNAV ESMAP E/G - AWAKE E/G - DOGSU E/G - FIGOS

E/G, DE 03 JUN

10, CORRIGIR NO QUADRO DESCRICAO

TEXTUAL DA SAIDA, AS SEGUINTES

INFO:

1. SAIDA ESMAP E PARA: SAIDA ESMAP E/G

2. SAIDA AWAKE E ...

CURVAR A ESQUERDA(TF) RUMO

047 VOAR 25.0NM PARA INTERSECAO

FLY-BY

AWAKE PARA: SAIDA AWAKE E/G ... MANTER(TF)

RUMO 047

VOAR 25.0NM PARA INTERSECAO FLY-BY AWAKE

3. SAIDA DOGSU E PARA:

SAIDA DOGSU E/G

4. SAIDA FIGOS E PARA: SAIDA FIGOS E/G

REF:

AIP-BRASIL MAP)

- (D1080/10)

 

- NAVIGATION WARNINGS -

26/03/10 03:00 - 14/09/10 03:00

AREA RTO TEMPO (OBST MOVEIS - EMBARCACOES) BTN COORD

225601S/0430824W, 225601S/0430816W, 225308S/0430914W,

225217S/0430913W, 225216S/0430923W, 225310S/0430924W ACT

MSL - 345FT MSL) (D0526/10)

 

- OTHER INFORMATION -

24/02/10 22:19 - 22/08/10 02:00

AIS HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200

REF: AIP BRASIL AD 2.3)

- (D0340/10)

 

08/08/10 09:00 - 09/08/10 00:00

OBST MOVEL (PLATAFORMA DYNAMIC

PRODUCER 89M(292FT) HGT)

DESLOCANDO-SE DO PONTO 225624S/0430832W

(BOCA DA BARRA) EM DIRECAO AO PONTO

225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR1)

DIST APRX 2859M THR 20L)

- (D1116/10)

 

09/08/10 00:01 - 08/09/10 09:00

OBST (PLATAFORMA DYNAMIC PRODUCER

- 89M (292FT)HGT) NO PONTO 225255S/

0430859W(FUNDEADOURO NR 1) DIST APRX

2859M AZM 050 DEG THR 20L)

- (D1117/10)

 

08/09/10 09:01 - 09/09/10 00:00

OBST MOVEL (PLATAFORMA DYNAMIC PRODUCER

89M(292FT) HGT) DESLOCANDO-SE DO PONTO

225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR1)

EM DIRECAO AO PONTO 225624S/0430832W

(BOCA DA BARRA) DIST APRX 3326M THR 02R)

- (D1118/10)

 

12/09/10 06:00 - 13/09/10 00:00

OBST MOVEL (PLATAFORMA FPSO CIDADE DE ANGRA DOS REIS - 105M(345FT)

HGT) DESLOCANDO-SE DO PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA) EM

DIRECAO AO PONTO 225244S/0430837W(FUNDEADOURO NR1)DIST APRX 3484M

THR 20L)

- (D1255/10)

 

13/09/10 00:01 - 07/10/10 09:00

OBST (PLATAFORMA FPSO CIDADE DE ANGRA DOS REIS - 105M (345FT)HGT)

NO PONTO 225244S/0430837W(FUNDEADOURO NR 1) DIST APRX 3484M AZM 035

DEG THR 20L)

- (D1256/10)

 

07/10/10 09:01 - 08/10/10 00:00

OBST MOVEL (PLATAFORMA FPSO CIDADE DE ANGRA DOS REIS -105M(345FT)

HGT) NO PONTO 225244S/0430837W(FUNDEADOURO NR1)DESLOCANDO-SE AO

PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA)DIST APRX 3326M THR 02R)

- (D1257/10)

 

 

 

 

---| FIM DA LISTAGEM |---

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Interpretação das Cartas de Vento


Interpretação das Cartas de Vento

E-mail

Neste artigo comentamos a simbologia utilizada nas cartas de vento.

Não está no escopo deste artigo o aprofundamento em meteorologia, mas simplesmente servir de auxílio na identificação e entendimento da simbologia utilizada.

1- Direção do Vento
É representada por uma haste e seta apontando na direção da qual o vento está soprando.
Veja a seguir alguns exemplos:

ESTE

Vento com direção de 90 graus

SUL

Vento con direção de 180 graus

OESTE

Vento com direção de 270 graus

NORTE

Vento com direção 360 graus

2- Velocidade do Vento
A velovidade é representada por rebarbas e flâmulas cheias.
A correspondência é a seguinte:
  • Meia rebarba = 5 nós
  • Rebarba = 10 nós
  • Flâmula = 50 nós
Tabela de Plotagem da Velocidade do Vento.
VELOVIDADE
M/S NÓS
0,5 - 1

1 - 2
1,5 - 3,5
3 - 7
4 - 6
8 - 12
6,5 - 8,5
13 - 17
9 - 11
18 - 22

11,5 - 13,5

23 - 27
14 - 16
28 - 32
16,5 - 18,5
33 - 37
19 - 21
38 - 42
21,5 - 23,5
43 - 47
24 - 26
48 - 52
26,5 - 28,5
53 - 57
29 - 31
58 - 62
31,5 - 33,5
63 - 67
34 - 36
68 - 72
36,5 - 38,5
73 - 77
39 - 41
78 - 82
41,5 - 43,5
83 - 87
44 - 46
88 - 92
46,5 - 48,5
93 - 97
49 - 51
98 - 102
51,5 - 53,5
103 - 107

3- Temperatura

A temperatura é plotada acompanhada do sinal + quando positiva e sem sinal quando negativa, é expressa em graus Celsius e refere-se ao nível de vôo (FL) da respectiva Carta e ao ponto onde está plotado.




quinta-feira, 8 de julho de 2010

TAM oferece possibilidade de compra nos voos para a América do Sul


TAM oferece possibilidade de compra nos voos para a América do Sul




A companhia aérea TAM anunciou o início da segunda etapa do serviço de Duty Free em seus voos internacionais que partem dos aeroportos de Guarulhos/SP e Tom Jobim/RJ para Buenos Aires, Santiago, Montevidéu, Caracas e Lima. O serviço está disponível nos voos de ida e volta. O catálogo traz produtos exclusivos e ofertas especiais para os clientes. Entre os produtos disponíveis estão bebidas e doces, acessórios de viagem, joias e relógios, além de perfumes e cosméticos. No Duty Free a bordo, os comissários da TAM oferecem o catálogo aos passageiros durante o voo. O pagamento pode ser feito em dólar ou com cartão de crédito internacional e o produto é entregue imediatamente. No caso de bebidas, não é permitido o consumo a bordo. Todas as compras são incluídas na cota individual estabelecida pela Receita Federal de US$ 500 por passageiro. A primeira etapa foi iniciada em todos os voos de longo curso para a Europa e os Estados Unidos e também nos voos para Buenos Aires e Santiago operados com aeronave de grande porte. 08/07/10
http://mundoaero.blogspot.com/2010/07/tam-oferece-possibilidade-de-compra-nos.html

Brasília é o mais novo destino da Azul


Brasília é o mais novo destino da Azul




(Divulgação, 8 de julho de 2010)
No próximo dia 2 de agosto, a Azul começa a operar voos diários para Brasília. Os voos sem escalas partirão de Campinas com destino à Capital Federal três vezes por dia com uma hora e dez de duração. De Brasília para Campinas serão outros três voos por dia. Um dos maiores diferenciais do novo voo, no entanto, é que a operação da Azul vai ser feita exclusivamente a partir do Terminal 2 do Aeroporto de Brasília, um terminal com maior capacidade de operação, o que significa mais conforto para os clientes.
As passagens aéreas já estão à venda e a tarifa promocional entre Brasília e Campinas varia a partir de R$ 129 (por trecho para viagens de ida e volta). Com o novo destino, a companhia também oferecerá conexões para as outras cidades atendidas pela empresa. Nestas rotas também os preços são promocionais no início das operações. De Belo Horizonte para Brasília, por exemplo, as passagens variam a partir de R$ 129,00. Do Rio de Janeiro para Brasília, R$ 139,00, de Cuiabá para Brasília, R$ 159. Valores são por trecho. Demais tarifas podem ser consultadas no website da Azul – www.voeazul.com.br

Fonte: Revista Asas

Privatização à colombiana


Privatização à colombiana



Dois consórcios disputam a administração de sete aeroportos no Nordeste da Colômbiada RedaçãoNove empresas, organizadas em dois consórcios, disputam a concessão dos aeroportos da região nordeste da Colômbia. A expectativa da Aeronáutica Civil do país era que cinco consórcios participassem da disputa.

O resultado da concorrência pública deve ser divulgado no próximo dia 5, ainda no mandato do atual presidente da República, Álvaro Uribe. O grupo vencedor será responsável pela manutenção, operação e modernização de sete aeroportos desta região.

Alguns dos concorrentes já operam outros aeroportos no país. Depois de investir na modernização de 49 aeroportos nos últimos oito anos, o governo colombiano passou a considerar um equívoco a concessão de aeroportos separadamente.

Fonte: Revista Aero Magazine

Poluição sonora em questão


Poluição sonora em questão



Grupo de trabalho com representantes de companhias aéreas e associações deverá chegar a um acordo sobre horário de voos de Congonhasda RedaçãoA Justiça Federal em São Paulo determinou a criação de um grupo de trabalho, com representantes de companhias aéreas, a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) e de associações de moradores de bairros da zona Sul da cidade, para que estabeleçam um acordo sobre o horário de funcionamento do Aeroporto de Congonhas. O objetivo é diminuir a poluição sonora causada pelo complexo aeroportuário.

As associações pedem que os pousos e decolagens sejam feitos no período de 7h às 23h, e os testes de turbinas, das 9h às 22h. Além disso, os moradores que vivem perto do aeroporto pedem que o local receba uma proteção acústica mais eficiente.

O grupo será coordenado pela procuradora da República Adriana Zawada Melo. A primeira reunião será no dia 29 de julho, às 14h, na sede da Procuradoria da República em São Paulo. A minuta de acordo deve ser apresentada ao juiz até o dia 30 de novembro, data marcada para a tentativa final de conciliação.

Fonte: Revista Aero Magazine

Faculdade de Ciências Aeronáuticas


Faculdade de Ciências Aeronáuticas




É o uso de conhecimentos e técnicas na operação e manutenção de aeronave se aeroportos. Tudo o que ocorre dentro de uma aeronave, da supervisão do trabalho da tripulação e do funcionamento dos equipamentos comunicação com a torre de controle dos aeroportos, é responsabilidade do comandante. Também cabe a ele zelar pela manutenção do aparelho, verificando se as equipes em terra realizaram corretamente seu trabalho. Para ser piloto é fundamental ter raciocínio rápido, boa orientação espacial íntimos reflexos. Por causa dessas exigências, todos os anos o profissional passa por uma avaliação de saúde, exigida pelo Comando da Aeronáutica, ligado ao Ministério da Defesa. Com conhecimento na área de administração,o bacharel em Ciências Aeronáuticas gerencia aeroportos, empresas de aviação e companhias aéreas.


O mercado de trabalho

A aviação brasileira tem mantido, nos últimos anos, uma média anual de crescimento de 15%, refletindo diretamente na contratação de profissionais formados em Ciências Aeronáuticas. Atualmente, existem mais de30 empresas do setor de aviação operando no país e as quatro principais companhias – TAM, Gol, Varig e Ocean. Haver – somam cerca de 220aeronaves. Vale lembrar que para ingressar nessas empresas como piloto é preciso somar muitas horas de voo, mas nem isso impede que os iniciantes consigam boas vagas: as companhias de menor porte, que atuam no ramo de táxi aéreo, aviação executiva e helicópteros– cuja frota é uma das maiores do mundo – estão de portas abertas para esses profissionais. Além de pilotar aeronaves, os egressos do curso podem atuar na área administrativa, coordenando voos, ou ainda trabalhar no setor comercial. É na Região Sudeste que está o maior número de oportunidades, com destaque para a capital de São Paulo, seguida de cidades como Ri ode Janeiro, Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Goiânia (GO).


O curso

O currículo é composto basicamente de matérias teóricas, como física aplicada, teoria do voo, meteorologia, conhecimentos técnicosde aeronaves, regulamentos de tráfego aéreo, navegação aérea e infraestrutura aeroportuária, entre outras. O treinamento prático ocorre em sessões em simuladores de voo e em aeroclubes. Algumas faculdades exigem que o aluno tenha, antes de ingressar no curso, a carteira de piloto privado concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em outras, é possível optar pela formação específica de gestor de empresas aéreas ou piloto de aeronaves. No primeiro caso, você tem mais disciplinas ligadas à administração. Se escolhera segunda opção, deve estar preparado para despesas extras: a maioria dos cursos requer que o aluno cumpra um mínimo de 40 horas de voo. Algumas escolas também exigem que ele tire a carteira de piloto comercial, voando com auxílio de instrumentos, para receber o diploma de bacharel, o que significa uma quantidade adicional de horas de voo.

Duração média: 3 anos.


O que você pode fazer

Comandante
Gerenciar todas as operações e atividades a bordo de uma aeronave, seja em vôos nacionais, seja em internacionais.

Co-piloto
Assessorar o comandante nas operações de bordo e substituí-lo no comando, se necessário.

Perícia e segurança de voo
Inspecionar e controlar as condições de segurança e investigar acidentes.

Piloto particular
Pilotar aviões ou helicópteros particulares, elaborando os planos de voo e comunicando-se com as torres de controle de aeroportos e de aeroclubes. Cuidar da manutenção e do abastecimento de aeronaves e verificar o cumprimento de normas de segurança.

Administrador aeroportuário
Gerenciar os serviços em aeroportos, da segurança dos passageiros e vendas de passagens aos serviços de informação e a colocação da carga nas aeronaves.

25/06/2010

Fonte: Guia do Estudante
http://mundoaero.blogspot.com/search/label/Matérias

Curso de Formação de Pilotos de Avião


Curso de Formação de Pilotos de Avião



Os Cursos

PILOTO PRIVADO
O Curso de Formação de Piloto Privado (PP), é a primeira carteira que o candidato a piloto deverá possuir, sendo que com o poder desta, o piloto não poderá ter vínculo empregatício com empresas, mas sendo obrigatória para quem deseja fazer o curso de Piloto Comercial. Trata-se do curso teórico onde o aluno verá as matérias de Regulamentos de Tráfego Aéreo, Teoria de Voo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos sobre aeronaves e motores à pistão e Navegação visual ou estimada. Após a conclusão do curso teórico, o candidato deverá fazer junto a um aeroclube homologado devidamente à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a parte prática do curso, sendo 35 horas de vôo em aeronave de instrução e finalmente, fazer o vôo de check com um checador da ANAC para receber o CHT (Certificado de Habilidade Técnica) e a Licença de Piloto Privado.

Investimento: Matrícula de R$ 400,00 (quatrocentos reais) + 04 (quatro) parcelas de R$ 400,00 (O valor do curso teórico depende da escola de aviação).

PILOTO COMERCIAL
O Curso de Formação de Piloto Comercial (PC), que é a segunda carteira e definitiva para a realização da carreira, podendo trabalhar desde aeronaves particulares a empresas aéreas (taxi-aéreo e até linhas aéreas que não exigem PLA-Piloto de Linha Aérea) destina-se a formar o profissional que, a bordo, é o maior responsável de toda a tripulação. O aluno do Curso de Piloto Comercial verá as matérias de Teoria de Voo, Regulamentos de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Conhecimentos Técnicos sobre aeronaves e motores à reação e Navegação rádio. Após a conclusão do curso teórico, o candidato a Piloto Comercial deverá acumular 200 horas de voo (contando com as 35h do PP) para então solicitar o vôo de check e obter o CHT e a licença de Piloto Comercial.

Investimento: Matrícula de R$ 400,00 (Quatrocentos reais) + 03 (três) parcelas de R$ 400,00 (O valor do curso teórico depende da escola de aviação).

Valor médio da hora de voo para curso prático: R$ 350,00

PRÉ REQUISITOS:
:: Ter completado 18 anos até a conclusão do curso
:: Ter completado o Ensino Médio (antigo Segundo Grau)
:: Ter Boa Saúde!

CARGA HORÁRIA e DISCIPLINAS

A Agência Nacional de Aviação Civil considera a carga horária de 260 horas-aula, como formação básica de um comissário de vôo. A NAV Treinamentos, acreditando na boa formação e preparação dos alunos como diferencial da escola, oferece mais que 280 horas-aula que compõem o Módulo Teórico e o Módulo Prático.

Módulo Teórico (Piloto Privado - Avião)
As disciplinas que compõem o módulo teórico são:
I. Teoria de Vôo
II. Regulamentos de Tráfego Aéreo
III. Conhecimento Técnico de Aeronaves e Motores à pistão
IV. Meteorologia
V. Navegação Visual e Estimada

Módulo Teórico (Piloto Comercial - Avião)
As disciplinas que compõem o módulo teórico são:
I. Teoria de Vôo
II. Regulamentos de Tráfego Aéreo
III. Conhecimento Técnico de Aeronaves e Motores à reação
IV. Meteorologia
V. Navegação Rádio

ATIVIDADES PRÁTICAS e VISITAS TÉCNICAS

Os alunos da NAV treinamentos têm a oportunidade de contato com os profissionais ligados à aviação civil através do nosso calendário de visitas técnicas. Aeroporto Internacional, aeronaves, empresas de táxi aéreo, CINDACTA III (Controladores de Vôo), Aeroclube, além de participação em eventos ligados à temática da aviação, são estas as nossas atuações em campo que têm tornado o curso muito mais participativo e dinâmico. Além disso, a escola fechou parceria e instalou um simulador de voo não homologado para proporcionar ao seu alunado, ainda durante o curso teórico, a experiência de voo. Durante o curso, o aluno terá acesso a 8 aulas de simulador.

O Curso de Piloto Privado completo consiste em:
>> Curso Teórico (Oferecido pela NAV)
>> Emissão do CCF de 2ª classe (Certificado de Capacidade Física) no HARF
>> 40 horas em aeronave de Aeroclube homologado pela ANAC
>> Vôo de check para obtenção do CHT (Certificado de Habilitação Técnica)

O Curso de Piloto Comercial completo consiste em:
>> Licença / CHT de Piloto Privado
>> Curso Teórico (Oferecido pela NAV)
>> Emissão do CCF de 1ª classe (Certificado de Capacidade Física) no HARF
>> 160 horas em aeronave homologado pela ANAC
>> Vôo de check para obtenção do CHT (Certificado de Habilitação Técnica)

FUNÇÃO

A função exercida à bordo pelo piloto é de extrema importâcia, uma vez que é ele o maior responsável pela tripulação, passageiros, cargas, verificação e manutenção da normalidade na cabine de comando, além do principal, guiar a aeronave da origem ao destino em total segurança.

03/07/2010

Dados com base na Escola de aviação Nav Treinamentos http://www.nav.tur.br/index/secao?id=4
http://mundoaero.blogspot.com/search/label/Matérias

Infraero divulga cronograma preliminar do 3º terminal de Guarulhos



Infraero divulga cronograma preliminar do 3º terminal de Guarulhos


O Diário Oficial da União publicou o resultado da Habilitação da Concorrência Internacional para a contratação dos projetos para a construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos, com a aprovação da participação de sete consórcios. A licitação contempla serviços e estudos preliminares, projeto básico, projeto executivo e serviços complementares também para o edifício garagem, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras. O preço de referência desta etapa é de R$ 38 milhões. Esta nova licitação foi aberta depois que o projeto sofreu adequações, como a necessidade do aumento da área do novo terminal, que era de 160 mil m2 e vai para 232 mil m2. A previsão de elaboração dos estudos é de 23 meses a partir do contrato. Foto: Flávio Marcos de Souza 25/11/09

http://mundoaero.blogspot.com/2009/11/infraero-divulga-cronograma-preliminar.html

Infraero publica edital de licitação para hotel no Aeroporto de Brasília


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Infraero publica edital de licitação para hotel no Aeroporto de Brasília 07/07/2010

A Infraero publicou nesta quarta-feira (7/7) o edital de licitação de área para construção de um hotel, categoria econômica, no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF). A concorrência é aberta aos interessados da rede hoteleira do Brasil e do exterior. O investimento previsto para o hotel é de cerca de R$ 13,5 milhões, com recursos da iniciativa privada, que deverá concluir o projeto no prazo de 18 meses. Em 70 dias contados a partir da publicação do edital, a Infraero começará a receber as propostas das empresas interessadas. O hotel será construído em uma área de pouco mais de 3.300m², a 560m do aeroporto.

O diretor comercial da Infraero, Geraldo Moreira, explicou que o empreendimento é fruto de amplo estudo de mercado em que foi constatada demanda suficiente para justificar os investimentos. “O Aeroporto de Brasília é um ‘hub’ nacional, funciona como ponto de conexões para todo o Brasil e recebe inúmeros passageiros que querem pernoitar na cidade. Além disso, registramos alto índice de viajantes que chegam à capital por necessidade de negócios ou contatos políticos e que, agora, poderão ficar num hotel perto do aeroporto”, completou Geraldo Moreira.

O prazo para amortização dos investimentos é calculado em 14 anos e a concessão se estende até 25. Após esse período as melhorias são revertidas ao patrimônio da União. A construção e administração do empreendimento serão feitas por concessionário do setor privado.

O hotel é o primeiro empreendimento de uma série de projetos que a Infraero lançará nos próximos anos, já com vistas à adequação da estrutura aeroportuária à demanda crescente na movimentação de passageiros e a eventos específicos, como a Copa do Mundo em 2014.


Aeroporto de Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek, administrado pela Infraero, é o terceiro maior do país, tendo movimentado 12,2 milhões de passageiros em 2009. Com uma circulação diária de 65 mil passageiros, o aeroporto é ponto de ligação entre o norte e o sul do Brasil.

Assessoria de Imprensa Infraero

Aeroporto de Viracopos retoma voos internacionais regulares


Aeroporto de Viracopos retoma voos internacionais regulares





O Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) retomou no último dia 3/7 os voos internacionais regulares. Um Airbus 330 pousou com 235 passageiros vindos de Lisboa (Portugal), marcando a volta dos voos internacionais regulares de passageiros em Viracopos. Para comemorar o voo inaugural, a aeronave foi batizada com jatos d’água lançados por caminhões de bombeiros. Os passageiros que aguardavam o momento do embarque puderam conferir uma apresentação de dança típica portuguesa, realizada por dançarinos da Casa de Portugal.

Para garantir o conforto dos usuários com a retomada dos voos internacionais ao aeroporto, a Infraero aumentou o número de assentos nas salas de embarque, além de adequar a sala de revista e os balcões de atendimento da Polícia Federal. A Receita Federal também recebeu melhorias, como as bancadas de atendimento aos passageiros e um depósito operacional na sala de desembarque.

O retorno dos voos internacionais a Viracopos é uma marca para o crescimento do aeroporto no transporte de passageiros. Somente nos primeiros cinco meses de 2010, quase dois milhões de passageiros passaram por Viracopos. A superintendente do aeroporto, Lilian Ratto Neves, comemorou a retomada. “A expectativa com o retorno de voos regulares de passageiros é enorme. Representa um marco na história de Viracopos e consolida a importância do aeroporto no contexto regional e nacional”, destacou Lílian.

Fonte: INFRAERO

TAM recebe autorização para voo entre Rio e Londres


TAM recebe autorização para voo entre Rio e Londres


São Paulo - A TAM informou hoje que recebeu autorização definitiva da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar, a partir do dia 10 de agosto, seu novo voo regular que fará ligação direta entre o Rio de Janeiro e Londres, no Reino Unido. As três frequências por semana (terça-feira, sexta e domingo) serão operadas agora com a numeração definitiva: JJ 8088 na ida do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) ao Terminal 1 do Aeroporto de Heathrow, e JJ 8089 na volta.


Os novos números substituirão a numeração temporária que havia sido autorizada pela agência reguladora, mas os horários de decolagem e de pouso permanecem os mesmos. Os voos serão operados por aeronaves Airbus modelo A330 configuradas em três classes de serviço, sendo quatro assentos na primeira classe, 36 na executiva e 183 na econômica, num total de 223 assentos para passageiros.

Assim, as passagens dessa nova rota internacional de longo curso que estavam disponíveis para venda, também temporariamente, para voos a serem realizados até o dia 10 de setembro, agora estão disponíveis para viagens posteriores a essa data. Os passageiros que adquiriram bilhetes para esse período estão sendo comunicados pela TAM sobre a alteração.

A partir do dia 10 de agosto, o JJ 8088 vai decolar do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro à 0h35, e chegará ao Terminal 1 do Aeroporto de Heathrow, em Londres, às 16h05 (hora local) do mesmo dia. O percurso inverso será realizado pelo voo JJ 8089, que também começa no dia 10 de agosto, partindo de Londres às 21h15 (hora local) e chegando ao Rio de Janeiro às 5h15. No mesmo dia, a companhia começa a operar seu voo direto de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, na Alemanha. As passagens aéreas de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Londres custam a partir de US$ 1.031 na classe econômica e de US$ 3.042 na Executiva.

http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/tam-recebe-autorizacao-voo-rio-londres-577085.html

TAM inicia voo direto entre Rio de Janeiro e Brasília



TAM inicia voo direto entre Rio de Janeiro e Brasília



A companhia aérea TAM inicia no próximo dia 15 de julho mais um voo diário sem escalas entre o Rio de Janeiro e Brasília, operado com aeronaves Airbus A320. A nova frequência tem o objetivo de ampliar as opções de horário de voos entre as duas cidades, proporcionando maior conveniência nas conexões da capital federal para outros destinos das regiões Norte e Nordeste do País. O voo partirá do Aeroporto de Brasília às 09h22 e seguirá diretamente para o Aeroporto do Galeão, onde chegará às 11h03. Já o percurso inverso será realizado pelo voo que decolará do Galeão às 12h04 e pousará na capital federal às 13h45. A TAM já opera durante os dias úteis da semana, duas frequências que partem do Galeão e outras seis que decolam do Aeroporto Santos Dumont, totalizando 16 voos diários de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Brasília.08/07/10

Fonte: Revista Flap

Preocupado com aeroportos, Teixeira admite divisão de 2014 por regiões


Preocupado com aeroportos, Teixeira admite divisão de 2014 por regiões
08 de julho de 2010 07h20 atualizado às 10h27

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O presidente da CBF cobrou rapidez da cidade de São Paulo para a definição de seu estádio. Os prazos estão se afunilando Foto: Reinaldo Marques/Terra

Presidente da CBF diz que pode otimizar os transportes com divisão do País em quatro partes
Foto: Reinaldo Marques/Terra

CELSO PAIVA
Direto de Johannesburgo

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 Ricardo Teixeira disse nesta quinta-feira, em Johannesburgo, no evento que marca o pontapé oficial da edição brasileira, que os aeroportos representam a maior preocupação. Por isso, sugeriu que o País será dividido por regiões para viabilizar os deslocamentos. Por outro lado, minimizou os problemas no quesito segurança.

"Repito, existe uma ideia de dividir o Brasil em quatro para evitar que haja um grande transporte de torcedores de um lado para o outro, pelas distancias que temos", disse. "Temos os três grandes problemas para o Brasil na Copa de 2014 que são aeroporto em primeiro, segundo e terceiro", declarou.

Já sobre o quesito segurança, outro que teve um sinal de alerta aceso na África do Sul com uma explosão de roubos e até greves na empresa de segurança contratada, Teixeira voltou a defender que a violência é um problema espalhado por todo o mundo. E que o Brasil sempre se saiu bem quando necessário.

"Nós temos o problema de segurança no Brasil que existe no mundo todo. Esse problema não tem fixação geográfica. Vejo violência na Europa, Estados Unidos e no Brasil não é diferente, nem seria na África. Mandamos um grupo grande de segurança que ficaram aqui vários dias, para tomar como exemplo tudo o que foi importante em grandes seguranças. Manter o mesmo esquema em grandes eventos", discursou.

"No Pan no Rio (2007) não houve nenhum problema com nenhum turista. Temos corridas de F1, Eco 92, vários campeonatos que se realizam mundo afora e nunca tivemos um problema de segurança. Nós vamos ter daqui para 2016 os quatro grandes eventos mundiais: Copa das Confederações, Copa do Mundo, Copa América de 2015 e os Jogos Olímpicos", completou.

Sobre a região onde a Seleção Brasileira deverá ficar durante o Mundial de 2014, Teixeira disse que a maior probabilidade é de que seja no Rio de Janeiro. Afinal, a CBF deve construir um novo centro de treinamento para substituir a Granja Comary. Mas, segundo o cartola, o assunto ainda será melhor pensado.

"Não existe nada pré-determinado, porque vai ser conversado sobre o Comitê Organizador da Copa de 2014. É ele que leva o projeto. O Brasil pode se concentrar onde bem entender. Devemos concentrar no Rio. Todos sabem que vamos fazer uma nova concentração no Rio de Janeiro. (Mas) não está definido ainda", avisou.

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