sexta-feira, 18 de junho de 2010

NOTAM PARA SBGO


SBGO

07/06/10 04:00 - 25/06/10 08:00
DLY 0400/0800
RWY 14/32 CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)

(F0849/2010)

  • 19/6 Sexta p/ Sábado NÃO será realizado o desemborrachamento;

  • 20/6 Sábado p/ Domingo NÃO será realizado o desemborrachamento;

  • 21/6 Domingo p/ Segunda NÃO será realizado o desemborrachamento;

  • 22/6 Segunda p/terça SERÁ realizada pintura do eixo da PPD
  • ANAC

    Brasília - A resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que amplia direitos dos passageiros nos casos de voos atrasados ou cancelados, troca de aeronave e overbooking (prática de venda de passagens em número superior à capacidade da aeronave) está em vigor há apenas três dias e, nesse período, foram registradas 123 reclamações de usuários contra companhias aéreas que não estão cumprindo a norma.

    Equipes da Anac estão percorrendo os principais aeroportos brasileiros para verificar o cumprimento da nova norma em vigor desde o dia 13. Dependendo do tempo de espera para o embarque, as empresas devem garantir reacomodação em outro voo, reembolso do valor da passagem, alimentação e hospedagem.

    As empresas devem orientar, por escrito, os passageiros sobre a nova resolução. Segundo a Anac, as companhias aéreas que ainda não estão cumprindo as regras já foram advertidas e correm o risco de ser punidas com multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

    Esta semana, a agência vai vistoriar os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; do Galeão, no Rio de Janeiro; e de Brasília. Os aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e Recife também estão na lista de vistorias. A Anac ainda distribuirá 15 mil exemplares da cartilha sobre os novos direitos dos passageiros.

    ANAC

    AEROMODELOS CONTRA PÁSSAROS NOS AEROPORTOS



    O voo do predador



    Aeromodelo em forma de falcão afugenta os pássaros que voam próximos às pistas de pouso de aeroportos e evita acidentes. Produto vem sendo testado com sucesso em outros países

    Fernando Braga

    O falcão desenvolvido para evitar colisões entre aeronaves e pássaros tem obtido êxito em aeroportos da Itália e da Espanha e já foi testado no Galeão.

    Com a robustez de 150 toneladas e voando a 300 metros de altura, é difícil imaginar como um avião comercial pode ser traiçoeiramente abatido por uma simples ave de pouco mais de 1kg. No entanto, ocorrências desse tipo têm aumentado nos últimos anos. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), entre 2006 e 2008 foram registradas 1.321 colisões com pássaros no Brasil. Para aumentar a segurança em aeroportos, uma empresa ítalo-espanhola criou um robô em forma de falcão — ou Falco-Robot Gregarious Bird Removal System.

    Guiado por controle remoto, ele simula o voo de um predador natural dos ares e afugenta as aves que insistem em sobrevoar as cercanias das pistas de pouso e decolagem de aeronaves. A ideia, testada em aeroportos da Europa e dos Estados Unidos, chega para ajudar a acabar com um problema antigo dos pilotos e operadores de voo — com a vantagem de não causar prejuízo ecológico à fauna local. Na verdade, trata-se de um aeromotor que imita com exatidão a forma de voar de um falcão-peregrino (1)(Falco peregrinus), uma das mais agressivas aves do mundo.

    Desenvolvido pela companhia Bird Raptor International, o robô predador simula os movimentos de mergulho e sobrevoo, temidos por aves como pombos, garças e, principalmente, urubus, responsáveis por grande parte dos acidentes com aeronaves no país.

    Leve e forte

    Feito a partir de uma estrutura de fibra de carbono e forrado com kevlar, uma fibra sintética muito leve (pesa menos de 1kg) e resistente utilizada na fabricação de carros de Fórmula 1, o falcão não tem peças metálicas e sua fuselagem lembra a penugem de uma ave de verdade. O projeto, desenvolvido durante 11 anos, chegou ao Brasil no fim de 2009 e está sendo avaliado por uma comissão da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que estuda adquirir alguns exemplares para serem utilizados no Aeroporto do Galeão — um dos principais alvos de aves indesejadas.

    “O dispositivo é percebido pelos pássaros como uma autêntica ameaça. Assim, elas veem que há um predador na região e não se atrevem a invadir a área de pouso e decolagem”, explica Renzo Fazioli, da White Flight, empresa representante da Bird Raptor Internacional no Brasil, lembrando que o dispositivo também pode ser usado em outras áreas como campos agrícolas, portos comerciais e esportivos, além de centrais de energia térmicas, eólicas ou solares.

    Autonomia e eficácia

    Guiado por controle remoto, o robô utiliza a frequência de 2.4GHz, diferente da usada na comunicação de aeroportos e que não compromete a troca de informações entre a torre de comando e os pilotos. Depois de obter a autorização dos operadores, o simulador de falcão aciona um minimotor que é auxiliado por duas pequenas hélices localizadas na cauda e no bico para alçar voo.

    De acordo com a fabricante, a autonomia pode alcançar até 30 minutos. Para prolongar ao máximo esse tempo, o aeromodelo utiliza as correntes de ar quente para se manter voando, acionando a força do motor apenas para realizar movimentos específicos durante o voo – e para auxiliar no procedimento de pouso ou decolagem. “Depois de realizar um treinamento simples, um operador consegue guiar o falco robot de uma distância de até 3 quilômetros”, conta Fazioli.

    A coordenadora dos meios bióticos e antrópicos da Infraero, Rosângela Finocketi, conta que, durante os 15 dias em que o simulador foi utilizado no Rio de Janeiro, o objetivo principal de afugentar outras aves que sobrevoavam o local do aeroporto foi alcançado. “É muito interessante. Nosso medo era que o falcão robô acabasse espantando as aves para cima da pista de pouso, mas ele conseguiu afugentar os pássaros, conduzindo-os para longe da área do aeroporto”, diz Rosângela.

    Ela lembra, porém, que, além do aeromodelo, outras medidas estão sendo utilizadas para minimizar a presença dos indesejados visitantes. “Aeroportos como o de Pampulha (MG) fazem uso da falcoaria, que é a utilização de falcões verdadeiros”, conta. Além disso, outras mecanismos como a emissão de sinais sonoros, feixes de luz e até de fogos de artifício podem contribuir para solucionar a questão. “Apesar de o falcão robô ter se mostrado eficaz, é importante saber que não há uma solução isolada que acabe com o problema. Temos que adotar medidas que ajam em conjunto”, aponta a coordenadora da Infraero, que espera realizar novos testes para poder adquirir os equipamentos.

    1 - Rápida e mortal

    Presente em vários países, o falcão-peregrino é conhecido por ser um caçador solitário. Durante o voo, ele captura a presa com suas fortes garras e a mata com o afiado bico. É tido como uma das aves mais rápidas do mundo, com velocidade de mergulho que chega a atingir 320 km/h.

    Lixões e lagoas atraem urubus

    De acordo com o major Henrique Rubens Balta, gerente do programa de controle do perigo aviário no Brasil conduzido pelo Cenipa, a situação é comum em aeroportos de todo o mundo e tende a aumentar com os anos, pois os grandes centros têm se aproximado cada vez mais das áreas reservadas a aeroportos. “Com isso, ambientes atraentes para os pássaros como lixões e lagoas chamam a atenção desses animais. Antes de combatermos o problema, temos que ver as causas”, lembra. Desde 1987 o Cenipa registra os casos relatados, seja pela aviação civil ou por militares, que envolvem colisões de aeronaves com pássaros.

    No último ano, por exemplo, 955 acidentes foram registrados no país — número 69% superior ao anotado no ano anterior. “Nos últimos anos tivemos um aumento nesses indicadores, principalmente por dois fatores: os envolvidos estão se conscientizando da importância de relatar essas ocorrências para o Cenipa, além do volume de voos ter crescido significativamente”, diz.;

    O major sabe, porém, que apenas 20% a 25% dos acidentes aéreos envolvendo choques com aves são relatados. “É algo grave e com frequência vemos alguns casos sendo noticiados(1). Para se ter uma ideia, se um avião estiver em procedimento de pouso a 300km/h, a colisão com um urubu de 1,5 kg pode ter um impacto equivalente a 7 toneladas”, explica o major.

    1 - Acidente do rio Hudson

    Em janeiro de 2009, o comandante do voo 1549 da US Airlines ganhou fama mundial e virou herói nos Estados Unidos depois de conseguir pousar com habilidade a aeronave que pilotava no rio Hudson, em Nova York. Menos de cinco minutos após decolar, o comandante foi surpreendido por uma ave que entrou na turbina do avião e o obrigou a fazer um pouso de emergência. Todos as 155 pessoas que estavam no voo sobreviveram.

    Fonte: CORREIO BRAZILIENSE

    http://www.aviacaonoticias.com/2010/06/o-voo-do-predador.html

    FORÇA AÉREA BRASILEIRA


    Aeronáutica ganha autorização para a construir área militar dentro da APA Lagoa Santa, em MG





    A região de Lagoa Santa, em Minas Gerais, conhecida por possuir ricos sítios arqueológicos, vai ganhar uma base militar da Aeronáutica, a ser construída em área de proteção ambiental de uso sustentável (APA Carste Lagoa Santa), com a anuência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no processo de licenciamento. Esta será a primeira base militar analisada pelo Ibama desde que o órgão foi criado e passou a ser responsável pelos licenciamentos de empreendimentos militares.

    A instalação do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), a ser construído na Rodovia MG-10, sem número, no bairro Vila Asas, município de Lagoa Santa, ocupará área de aproximadamente 57 mil m² para atendimento a 360 alunos, sendo que 300 deles ficarão alojados em acomodações internas. O CIAAR contará com apoio didático e logístico de 500 militares e civis.

    Segundo o quadro de uso e ocupação do solo no imóvel, a área ocupada por edificações, vias de trânsito e acesso e jardins somam 40,44 hectares, representando 56,72% do total. A vegetação nativa remanescente de Cerrado a ser preservada corresponderá a 43,28%.

    Fonte: EPTV, via NOTIMP

    INFRAERO EM SBGR



    Presidente da Infraero inspeciona obras no Aeroporto de Guarulhos







    O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, realizou na manhã desta quinta-feira (17/6), uma visita técnica às obras do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A inspeção ocorreu bem no início da manhã, durante o nascer do sol. As obras foram retomadas no último dia 14/5, por meio de um convênio firmado entre Infraero e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC), que iniciou os serviços de levantamento topográfico e de terraplenagem da futura pista de saída rápida, denominada PR-FF, que terá extensão de 340 metros.

    Nessa fase estão sendo executadas obras de retirada da camada vegetal e o início das escavações, que alcançarão profundidades de até oito metros nos próximos 15 dias. Esta etapa vai remover toda "terra mole" preparando assim a base firme e segura para o trânsito de grandes aeronaves que fazem o taxiamento no Aeroporto de Guarulhos.

    Durante a visita - que também contou com a presença do superintendente do Aeroporto de Guarulhos, Lucinio Baptista da Silva, e do tenente-coronel do Exército do Destacamento Guarulhos Elione da Silva Salles, o presidente da Infraero percorreu o setor onde ocorre a primeira etapa da obra, a futura pista de taxiamento PR-FF. No local foi inserido sinalização específica para o isolamento da área, sem prejudicar os procedimentos de taxiamento de aeronaves no sistema de pistas e obedecendo a todos os parâmetros de segurança da aviação, estabelecidos pelos órgãos reguladores. Durante a realização das obras, as operações de pousos e decolagens vão ocorrer normalmente.

    “Guarulhos tem muita importância para o setor de transporte aéreo nos cenários nacional e internacional. Estamos cumprindo nosso compromisso com o Governo Federal e vamos executar o cronograma definido para a construção dessas obras”, declarou Murilo Barboza durante a inspeção.

    Obras

    A primeira fase das obras do sistema de pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi iniciada na segunda quinzena de junho. Equipamentos como escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes, rolos compactadores, entre outros, já estão alocados no canteiro de obras do aeroporto. No plano de trabalho, as equipes da Infraero e do Exército definiram que as obras serão realizadas em dois turnos.

    O Termo de Cooperação firmado entre a Infraero e o Comando do Exército inclui a construção de uma pista de taxi de saída rápida, denominada PR-FF; a revitalização de um trecho de 1.060 metros da pista de pouso e decolagem de maior extensão (3,7 mil metros) e o prolongamento da pista de taxiamento PR-B.

    A obra está orçada em R$ 43,7 milhões, com prazo de execução de 13 meses e será executada pelo DEC, através do Destacamento Guarulhos. Esses serviços vão proporcionar maior fluidez nas operações de pouso e decolagem do aeroporto.

    Fonte: INFRAERO

    SBKP - Terminal de Cargas de Viracopos quebra recorde de movimentação





    O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos (SP) bateu recordes de movimentação e receita no mês de maio, alcançando a melhor marca mensal na história do aeroporto. Em maio, foram recebidas 16 mil toneladas na Importação, marca 89% superior à movimentação de maio do ano anterior. Na Exportação, foi registrado movimento de quase nove mil toneladas, movimento 79% superior ao de 2009 e o melhor resultado dos últimos dois anos.

    Mesmo com o crescimento na movimentação de cargas, o processamento de toda a demanda foi realizada com tranquilidade e dentro dos padrões preconizados pela legislação aduaneira, demonstrando a capacidade do Terminal de Cargas de Viracopos para atender à crescente demanda.

    "Diante dos desafios apresentados no mês de maio, o Terminal de Cargas superou limites para que Viracopos, conhecido pela eficiência, não perdesse qualidade e agilidade em virtude do grande volume de cargas recebidas”, disse a superintendente do Aeroporto de Viracopos, Lilian Ratto Neves. “O compromisso da equipe com a cadeia logística da Infraero é muito claro diante destes resultados, afirmou Lilian”.

    Fonte: INFRAERO

    ANAC



    ANAC verifica cumprimento de novas regras de assistência aos passageiros




    Brasília, 17 de junho de 2010 – Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estão percorrendo os principais aeroportos brasileiros para verificar o cumprimento das novas regras da assistência devida pelas companhias aéreas aos passageiros nos casos de atraso de voo, cancelamento e preterição de embarque, previstas na Resolução nº 141 que entrou em vigor esta semana. A regulamentação prevê que o passageiro receba da companhia informações por escrito sobre seus direitos, além de garantir, conforme o caso, reacomodação em outro voo, reembolso, facilidades de comunicação, alimentação e acomodação de acordo com o tempo de espera. Todos esses direitos estão descritos também na página da ANAC na Internet (www.anac.gov.br/dicasanac) e no site Hora de Viajar (www.anac.gov.br/horadeviajar).

    Desde o primeiro dia da nova regulamentação, a ANAC verificou que a companhia aérea Webjet disponibilizou aos passageiros todas as informações necessárias, por meio de informativos impressos e cartazes (banners), além de ter tomado as providências devidas quando necessário.

    No decorrer da semana, as demais empresas aéreas também passaram a informar seus passageiros sobre os direitos, casos da TAM, Gol/Varig, Azul, Trip, Pantanal e Passaredo. Entre as companhias aéreas estrangeiras, a Lufthansa e a Swiss foram as primeiras a disponibilizar as informações.

    As companhias aéreas que ainda não estão cumprindo integralmente a norma já foram advertidas formalmente pela ANAC para que corrijam os problemas, sob pena de receber multas de R$ 4 mil a R$ 10 mil por ocorrência. Essas situações estão sendo apuradas pelos inspetores da ANAC e também por meio das manifestações registradas pelos passageiros, pelo telefone 0800 725 4445 (ligações gratuitas, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em inglês e espanhol) ou pela Internet, no www.anac.gov.br/faleanac. Na segunda-feira (14 de junho), foram registradas 24 manifestações de usuários sobre atrasos, cancelamentos e overbooking (uma das razões de preterição de embarque). Na terça-feira (dia 15), foram 69 manifestações e ontem (dia 16), 30 registros.

    A ANAC intensificou a fiscalização e acreditamos que também o passageiro, bem informado sobre a norma, contribui para que a regulamentação seja cumprida”, afirma Juliano de Alcântara Noman, superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da ANAC.

    Inspetores da ANAC visitam nessa semana os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (em São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília. Estão no cronograma da Agência inspeções no Santos Dumont (Rio de Janeiro), Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Confins (Belo Horizonte), Recife, Fortaleza, Viracopos (Campinas), Manaus e Belém. Outros aeroportos podem ser incluídos de acordo com a demanda.

    A ANAC também iniciou a distribuição do primeiro lote de 15 mil exemplares da cartilha que descreve os novos direitos dos passageiros. Nas próximas semanas, um novo lote, com mais 15 mil exemplares, estará disponível. A Infraero, que administra os principais aeroportos brasileiros, também está contribuindo com a prestação de informação aos passageiros e afixou banners nos terminais.

    Fonte: ANA
    http://www.aviacaonoticias.com/2010/06/anac-verifica-cumprimento-de-novas.html

    Congonhas está saturado de pó e de fumaça



    Congonhas está saturado de pó e de fumaça

    18 de junho de 2010 | 0h 00
    - O Estado de S.Paulo

    A região de Congonhas não enfrenta somente a poluição por ozônio. De acordo com os dados da Cetesb, a área na zona sul também está saturada por partículas totais em suspensão ? mistura de poeira e fumaça de carros, indústrias e poeira do solo. Parte dessas partículas é inalável e pode causar problemas à saúde.

    Congonhas está também próximo da saturação para monóxido de carbono e para dióxido de nitrogênio, emitidos principalmente por veículos. Segundo o gerente Carlos Komatsu, da Cetesb, a área tem a influência da Avenida dos Bandeirantes, da 23 de Maio e do aeroporto. "Não sabemos com certeza qual é a parcela de culpa dos aviões", afirma ele. Os particulados vêm principalmente dos veículos pesados, que utilizam diesel.

    De acordo com o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, há muita reclamação na região sobre a poluição, "com razão". Para dar o licenciamento ambiental ao aeroporto, a secretaria fez cerca de 90 exigências, mas a Infraero conseguiu barrá-las na Justiça Federal. "Não queremos fechar Congonhas, mas que funcione disciplinadamente e conviva bem com a cidade." / A.B.

    http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=63579

    AAL


    18/06/2010 09h19 - Atualizado em 18/06/2010 09h19


    Porta de avião vindo do Brasil cai depois do pouso nos EUA


    Incidente ocorreu logo depois do pouso em Dallas na quinta-feira (17).
    Nenhum dos 200 passageiros se machucou, segundo a empresa.

    Do G1, com agências internacionais

    A porta de um avião da American Airlines que havia partido de são Paulo abriu-se quando o avião saía de um portão no aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth, informou a empresa na quinta-feira (17).

    Tim Wagner, porta-voz da empresa, disse que nenhum dos 200 passageiros se machucou no incidente, ocorrido logo depois do pouso.

    Wagner afirmou que não estava claro se a tripulação teve culpa ou se houve falha mecânica no avião, um Boeing 777.

    A empresa não tomou medidas disciplinares contra os funcionários.

    O avião foi mandado para reparos.

    VC no G1: Estava no local? Mande sua foto, seu vídeo ou seu relato

    TAP



    TAP oferece autocarro (ônibus) de ligação entre Campinas e São Paulo

    Presstur 18-06-2010 (07h01)

    A TAP vai introduzir um serviço gratuito de ligação de autocarro entre a cidade de São Paulo e o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, seu novo destino no Brasil, para onde começa a voar a partir de 3 de Julho.
    Uma informação divulgada pela companhia no Brasil indica que a reserva do serviço de autocarro deverá ser efectuada com antecedência mínima de 48 horas, que para embarque em Congonhas, aeroporto da cidade de São Paulo, os passageiros deverão chegar com 30 minutos de antecedência e apresentar-se no balcão TAP nas áreas de desembarque (chegadas domésticas) e para embarque em Viracopos “tão logo realizado o desembarque [do voo de Lisboa], os passageiros deverão dirigir-se à área externa do terminal onde estará localizado o veículo”.
    A TAP diz ainda que os autocarros “são modernos e equipados com ar condicionado, TV e banheiros”.
    “Esse é um serviço que a companhia oferece para deixar mais ainda confortável e exclusiva a viagem de seus passageiros para a Europa através de Viracopos”, acrescenta.
    A TAP vai começar a rota Lisboa-Viracopos com três voos por semana, às terças, quintas e Sábados, com saída da capital portuguesa às 15h05 e chegada a Campinas às 21h05. No sentido Brasil – Portugal, os voos, com uma duração de aproximadamente dez horas, saem de Viracopos às 22h35.
    Campinas, no estado de São Paulo, a cerca de cem quilómetros da capital estadual, é a nona cidade com voos directos da TAP à partida de Lisboa, depois de Congonhas (São Paulo), Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza.
    A companhia tem ainda voos directos entre o Porto e São Paulo e Rio de Janeiro.

    quinta-feira, 17 de junho de 2010

    TAM

    TAM estampará logotipo da Oi em avião

    Ação de marketing será lançada na próxima semana com o objetivo de divulgar a operadora

    No ar: imagem do site da campanha promocional da Oi, que será lançada nos próximos dias

    São Paulo - A operadora de telefonia móvel Oi divulgará sua marca pelos ares do Brasil por meio de uma parceria fechada com a TAM. Uma aeronave da companhia foi estampada apenas com o logotipo da operadora e deve levantar vôo a partir da próxima semana.

    Segundo uma fonte próxima à TAM ouvida pelo site de EXAME, a parceria entre as duas empresas foi facilitada pela relação próxima entre o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, e a família Amaro, dona da companhia área. Falco foi, por nove anos, vice-presidente da TAM e ainda mantém um bom relacionamento com os membros do conselho da empresa.

    Para a Oi, a iniciativa é uma boa oportunidade de divulgar a marca pelo Brasil a um custo relativamente pequeno, perto do que a operadora teria de investir em mídias convencionais para obter o mesmo retorno de divulgação. Para a TAM, a ação é uma maneira alternativa de obter receita. "Essa receita será ínfimo perto do que a empresa ganha com sua operação formal", afirma a fonte, que preferiu não estimar um valor para a campanha. "Por isso penso que é um produto não será estendido a outras empresas", diz.

    Procurada pela reportagem, a Oi apenas informou que haverá a divulgação oficial de uma ação promocional nos próximos dias. O site da campanha já está no ar, com o slogan Você vai voar muito mais longe com a Oi, e pode ser conferido em http://www.voesimplesassim.com.br.

    Esta não é a primeira vez, no Brasil, que uma empresa estampa sua marca em um avião para se promover. Em abril de 2001, por exemplo, a Gazeta Mercantil fez o mesmo em uma aeronave da Nordeste, então controlada pela antiga Varig. O avião, um Boeing 737-500, voou por seis meses com o logotipo do jornal. O caso ficou conhecido como a primeira experiência de marketing externo do setor aéreo brasileiro.

    http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/tam-estampara-logotipo-oi-aviao-570880.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    ANAC

    Descumprimento

    Anac recebeu mais de 100 reclamações depois de novas regras

    Daniella Jinkings, AGÊNCIA BRASIL

    17/06/2010 | 17:22

    Brasília - A resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que amplia direitos dos passageiros nos casos de voos atrasados ou cancelados, troca de aeronave e overbooking (prática de venda de passagens em número superior à capacidade da aeronave) está em vigor há apenas três dias e, nesse período, foram registradas 123 reclamações de usuários contra companhias aéreas que não estão cumprindo a norma.

    Equipes da Anac estão percorrendo os principais aeroportos brasileiros para verificar o cumprimento da nova norma em vigor desde o dia 13. Dependendo do tempo de espera para o embarque, as empresas devem garantir reacomodação em outro voo, reembolso do valor da passagem, alimentação e hospedagem.

    As empresas devem orientar, por escrito, os passageiros sobre a nova resolução. Segundo a Anac, as companhias aéreas que ainda não estão cumprindo as regras já foram advertidas e correm o risco de ser punidas com multas que variam de R$ 4 mil a R$ 10 mil.

    Esta semana, a agência vai vistoriar os aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; do Galeão, no Rio de Janeiro; e de Brasília. Os aeroportos de Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Manaus e Recife também estão na lista de vistorias. A Anac ainda distribuirá 15 mil exemplares da cartilha sobre os novos direitos dos passageiros.

    http://portalexame.abril.com.br/economia/noticias/anac-recebeu-mais-100-reclamacoes-depois-novas-regras-570844.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    .

    ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


    SBBR F1044/2010 NOTAMC - SBBR F1026/2010
    Q) SBBS/QNDXX///AE/000/999/
    A) SBWR - /BRASILIA/TMA,
    SWFR - FORMOSA/FORMOSA, GO
    B) 17/06/10 16:20
    E) DME FRM CH 88X CNL INFO DIVULGADA)
    DT EXPED : 17/06/10 16:20:00
    STATUS : CANCELED
    ORIGEM : SBBRZXBN

    SBBR F1045/2010 NOTAMN
    Q) SBBS/QNMAS/IV/BO /AE/000/999/
    A) SBWR - /BRASILIA/TMA,
    SWFR - FORMOSA/FORMOSA, GO
    B) 17/06/10 16:22 C) 17/06/10 22:00
    E) VOR/DME FRM 114.10MHZ/CH88X U/S)
    DT EXPED : 17/06/10 16:22:00
    STATUS : IN FORCE
    ORIGEM : SBBRZXBN

    SBCT E1470/2010 NOTAMN
    Q) SBCW/QNMAS/IV/BO /AE/000/999/
    A) SBJV - JOINVILLE/LAURO CARNEIRO DE LOYOLA, SC
    B) 17/06/10 15:45 C) 17/06/10 21:00
    E) VOR/DME JNV 115.10MHZ/CH98X U/S)
    DT EXPED : 17/06/10 15:45:00
    STATUS : IN FORCE
    ORIGEM : SBCTZXBN

    PROMOÇÕES - AÉREAS

    Webjet Conecte-seWebjet De Rio de Janeiro para Porto Alegre apartir de 2x de R$ 54,50 http://migre.me/PHhr #48horasdeofertas #webjet

    PROMOÇÕES - AÉREAS


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