sábado, 20 de novembro de 2010

Pilotos brasileiros vão para o exterior em busca de salários mais altos


RIO - Homens que se cumprimentam com beijo no rosto, carros que só se compram com dinheiro vivo, horas em jejum sob um calor de 50 graus. Comportamentos como esses podem parecer estranhos a olhos brasileiros, mas se tornaram rotina entre os cerca de 500 pilotos que deixaram o país nos últimos dez anos em busca de melhores condições de trabalho. No exterior, eles ganham no mínimo o dobro do que ganhariam no Brasil e ainda têm as despesas com aluguel e plano de saúde cobertas pelas empresas que os contrataram. Uma raridade entre as aéreas nacionais.

O choque cultural por que passou essa legião de comandantes só tende a se multiplicar. Estudo feito pela Boeing com perspectivas para o setor de aviação entre 2010 e 2029 mostra que o mundo vai precisar de mais 466.650 pilotos no período e que um quarto dessa demanda (180.600) virá da Ásia e do Pacífico, com destaque para a China, um dos países que mais receberam pilotos brasileiros nos últimos anos. Na América Latina, a necessidade será bem menor, de 37 mil pilotos até 2029.

Esperei até o último minuto para ver se o governo ia salvar a Varig. Lamento muito o que aconteceu - Cesar Sfoggia

A maior parte dos comandantes no exterior está na faixa dos 50 anos e abandonou o Brasil em meio à crise no setor de aviação que levou à falência Transbrasil, Vasp e Varig. Armindo Souza de Freitas, de 54 anos, foi um deles. Após 16 anos de Varig, ele deixou a empresa em 2003, quando os atrasos de salários já eram frequentes, para pilotar aviões da Shenzhen Airlines, na China. As dificuldades de adaptação começaram pela comunicação, já que poucos chineses falavam inglês. Nos supermercados e shoppings, a solução foi recorrer a mímicas e desenhos. Para ver TV num país onde os canais, controlados pelo Estado, não exibem filmes estrangeiros com legenda, o jeito foi burlar a lei e instalar TV a cabo com sinal de Hong Kong.

Cultura empresarial chinesa também é diferente

Freitas também sofreu com a burocracia e custou a entender que as promessas de bônus por produtividade não são necessariamente cumpridas na China. Servem, muitas vezes, apenas como estímulo para o trabalhador. Entre tantas histórias que colecionou ao longo dos cinco anos que morou na China com a mulher Gisele e o filho Lucas, a mais curiosa foi quando a família resolveu comprar um carro. Num país com passado comunista, a cultura de cheque e cartão de crédito engatinha, levando os chineses a usar só dinheiro.

- Me senti ridículo no dia em que fui a uma concessionária para comprar um automóvel e tive que levar uma sacola de dinheiro. Havia uma sala com um guichê só para contar as cédulas - conta Freitas, que desde 2007 voa para a Korean Air e mora nos EUA, onde montou uma empresa que comercializa aeronaves usadas, a PartsMax Aviation.

Cesar Sfoggia, de 54 anos, também foi buscar emprego na China com o fim da Varig. Uma das primeiras palavras que aprendeu a falar em mandarim foi arroz, que não pode faltar na culinária chinesa e é fundamental para amenizar o gosto da pimenta. Morando na Ásia com a mulher desde 2006, ele volta de tempos em tempos ao Brasil para visitar os filhos, João, de 28 anos, e Artur, de 26, que vivem em São Paulo. E, como os colegas, sente saudade dos velhos tempos:

- Esperei até o último minuto para ver se o governo ia salvar a Varig. Lamento muito o que aconteceu.

Se tivesse permanecido no Brasil, Sfoggia estaria ganhando cerca de R$ 20 mil, média salarial - incluindo gratificações - de pilotos com mais de 15 anos de experiência que fazem voos internacionais, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Além dos salários melhores no exterior, os brasileiros buscam lá fora o status que estavam ameaçados de perder aqui no Brasil. Quando uma companhia quebra e o piloto muda de empresa, é praxe que ele vá para o fim da fila das promoções na nova companhia. Isso significa passar anos em aviões menores e apenas para destinos domésticos.

- Essa política realmente existe e contribuiu para o êxodo dos pilotos brasileiros. Mas o principal fator são as condições financeiras e benefícios - diz Graziella Baggio, do SNA.

Aéreas do Oriente Médio têm melhores condições

As empresas do Oriente Médio são as que oferecem condições mais atraentes. Além da carga horária menos pesada - em geral três semanas de trabalho e uma de folga por mês - há distribuição de bônus entre os funcionários. Na Turkish Airlines, por exemplo, isso é feito a cada três meses, condicionado ao desempenho da companhia. Este ano, com a flexibilização da legislação turca - que passou a permitir a importação de pilotos - três brasileiros foram para lá.

O capixaba Marco Aurélio Rocha, de 56 anos, foi um deles. Ele havia deixado a TAM em 2004 para voar na Singapore Airlines e, desde maio de 2010, está na Turkish. No início, estranhou hábitos como cumprimentar seus colegas de trabalho com dois beijos no rosto. Mas hoje já se sente em casa, apesar da saudade do Brasil. Ouve CDs com música turca e não perde a oportunidade de comer os doces locais. Também se sente mais seguro em Istambul que no Brasil.

Já no Qatar, onde o ex-piloto da Varig Cezar Winck, de 48 anos, mora desde 2007, o governo tenta de tudo para se aproximar do Ocidente, mas a força da religião ainda é grande.

- Os estrangeiros, mesmo sendo maioria da população, buscam respeitar os hábitos dos muçulmanos - diz Winck, que mora em Doha com a mulher e filha de 6 anos.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Links patrocinados

http://migre.me/2mGYn

Anac anuncia plano com aéreas para evitar apagões no verão e nas festas de fim de ano



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) definiu esta semana um plano de emergência para evitar os apagões aéreos durante as festas de final de ano e também para a temporada de verão. O programa envolve seis das principais companhias aéreas, Receita Federal, Infraero e outras entidades.

Segundo Gerson Bonani, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Anac a ideia do programa é de prevenção para evitar os problemas ocorridos nos últimos feriados com cancelamentos e atrasos. "A Anac está preocupada com o aumento na demanda e definiu uma estratégia para evitar contratempos nos dias de maior movimento", adiantou.

Na próxima semana a presidente da Anac, Solange Vieira reúne a imprensa para uma entrevista coletiva com a presença de representantes das companhias aéreas, Infraero e Receita Federal para divulgar os detalhes da ação conjunta.

http://migre.me/2lTn8

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 20 - 11 - 2010


RESUMO NOTAM 19-20 NOV 10

SBRF B1829/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 13/12/10 11:00 C) 14/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) RWY 16R/34L CLSD DEVIDO SER MAINT )
DT EXPED : 19/11/10 10:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1830/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMXLC/IV/M /A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 13/12/10 11:00 C) 17/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) TWY FOXTROT CLSD DEVIDO SER MAINT )
DT EXPED : 19/11/10 10:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1831/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMXLC/IV/M /A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 13/12/10 11:00 C) 17/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) TWY JULIET CLSD DEVIDO SER MAINT )
DT EXPED : 19/11/10 10:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0345/CGN/191110

SBRF B1832/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/1255S03819W005
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 07/12/10 03:10 C) 17/12/10 06:10
D) DLY 0310/0610
E) RWY 10/28 CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO )
DT EXPED : 19/11/10 10:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0346/CGN/191110

SBBR F2099/2010 NOTAMC - SBBR F1920/2010
Q) SBXX/QAFXX//////
A) SBXX - /BRASIL,
B) 19/11/10 12:34
E) FIR - AWY W11 CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 19/11/10 12:34:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN



SBBR F2100/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QARCH/IV/BO /E /085/245/1947S04420W020
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 19/11/10 11:53 C) PERM
E) RTE ATS W11 TRECHO SELDO/VOR BHZ/SELDO MODIFICADO HDG
DE 305/125 PARA 125/305
REF: ENRC L1/L2
F) FL085 G) FL245)
DT EXPED : 19/11/10 11:53:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F2101/2010 NOTAMC - SBBR F2074/2010
Q) SBAZ/QLPAK//////
A) SBCC - NOVO PROGRESSO/CACHIMBO, PA
B) 19/11/10 12:18
E) PAPI RWY 12 OPR NML)
DT EXPED : 19/11/10 12:18:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E3072/2010 NOTAMR - SBCT E2831/2010
Q) SBCW/QCAAS/IV/B /AE/000/999/2740S04833W040
A) SBFL - FLORIANOPOLIS/HERCILIO LUZ, SC
SBXF - /FLORIANOPOLIS/TMA,
B) 19/11/10 13:16 C) 23/03/11 22:00
E) FAC A/G OPS 122.50MHZ U/S)
DT EXPED : 19/11/10 13:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E3073/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/140/2823S05139W003
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 15/12/10 17:00 C) 15/12/10 23:00
E) PJE ACONTECERA CENTRO COORD 282238S/0513841W (IBIRAIARAS, RS) RAIO
5KM RTO
F) GND G) FL140)
DT EXPED : 19/11/10 13:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
: SBCTZXBN











SBCT E3075/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/120/2548S05302W002
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 01/12/10 10:00 C) 19/05/11 22:00
D) DLY 1000/2200
E) PJE ACONTECERA CENTRO COORD 254737S/0530208W (DOIS VIZINHOS, PR)
RAIO 3KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 19/11/10 13:43:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B1833/2010 NOTAMR - SBRF B1316/2010
Q) SBRE/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/0808S03455W180
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 19/11/10 12:11 C) PERM
E) VOR REC 116.90MHZ U/S BTN RDL 043/063 RDL 254/276 RDL 315/351 RDL
166 RDL 075 ALEM DE 30NM E RDL 196 ALEM DE 15NM
REF: AIP BRASIL AD
2.19
ENR 4.1
AIP BRASIL MAP IAC SID
ROTAER 3-R)
DT EXPED : 19/11/10 12:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0338/CGN/191110

SBRF B1835/2010 NOTAMC - SBRF B1795/2010
Q) SBRE/QNVAK////000/999/1739S03915W180
A) SBCV - CARAVELAS/CARAVELAS, BA
B) 19/11/10 12:52
E) VOR CVL 116.00MHZ OPR NML)
DT EXPED : 19/11/10 12:52:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1838/2010 NOTAMR - SBRF B0835/2010
Q) SBRE/QMRXX////000/999/1449S03902W005
A) SBIL - ILHEUS/BAHIA - JORGE AMADO, BA
B) 19/11/10 13:13 C) PERM
E) RWY 29 TKOF INICIAR CURVA SOMENTE APOS ATINGIR 1000FT AGL
REF: AIP BRASIL MAP SID)
DT EXPED : 19/11/10 13:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN








SBRF B1839/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 13/12/10 11:00 C) 14/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) RWY 12 FST 200M CLSD DEVIDO SER MAINT )
DT EXPED : 19/11/10 13:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1840/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 13/12/10 11:00 C) 14/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) DIST DECLARADAS RWY 12/30 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 12 1625M 1625M 1625M 1625M
RWY 30 1625M 1625M 1625M 1625M)
DT EXPED : 19/11/10 13:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1841/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 15/12/10 11:00 C) 17/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) RWY 34L FST 1600M CLSD DEVIDO SER MAINT )
DT EXPED : 19/11/10 13:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1842/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 15/12/10 11:00 C) 17/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) DIST DECLARADAS RWY 16R/34L MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 16R 200M 200M 200M 200M
RWY 134L 200M 200M 200M 200M )
DT EXPED : 19/11/10 13:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN








SBBR F2102/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNDAS/IV/BO /AE/000/999/2015S04017W150
A) SBVT - VITORIA/EURICO DE AGUIAR SALLES , ES
B) 19/11/10 14:29 C) 06/12/10 23:59
E) DME VTR CH102X U/S)
DT EXPED : 19/11/10 14:29:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F2103/2010 NOTAMR - SBBR F2066/2010
Q) SBBS/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/1539S05607W150
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 19/11/10 15:12 C) 26/11/10 19:00
E) VOR CIA 113.70MHZ U/S)
DT EXPED : 19/11/10 15:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E3078/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWALW/IV/M /W /000/070/2524S04914W004
A) SBBI - CURITIBA/BACACHERI, PR
B) 04/12/10 17:30 C) 04/12/10 19:00
E) EXIBICAO AEREA (ESQUADRILHA DA FUMACA) ACONTECERA CENTRO AD SBBI
(252412S/0491401W) RAIO 7KM RTO
F) GND G) FL070)
DT EXPED : 19/11/10 14:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E3081/2010 NOTAMC - SBCT E3017/2010
Q) SBCW/QFAAK////000/999/1901S05740W005
A) SBCR - CORUMBA/CORUMBA, MS
B) 19/11/10 15:36
E) AD OPR NML)
DT EXPED : 19/11/10 15:36:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E3082/2010 NOTAMC - SBCT E3016/2010
Q) SBCW/QFAAK////000/999/1901S05740W005
A) SBCR - CORUMBA/CORUMBA, MS
B) 19/11/10 15:42
E) AD OPR NML)
DT EXPED : 19/11/10 15:42:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBCTZXBN







SBEG G2220/2010 NOTAMR - SBEG G2132/2010
Q) SBAZ/QNMAS/IV/BO /AE/000/999/0009S06659W150
A) SBUA - SAO GABRIEL DA CACHOEIRA/SAO GABRIEL DA CACHOEIRA, AM
B) 19/11/10 15:24 C) 26/11/10 23:00
E) VOR/DME SGC 115.40MHZ/CH101X U/S)
DT EXPED : 19/11/10 15:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B1844/2010 NOTAMR - SBRF B1842/2010
Q) SBRE/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0554S03515W005
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 15/12/10 11:00 C) 17/12/10 20:00
D) DLY 1100/2000
E) DIST DECLARADAS RWY 16R/34L MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 16R 200M 200M 200M 200M
RWY 34L 200M 200M 200M 200M)
DT EXPED : 19/11/10 15:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1845/2010 NOTAMR - SBRF B1817/2010
Q) SBAO/QCDAS/IV/BO /AE/000/999/1610S03059W999
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 23/11/10 09:00 C) 26/11/10 22:00
D) DLY 0900/2200
E) CPDLC ADS SBAO U/S)
DT EXPED : 19/11/10 15:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBBR F2105/2010 NOTAMC - SBBR F2102/2010
Q) SBCW/QNDAK//////
A) SBVT - VITORIA/EURICO DE AGUIAR SALLES , ES
B) 19/11/10 16:56
E) DME VTR CH102X OPR NML)
DT EXPED : 19/11/10 16:56:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN






SBBR F2106/2010 NOTAMR - SBBR F2076/2010
Q) SBBS/QIGAS/I /NBO/A /000/999/1615S04858W005
A) SBAN - ANAPOLIS/BASE AEREA, GO
B) 19/11/10 17:14 C) 29/11/10 20:00
E) ILS GP RWY 24R U/S)
DT EXPED : 19/11/10 17:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E3086/2010 NOTAMR - SBCT E2115/2010
Q) SBCW/QSPXX///AE/000/065/2740S04833W035
A) SBFL - FLORIANOPOLIS/HERCILIO LUZ, SC
SBXF - /FLORIANOPOLIS/TMA,
B) 19/11/10 17:07 C) 19/05/11 17:07
E) APP- NAO SERAO ACEITOS PELO APP FLORIANOPOLIS PLANOS DE VOO AFIL DE
ACFT DECOLANDO DE AD SITUADOS NA PROJECAO DOS LIMITES DA TMA
FLORIANOPOLIS, DESPROVIDOS DE SALA AIS. AS ACFT DEVERAO APRESENTAR
ANTES DA DECOLAGEM, O PLANO DE VOO COMPLETO A QUALQUER SALA AIS
CREDENCIADA DA FIR DE ORIGEM DO VOO, OU PLANO DE VOO SIMPLIFICADO A
SALA AIS DE FLORIANOPOLIS TEL PLN/FAX:(48)3229-5039
REF: AIP BRASIL AD 2)
DT EXPED : 19/11/10 17:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBCT E3087/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/250/2358S04543W006
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 22/11/10 18:00 C) 25/11/10 01:00
E) FRNG ACONTECERA NA AREA LTD PELOS SEGMENTOS DE RETA UNINDO OS
PONTOS DE COORD 235542S0454136W 240130S0454030W 240148S454418W
235724S0454606W RTO
F) MSL G) FL250)
DT EXPED : 19/11/10 18:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBCT E3088/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/300/2448S04415W015
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 24/11/10 21:00 C) 25/11/10 00:00
E) FRNG ACONTECERA NA AREA LTD PELO SEGMENTO DE RETA UNINDO OS PONTOS
DE COORD 243400S0441500W 244800S0440000W 250200S0441600W
244700S0443000W RTO
F) MSL G) FL300)
DT EXPED : 19/11/10 18:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBCT E3090/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRRCD/IV/BO /W /000/040/2415S04330W075
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 24/11/10 21:00 C) 25/11/10 00:00
E) AREA RTO SBR 311 (CATENA) DESATIVADA
F) MSL G) 4000FT)
DT EXPED : 19/11/10 18:43:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBEG G2221/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0250N06042W005
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 19/11/10 18:52 C) 20/11/10 02:00
E) RWY 26 FST 1410M CLSD DEVIDO PRESENCA
DE BURACOS NO PAVIMENTO)
DT EXPED : 19/11/10 18:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 





SBEG G2222/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0250N06042W005
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 19/11/10 19:02 C) 20/11/10 02:00
E) DIST DECLARADAS RWY 08/26 MODIFICADA PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 08 1290M 1290M 1290M 1290M
RWY 26 1290M 1290M 1350M 1290M)
DT EXPED : 19/11/10 18:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 
SBRF B1846/2010 NOTAMN
Q) SBAO/QSCXX////000/999/1610S03059W999
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 01/12/10 10:00 C) 31/01/11 17:30
D) DLY 1000/1730
E) FREQ HF OPR COMO MEIO PRIMARIO DE COMUNICACAO)
DT EXPED : 19/11/10 16:54:00
STATUS : REPLACED BY B1847/2010
ORIGEM : SBRFZXBN
  
SBRF B1847/2010 NOTAMR - SBRF B1846/2010
Q) SBAO/QSCXX////000/999/1610S03059W999
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 01/12/10 10:00 C) 31/01/11 17:30
D) DLY 1000/1730
E) ACC - FREQ HF OPR COMO MEIO PRIMARIO DE COMUNICACAO)
DT EXPED : 19/11/10 18:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
 





SBRJ Z0475/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/100/2218S04833W002
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 25/11/10 18:00 C) 25/11/10 23:59
E) PJE SUBJ AUTH APP-BAURU/APP-ACADEMIA ACONTECERA CENTRO COORD
221803S/0483240W (JAU, SP) RAIO 3KM RTO
F) GND G) FL100
DT EXPED : 19/11/10 16:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0010/AISBR/191110

SBBR F2107/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/060/1923S04423W003
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 25/11/10 12:30 C) 25/11/10 13:30
E) EXER ACFT MIL SUBJ AUTH APP-BELO HORIZONTE/TWR-CONFINS ACONTECERA
CENTRO 1923S/04423W (SETE LAGOAS,MG) RAIO 3NM RTO
F) GND G) FL060)
DT EXPED : 19/11/10 19:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
 
SBBR F2110/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/150/1615S04758W001
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 27/11/10 16:30 C) 30/01/11 18:30
D) DLY 1630/1830
E) PJE SUBJ AUTH APP BRASILIA ACONTECERA CENTRO 161530S/0475747W
(LUZIANIA, GO) RAIO 0,5NM RTO
F) GND G) FL150)
DT EXPED : 19/11/10 20:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
 



SBBR F2111/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/120/2035S04836W003
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 30/11/10 10:00 C) 04/12/10 01:00
D) NOV 30/DEC 01 TIL DEC 03/04 1000/0100
E) PJE SUBJ AUTH APP-UBERABA/APP-ACADEMIA ACONTECERA CENTRO AD SNBA
(203508S/0483545W) RAIO 5KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 19/11/10 20:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
 
SBCT E3092/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/1901S05740W005
A) SBCR - CORUMBA/CORUMBA, MS
B) 19/11/10 20:30 C) 30/11/10 23:00
E) PAPI RWY 27 U/S)
DT EXPED : 19/11/10 20:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBEG G2223/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLTAS/IV/BO /A /000/999/0250N06042W005
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 19/11/10 19:06 C) 20/11/10 02:00
E) LGT THR 26 U/S)
DT EXPED : 19/11/10 19:02:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 







SBEG G2224/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPICH/I /NBO/A /000/999/0250N06042W010
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 19/11/10 19:47 C) 20/11/10 02:00
E) IAC NDB RWY 26 (17 DEC 09) MODIFICADO ACRESCENTANDO
1410M AOS VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS QUADROS
PARA POUSO DIRETO E PARA CIRCULAR)
DT EXPED : 19/11/10 19:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 
SBEG G2225/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPICH/I /NBO/A /000/999/0250N06042W010
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 19/11/10 19:51 C) 20/11/10 02:00
E) IAC VOR RWY 26 (17 DEC 09) MODIFICADO ACRESCENTANDO
1410M AOS VALORES DE VISIBILIDADE PREVISTOS NOS QUADROS
PARA POUSO DIRETO E PARA CIRCULAR)
DT EXPED : 19/11/10 19:49:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G2226/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMKXX////000/999/0309S05959W003
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 27/11/10 16:00 C) 29/11/10 23:59
E) AREA PRKG AVBL PPR AO OFICIAL DE OPS
COM NO MNM 48 HR DE ANTECEDENCIA)
DT EXPED : 19/11/10 20:15:00
STATUS : REPLACED BY G2227/2010
ORIGEM : SBEGZXBN
 






SBEG G2227/2010 NOTAMR - SBEG G2226/2010
Q) SBAZ/QMKAP/IV/BO /A /000/999/0309S05959W003
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 27/11/10 16:00 C) 29/11/10 23:59
E) AREA PRKG AVBL PPR AO OFICIAL DE OPS
COM NO MNM 48 HR DE ANTECEDENCIA)
DT EXPED : 19/11/10 20:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G2228/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QRTCA/IV/BO /W /000/120/0309S05959W010
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 28/11/10 13:00 C) 28/11/10 20:00
E) AREA RTO TEMPO SUBJ AUTH APP/TWR-MN COM RAIO 03NM BTN
QDR 270/090 E RAIO 10NM BTN QDR 090/270 NDB PEL ACT
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 19/11/10 20:40:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G2229/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRXX////000/999/0309S05959W005
A) SBMN - MANAUS/PONTA PELADA, AM
B) 27/11/10 12:00 C) 27/11/10 21:30
E) RWY 09/27 OPR CTN DEVIDO PRESENCA DE
HOMENS E MAQUINAS PROXIMO THR 27)
DT EXPED : 19/11/10 20:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 








SBEG G2232/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 05/02/11 07:59
D) DEC 07 0800 TIL 23 1600 JAN 10/11 TIL FEB 04/05 1601/0759
E) RWY 27 CLSD PARA LDG DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 21:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 
SBEG G2233/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 05/02/11 07:59
D) DEC 07 0800 TIL 23 1600 JAN 10/11 TIL FEB 04/05 1601/0759
E) RWY 27 FST 300M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 21:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 
SBEG G2234/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 05/02/11 07:59
D) DEC 07 0800 TIL 23 1600 JAN 10/11 TIL FEB 04/05 1601/0759
E) DIST DECLARADAS RWY 09/27 MODIFICADA PARA:
TORA TODA SADA LDA
RWY 09 1164M 1164M 1164M 1084M
RWY 27 1164M 1164M 1224M 0M)
DT EXPED : 19/11/10 21:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 




SBEG G2235/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 16:00
E) RWY 24 CLSD PARA LDG DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 21:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
 
SBRF B1848/2010 NOTAMR - SBRF B1798/2010
Q) SBRE/QPDCH/I /NBO/A /000/999/1059S03704W068
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 19/11/10 19:06 C) PERM
E) SID RWY 29 CONDE B - DENDO B - NICAR B - ORAGO B (03 JUN 10 AIRAC)
SAIDAS CONDE B E NICAR B MODIFICAR COORD DO REP NICAR
DE 1014.81S/03625.77W PARA 1149.00S/03736.61W
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 19/11/10 19:05:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
 
SBRF B1849/2010 NOTAMR - SBRF B1845/2010
Q) SBAO/QCDAS/IV/BO /AE/000/999/1610S03059W999
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 22/11/10 09:00 C) 26/11/10 22:00
D) DLY 0900/2200
E) CPDLC ADS SBAO U/S)
DT EXPED : 19/11/10 20:22:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN
 






SBRF B1850/2010 NOTAMC - SBRF B1351/2010
Q) SBRE/QFFAL//////
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 19/11/10 20:56
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO OPR SUBJ COND ANTERIORES)
DT EXPED : 19/11/10 20:56:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN
 
SBRJ Z0476/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/120/2404S04626W020
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 22/11/10 10:00 C) 26/11/10 18:00
D) DLY 1000/1800
E) FRNG SUBJ AUTH/COOR APP SAO PAULO ACONTECERA CENTRO COORD
240427S/0462540W RAIO 20NM RTO
F) GND/MSL G) FL120
DT EXPED : 19/11/10 20:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN1024/O-AIS/111110
  
SBSP D2097/2010 NOTAMR - SBSP D2056/2010
Q) SBCW/QPIXX////000/999/2338S04639W017
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 19/11/10 19:26 C) PERM
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 17L, DE 09 APR 09, CORRIGIR:
1 - NO INDICADOR DE ALT MNM DE SECT: ALT MNM - DE 8000FT
PARA 6000FT E
2 - NO QUADRO DE PERFIL DE APCH, NO WAYPOINT STN: ALT MNM - DE
8000FT PARA 6000FT
REF: AIP-BRASIL MAP
)
DT EXPED : 19/11/10 19:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 

SBSP D2098/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QMXLC/IV/M /A /000/999/2326S04628W005
A) SBGR - SAO PAULO/GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP
B) 01/12/10 01:59 C) 01/03/11 20:59
E) TWY QUEBEC CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 19:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D2099/2010 NOTAMR - SBSP D2055/2010
Q) SBCW/QPIXX////000/999/2249S04315W025
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 19/11/10 19:58 C) PERM
E) IAC ILS X RWY 28, DE 23 SEP 10 (AIRAC),
CORRIGIR NO QUADRO DE PERFIL DE APCH:
1- DIST TO ILM (DME):
NA THR 28, INCLUIR A SEGUINTE INFO: 2.4NM
NO MAPT: CORRIGIR DE 2.68NM PARA 2.9NM
NO FAP GL018: CORRIGIR DE 7.06NM PARA 7.3NM
NO IF EUJE: CORRIGIR DE 13.18NM PARA 13.1NM
2- NO FAP GL018:
CORRIGIR DE ALT MNM 1600FT PARA ALT OBRIGATORIA 1600FT
3- INCLUIR A 02NM ANTES DO FAP GL018:
ALT OBRIGATORIA: 1600FT DIST: 6.9NM TO THR28 E 9.3NM TO ILM
(DME)
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 19/11/10 19:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 







SBSP D2100/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWELW/IV/BO /W /002/015/2254S04310W002
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 26/11/10 12:20 C) 26/11/10 12:50
E) EXER ACFT MIL SUBJ AUTH/COOR APP RIO/TWR RIO
ACONTECERA CENTRO 225338S/0431017W RAIO 2,5KM RTO
F) 200FT MSL G) 1500FT MSL)
DT EXPED : 19/11/10 20:10:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D2101/2010 NOTAMR - SBSP D1956/2010
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/040/2313S04603W003
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 23/11/10 10:00 C) 17/12/10 19:00
D) NOV 23 TIL 25 TUE TIL THU NOV 30 TIL DEC 17
TUE TIL FRI 1000/1900
E) AREA RTO TEMPO (FLT ENSAIO DE VEICULO NAO TRIPULADO -VANT) COOR
APP/TWR SAO JOSE BTN COORD 231242S/0460446W, 231203S/0460101W,
231054S/0460149W, 231437S/0460311W (SAO JOSE - SP) ACT
F) GND G) 4000FT MSL)
DT EXPED : 19/11/10 20:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D2102/2010 NOTAMR - SBSP D2074/2010
Q) SBCW/QOBXX////000/999/2255S04310W005
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/12/10 06:01 C) 30/12/10 21:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA GSF ARCTIC I 104M (341FT) HGT)
DESLOCANDO-SE DO PONTO 225244S/0430837W (FUNDEADOURO NR1)
EM DIRECAO AO PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA)
DIST APRX 3326M THR 02R)
DT EXPED : 19/11/10 20:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D2103/2010 NOTAMR - SBSP D2073/2010
Q) SBCW/QOBXX////000/999/2255S04310W005
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/11/10 21:01 C) 30/12/10 06:00
E) OBST (PLATAFORMA GSF ARCTIC I - 104M (341FT)HGT)
NO PONTO 225244S/0430837W (FUNDEADOURO NR 1) DIST
APRX 3483M AZM 055 DEG THR 20L)
DT EXPED : 19/11/10 20:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D2104/2010 NOTAMR - SBSP D2072/2010
Q) SBCW/QOBXX////000/999/2255S04310W005
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/11/10 06:00 C) 30/11/10 21:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA GSF ARCTIC I 104M (341FT)HGT)
DESLOCANDO-SE DO PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA)
EM DIRECAO AO PONTO 225244S/0430837W(FUNDEADOURO NR1)
DIST APRX 3489M THR 20L)
DT EXPED : 19/11/10 21:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G2236/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 18:00
E) RWY 24 FST 586M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 21:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0287/CGN/191110












SBEG G2237/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 16:00
E) DIST DECLARADAS RWY 06/24 MODIFICADA PARA:
TORA TODA
SADA LDA
RWY 06 1800M 1800M 1800M 1800M
RWY 24 1800M 1800M
1800M 0M)
DT EXPED : 19/11/10 21:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0288/CGN/191110

SBEG G2238/2010 NOTAMR - SBEG G2234/2010
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 05/02/11 07:59
D) DEC 07 0800 TIL 23 1600 JAN 10/11 TIL FEB 04/05 1601/0759
E) DIST DECLARADAS RWY 09/27 MODIFICADA PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 09 1164M 1164M 1164M 1084M
RWY 27 1164M 1164M
1224M 0M)
DT EXPED : 19/11/10 23:53:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0285/CGN/191110

SBEG G2239/2010 NOTAMR - SBEG G2236/2010
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 16:00
E) RWY 24 FST 586M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/11/10 23:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0287/CGN/191110

SBEG G2240/2010 NOTAMR - SBEG G2237/2010
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 16:00
E) DIST DECLARADAS RWY 06/24 MODIFICADA PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 06 1800M 1800M 1800M 1800M
RWY 24 1800M 1800M
1800M 0M)
DT EXPED : 19/11/10 23:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0288/CGN/191110


SBSP D2105/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QINAS/I /NBO/A /000/999/2255S04310W008
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 20/11/10 00:27 C) 22/11/10 18:00
E) LLZ/DME RWY 20L U/S)
DT EXPED : 20/11/10 00:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G2241/2010 NOTAMR - SBEG G2240/2010
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 07/12/10 08:00 C) 23/12/10 16:00
E) DIST DECLARADAS RWY 06/24 MODIFICADA PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 06 1800M 1800M 1800M 1800M
RWY 24 1800M 1800M 1860M 0M)
DT EXPED : 20/11/10 01:25:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

NOTAM INICIANDO EM 20 NOV 2010

SBBR F2092/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWGLW/IV/M /W /000/075/2224S04705W022
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 20/11/10 13:00 C) 13/03/11 21:00
D) NOV 20 21 DEC 04 TIL MAR 13 SAT SUN HOL 1300/2100
E) VOO GLD SUBJ AUTH APP ACADEMIA ACONTECERA BTN
SDAA (222013S/0472130W), SDIB (220942S/0464636W),
SDMJ (222436S/0465419W) E SDYM (223614S/0472443W) DNG
F) GND G) FL075)
DT EXPED : 18/11/10 18:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBSP D2105/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QINAS/I /NBO/A /000/999/2255S04310W008
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 20/11/10 00:27 C) 22/11/10 18:00
E) LLZ/DME RWY 20L U/S)
DT EXPED : 20/11/10 00:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN


ALTA 2010: Brasil responde ao desafio de infra-estrutura


O Brasil pretende abordar o desafio crescente de infra-estrutura aeroportuária mercado interno do país continua a se expandir rapidamente.

O presidente da ANAC civil autoridade de aviação do Brasil, Solange Paiva, disse a 2010 ALTA Airline Leadership Forum o governo brasileiro está "preocupado com a infra-estrutura e aeroportos" e "no primeiro trimestre do ano que vem precisamos fazer algum tipo de decisão".

Paiva diz que a recente concessão privada para a construção de um novo aeroporto em Natal pode ser utilizado como o modelo vai para frente para prosseguir com projetos dos outros aeroportos em todo o Brasil. Ela diz que o Brasil pretende abrir o sector aeroportuário para os novos jogadores ", por isso não há monopólio ou de abuso" aos operadores existentes e, "assim não há barreiras para entrar no mercado".

Paiva salientou o desafio atual infra-estrutura foi impulsionado pela desregulamentação do mercado brasileiro após a Varigs colapso ". mercado interno do Brasil, desde então, gravou algumas das figuras mais rápido crescimento no mundo, incluindo RPK crescimento de 19% em 2009 e RPK crescimento de 25% nos 10 primeiros meses de 2010. "Este é o grande desafio que temos na aviação no Brasil - infra-estrutura", Pavia reconhece.

Presidente da TAM, Líbano Barroso concorda, dizendo o mesmo painel no fórum que "a demanda está crescendo rapidamente e de infra-estrutura que está atrasado". Mas Durão Barroso diz que o desafio atual infra-estrutura é "um bom problema para resolver", dado o crescimento lucrativo em transportadoras do Brasil.

Falando a ATI e Flightglobal depois de falar no fórum, diretor-executivo da Gol, Constantino de Oliveira Júnior diz que o Brasil precisa de nove a dez novos aeroportos do tamanho de São Paulo Guarulhos para os próximos 20 anos "Precisamos de muito mais investimento em aeroportos e controle de tráfego aéreo para acomodar o crescimento ", diz ele.

Oliveira espera que o governo brasileiro vá começar a focar a questão como o Brasil pretende sediar a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016. "Essa será a chance para o Brasil para dar ao mundo uma boa impressão", diz ele.

Entretanto, Oliveira diz que a Gol planeja focar o crescimento fora de São Paulo com o "sobrevoo" e expansão em outros centros, como o aeroporto de Belo Horizonte, Confim. "Em Confins, Brasília e até Rio de Janeiro Gaeleao ainda há espaço para crescimento", diz ele.

Em São Paulo, Oliveira acredita que a proposta de construir um aeroporto de um quarto, depois de Guarulhos, Congonhas e Campinas não é necessário que haja espaço para crescer Campinas, onde a rápida expansão de baixo custo transportadora Azul é baseada e onde a Gol também está se expandindo. "Na minha opinião o desenvolvimento de Campinas é a escolha certa", diz Oliveira, ressaltando, além de novos terminais no aeroporto alternativo está programado para ter uma ligação ferroviária de alta velocidade ao centro de São Paulo.

http://migre.me/2lDZn

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A ANEI(Associação Nacional dos Empregados da INFRAERO) ESCLARECE E REPUDIA A IATA



Sex, 19 de Novembro de 2010 13:53

Aeroporto no Brasil é "desastre", diz associação mundial de aéreas

Luciana Coelho - em Boston

A principal associação mundial de companhias aéreas censurou ontem o Brasil por deficiências de infraestrutura que ameaçam o fluxo de passageiros na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.

Impostos e taxas no país e na região também foram questionados como um obstáculo à operação, assim como riscos à segurança.

"O Brasil é a maior economia da América Latina e a que cresce mais rápido, mas sua infraestrutura é um desastre crescente", afirmou o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, em discurso distribuído à imprensa.

Bisignani, que falou no fórum da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe, no Panamá, alertou para a demanda que virá com os megaeventos esportivos e exortou autoridades e empresas nacionais a prepararem um plano "se quiserem evitar vexame".

"O relógio está correndo e eu não vejo muito progresso", afirmou. "Dos 20 maiores aeroportos domésticos do Brasil, 13 não conseguem acomodar as demandas em seus terminais. E a situação em São Paulo é crítica."

A maior preocupação da Iata é o Aeroporto Internacional de Guarulhos. A associação criticou a decisão da Infraero, depois revertida, de fechar uma das pistas no próximo ano. A capacidade atual do aeroporto é insuficiente para o crescimento da demanda.

Outro ponto levantado foi o aumento tributário. A Iata relata este como um problema da região, mas destaca o Brasil, o Chile e o Peru ao falar de países cuja competitividade no setor é fortemente afetada pelos impostos.

"É por causa dos altos impostos que esses países são listados, respectivamente, como 45º, 57º e 74º no índice de viagem e turismo do Fórum Econômico Mundial." A lista é liderada pela Suíça.

GRANDES EXPECTATIVAS

Apesar das críticas, a Iata festejou a fusão da TAM com a LAN Chile, um negócio estimado em US$ 14 bilhões em capitalização de mercado, quase o triplo do que é estimado para outra megafusão, a da British Airways com a espanhola Iberia.

A associação está aumentando seu investimento no Brasil e nomeou Carlos Ebner, ex-presidente da Oceanair (hoje Avianca) e ex-diretor financeiro da Varig, como diretor para o Brasil a partir de dezembro.

O movimento aéreo na América Latina (número de voos) deve crescer acima da média global: 15,2% no ano e 6,1% no ano que vem, após fechar 2009 no zero a zero. Em receita, a alta estimada é de 5% e 3,2%, também acima da média do resto do mundo.

Fonte: http://migre.me/2knIg

A Associação Nacional dos Empregados da INFRAERO - ANEI repudia a insolente, insana, tendenciosa, de intenção duvidosa e desrespeitosa declaração do presidente da IATA, órgão aliás, que há muito vem "querendo" se infiltrar nas ações da maior estatal operadora de aeroportos do mundo - INFRAERO.

Como associação a IATA tem seu papel e sua importância social no cenário mundial, mas quem de fato dá as cartas para o setor é a Organização da Aviação Civil Internacional - OACI. O Brasil além de atender a todos os requisitos de segurança operacional é membro permanente do Conselho daquela Organização. Nosso país é considerado seguro para voar, de acordo com inúmeras auditorias e inspeções pela OACI e outros órgãos internacionais.

Os aeroportos administrados pela INFRAERO mantém elevado padrão de excelência no que diz respeito a segurança operacional, isto é, nossos aeroportos são seguros. O que de fato temos tido dificuldades e isso trata-se de exclusividade brasileira, é no oferecimento de mais conforto ao passageiro diante da explosão de crescimento surpreendente da nossa economia e consequente demanda pelo modal aéreo - único modelo de transporte rápido de massa adotado no Brasil. Mas a estatal possui estratégias e planejamento.

Ocorre que em decorrência de uma série de legislações as quais a estatal está submetida, sobretudo da obrigatoriedade do cumprimento da Lei 8.666 o processo é bem mais lento em comparação ao setor privado.

Contudo, afirmar que o Brasil está prestes a dar vexame beira ao delírio e inconsequência, a menos que haja interesses outros "que já estamos acostumados a lidar", no Brasil já teve até apelido - PRIVATARIA (pirataria da privatização), o velho discurso de pessoas no mínimo indiscretas. Assim como nós sabemos que aeroporto dá lucro, há uma turma que está louca para enriquecer ainda mais as custas da pacata sociedade brasileira.

Interessante o suspeito discurso do presidente de uma entidade tão respeitada no tocante a preocupação com o aeroporto de Guarulhos e dos 13 aeroportos em que ele afirma não ver progresso. Podemos afirmar que além de maiores responsáveis e maiores preocupados, nós recebemos consultores africanos há bem pouco tempo na INFRAERO e foi-nos dito que a África encontrava-se na mesma situação e não houve vexame algum lá. Diga-se de passagem, inclusive, que o país africano não gozava economicamente de momento tão saudável quanto o nosso.

O Brasil de hoje começa a viver o sonho da Alice no país das Maravilhas - oportunidades e oportunidades. Até a IATA reconhece e passa a investir mais em nosso solo, ela deveria apenas ter mais cautela quando abrir a boca. Temos um ditado no Brasil presidente Giovanni: "Quem fala demais dá bom dia a cavalo" - respeite o Brasil e os trabalhadores da estatal que há 37 anos integra e promove soberania nacional diuturnamente, seja nos grandes centros urbanos ou em lugares longínquos no meio do nada.

Diretoria Executiva da ANEI

Passageiros reclamam por serem apalpados em revistas nos aeroportos dos EUA


RIO - Três semanas após os Estados Unidos darem início a revistas mais rigorosas nos aeroportos do país, é grande a quantidade de reclamações de passageiros, segundo reportagem publicada nesta sexta-feira pelo "New York Times". Alguns denunciam contatos com seus órgãos genitais, outros afirmam que agentes brincam ou fazem comentários impróprios, e muitos se dizem humilhados.

Em geral, os passageiros têm se mostrado surpresos pelo excesso de intimidade nas revistas. Os procedimentos já são alvos de processos na Justiça.

- Eu realmente não esperava que ela tocasse minha vagina sobre minha calça - disse ao jornal Kaya McLaren, professora de uma escola em Washington que foi apalpada no aeroporto internacional de Dallas depois de um scanner detectar no seu bolso um lenço e uma faixa de cabelo.

De acordo com o "NYT", a agência responsável pela segurança no setor de transportes dos EUA (Transportation Security Administration) vem respondendo às reclamações pedindo cooperação e paciência aos passageiros. O órgão cita inclusive pesquisas que aprovam o uso de scanners para revistar todo o corpo dos viajantes.

Pilotos processam Departamento de Segurança

O jornal destaca, no entanto, que ainda não se sabe se a prática de apalpar os turistas será aprovada. Com as férias chegando, muitos americanos devem passar por esta experiência pela primeira vez nas próximas semanas.

- Eu ficaria muito surpreso se a maioria dos americanos disser ok para isso depois de passar pelo tipo de experiência que estamos ouvindo - disse ao diário Jay Stanley, analista de políticas da organização American Civil Liberties Union, que recebeu 400 reclamações de viajantes.

Críticos também acreditam que a prática não vai resistir a processos na Justiça. Esta semana, dois pilotos entraram com uma ação contra o Departamento de Segurança Nacional e a agência responsável pela segurança nos transportes. Eles reclamam que o procedimento viola a Quarta Emenda da Constituição, contra investigações sem motivações razoáveis.

http://migre.me/2kAgt

Os aviões não tripulados na segurança da Copa



Motivo de deboche durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, o veículo aéreo não tripulado (Vant) pode se tornar uma das principais ferramentas de segurança para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no País. Forças Armadas, Polícia Federal (PF) e governos estaduais já realizam testes com esse tipo de equipamento para ações de vigilância de fronteira e urbana. O Brasil mesmo tenta desenvolver sua própria tecnologia. E até 2014, especialistas não têm medo de arriscar que o chamado "disco voador" terá lugar de destaque no combate tático de prevenção e reação a crimes, como hoje já acontece em países desenvolvidos.


Durante os grandes eventos esportivos que acontecerão no País nos próximos anos, os Vants poderão ser empregados nas mais diversas missões. Desde organização do público nos estádios – como já foi testado pela Brigada Militar (a polícia militar gaúcha) no jogo final da Taça Libertadores deste ano, em Porto Alegre – até apoio em situações de crise que obrigam a retirada imediata das pessoas do local do evento. “O Vant é um processo irreversível”, afirma o capitão da Polícia Militar (PM) da Bahia Arlindo Bastos, estudioso do tema. “Com certeza esse sistema estará em operação na Copa”, diz.

A ideia dos Vants é simples: uma aeronave controlada por controle remoto e que, acoplada com câmera, consegue fazer o mapeamento da área protegida e dar apoio tático às operações militares. Além disso, o sistema – que envolve também envio de dados ao comando terrestre – pode ser empregado em funções civis, como monitoramento do trânsito, fiscalização ambiental e apoio em ações emergenciais em caso de desastres naturais.

“É uma tecnologia que pode ser aplicada em praticamente qualquer situação”, diz o capitão Jacy Montenegro, que junto com Bastos gerencia um projeto de desenvolvimento de um Vant nacional no Instituto Militar de Engenharia (IME), baseado em São José dos Campos (SP). As dimensões da aeronave podem variar conforme seu propósito: as focadas em operações urbanas podem pesar 5 quilos e caber dentro de uma mochila enquanto aquelas usadas em missões de vigilância de fronteira, quando é necessária uma autonomia de voo muito maior, podem chegar a 70 kg e precisar de uma pista de decolagem.

Durante palestra na Conferência Anual de Segurança Pública (SegBrasil), que terminou ontem na capital paulista, Bastos deu ainda outros exemplos da versatilidade que o equipamento pode proporcionar. Segundo ele, nas queimadas que devastaram parte do Cerrado brasileiro, se o Vant já estivesse em uso poderia se ocupar da vigia dos focos de incêndio, liberando as equipes nos helicópteros para o combate ao fogo.

Atualmente as experiências nos Estados tentam focar no uso do Vant em ações de segurança pública nas grandes capitais. Montenegro afirma que o Vant pode cumprir a função de reconhecimento do terreno sem colocar a vida de um soldado em risco. Em uma favela, diz, “o traficante leva vantagem ao ver a região do alto do morro”. “O Vant pode proporcionar isso ao comando da operação. É como se a polícia tivesse lá no alto vendo todo esse labirinto. De baixo para cima a visão é de duas ou três casas.”

Ele conta que, em conversa com o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PM do Rio de Janeiro, soube que a simples imagem de um beco no caminho dos agentes pode ajudar a evitar uma emboscada e salvar a vida de um soldado. “Dependendo do tipo de câmera acoplada dá até para saber qual o armamento que o bandido usa”, afirma. Dentre estas câmeras estão incluídas as com lentes ópticas, que conseguem aproximar e captar detalhe do perímetro, e as de detecção de calor.

Conforme Bastos, que “em breve” espera poder contar com a ferramenta no combate ao crime em Salvador, o Vant possibilitará que a polícia aumente sua eficiência nas ocupações de áreas comandadas pelo crime organizado ao mesmo tempo em que diminui os riscos para a população local. A aeronave não tripulada pode ser direcionada a seguir os criminosos que fogem, enquanto o restante da tropa se ocupa da prisão dos que ficaram encurralados. Ainda, com equipamento especial, o Vant tem a capacidade de dar apoio a ações noturnas, quando o movimento de moradores nas ruas é bem menor – diferente dos helicópteros, o Vant equipado com motor elétrico é silencioso, reforçando o elemento surpresa da operação.

A tecnologia ainda enfrenta algumas resistências. No aspecto legal, não há regras que definam seu uso no espaço aéreo brasileiro. “O Vant é uma ferramenta nova, e não existe previsão de emprego deles na legislação civil”, afirma Bastos. Porém, de acordo com ele, o governo federal e a Força Aérea Brasileira (FAB) têm estudos para a regulamentação. Hoje, para utilizar este equipamento é necessário um aviso (chamado de Notan – Notice to Airman, na sigla em inglês) para avisar a FAB que em determinado perímetro irão ocorrer testes com Vant. Esse processo leva tempo e por isso é necessário um rigoroso planejamento. “É possível enxugar isso” com uma legislação específica, conta.

Projeto nacional

O projeto em que Bastos e Montenegro estão envolvidos – o Lanus 3, que é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Feperj) – tem o objetivo de desenvolver um Vant com tecnologia nacional. Essa busca tem duas motivações. A primeira é a dificuldade de importar componentes regulados por tratados internacionais, dos quais o Brasil é signatário e que limitam e, em alguns casos, até impedem seu emprego para fins militares.

O segundo é atingir a independência tecnológica do País. “Estamos perseguindo de perto a tecnologia estrangeira e temos condição de gerar soluções próprias para o Brasil”, diz. “O custo de desenvolvimento pode ser alto, mas o de produção é baixo.” Sobre dependência tecnológica, ele exemplifica o sistema GPS, cujo funcionamento depende de satélites norte-americanos. Segundo Montenegro, União Europeia e Rússia desenvolve satélites próprios justamente para manter a soberania nesta ferramenta.

Durante sua exposição na Conferência Anual de Segurança Pública, Montenegro afirmou que “comprar equipamentos prontos nos transformam em duas coisas: escravos tecnológicos e burros”. “Somos brasileiros, somos criativos”, disse. “Se comprar algum equipamento lá de fora, é para desmontar e olhar como funciona. Só″, completou. “Como o Brasil pode reivindicar uma vaga no Conselho de Segurança da ONU se não tiver soberania tecnológica nesta área (militar)?”“, questiona.

Piada

Os aviões não tripulados chegaram a ser tachados durante a campanha presidencial pelo candidato derrotado José Serra (PSDB) de “disco voador”. Para Bastos, da PM da Bahia, por ser uma tecnologia inovadora, o Vant desperta reações em “dois tipos de pessoa, as que acreditam e as que não acreditam na sua eficácia”. “Mas (o emprego deles) é irreversível. E com o tempo as forças policias irão comprovar a eficiência do equipamento”, diz. De acordo com ele, o Brasil seguirá uma tendência mundial. “Oitenta por cento das operações aéreas norte-americanas no Afeganistão e no Iraque são realizadas com veículos aéreos não tripulados.”

Já Montenegro, perguntado se as manifestações contra o Vant soam como desdém, diz que não acompanhou a discussão. “Eu estava no laboratório desenvolvendo tecnologia brasileira”, responde.

http://migre.me/2kskm