sábado, 27 de novembro de 2010

Termina sem acordo reunião sobre horário do aeroporto de Congonhas


Não houve consenso sobre fim de ruído e horário de aeroporto. Tentativa de conciliação tenta pôr fim a ação civil pública federal.

Terminou sem acordo nesta sexta-feira (26) a última reunião intermediada pelo Ministério Público Federal em busca de conciliação sobre o modo e horário de funcionamento do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. Na próxima terça-feira (30), o juiz federal Paulo Cezar Neves Júnior, da 2ª Vara Federal Cível de São Paulo, realizará uma audiência com as partes envolvidas e poderá decidir, a partir do resultado, se prossegue ou não com a ação civil pública. Esta última reunião foi realizada por mais de cinco horas entre representantes de moradores dos bairros próximos ao aeroporto, companhias aéreas, Prefeitura de São Paulo, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).


Moradores e representantes da Prefeitura de São Paulo concordam com a mudança de horário de funcionamento do aeroporto para o período entre as 7h e as 23h. No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) afirmaram que a decisão sobre o horário só deve ser tomada depois de uma avaliação mais detalhada sobre os testes acústicos e a possibilidade de redução do barulho das aeronaves. As companhias aéreas são contra qualquer modificação do horário.


Três associações de moradores entraram com ação civil para tentar limitar o horário de operação no aeroporto e também restringir o nível de ruído na região. Os proponentes da ação civil são a Associação de Moradores e Amigos de Moema (Amam), Movimento de Moradores pela Preservação Urbanística do Campo Belo (Movibelo) e Associação dos Verdadeiros e Moradores do Jardim Aeroporto (Avamoja). Constam como réus a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero, a Prefeitura de São Paulo e as empresas TAM, Gol, Pantanal, BRA, Ocean Air e VGR. As companhias aéreas já haviam decidido, anteriormente, que serão representadas pelo Sindicato Nacional de Empresas Aéreas (Snea).


De acordo com a ação civil, os moradores querem que os pousos e decolagens sejam limitados ao período das 7h às 23h. Por enquanto, há acordo entre as partes apenas sobre o horário para checagem de motores pelas companhias aéreas, realizado desde janeiro entre 9h e 17h. Além disso, pleiteiam que seja feita uma proteção acústica adequada destes locais, para que atendam norma ABNT de emissão de ruídos. E ainda pedem que sejam custeados os equipamentos anti-ruído nas residências próximas ao aeroporto.

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hino da policia militar do rio de janeiro

RELAÇÃO DOS VOOS PREJUDICADOS POR FALTA DE TRIPULANTES



Segue relação dos voo da TAM do dia 26/11 que sofreram atrasos no periodo das 16h00 as 00h00 devido falta de tripulação.

-DP TAM 3894 sch 15h55min decolou as 18h22min
-DP TAM 3592 sch 14h35min decolou as 20h02min
-DP TAM 3579 sch 15h00 decolou as 19h49min
-DP TAM 3510 sch 17h55min decolou as 19h37min
-DP TAM 3849 sch 19h25min decolou as 20h53min
-DP TAM 3316 sch 20h05min decolou as 20h48min
-DP TAM 3750 sch 20h25min decolou as 21h09min
-DP TAM 3324 sch 20h50min decolou as 23h21min
-DP TAM 3500 sch 21h05min decolou as 21h47min
-DP TAM 3295 sch 22h10min decolou as 23h31min .

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

TAM e US Airways assinam acordo de compartilhamento de voos



Aeronave da TAM: acordo para ampliar rotas nos Estados Unidos

São Paulo - A TAM anunciou, nesta quarta-feira (24/11), a assinatura de um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) com a americana US Airways. A partir de 1º de dezembro, os clientes da TAM terão acesso a mais rotas internas dos Estados Unidos, a partir de Miami, Nova York e Orlando.

Segundo comunicado à imprensa, no início, os trechos oferecidos aos passageiros serão entre Miami e Filadélfia; Nova York e Phoenix; Orlando e Phoenix; Orlando e Filadélfia; e Orlando e Washington.

Como o acordo é bilateral, cada companhia poderá vender assentos em voos operadoras pela parceria. Para os passageiros da US Airways, haverá mais opções a partir da base da empresa, no Rio de Janeiro, com destino a São Paulo, Salvador, Recife e Brasília.

As empresas são membros, também, da Star Alliance. Por isso, os passageiros de ambas poderão acumular pontos e resgatá-los em vos operados pelas duas,

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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novo projeto do aeroporto de vitória amplia capacidade para 5 milhões de passageiros


Novo projeto do aeroporto de vitória amplia capacidade para 5 milhões de passageiros

A expectativa da Infraero é de que em setembro de 2013 as obras de modernização do aeroporto de Vitória sejam entregues

O projeto executivo do novo aeroporto de Vitória está sendo revisto para que o terminal tenha capacidade de atender a 5,3 milhões de passageiros por ano. A informação é do superintendente da Infraero no Espírito Santo, José Carlos Fernandes, que concedeu entrevista à Rádio CBN Vitória nesta segunda-feira (22). O novo projeto, iniciado em outubro, deverá ser concluído no máximo em janeiro, adiantou o superintendente da Infraero.

Mesmo com o aumento da capacidade dos atuais 560 mil passageiros/ano para dois milhões, o que estava previsto no projeto anterior, o aeroporto Eurico de Aguiar Salles ficaria defasado. Somente no ano passado 2,3 milhões de passageiros passaram pelo local.

Agora a expectativa da Infraero é de que em setembro de 2013 as obras de ampliação e modernização do aeroporto de Vitória sejam entregues já com capacidade ampliada. "Serão 5,3 milhões de passageiros no novo terminal e as novas acomodações e novas instalações também devem sofrer uma atualização. O estacionamento é um deles", afirma Fernandes.

A projeção de 5,3 milhões de passageiros é feita com base na movimentação esperada para 2020. As obras, no entanto, estão paralisadas desde 2008.
No novo aeroporto o estacionamento contará com 1,5 mil vagas, ainda de acordo com as modificações do projeto executivo.

Exército

O projeto está sendo realizado pelo Exército desde outubro. Em setembro foi assinado um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para atuação no aeroporto de Vitória. De acordo com a Infraero, o objetivo é que o Exército faça a revisão e a complementação de projetos executivos em andamento para infraestrutura e elaboração de estudos preliminares - projeto básico e executivo. A parceria está orçada em R$ 7,5 milhões.

Reclamações

A comparação não é inédita, mas a reação de um turista ao desembarcar no Eurico Salles nesta segunda não é nada animadora. Para ele o aeroporto parece uma rodoviária. O reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Luiz Sérgio Pacheco, que é do Rio de Janeiro, faz parte de um grupo de cerca de 100 pessoas que aguardavam, em pé, no saguão a chegada de um ônibus fretado para seguir para Aracruz.

“Parece uma rodoviária. Acho que falta espaço. Aqui é pequeno. E sem glamour também", afirma o reverendo.

Com ele estava também à funcionária pública Djaniza Vasques, moradora de Vitória, que não tinha como negar a precariedade do atendimento oferecido ao grupo.

“Não faz jus à cidade, que é muito bonita, mas o aeroporto não condiz com Vitória", avalia a funcionária pública.

Outra questão é a falta de vagas no estacionamento, que se tornou ainda mais alvo de críticas dos usuários após o aumento da tarifa. O motorista executivo Marcelo Rossi diz que às vezes é impossível estacionar. Ele conta também que o tráfego de veículos pesados dificulta a circulação dos carros e contribui para longas filas.
“A entrada do estacionamento está no local errado. Todos os carros têm que passar na entrada do saguão para acessar o estacionamento, inclusive carretas com combustível que abastecem aviões. A gente utiliza o estacionamento quando consegue entrar e quando tem vaga".

Estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de São Paulo (ITA) mostra que seria necessário expandir em cerca de sete vezes o espaço atual de estacionamento em Vitória. A mesma pesquisa aponta outras falhas significativas, como saguão pequeno, check in saturado e salas de embarque e desembarque inadequadas.

Enquanto isso...

Enquanto as obras do novo aeroporto não saem do papel, outras medidas são tomadas para ampliar o espaço e a comodidade dos passageiros. O chamado "puxadinho" deve ficar pronto para atender a demanda no verão deste ano.
A área de estacionamento será ampliada. Um pregão está marcado para o próximo dia 29 e as empresas poderão oferecer projetos de manutenção dos atuais dois pátios e para a construção de um terceiro estacionamento.

De acordo com o superintendente da Infraero, o novo estacionamento será construído no local em que atualmente está instalada a empresa Localiza. As medidas devem ampliar as atuais 220 vagas para 500 e oferecer um local coberto e com nova pavimentação.

“Dos dois estacionamentos que existem, um nós vamos ampliar um pouco, seria o que chamamos de um bolsão que fica à direita, próximo ao terminal da Petrobras. Um terceiro nós vamos criar. Vai ter entrada e saída pela Fernando Ferrari", diz José Carlos Fernandes.

Em dezembro termina o contrato da Infraero com a empresa que opera atualmente o estacionamento. O trânsito de veículos pesados também deve ser desviado da entrada principal, que dá acesso ao saguão, para outra rota.
Já os módulos operacionais provisórios, feitos de metal - mas que devem contar com ar condicionado - serão utilizados para ampliar os espaços para embarque e desembarque.

A área de embarque deve duplicar de tamanho e a de desembarque quadruplicar. No lugar das duas esteiras de bagagem atuais, consideradas pequenas pelo superintendente, devem ser instaladas duas esteiras grandes.

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Terminal 3 do aeroporto de Guarulhos não ficará pronto para Copa


São Paulo - Apenas 60 por cento do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos, um dos mais movimentados do país, vai estar pronto para a Copa de 2014, afirmou nesta segunda-feira o diretor de operações da Infraero, João Jordão.

Ele destacou que pelo andamento das obras, o terminal 3 não será concluído a tempo do mundial, mas garantiu que o atraso não cria um risco "apagão" durante a Copa de 2014 no aeroporto, o principal destino para voos internacionais do Estado de São Paulo.

O novo terminal vai ampliar a capacidade de Guarulhos em 15 milhões de passageiros. A capacidade atual de Guarulhos, antes das obras, é de aproximadamente 22 milhões de pessoas.

Segundo Jordão, a demanda para a Copa será atendida com apenas 60 por da obra concluída. A estimativa da Infraero é que o movimento nos aeroportos do país aumente entre 2 milhões e 2,5 milhões de passageiros durante o mundial do Brasil.

"Temos reuniões a cada 15 dias para montar o planejamento com base em demanda. Guarulhos não vai estar com o terminal 3 totalmente pronto. Terá 60 por cento da sua capacidade", disse Jordão.

"Isso seria suficiente para a Copa e Olimpíadas", acrescentou o diretor da Infraero, após reunião da agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com representantes de companhias aéreas, sobre plano de contingências para o movimento de passageiros no final deste ano.

Jordão explicou que as obras de construção do módulo 1 de Guarulhos, que vai ampliar a capacidade do aeroporto em 1 milhão de pessoas, e, o módulo 2, que vai agregar mais 5 milhões de passageiros, estão acontecendo paralelamente à construção do terminal 3 do aeroporto. "Os dois módulos vão ficar prontos até o fim do ano que vem", disse Jordão. "Os módulos vão dar um fôlego enquanto as obras definitivas não ficam prontas", acrescentou.

Nessa segunda-feira, o Ministro de Esportes, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, criticaram o ritmo das obras nos aeroportos do país. "A questão dos aeroportos talvez seja o tema mais unânime no país. Há uma necessidade de melhora, de modificação dos seus sistemas, mas acredito que, com os planos de ação do próximo governo, os problemas sejam solucionados", disse Nuzman.

Na semana passada, o presidente da associação internacional que reúne companhias aéreas (Iata), Giovanni Bisignani, afirmou que dos 20 principais aeroportos do país, 13 não têm terminais capazes de atender a demanda atual de passageiros.

"Eu não vejo muito progresso (no ritmo das obras) e o tempo está correndo. Para evitar um embaraço nacional para o país precisamos reunir todos os participantes e finalizar um plano", disse Bisignani na ocasião.

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Infraero assina Ordem de Serviço para instalação de Módulo Operacional do Aeroporto Cuiabá


A Infraero assinou na última sexta-feira (19/11) a Ordem de Serviço para implantação do Módulo Operacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá/Marechal Rondon (MT). A instalação da estrutura tem conclusão prevista de quatro meses contados da assinatura do contrato.

O Módulo Operacional do Aeroporto de Cuiabá - com 675 m² e capacidade para 700 mil passageiros/ano - será um investimento de R$ 2,5 milhões e ampliará o movimento operacional do aeroporto para uma faixa de 1,65 milhão a 2,45 milhões de passageiros/ano. Esta melhoria dará suporte ao atendimento da demanda atual até a conclusão das obras de ampliação e reforma do aeroporto. O Módulo Operacional do aeroporto cumprirá as funções de um terminal de desembarque, oferecendo a mesma infraestrutura e todo o conforto de uma sala de desembarque tradicional, com isolamento termoacústico, climatização, sistema de som, Sistema Informativo de Voo e novas esteiras de desembarque de bagagens.

Para o superintendente do Aeroporto de Várzea Grande – Cuiabá, Sérgio Kennedy, além do conforto que será oferecido aos passageiros, o Módulo Operacional é importante para o atendimento da demanda projetada. O superintendente destacou que os prazos e as especificações da realização da obra terão uma fiscalização intensa. “A execução da instalação será amplamente acompanhada por comissão fiscalizadora, de forma que todas as especificações sejam atendidas dentro do prazo”, finalizou.


Assessoria de Imprensa – Infraero
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Infraero divulga ações para garantir tranquilidade nos aeroportos na alta temporada


A Infraero participou nesta segunda-feira (22/11) de uma reunião no Rio de Janeiro com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e com representantes das principais empresas aéreas. No encontro, foram destacadas as ações que cada órgão irá adotar para o final do ano.

Durante a reunião, o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, destacou o planejamento da empresa para a alta temporada, que visa garantir tranquilidade e fluidez nos aeroportos, as mesmas observadas nos três últimos anos. "Vamos trabalhar em conjunto, com diálogo constante entre os órgãos envolvidos no setor aéreo, e colocar em prática ações aperfeiçoadas a fim de dar agilidade em todas as operações envolvidas no embarque e desembarque de passageiros", garantiu Murilo.

O diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão, reafirmou o compromisso com a realização das obras que terão em início em 2011. “Enquanto as grandes obras são realizadas, estão sendo disponibilizados Módulos Operacionais - como o que entrou em operação em Brasília na última semana - que são uma solução de conforto e eficiência para acompanhar o crescimento da demanda”, finalizou. Jordão solicitou das empresas aéreas atenção especial com o cumprimento do fechamento do horário do check-in a fim de não causar impacto nas operações.

A superintendente de Marketing e Comunicação Social da Infraero, Léa Cavallero, apresentou para os presentes a campanha “Fique por Dentro”, que será divulgada este ano em 16 aeroportos. Entre as novidades, ela destacou a inserção nas Redes Sociais e o vídeo que será exibido ao lado dos aparelhos de raios-X para auxiliar o passageiro a passar pela inspeção. “Nossa intenção é mostrar a responsabilidade de cada órgão no setor aéreo a fim de que o passageiro consiga a informação que necessita”, afirmou Léa, ressaltando também que a chamada principal da campanha é “Todos trabalham juntos por você”.

Empresas aéreas manifestam satisfação com infraestrutura aeroportuária

Após reunião, em entrevista coletiva, questionadas sobre a infraestrutura aeroportuária, algumas empresas aéreas, como a TAM e a Gol, manifestaram satisfação com os serviços prestados pela Infraero. “Estamos operando normalmente e aproveitando horários fora do pico (de 7h as 10h e de 17h a 20 h) para atender passageiros que podem voar neste período”, afirmou Líbano Barroso, presidente da TAM. O diretor de Relações Intitucionais da Gol, Alberto Fajerman, lembrou que nos últimos dois feriados prolongados o transporte aéreo operou com tranquilidade.

A Anac, por sua vez, anunciou que manterá, de 17 de dezembro a 3 de janeiro, uma equipe de 120 pessoas, entre inspetores, diretores e pessoal de apoio, nos períodos de manhã, tarde e noite em 11 aeroportos de todas as regiões do País. Os aeroportos a receberem a equipe de reforço da Anac são: Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Antonio Carlos Jobim – Galeão (RJ); Aeroporto Internacional de São Paulo/Governador André Franco Montoro – Guarulhos e Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP); Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF); Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves (MG); Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS); Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE); Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre – Guararapes (PE); Aeroporto Internacional de Salvador/Luís Eduardo Magalhães (BA); Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES) e Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM).

De acordo com a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, o passageiro que precisar de ajuda deverá buscar, em primeiro lugar, a companhia aérea. “Caso não seja atendido de forma satisfatória, pedimos que procure um fiscal da Anac para relatar o fato”, orientou Solange.

Já o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) aumentará em 14% as posições de controle de tráfego, além de realizar monitoramento especial dos Aeroportos de Porto Seguro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis, além de Guarulhos, Congonhas e Galeão.

A Polícia Federal confirmou que, no caso dos voos internacionais, todas as posições de controle de migração (checagem de passaportes) estarão tripuladas nos horários de maior movimentação.

Entre as medidas divulgadas pelas empresas aéreas estão à disponibilização de aeronaves reserva o aumento das equipes de atendimento, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela Internet ou por totens nos aeroportos, a proibição de overbooking e o endosso de passagens entre as empresas.

Medidas da Infraero para a alta temporada

Entre as medidas anunciadas pela Infraero para garantir a fluidez das operações e o conforto dos usuários no período do final de ano, vale destacar:

· Campanha Fique Por Dentro: Neste fim de ano, a segunda edição da Campanha Fique por Dentro, lançada em 2009, está mais elaborada e com novidades. A campanha de marketing vai abranger os 16 aeroportos principais da Rede Infraero e que fazem parte da Copa de 2014. A ideia é informar aos passageiros a responsabilidade de órgãos e empresas do sistema aéreo, dando orientações diante de diversas situações.

A iniciativa irá inserir diversas peças publicitárias e disponibilizar mídia de apoio para reforçar a cobertura da campanha (como folders, gibi infantil e revista Coquetel para adultos, mostrando quem é quem no aeroporto) em pontos de distribuição nos locais onde o passageiro passa.

O projeto de presença digital inclui estratégia de posicionamento, monitoramento e respostas nas redes sociais (Facebook, Orkut etc). Também conta com publicidade de internet, hotsite exclusivo da campanha com dicas de viagem, SMS para interatividade com o público externo (projeto piloto em um dos aeroportos) e mobile com o aplicativo Voos Online, disponível também no site da Infraero.

Outra novidade será o filme para os raios-x, com orientações sobre a inspeção de pessoas e bagagens. O filme será exibido por meio de totens com monitores LCD instalados na área do canal de inspeção (inicialmente nos aeroportos do Rio, São Paulo e Brasília).

Já o “Guia do Passageiro”, que teve sua primeira edição lançada em 2009 com grande aceitação por parte dos usuários, também ganhará sua versão em inglês e será disponibilizado por Bluetooth. O usuário também tem acesso ao conteúdo por meio do link no portal da Infraero (www.infraero.gov.br).

· Juizados Especiais: Foram instalados nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, para solucionar problemas relacionados a serviço de transporte aéreo. Em todas as unidades judiciais, os passageiros podem solucionar eventuais conflitos relacionados a viagens, como overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros, sem sair do aeroporto. Os juizados especiais funcionam em salas cedidas pela Infraero em locais de fácil acesso, com sinalização adequada e por tempo indeterminado.

· Ouvidoria: Para melhorar o nível de atendimento e satisfação dos usuários, a Ouvidoria da Infraero atualizou sua Central de Atendimento Telefônico, com a implantação de uma Unidade de Resposta Audível (URA). Essa nova solução tecnológica apresenta diversas facilidades, como o direcionamento das ligações por intermédio de um menu de opções e avaliação do atendimento oferecido. A nova ferramenta também permite a obtenção de dados estatísticos categorizados das ligações recebidas em sua Central de Atendimento por meio de relatórios que poderão servir de apoio para a melhoria das atividades da Ouvidoria. O número de telefone 24h da Ouvidoria é 0800-727-1234.

· Balcões de Informações: Estão disponíveis na maioria dos aeroportos da Rede e grande parte deles opera 24 horas por dia. Os telefones para contato dos balcões em cada aeroporto podem ser encontrados no site da Infraero (www.infraero.gov.br), no ícone Aeroportos.

· Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago): O Nago tem sede em Brasília e acompanha a movimentação de passageiros e aeronaves nos 67 aeroportos da Rede. Todas as atividades da Infraero são monitoradas: movimento dos saguões e salas de embarque; pontes de embarque; sistemas de informação do voo e checagem do funcionamento das esteiras de bagagem; funcionamento dos estacionamentos; áreas de inspeção (raios-X); pátios e demais áreas dos aeroportos. Em 2010, o Nago recebeu novos equipamentos, que permitiram uma otimização dos serviços e reduziram o tempo de comunicação entre os elos de informação.

· Planos de Contingência: Todos os 67 aeroportos da Rede Infraero contam com um Plano de Contingência, que define qual a tratativa a ser adotada em cada situação fora da normalidade, garantido, assim, a continuidade das operações e o conforto e a segurança de passageiros e usuários.

· Reforço do efetivo: Ao longo do ano, a Infraero contratou 922 novos funcionários para as áreas de Operações, Manutenção e Navegação Aérea, que, até o início da alta temporada 2010/2011, já estarão trabalhando em diversos aeroportos da Rede, garantindo o movimento de passageiros e aeronaves durante o período. Além disso, as equipes que já atuam nos aeroportos serão reforçadas com o remanejamento de escala dos empregados.

· Reforço no Monitoramento: A Infraero fará um reforço na fiscalização em todos os setores do aeroporto – salas de embarque e desembarque, conectores, pontes de embarque, saguão e praça de alimentação – buscando certificar-se do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos. Na área de Manutenção, equipes vão fiscalizar 24h todos os sistemas e equipamentos disponíveis – ar condicionado, iluminação, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, esteiras de restituição de bagagem etc. Na Segurança, as equipes vão intensificar rondas nas áreas operacionais e patrimoniais, garantindo a segurança de todos os usuários do sistema aéreo. Nos pátios e demais áreas operacionais, a Infraero também vai intensificar a fiscalização, garantindo a fluidez de pousos e decolagens e o acesso dos passageiros às aeronaves, como um melhor controle da eficiência do transporte de passageiros entre a sala de embarque e as aeronaves.

· Sistema Informativo de Voo: O Sistema Informativo de Voo (SIV) recebeu, ao longo de 2010, novos monitores de LCD que foram distribuídos em diversos aeroportos da Rede, facilitando o acesso às informações aos usuários.

· Investimento de R$ 100 milhões: A Infraero investiu, para a alta temporada 2010/2011, cerca de R$ 100 milhões na aquisição de novos equipamentos. Foram adquiridos 54 ônibus, 10 veículos operacionais, 30 micro-ônibus, 29 ambulâncias, 13 mil carrinhos de bagagem, entre outros, que estarão à disposição para atender passageiros e demais usuários do setor.

· Criação do Centro de Gestão Aeroportuária (CGA) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que contará com representantes da Infraero, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e empresas aéreas para resolver questões que surjam durante o período.

· Utilização de coletes amarelos, com a frase "Posso Ajudar?", por empregados das áreas de Operações e Comunicação Social da Infraero, que serão responsáveis por reforçar as informações e orientações passadas aos passageiros. Ao todo, cerca de 4 mil coletes foram confeccionados, num novo modelo com bolsos.

· Módulos Operacionais de Florianópolis e Brasília já estão em funcionamento. Essas instalações são soluções de engenharia modernas, implantadas rapidamente, que proporcionam um excelente resultado final. Os Módulos Operacionais possuem toda a infraestrutura necessária ao conforto e comodidade dos passageiros, como ar condicionado, sanitários, Sistema Informativo de Voos, sistema de som e, em alguns casos, até estabelecimentos comerciais, como cafeterias, livrarias, etc. Atualmente, a Infraero está instalando Módulos Operacionais em Goiânia e Vitória e pretende implantar esta solução de engenharia em outros aeroportos da Rede.

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Gol e TAM afirmam ter planos para evitar caos nos aeroportos brasileiros




Na continuidade da discussão sobre a situação dos aeroportos brasileiros, as duas maiores companhias aéreas do país, Gol e TAM dizem ter se planejado para evitar transtornos de grande proporção por causa do aumento de passageiros nos terminais, por conta das festas de fim de ano.

A Gol afirma que planejou sua escala de trabalho durante as últimas semanas do ano de forma que a maioria dos funcionários esteja de plantão. Além disso, a empresa até duvida de um crescimento massivo no movimento durante o período.

"É claro que, com a concentração de passageiros, haverá mais fila. Mas o feriado de 12 de outubro foi o nosso grande teste: atingimos o recorde de 127 mil passageiros em um único dia e não tivemos problemas. Acreditamos que, no fim do ano, o número de passageiros não chegará a tudo isso", explicou Alberto Fajerman, diretor de relações institucionais da Gol, segundo a "Agência Estado".

A TAM informa que está se preparando desde julho último, com a criação de planos de contingência para várias situações, como dias chuvosos.

"Fizemos simulações para evitar danos ao sistema como um todo se chover no dia 23 e o aeroporto de Congonhas ficar fechado, por exemplo", declarou Ruy Amparo, o vice-presidente de operações da TAM.

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Avião da TAM faz voo teste com biocombustível de pinhão


Voo decolou do aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio.
Além dos tripulantes, outras 18 pessoas participaram.

A companhia aérea brasileira TAM informou que realizou na tarde desta segunda-feira (22) o primeiro voo experimental da América Latina utilizando biocombustível de aviação produzido a partir do óleo de pinhão manso, uma biomassa vegetal brasileira.

O voo, tripulado por dois comandantes da TAM, decolou do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, sobrevoou o espaço aéreo brasileiro sobre o Oceano Atlântico por 45 minutos e retornou ao ponto de origem. Participaram do voo, além dos tripulantes, outras 18 pessoas, entre técnicos e executivos da TAM e da Airbus.

O teste foi realizado com um Airbus A320 de sua frota, prefixo PR-MHF, com capacidade para transportar até 174 passageiros, que está em operação regular na malha doméstica da companhia.

De acordo com a TAM, a aeronave tem motores CFM56-5B produzidos pela CFM International, uma joint venture entre a GE dos Estados Unidos e a Snecma (Safran Group) da França.

Em nota, a TAM informa ainda que o próximo passo do projeto seja uma unidade de plantio de pinhão manso, em escala reduzida, no Centro Tecnológico da TAM em São Carlos (SP).

“O objetivo dessa unidade será a condução de estudos de viabilidade técnica e econômica para o início da implantação de uma cadeia de valor integrada no Brasil, com o intuito de produzir biocombustível à base de óleo de pinhão manso, desde a produção de matéria-prima até a distribuição do bioquerosene”, diz Líbano Barroso, presidente da TAM.

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Medidas de fim de ano para setor aéreo incluem reforço no atendimento e fiscalização



Medidas de fim de ano para setor aéreo incluem reforço no atendimento e fiscalização

Brasília, 22 de novembro de 2010 – As seis maiores companhias aéreas brasileiras – TAM/Pantanal, Gol/Varig, Azul, Webjet, Avianca e Trip –, a Infraero – que administra os principais aeroportos do País –, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, se comprometeram hoje, em reunião com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a tomar medidas visando o bom funcionamento do setor e o atendimento aos passageiros durante o período de fim de ano de 2010.

Entre as providências do setor estão a disponibilização de aeronaves reserva, o aumento das equipes de atendimento e equipamentos da Infraero, a ocupação de todas as posições de check-in das companhias nos horários de pico, o incentivo ao check-in pela Internet ou totens nos aeroportos, a proibição de overbooking, o endosso de passagens entre as empresas e o aumento da fiscalização da ANAC, em especial sobre os direitos dos passageiros. O Decea terá um aumento de 14% nas posições de controle de tráfego, além de realizar monitoramento especial dos aeroportos de Porto Seguro, Salvador, Fortaleza e Florianópolis. A ANAC também manterá inspetores durante 24 horas nos Centros de Operações das empresas aéreas e no Decea.

No caso dos voos internacionais, a Polícia Federal concordou em manter tripuladas todas as posições de controle de migração (checagem de passaportes) nos horários de maior movimentação. Como alguns voos internacionais incluem escalas domésticas, as companhias aéreas terão de comunicar os passageiros que farão exclusivamente os trechos dentro do Brasil a chegarem antecipadamente ao aeroporto e ainda sobre as restrições de líquidos da bagagem de mão.

De 17 de dezembro de 2010 até 3 de janeiro de 2011, a ANAC terá uma equipe de 120 pessoas, entre inspetores, diretores e pessoal de apoio, nos períodos de manhã, tarde e noite em 11 aeroportos de todas as regiões do País: Galeão (RJ), Guarulhos e Congonhas (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) e Manaus (AM). As equipes fiscalizarão o atendimento e as providências tomadas pelas companhias aéreas, assim como o cumprimento da Resolução nº 141, em vigor desde junho deste ano, que determina os direitos dos passageiros nas viagens aéreas.

Nos principais aeroportos brasileiros, estarão disponíveis aos passageiros cartilhas informativas. Para registrar manifestações na ANAC, os passageiros contam com atendimento durante 24 horas, em qualquer localidade, por meio do telefone gratuito 0800 725 4445 – inclusive em inglês e espanhol. Ou ainda pela Internet: www.anac.gov.br/faleanac

Conheça os principais direitos dos passageiros:

Assistência material (em casos de atraso, cancelamento ou preterição). A partir do horário previsto para o voo

1h – telefone ou Internet disponível;

2h – alimentação adequada ao tempo de espera (voucher, lanche, bebidas);

4h – Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.

Reacomodação

Imediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos, reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. Passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem.

Informação

Companhia deve informar direitos do passageiro e motivos do atraso, cancelamento ou preterição, inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações, se for o caso).

Reembolso

Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4h, reembolso integral do valor do bilhete, na mesma forma de pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário).

Algumas recomendações aos passageiros:

Documentos para check-in e embarque

Voos domésticos

São aceitos documentos originais com foto que permita identificar o passageiro – RG, carteira de motorista (mesmo que fora da validade), carteiras de entidades de classe (como OAB, CREA etc.), carteira de trabalho, passaporte – ou ainda cópias destes documentos, desde que autenticadas, legíveis e que permitam a identificação do passageiro pela foto. No caso de check-in feito pela Internet, o passageiro que não tiver bagagem para despachar deve se dirigir diretamente ao portão de embarque. Todos os passageiros devem apresentar novamente o documento de identificação na entrada da aeronave.

Voos internacionais

Passaporte original válido ou documento legal de viagem aceito pelo país de destino (consulte a Polícia Federal sobre acordos de documentação para alguns países). Além de visto para o país de destino, caso seja exigido.

Crianças e adolescentes (até 12 anos)

Além dos documentos acima, também é aceita a certidão de nascimento. Em caso de viagem com apenas um dos pais ou desacompanhado, consulte as normas do Juizado da Infância e do Adolescente para a documentação exigida.

Horário de check-in e embarque

Considerando o trânsito no período de fim de ano, saia de casa com antecedência para chegar ao aeroporto no prazo contido no bilhete para apresentação no check-in e na sala de embarque. O passageiro deve se apresentar para check-in com, no mínimo, 1 hora de antecedência em voos domésticos e 2 horas, no mínimo, em voos internacionais ou mistos (com trechos domésticos). Após o check-in, dirija-se imediatamente ao portão de embarque.

Algumas companhias permitem check-in com antecedência, pela Internet ou telefone, porém também é necessário se apresentar no prazo informado no bilhete.

Horário de verão e fuso horário

Os sites das companhias aéreas e os bilhetes informam a hora local, tanto na origem quanto no destino. Por isso, não é necessário calcular fuso horário ou horário de verão.

Bagagem despachada

Na bagagem despachada, evite transportar bens de valor (como jóias ou eletroeletrônicos). Se houver essa necessidade, é possível declarar o valor dos bens transportados ainda no check-in, solicitando o formulário à empresa aérea.

Identifique a bagagem para facilitar a visualização na sala de desembarque e evitar trocas.

Nos voos domésticos, cada passageiro tem direito a despachar até 23kg de bagagem (adulto ou criança). Nos voos internacionais, a franquia de bagagem é variada e, portanto, a companhia aérea deve ser consultada com antecedência.

A empresa aérea é autorizada a cobrar excesso de bagagem sempre que a franquia for excedida e o valor pode chegar a 0,5% da tarifa cheia por quilo de excesso. Para respeitar as normas de segurança sobre o peso máximo de decolagem, a companhia também poderá negar o excesso de bagagem, ou transportá-la em outro voo.

Bagagem de mão

Não pode ser maior que 115cm (altura + comprimento + largura) e o peso máximo é de 5kg. Acima desses limites, a companhia poderá exigir que a bagagem seja despachada e o peso será considerado na franquia destinada a cada passageiro. Objetos cortantes ou perfurantes só devem ser levados na bagagem despachada. Caso contrário, o passageiro poderá ter de deixá-los no aeroporto.

Nos voos internacionais, líquidos, géis, pastas devem ser conduzidos em um saco plástico de até 20cm x 20cm (1 litro), apresentados na inspeção do raio-X separadamente da bagagem. Cada recipiente não pode exceder o volume de 100ml, mesmo que parcialmente cheios. Perfumes, bebidas e outros líquidos adquiridos no free shop precisam estar embalados em sacola selada e acompanhados das notas fiscais do dia do voo.

Gestantes e bebês

Gestantes, lactantes, bebês, pessoas acompanhadas por crianças de colo e crianças desacompanhadas (até 12 anos de idade) têm direito a atendimento especial. Avise a companhia aérea com antecedência mínima de 48 horas antes do embarque. A primeira fileira de assentos das aeronaves deverá ser utilizada, prioritariamente, por crianças em berços, crianças desacompanhadas e passageiros acompanhados de cão-guia, quando necessário.

A alimentação de bebês ou líquidos especiais (sopas, xaropes, soro etc.) podem ser transportadas apenas na quantidade a ser utilizada durante o voo, incluindo eventuais escalas, e apresentados nas inspeções de bagagem.

Animais domésticos

Mesmo que viajando no porão da aeronave, não são incluídos na franquia de bagagem. O transporte pode ser autorizado no interior ou no porão da aeronave conforme as regras de cada companhia. É necessário apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, pelo posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário. Dependendo do porte do animal ou raça, deve-se usar focinheira para ter acesso ao terminal do aeroporto. Exceção para os cães guias devidamente documentados.

http://migre.me/2pmiA

domingo, 21 de novembro de 2010

Anac teme crise aérea e convoca reunião urgente


AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) convocou para amanhã uma reunião, em regime de urgência, com os presidentes das principais companhias aéreas, além de representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Polícia Federal, Receita Federal e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A agência está preocupada com o risco de problemas nos aeroportos em dezembro, durante as festas de fim de ano. Os executivos que comandam Gol, TAM, Webjet e Avianca confirmaram presença, e a Azul deve enviar seu diretor de operações.

O receio desta vez não é a repetição do caos no controle de voo, como ocorreu em 2006, no rastro do desastre do Boeing da Gol. O risco vem da combinação de três fatores: a afluência em massa de passageiros estreantes, vindos da nova classe média; a venda de passagens além da capacidade das companhias, e o despreparo dos aeroportos em receber usuários que desconhecem os procedimentos de embarque.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo apurou a prática de venda de passagens para voos extras ainda não autorizados está preocupando a diretoria da Anac. Apenas uma grande companhia teria vendido cerca de 10 mil passagens acima da capacidade dos voos programados para o período.

Num evento da Câmara de Comércio França-Brasil realizado na noite de sexta-feira no Rio de Janeiro, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, confirmou que a venda excessiva de passagens está entre os assuntos a serem tratados no encontro marcado para amanhã.

"(Vamos) estabelecer uma programação, como a gente fez no ano passado, para ter tranquilidade em relação a horários, atrasos, evitar venda de passagens excessivas, como eles faziam, evitar overbooking, todas essas coisas. Ou seja, vamos estabelecer regras neste sentido", disse o ministro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://migre.me/2nlXQ