quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Anac proíbe pousos e decolagens em Ribeirão Preto em dias de chuva





A partir de amanhã (14) estão suspensos os pousos e decolagens em dias de chuva no aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, enquanto o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) não tirar o emborrachamento da pista.

O emborrachamento é provocado por detritos dos pneus das aeronaves durante pousos e decolagens. O aumento do emborrachamento reduz o atrito da pista. O procedimento para retirada do excesso de borracha era para ter sido feito no último sábado. Como não foi feito, a Anac decidiu suspender o funcionamento do aeroporto nos dias de chuva. Segundo a prefeita Dárcy Vera (DEM), o corregedor da Anac, Rubens Vieira, ligou para ela e disse que o Daesp tem até o dia 18 deste mês para executar a determinação da Anac. Dárcy Vera afirmou que Vieira já comunicou o departamento e as companhias áreas que operam na cidade sobre a suspensão.

Conforme a prefeita disse em seu twitter, a medida foi tomada pela Anac devido à derrapagem de uma aeronave da Passaredo no dia 1º deste mês no Leite Lopes. O emborrachamento da pista aumenta o atrito e previne que os aviões derrapem.

Dárcy pede ajuda "pelo amor de Deus" a Alckmin pelo Twitter

Logo após receber a notificação, a prefeita foi ao twitter pedir ajuda ao governador do Estado. Em uma mensagem direta Dárcy disse; “@geraldoalckmin_ veja o que está acontecendo com o Aeroporto de Ribeirão. Pelo amor de DEUS”.

Veja abaixo as mensagens da prefeita para o governador;

"geraldoalckmin_ veja o que está acontecendo com o Aeroporto de Ribeirão. Pelo amor de DEUS."

"@geraldoalckmin_ A ANAC comunicou que vai suspender os pousos em dias de chuvas até que o DAESP emborrache a pista."

"@geraldoalckmin_ Ribeirão não merece o que estão fazendo com nosso aeroporto."



13/01/11 21:36 - 13/04/11 02:59
RWY 18/36 CLSD QUANDO MOLHADA DEVIDO AO ACUMULO DE BORRACHA)

(F0088/2011)

http://migre.me/3CXVT

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Previsão desta tarde/noite para são paulo - 23:00


Previsão de chuva forte com trovoadas em SP.
Os pontos vermelhos são células de CB com trovoadas.Esta frente esta subindo para SP.
O setor 3 da FIR CWT deverá ficar bem prejudicado.
Este setor alimenta a terminal SP vindo do sul.
Deverá haver muitos desvios.


ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBSP - NOVA TORRE DE CONTROLE



SBSP D0066/2011 NOTAMR - SBSP D1934/2010

Q) SBCW/QOBCE/IV/M/AE/000/999/2338S04639W005

A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP

B) 12/01/11 18:37 C) 22/01/11 01:59

E) OBST MONTADO (NOVA TORRE DE CONTROLE) COORD

233743S/0463927W ALT 854M (2803FT)

AZM 342 DEG DA THR 17R DIST 227M DA

RWY 17R/35L)

DT EXPED : 12/01/11 18:37:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0067/2011 NOTAMN

Q) SBCW/QOBCE/IV/M/AE/000/999/2338S04639W005

A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP

B) 22/01/11 02:00 C) 01/03/11 03:00

E) OBST MONTADO (NOVA TORRE DE CONTROLE)

COORD 233743S/0463927W ALT 889M (2917FT)

AZM 342 DEG DA THR 17R DIST 227M DA RWY 17R/35L

)

DT EXPED : 12/01/11 18:49:00

STATUS : IN FORCE

ORIGEM : SBSPZXBN

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A ESCANDALOSA PRIVATIZAÇÃO DA AENA




Empresa pública rentável afundada deliberadamente para logo ser privatizada porque está desacreditada.

Este governo é um mestre da propaganda, conseguiu desviar magistralmente a atenção daquilo que se esconde por trás da confusão dos controladores de vôo, que nada mais é do que a espoliação de um setor vital do patrimônio dos espanhóis: os aeroportos.

Toda a balbúrdia dos controladores de voo está sendo uma enorme cortina de fumaça para que o povo espanhol não tome conhecimento do principal: a entrega dos aeroportos espanhóis a interesses privados.

Quando no final de 2009 o Ministro de Desenvolvimento iniciou sua campanha de descrédito em direção aos controladores de vôo, deu o tiro de partida para a privatização da AENA, Aeroportos Espanhóis e Navegação Aérea. Mas o governo já vinha preparando a jogada desde que chegou ao poder em 2004. Naquela época a AENA era uma empresa rentável, mas uma precipitada política de investimentos faraônicos gerou a atual dívida de quase 12,6 bilhões de Euros, 2,1 trilhões de pesetas. Por suposto nesse tempo todo temos sempre os mesmos beneficiando-se do "bolo", ou seja, imobiliárias e construtoras que tanto devem a seus amigos do governo.

Assim temos uma empresa pública rentável afundada deliberadamente para logo ser privatizada porque está desacreditada.

No dia 12 de janeiro de 2010, o Ministro de Desenvolvimento, José Blanco, em uma apresentação no Congresso afirmou que seria criada a sociedade estatal AENA Aeroportos SA, com abertura para o capital privado em percentual que não ultrapassaria os 30% de acionistas. Mentiu. Meses depois a realidade é que a entrada de capital privado na AENA é de 49% e não de 30% como disse o mentiroso Ministro no Congresso.

Outra das mentiras do Ministro relacionadas com a privatização da AENA se refere às tarifas de Navegação Aérea. Insistentemente, José Blanco disse que as tarifas de navegação aérea espanholas eram as mais altas da Europa devido ao salário dos controladores de voo, e que baixando os salários dos mesmos, as tarifas baixariam uns 15%. Pois a realidade volta a colocar como mentiroso o Ministro, já que em 2011 as tarifas aéreas na Espanha sobem apesar da redução dos salários dos controladores. A explicação do artifício propagandista do Ministro Pepiñocho é que as tarifas de rota espanholas eram as mais caras da Europa porque cobriam tanto o serviço de rota como o de aproximação, coisa que não ocorria em nenhum país europeu. As tarifas de rota em 2011 efetivamente baixam, mas o que não diz Pepiñocho é que as tarifas de Aeroporto sobem escandalosamente. Mas não é por acaso que sejam as tarifas de Aeroporto as que subirão enormemente, e sim que as empresas privadas que vão entrar nos aeroportos impõem ao governo tarifas altíssimas para tirar maior fatia do negócio. E o governo está encantado em servir a seus amos econômicos e em colocar a culpa nos controladores de voo para assim desviar a atenção do ardil; ardil vendido por Pepiñocho dizendo que baixariam muito os preços dos bilhetes aéreos, coisa que a massa desinformada engoliu.

Mesmo sendo gravíssimo o que foi dito até agora, o verdadeiramente escandaloso é que o governo que se diz "socialista e trabalhador" vai presentear os aeroportos espanhóis ao setor privado.

Inclusive, ainda que alguém possa estar equivocadamente a favor da privatização de todo o setor público, o que deveria ser lógico é que também estivesse a favor de fazê-la a um preço justo para os cofres do Estado, salvo que se defendam ocultamente interesses privados contra a nação, como ocorre com vários meios de comunicação, que sob seu fanático liberarismo ideológico o que realmente escondem é um trabalho para seus amos econômicos, os mesmos que os do governo.

A avaliação que faz o governo da empresa AENA oscila entre 12,3 e 18,2 bilhões de Euros. Esta cifra resulta de multiplicar o benefício bruto estimado (Ebidta) de 2010 (1,9 bilhão de Euros) por sete ou por dez. Que ninguém tenha a menor dúvida de que ao final a cifra se aproximará a 12 e não a 18 bilhões.

Mas analisando por alto a precipitada política de investimentos dos últimos anos podemos fazer uma idéia do "crime do colarinho branco" (nunca melhor dito) que vai ser cometido contra o povo espanhol. Vejamos uma lista não exaustiva de obras realizadas nos últimos anos em alguns dos aeroportos espanhóis:

Madrid-Barajas: 6.300 milhões

Barcelona-El Prat: 5.000 milhões

Baleares: 800 milhões

Andalucía: 1.200 milhões

Canarias: 3.000 milhões

Bilbao: 32 milhões

Valencia: 200 milhões

Alicante: 550 milhões

Málaga: 1.800 milhões

Galicia: 173 milhões (orçamento para 2011)

León: 80 milhões

Santander: 30 milhões

Burgos: 46 milhões

Huesca: 46 milhões

Somente estas obras somam 19,3 bilhões de Euros, e insistimos que são só as obras dos últimos anos, e nem sequer estão aí todas as obras nem todos os aeroportos. É um autêntico escândalo que o governo avalie o conjunto total da AENA entre 12 e 18 bilhões de Euros.

Para termos uma ideia do que pode significar um grande aeroporto em um país turístico como a Espanha, vejamos agora o impacto anual que tem o aeroporto de Madrid-Barajas na economia da Comunidade de Madrid. Segundo dados oficiais o PIB da Região de Madrid em 2009 foi de 189 bilhões de Euros e o aeroporto de Barajas representa 10% aproximadamente da economia da região, ou seja, 18,9 bilhões de euros anuais na economia madrilenha. Vendo estas cifras, vender toda a AENA por somente 12 - 18 bilhões de Euros é uma verdadeira espoliação ao povo espanhol.

A próxima vez que o Ministro de Desenvolvimento, José Blanco, ou qualquer outro dos membros do governo ou dos meios de comunicação queiram doutriná-lo ou convencê-lo sobre como são demoníacos os controladores de voo, pense em todas as cifras oficiais e argumentos, aí então é possível que veja que o que se esconde atrás de tudo são enormes interesses econômicos, os quais necessitam eliminar do contexto um "bicho" incômodo que é o sinônimo de controladores de voo.

Na França, há uns poucos anos, foi privatizada a France Telecom e a consultoria que esteve por trás da perseguição trabalhista a que foram submetidos os trabalhadores, se chama McKinsey. O resultado da privatização foi que dezenas de trabalhadores se suicidaram. Você sabe qual é a consultoria que está assessorando o "governo da Espanha socialista e dos trabalhadores" para destruir os controladores de voo?, Se respondeu McKinsey acertou. Quantos suicídios de controladores necessita o povo espanhol para saciar sua sede de sangue? O governo e a McKinsey ficarão encantados em oferecer muitos.

Fonte: Revista Aviação Notícias (http://aviacionoticias.crearblog.com/?p=265)

By ANEI

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBSL




SBEG G0057/2011 NOTAMR - SBEG G2148/2010
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/0235S04414W005
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 12/01/11 08:00 C) 31/03/11 17:00
D) JAN 12 TIL FEB 19 0800/1600 FEB 20 TIL 25 MAR 14 TIL 31 0900/1700
E) RWY 06/24 CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 11/01/11 20:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0019/CGN/1101

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBMT




SBSP D0054/2011 NOTAMR - SBSP D0046/2011
Q) SBCW/QMXLC/IV/M/A/000/999/2330S04638W005
A) SBMT - SAO PAULO/CAMPO DE MARTE, SP
B) 11/01/11 17:03 C) 12/01/11 23:59
E) TWY FOXTROT E JULIETT CLSD DEVIDO ALAGAMENTO)
DT EXPED : 11/01/11 17:03:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - SBPR





SBBR F0044/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QMRLC/IV/NBO/A/000/999/1955S04359W005
A) SBPR - BELO HORIZONTE/CARLOS PRATES, MG
B) 10/01/11 17:39 C) 10/04/11 23:59
E) RWY 09 E RWY 27 FST 24M CLSD DEVIDO DESNIVEL NA FAIXA DE PISTA)
DT EXPED : 10/01/11 17:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN


SBBR F0045/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QMDCH/IV/NBO/A/000/999/1955S04359W005
A) SBPR - BELO HORIZONTE/CARLOS PRATES, MG
B) 10/01/11 17:45 C) 10/04/11 02:59
E) DIST DECLARADAS RWY 09/27 MODIFICADO:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 09 880M 880M 880M 880M
RWY 27 880M 880M 880M 880M )
DT EXPED : 10/01/11 17:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

Infraero adquire novos equipamentos para manutenção das pistas de pouso e decolagem



A Infraero adquiriu cinco novos caminhões de desemborrachamento de Pistas de Pouso e Decolagem e remoção de pintura de sinalização horizontal. Trata-se de um equipamento que retira a borracha dos pneus das aeronaves que pousam nos aeroportos, aumentando a segurança das operações nos Terminais.

Os novos veículos foram distribuídos nas Superintendências Regionais Centro-Leste, Noroeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste, que reúnem aeroportos de 19 estados. Até 2012 serão entregues mais seis caminhões, totalizando onze veículos equipados. O valor total do investimento foi de R$ 20,6 milhões.

Sistema mais eficiente
Os caminhões contam com um sistema de alto rendimento, que remove borracha e pintura por meio de jatos d’água de alta pressão. “Esse mecanismo, mais moderno, reduz o tempo de interdição de pátios e pistas, diminuindo o impacto operacional. O processo eleva o índice de atrito entre a aeronave e o solo, aumentando a segurança das operações”, avalia o diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão.

Além de mais eficiente, o novo equipamento é ecologicamente correto, pois utiliza menos água, além de fazer a reutilização do líquido. “O sistema é capaz de aspirar a água com resíduos, que é filtrada e utilizada na mesma operação”, explica o gerente de Manutenção de Sistemas de Operações, Wallace Sampaio.


Assessoria de Imprensa – Infraero
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Aeroporto de Congonhas recebe serviço de táxi acessível



Os passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida que utilizam o Aeroporto de São Paulo/Congonhas (SP) passaram a contar com um serviço de táxis adaptados oferecido pela Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax). A instalação foi solicitada pela Prefeitura de São Paulo. A Infraero reservou duas vagas exclusivas para esses táxis no piso do desembarque. “O objetivo é garantir o acesso dos passageiros deficientes ou com mobilidade reduzida aos taxis cadastrados”, afirma a superintendente do aeroporto, Eliana Akemi.

Os veículos adaptados contam com plataformas de acionamento totalmente eletrônico, conforme os requisitos apresentados pela Secretaria dos Transportes do Município. O usuário pode viajar sozinho ou acompanhado por até duas pessoas. A tarifa é a mesma dos táxis convencionais.

Em Congonhas, o serviço está disponível das 5h às 23h. No entanto, o passageiro pode solicitar o transporte a qualquer tempo já que o serviço é oferecido 24 horas. Basta o interessado ligar para central de atendimento pelo telefone (11) 3229-7688 e acionar um dos veículos.


Assessoria de Imprensa – Infraero
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Presidente da Infraero inspeciona obra no sistema de navegação aérea do Galeão


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, realizou na sexta-feira (7/01), uma vistoria no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim. Acompanhado do superintendente Regional do Rio de Janeiro, Willer Larry Furtado e do superintendente do Galeão, André Luis Marques de Barros, o presidente inspecionou o serviço de engenharia de reforma e revitalização do sistema de luzes de aproximação (ALS) e flash da cabeceira de umas das pistas do aeroporto.

O ALS é um sistema de apoio à navegação aérea que auxilia no alinhamento da aeronave com a pista. Nessa obra, além da construção de uma nova estrutura, está incluída a troca dos equipamentos por outros mais modernos.

Murilo Barboza destacou que essa revitalização trará ainda mais segurança para a operacionalidade do aeroporto. “As obras fazem parte da preparação do Galeão para os grandes eventos que serão realizados no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas”, concluiu.

A previsão é de que as obras sejam finalizadas no primeiro semestre de 2011. Entre os serviços que estão sendo executados estão a execução dos 44 blocos de sustentação das plataformas do ALS, a montagem da passarela metálica para acesso e manutenção e a instalação dos equipamentos do sistema de luzes de aproximação e flash.


Assessoria de Imprensa – Infraero

imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/canalinfraero

domingo, 9 de janeiro de 2011

COLISÃO COM PÁSSARO EM SBPA






O vôo PTB 2374 (Hotrans 17h00minh/17h30minh) ao decolar de SBPA reportou uma colisão com pássaro. Ao pousar em SBGO às 16h53minh a aeronave de matrícula PRPSL foi inspecionada pela equipe de manutenção da companhia e não constataram avarias. A aeronave decolou normalmente para SBPA às 17h38minh.

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 09 - 01 - 11


RESUMO NOTAM 08-09 JAN 11

SBSP D0034/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QMHAS/IV/NBO/A/000/999/2256S04343W005
A) SBSC - RIO DE JANEIRO/SANTA CRUZ, RJ
B) 08/01/11 08:33 C) 03/03/11 19:00
E) RAG RWY 23 U/S)
DT EXPED : 08/01/11 08:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G0039/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QLAAS/IV/NBO/A/000/999/0123S04829W005
A) SBBE - BELEM/VAL DE CANS/JULIO CEZAR RIBEIRO, PA
B) 08/01/11 11:14 C) 12/01/11 00:00
E) ALS (ALSF-1) RWY 06 U/S)
DT EXPED : 08/01/11 11:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B0030/2011 NOTAMR - SBRF B0017/2011
Q) SBRE/QMXLC/IV/M/A/000/999/0808S03455W005
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 17/01/11 03:00 C) 04/02/11 02:59
E) TWY ALFA E JULIETT CLSD DEVIDO
SER MAINT)
DT EXPED : 08/01/11 12:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

NOTAM INICIANDO EM 09 JAN 11

SBCT E0054/2011 NOTAMR - SBCT E0020/2011
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO/W/000/020/2939S04737W016
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 09/01/11 22:00 C) 10/01/11 01:30
E) FRNG ACONTECERA NO POLIGONO 2926S04734W 2932S04724W 2952S04740W
2947S04750W (LITORAL DE SANTA CATARINA) RTO
F) SFC G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 07/01/11 10:49:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN