terça-feira, 9 de novembro de 2010

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 09 - 11 - 10




RESUMO NOTAM 08-09 NOV 10

SBRF B1693/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QRTCA/IV/BO /W /000/020/0308S03903W035
A) SBRE - /FIR RECIFE,
SBWZ - /FORTALEZA/TMA,
B) 08/11/10 11:15 C) 11/11/10 21:00
E) AREA RTO TEMPO (SAR) ACT NO ESPACO AEREO BTN
COORD 024025S/0392300W 030200S/0393700W
033600S/0384400W 031500S/0383000W
F) MSL G) 2000FT MSL)
DT EXPED : 08/11/10 11:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D2013/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 19/11/10 15:00 C) 19/11/10 17:00
E) PAPI RWY 28 U/S)
DT EXPED : 08/11/10 14:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D2014/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 19/11/10 17:00 C) 19/11/10 19:00
E) PAPI RWY 10 U/S)
DT EXPED : 08/11/10 14:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F2026/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBYS - PIRASSUNUNGA/CAMPO FONTENELLE, SP
B) 17/11/10 08:18 C) 21/11/10 21:30
E) RWY 02C/20C CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 08/11/10 16:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F2027/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMRXX///A /000/999/
A) SBYS - PIRASSUNUNGA/CAMPO FONTENELLE, SP
B) 22/11/10 08:18 C) 15/12/10 21:47
E) RWY 02C/20C OPR CTN DEVIDO SVC MAINT EM TODA A EXTENSAO DA PISTA)
DT EXPED : 08/11/10 18:47:00
STATUS : REPLACED BY F2028/2010
ORIGEM : SBBRZXBN


SBRF B1694/2010 NOTAMR - SBRF B1634/2010
Q) SBAO/QCDAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 18/11/10 05:00 C) 20/11/10 05:00
E) CPDLC ADS SBAO U/S)
DT EXPED : 08/11/10 18:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1695/2010 NOTAMR - SBRF B1643/2010
Q) SBRE/QWTLW/IV/M /W /000/140/0519S03609W050
A) SBRE - /FIR RECIFE,
SBXT - /NATAL/TMA,
B) 08/11/10 18:39 C) 20/11/10 20:19
D) NOV 08 1839/2018 NOV 09 TIL 20 DLY SR/SS
E) MOV EM MASSA ACFT MIL (CRUZEX V - CORREDOR CORNT3)
ACONTECERA NO ESPACO AEREO BTN COORD 054000S/0352500W
045800S/0365400W COM LARGURA DE 2,5NM PARA CADA LADO
DO EIXO DO CORREDOR, AREA ACT PELO ACC-RECIFE
F) GND-MSL G) FL140)
DT EXPED : 08/11/10 18:39:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D2015/2010 NOTAMR - SBSP D1992/2010
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 08/11/10 18:27 C) 18/11/10 09:00
E) OBST (PLATAFORMA DYNAMIC PRODUCER - 89M (292FT)HGT)
NO PONTO 225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR 1) DIST
APRX 2859M AZM 050 DEG THR 20L)
DT EXPED : 08/11/10 18:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D2016/2010 NOTAMR - SBSP D1999/2010
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 18/11/10 09:01 C) 18/11/10 21:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA DYNAMIC PRODUCER
89M (292FT) HGT) DESLOCANDO-SE DO PONTO
225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR1) EM
DIRECAO AO PONTO 225624S/0430832W
(BOCA DA BARRA) DIST APRX 3326M THR 02R)
DT EXPED : 08/11/10 18:43:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN





SBCT E3004/2010 NOTAMR - SBCT E2978/2010
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBFI - FOZ DO IGUACU/CATARATAS, PR
B) 08/11/10 16:53 C) PERM
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 7
REF: AIP BRASIL AD 2.6
ROTAER 3-F)
DT EXPED : 08/11/10 16:53:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E3005/2010 NOTAMR - SBCT E2979/2010
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBFL - FLORIANOPOLIS/HERCILIO LUZ, SC
B) 08/11/10 16:55 C) PERM
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 7
REF: AIP BRASIL AD 2.6
ROTAER 3-F)
DT EXPED : 08/11/10 16:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E3007/2010 NOTAMR - SBCT E2555/2010
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/350/2415S04127W032
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 08/11/10 16:58 C) 12/11/10 20:00
D) NOV 08 1658/2000
NOV 09 TIL 12 0800/2000
E) FRNG ACONTECERA NO POLIGONO 2400S/04153W 2400S/04059W 2430S/04059W
2430S/04153W (LITORAL DO RIO DE JANEIRO) RTO
F) MSL G) FL350)
DT EXPED : 08/11/10 16:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBBR F2028/2010 NOTAMR - SBBR F2027/2010
Q) SBBS/QMRXX///A /000/999/
A) SBYS - PIRASSUNUNGA/CAMPO FONTENELLE, SP
B) 22/11/10 08:18 C) 15/12/10 21:47
E) RWY 02C/20C OPR CTN DEVIDO SER MAINT EM TODA A EXTENSAO DA RWY)
DT EXPED : 08/11/10 19:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN









SBCT E3009/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/030/1909S05717W007
A) SBCR - CORUMBA/CORUMBA, MS
SBWC - /CORUMBA/TMA,
B) 11/11/10 11:00 C) 11/11/10 20:00
E) FRNG ACONTECERA CENTRO 1909S/05717W (CORUMBA, MS) RAIO 12KM RTO
F) SFC G) 3000FT MSL)
DT EXPED : 08/11/10 19:35:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B1696/2010 NOTAMC - SBRF B1644/2010
Q) SBRE/QWTXX///W /000/140/0507S03641W017
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 08/11/10 18:43
E) MOV EM MASSA ACFT MIL (CRUZEX V - CORREDOR CORMX2) CNL INFO
DIVULGADA
F) GND-MSL G) FL140)
DT EXPED : 08/11/10 18:43:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B1697/2010 NOTAMR - SBRF B1642/2010
Q) SBRE/QWTLW/IV/M /W /050/140/0505S03613W042
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 08/11/10 19:03 C) 20/11/10 20:18
D) NOV 08 1903/2018 NOV 09 TIL 20 DLY SR/SS
E) MOV EM MASSA ACFT MIL (CRUZEX V - CORREDOR CORMX1)
ACONTECERA NO ESPACO AEREO BTN COORD 051300S/0353200W
045800S/0365400W COM LARGURA DE 2,5NM PARA CADA LADO
DO EIXO DO CORREDOR, AREA ACT PELO ACC-RECIFE
F) 2000FT SFC G) FL140)
DT EXPED : 08/11/10 19:03:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D2017/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFALC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBMT - SAO PAULO/CAMPO DE MARTE, SP
B) 22/11/10 10:00 C) 25/11/10 19:00
D) DLY 1000/1900
E) AD CLSD DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 08/11/10 19:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN







SBBR F2030/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG
B) 15/11/10 00:00 C) 15/05/11 00:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 5
REF: AIP BRASIL MAP ADC)
DT EXPED : 08/11/10 20:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBEG G2139/2010 NOTAMR - SBEG G0839/2010
Q) SBAZ/QFFCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 08/11/10 20:29 C) 01/05/11 03:59
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO MODIFICADO PARA CAT 5
REF: ROTAER 3-P)
DT EXPED : 08/11/10 20:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B1701/2010 NOTAMR - SBRF B1530/2010
Q) SBRE/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
SBXS - /SALVADOR/TMA,
B) 08/11/10 20:59 C) 11/11/10 20:00
E) NDB AGN 310KHZ U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 08/11/10 20:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D2018/2010 NOTAMR - SBSP D1186/2010
Q) SBCW/QXXXX/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBXP - /SAO PAULO/TMA,
B) 08/11/10 20:56 C) 04/05/11 23:00
E) VOO VFR NA CTA CURITIBA T-6 (TUBULAO AREA SAO PAULO) NAO
PODERA SER REALIZADO ACIMA DO FL075, EXCETO QUANDO AUTH PELO
APP SAO PAULO DESTA MANEIRA, EXCEPCIONALMENTE, ESTE VOO VFR
REALIZADO INTEIRAMENTE FORA DO ESPACO AEREO CONTROLADO
(CLASSE G):
1- NAO RECEBERA SERVICO DE INFO DE VOO DO APP SAO PAULO,
2- NAO DEVERA CHAMAR O APP SAO PAULO (FREQ 125.60 MHZ), EXCETO
EM SITUACAO DE EMERGENCIA,
3- QUANDO NA POS SALESOPOLIS PARA INGRESSO NAS REA SOB A TMA
SAO PAULO, DEVERA CHAMAR APP SAO PAULO NA FREQ 129.50MHZ E
4- SAINDO DA TMA SAO PAULO DEVERA MANTER AJUSTADO
CODIGO SSR ALOCADO ANTERIORMENTE PELO APP SAO PAULO
REF: AIP BRASIL ENR 2.1.1)
DT EXPED : 08/11/10 20:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN


SBSP D2019/2010 NOTAMC - SBSP D2017/2010
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBMT - SAO PAULO/CAMPO DE MARTE, SP
B) 08/11/10 21:02
E) AD CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 08/11/10 21:02:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G2141/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 08/11/10 22:54 C) 08/11/10 23:58
E) ABN U/S)
DT EXPED : 08/11/10 22:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B1702/2010 NOTAMR - SBRF B1701/2010
Q) SBRE/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
SBXS - /SALVADOR/TMA,
B) 09/11/10 11:00 C) 11/11/10 20:00
E) NDB AGN 310KHZ U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 08/11/10 22:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBEG G2142/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 09/11/10 00:09 C) 08/12/10 23:58
E) ABN U/S)
DT EXPED : 09/11/10 00:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBBR F2034/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 09/11/10 01:15 C) 12/11/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO FREQ 118.00MHZ U/S)
DT EXPED : 09/11/10 01:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN







SBBR F2035/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 09/11/10 01:44 C) 12/11/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO OPR FREQ 121.60MHZ)
DT EXPED : 09/11/10 01:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBEG G2143/2010 NOTAMC - SBEG G2142/2010
Q) SBAZ/QLBAK///A /000/999/
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 09/11/10 02:37
E) ABN OPR NML)
DT EXPED : 09/11/10 02:33:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBEGZXBN







NOTAM INICIANDO EM 09 NOV 10

SBBR F1848/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QICAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 09/11/10 11:00 C) 11/11/10 19:00
E) ILS RWY 11L U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 15/10/10 18:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F2034/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 09/11/10 01:15 C) 12/11/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO FREQ 118.00MHZ U/S)
DT EXPED : 09/11/10 01:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F2035/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QSTXX///A /000/999/
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 09/11/10 01:44 C) 12/11/10 23:59
E) TWR RIBEIRAO OPR FREQ 121.60MHZ)
DT EXPED : 09/11/10 01:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBEG G2030/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWMLW/IV/BO /W /000/060/0418S05602W001
A) SBIH - ITAITUBA/ITAITUBA, PA
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 09/11/10 13:00 C) 11/11/10 19:00
D) DLY 1300/1900
E) FRNG (TIRO REAL) ACONTECERA BTN COORD 041709S/0560213W
041735S/0560255W 041758S/0560212W 041817S/0560211W RTO
F) GND G) FL060)
DT EXPED : 26/10/10 18:17:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G2118/2010 NOTAMR - SBEG G1777/2010
Q) SBAZ/QXXXX/IV/NBO/AE/000/999/
A) SBWQ - /BOA VISTA/TMA,
SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 09/11/10 17:30 C) 10/11/10 21:00
D) NOV 09/10 1730/0200 NOV 10 1000/2100
E) ACFT HD_ BVI/GEMOL AO CRUZAR VOR BVI OU DECOLAR DE SBBV, UTILIZANDO
A AWY UB681, DEVERA ABANDONAR O VOR BVI NA RDL 030 E AFT 40NM
APROAR REP GEMOL, E
ACFT HDG GEMOL/BVI AFT CRUZAR REP GEMOL DEVERA INTERCEPTAR A RDL
030 A 40 NM DO VOR BVI E APOS APROAR VOR BVI)
DT EXPED : 05/11/10 15:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G2119/2010 NOTAMR - SBEG G1740/2010
Q) SBAZ/QWMLW/IV/BO /W /000/330/0319N06002W007
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 09/11/10 17:30 C) 10/11/10 21:00
D) NOV 09/10 1730/0200 NOV 10 1000/2100
E) FRNG(TIRO REAL) ACONTECERA BTN COORD 031825.39N/0600642.11W
032107.35N/0600255.08W 031332.08N/0600328.78W
031614.40N/0595918.00W (SERRA DO TUCANO,RR) RTO
F) GND G) FL330)
DT EXPED : 05/11/10 15:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B1702/2010 NOTAMR - SBRF B1701/2010
Q) SBRE/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBXS - /SALVADOR/TMA,
SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 09/11/10 11:00 C) 11/11/10 20:00
E) NDB AGN 310KHZ U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 08/11/10 22:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D1956/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/040/2313S04603W003
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 09/11/10 10:00 C) 02/12/10 19:00
D) TUE TIL THU 1000/1900
E) AREA RTO TEMPO (FLT ENSAIO DE VEICULO NAO TRIPULADO -VANT) COOR
APP/TWR SAO JOSE BTN COORD 231242S/0460446W, 231203S/0460101W,
231054S/0460149W, 231437S/0460311W (SAO JOSE - SP) ACT
F) GND G) 4000FT MSL)
DT EXPED : 28/10/10 18:32:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1963/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLAAS/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 09/11/10 10:00 C) 09/11/10 14:00
E) ALS (ALSF-2) RWY 10 U/S)
DT EXPED : 29/10/10 11:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

Terminal 2 do aeroporto Salgado Filho atenderá até 2 milhões de passageiros




Terminal 2 do aeroporto atenderá até 2 milhões de passageiros

Adriana Lampert

Convidadas para se instalarem no futuro Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, empresas aéreas como Azul e Webjet estudam instalação no local. Outras, como Avianca (ex-OceanAir), NHT e Trip Linhas Aéreas, também fazem parte da lista de cogitadas para atender na estrutura do antigo terminal, cujas obras de reestruturação devem ser entregues até 1 de dezembro deste ano. "Há ainda a possibilidade de companhias como a Passaredo, que ainda não atua no Sul, se alojarem ali", adianta Jorge Herdina, superintendente do aeroporto.

O critério de escolha das companhias foi à compatibilidade da estrutura do local com o número de passageiros atendidos. "Nesta arrancada, pretendemos operar com um 1,5 milhão de usuários, com breve expansão para 2 milhões", calcula. Ele estima que, no máximo, três aéreas se instalem no novo terminal.

Ainda não há definição de quais empresas irão se instalar na estrutura, mas o superintendente explica que cada companhia poderá operar em apenas um dos terminais - novo ou atual - "evitando confusão para os passageiros". Herdina acredita que assim que as obras forem entregues, as futuras candidatas se manifestarão, podendo iniciar as operações.

"Se tudo der certo, iremos nos transferir para lá", diz Adalberto Febeliano, diretor de relações institucionais da Azul. "O atual terminal tem muitas dificuldades operacionais, devido ao número de balcões de check-in abaixo do necessário", avalia. A empresa só passará a operar no Terminal 2 se o mesmo oferecer o conforto adequado aos passageiros avisa.

As obras do novo terminal custarão cerca de R$ 2 milhões. Em dezembro, já estarão funcionando um processador de check-in, uma sala de embarque e o desembarque com esteiras de bagagem. Os custos para instalação de uma empresa aérea na nova estrutura serão os mesmos. Para Herdina, a principal vantagem de as companhias mudarem para o novo espaço será a possibilidade de oferecer operações "mais personalizadas e menos conflitantes, no sentido de não colidir com o fluxo de passageiros de outras empresas."

http://migre.me/25KwF

domingo, 7 de novembro de 2010

Webjet culpa mau tempo pelos atrasos e Infraero rebate





ão Paulo - De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 18 horas deste domingo, 12,7% dos voos domésticos sofreram atrasos em todo o Brasil. No balanço por companhia aérea, a empresa que tem maior número de voos com atrasos ou cancelados é a Webjet. Até as 18 horas deste domingo, a empresa tinha 58,8% dos voos com atrasos superior a meia hora. Sendo que 11,3% estão atrasados no momento e 8,5% foram cancelados.

Segundo a assessoria de imprensa da Webjet, os atrasos e cancelamentos acontecem "em virtude de uma somatória de problemas meteorológicos em três aeroportos". A empresa informa em nota que os aeroportos de Confins, Guarulhos e Porto Alegre ficaram fechados por algumas horas neste final de semana.

Segundo a Webjet, os passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos têm todo o suporte da companhia, que oferece alimentação e hospedagem, conforme determinação da resolução 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A empresa acredita que com a abertura dos aeroportos no final desta manhã, a situação de seus voos seja normalizada ao longo do dia.

Procurada pela reportagem, a Infraero informou que apenas o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) chegou a ficar fechado neste final de semana. O aeroporto ficou quase 12 horas fechado, das 23 horas de sábado até as 10 horas de domingo. Segundo a Infraero, o Aeroporto Internacional de Guarulhos operou com auxílio de instrumentos das 7 às 10 horas da manhã de hoje, mas não chegou a ser fechado.

A Infraero afirmou ainda que se os problemas com voos da Webjet estivessem relacionados apenas ao mau tempo, as demais companhias aéreas também teriam alto índice de atrasos e cancelamentos, o que não ocorre. Segundo a assessoria de imprensa da companhia aérea, a pior situação é a de Confins, que está há cerca de três semanas sem o ILS, aparelho que permite a operação por instrumentos, quando não há visibilidade total para pousos e decolagens.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado a Aeronáutica, informou que o fechamento de Confins por quase 12 horas estava ligado apenas ao mau tempo e a pouca visibilidade. Segundo o órgão, a visibilidade estava abaixo de 100 pés e mesmo para operar por instrumentos é necessária visibilidade acima de 200 pés. Entretanto, o Decea confirmou que o ILS de Confins está inoperante desde a última quinta-feira, 4, e deve voltar a funcionar no próximo dia 15.

Após a reabertura de Confins, o aeroporto tem no momento apenas três voos atrasados. Mas, ao longo do dia foram 33 voos com atrasos superiores a meia hora e 13 cancelamentos. Guarulhos tem quatro voos atrasados e Porto Alegre dois.

http://migre.me/23yHp

No limite, Aeroporto de Maringá deve atingir fluxo de 500 mil passageiros/ano



O Aeroporto Silvo Name Junior, de Maringá, deve encerrar o ano com o fluxo total de 488 mil passageiros, um crescimento de 52% em relação ao ano passado, quando o movimento foi de 319,5 mil usuários. A estimativa, que consta em um relatório divulgado nesta semana, pela administração do terminal, revela um número maior do que a capacidade da atual estrutura, que é de 430 mil embarque e desembarques por ano.

A falta de estrutura para atender a demanda está causando reclamações de alguns passageiros. É o caso do administrador Airton Aparecido, que critica o atendimento nos horários de maior movimento. “A estrutura parece que está ficando no seu limite máximo. Nos horários de picos nós enfrentamos algumas filas”, afirmou para a reportagem da RPC TV Maringá.

Já o gerente de vendas Denílson Trena reclama da concentração de voos nos mesmos horários. “Vira aquela loucura no check-in, aquele stress. Se a gente tivesse a possibilidade de ter horários mais espaçados, seria mais interessante”, disse.

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, reconhece a dificuldade enfrentada no local durante os horários de pico. “Com criatividade, nós estamos enfrentando o problema, mas vai chegar um momento em que vai ser necessária a ampliação”.

Valêncio ressaltou que já existem projetos para aumentar as salas de embarque e melhorar a infraestrutura do pátio. O trabalho está orçado em cerca de R$ 30 milhões, mas o projeto deve ser reformulado.

“Estou em Brasília. Vou aos ministérios da Justiça e da Defesa para discutir a possibilidade de obter mais equipamentos de Raios-X e a aquisição de recursos para reformas, que devem ocorrer em médio prazo. Também já iniciamos conversa com o governador eleito, Beto Richa, e ele deu sinais de que vamos ter apoio para essa ampliação”.

Crescimento acima da média

O aeroporto de Maringá bateu recorde de movimento no mês passado. Foram 49 mil passageiros, 31% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Segundo Valêncio, essa elevação ocorreu devido ao bom momento da aviação brasileira e da economia da região Noroeste do estado. “Nosso crescimento está acima da média brasileira. Acredito que vamos ficar novamente entre os terminais com melhor desempenho do país". Em 2009, foram registrados 319.576 embarques e desembarques no Silvio Name Junior. Na ocasião, o terminal ampliou em 47% o fluxo de passageiros em relação ao ano anterior, perdendo apenas para Viracopos, em Campinas-SP (elevação de 210%) e Itajaí/Navegantes-SC (50%).

http://migre.me/23yb0