6/11/2010 | |
A nova resolução que está sendo preparada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também traz mudanças na forma de reajuste das tarifas. O órgão quer que os valores sejam reajustados periodicamente, com base na inflação do período e em índices de eficiência de cada aeroporto que seriam criados com as novas regras tarifárias. Para a Anac, a medida tornaria mais fácil o planejamento de longo prazo dos aeroportos, pois haveria segurança em relação aos valores a serem recebidos pelas companhias. Hoje, esses são reajustados pela agência sem periodicidade definida. Outro efeito colateral seria incentivar os aeroportos a aumentar a eficiência nos serviços prestados. A agência planeja estabelecer metas de produtividade de acordo com cada classe de aeroporto, e o reajuste dado aos valores máximos e mínimos das tarifas deve depender do desempenho de cada um em atingi-las. Segundo a agência, o primeiro reajuste seria dado no início de 2011. O segundo sairia somente em 2014 e, daí em diante, as revisões seriam de cinco em cinco anos, com base nos critérios estabelecidos na norma. Déficit - A intenção de se criar condições para o planejamento a longo prazo e estabelecer metas de eficiência, segundo a Anac, é tornar os aeroportos brasileiros menos deficitários. Atualmente, vários terminais - principalmente os menores e em regiões mais isoladas - não conseguem arrecadar o suficiente para cobrir os custos de funcionamento e os investimentos em infraestrutura. Com a medida, a agência planeja reduzir gradativamente a quantidade de subsídios cruzados concedidos às atividades aeroportuárias nos locais deficitários. Um estudo da Associação Nacional dos Funcionários da Infraero (Anei) de 2009 apontava que dos 67 aeroportos administrados pela estatal apenas 33 tinham superávit. Uma das medidas defendidas por especialistas para amenizar o problema é a privatização dos aeroportos. A questão é polêmica mas, para André Castellini, consultor na área de aviação comercial, a nova resolução que a Anac está preparando pode facilitar o processo de concessão dos aeroportos à iniciativa privada. "Você precisa ter uma regulação que incentive a participação do capital privado nas atividades aeroportuárias. Por outro lado, você tem de dar garantia aos usuários de que o serviço será bem prestado. A resolução da Anac vai nesse sentido e prevê até mesmo o aumento de produtividade dos aeroportos e é muito bem-vinda", disse o consultor. Debate sobre privatização fica para 2011 Outra saída para o déficit, a privatização só deverá ser discutida no próximo governo. Mas ainda não está claro se processos de concessão à iniciativa privada como o do terminal de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal (RN), servirão como modelo, a exemplo do que defendeu neste ano o ministro da Defesa, Nelson Jobim. O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já havia dado sinal verde para que a Defesa fizesse um projeto de concessão para o País, passou a mostrar total desinteresse pelo assunto, uma vez que não está disposto a comprar mais essa briga com o seu partido, o PT. Já as empresas aéreas temem a criação de um monopólio privado nos aeroportos. Quando o governador do Rio, Sérgio Cabral, defendeu a concessão do Galeão, por exemplo, a ideia chegou a ser bombardeada pela presidente eleita, Dilma Rousseff. http://migre.me/22ukc |
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sábado, 6 de novembro de 2010
Aeroportos terão meta de produtividade
País precisa de mais 100 pilotos por ano para atender demanda
Em 2010, duas panes aéreas por falta de tripulação revelaram o fantasma da aviação comercial: vai faltar piloto no País. Desde 2008, licenças emitidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para piloto de linha aérea caíram quase pela metade. Mas o transporte aéreo cresceu 27% em um ano. Em jogo, está a segurança do passageiro, já que a urgência de mão de obra força empresas a contratar profissionais com menos experiência, dizem especialistas.
A grande dificuldade do setor, segundo a própria Anac, é o alto custo da formação e a debandada dos pilotos para lugares cujo mercado também é emergente, como Ásia e Oriente Médio. Só na Emirates, que tem sede em Dubai, mais de cem pilotos são brasileiros. Coincidentemente, é o mesmo número de profissionais que vai faltar anualmente para o mercado nacional.
"Pelo menos até a Copa de 2014, vamos precisar de no mínimo cem pilotos a mais por ano além do que temos hoje, em uma estimativa bastante conservadora", afirma o superintendente de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da Anac, Paulo Henrique de Noronha. Ele admite o descompasso entre a demanda do tráfego aéreo e a oferta de profissionais na área. "Se a aviação crescer 25% até 2014, vai faltar piloto, sim. E pode ser pior, pode crescer 50%."
Com o brasileiro viajando cada vez mais - os aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ganharam 20 milhões de passageiros em um ano -, empresas investem em novas rotas e aeronaves, o que demanda mais tripulação.
Pelo menos 40 novos aviões foram incorporados às frotas das quatro maiores companhias do Brasil até setembro - TAM, Gol, Azul e Webjet, segundo dados das empresas. Pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, isso implicaria em, no mínimo, 200 novos pilotos, cinco para cada aeronave. A Anac emitiu apenas 192 licenças PLA (piloto de linha aérea) de janeiro a julho deste ano.
"O que nos preocupa é o futuro. É preciso tomar medidas para que não falte piloto lá na frente. Hoje, o que vemos é uma movimentação grande de profissionais, criando até disputa entre companhias", afirma Noronha.
‘Autoescola'
A necessidade de mão de obra esbarra no processo de formação de um piloto, que não é simples. "Demora, é cara e ele não entra na empresa do dia para a noite, precisa de experiência. Em certo ponto, é até uma atividade elitista", explica o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, comandante Ronaldo Jenkins.
Um curso de piloto comercial - uma categoria abaixo do PLA - custa entre R$ 30 mil e R$ 40 mil e credencia o profissional para trabalhar em táxi aéreo, por exemplo. Voar em linha aérea, no entanto, exige dez vezes mais horas de voo. "É como uma autoescola, porque ele tem de pagar pelas aulas práticas. E a hora de voo custa hoje, em média, R$ 350", explica Mário Renó, dono da escola de aviação TAS, em São José dos Campos.
Renó explica que as antigas fontes que abasteciam a aviação comercial secaram. "A Força Aérea Brasileira já foi responsável por suprir o mercado, hoje não mais. Depois vieram as escolas das empresas, como Varig e Vasp, que eram ótimas e forneciam gente para todo o mercado. Agora é por conta dos aeroclubes", explica.
"Por baixo dos panos, sabemos que tem empresa contratando profissionais com experiência bem baixa", conta o piloto Paulo Eduardo Santos, que trabalha em companhia aérea há 12 anos. "A gente sabe de casos de pessoas contratadas com 300 horas de voo. Se por um lado você ajuda quem está em formação, por outro prejudica a segurança do passageiro."
Jenkins vê o mesmo problema. "Antes, ninguém entrava com menos de 4 mil horas de voo. Hoje, você já contrata piloto com mil horas", afirma.
http://migre.me/22tFB
Greve geral de dia 24 poderá fechar espaço aéreo
O Sindicato dos Técnicos de Informação e Comunicações Aeronáuticas vai aderir à greve geral de 24 de Novembro, disse fonte da Comissão de Trabalhadores da Navegação Aérea de Portugal.
Os trabalhadores deste sindicato vão-se juntar ao protesto convocado pela CGTP e pela UGT para demonstrarem "desacordo e insatisfação" para com as medidas constantes no Orçamento do Estado para 2011, aprovado na generalidade na Assembleia da República na passada quarta feira, sobretudo no que respeita ao "ataque e total desconsideração" manifestado pelo Governo na negociação colectiva, de acordo com o comunicado hoje divulgado.
Deste modo, são cinco os sindicatos da NAV (Navegação Aérea de Portugal) que se associam à paralisação.
Além do SINTICA, vão fazer greve os trabalhadores afectos aos sindicatos dos Controladores de Tráfego Aéreo (SINCTA), dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA), dos Técnicos de Segurança Aeronáutica (SITECSA) e dos Técnicos de Navegação Aérea (SITNA).
Os respectivos pré-avisos já foram entregues à empresa e ao ministério do Trabalho.
Viracopos deverá ter tarifa mais barata que Cumbica
Jorge Eduardo Leal Medeiros - O Estado de S.Paulo
A decisão é bem-vinda, uma vez que permitirá a prática da lei de oferta e procura: uma operação em horário-pico, como numa sexta-feira em fim de tarde, poderá ser mais cara que uma na madrugada. Da mesma forma, poderão ser cobradas tarifas mais baratas em aeroportos mais distantes (Viracopos) do que nos próximos de São Paulo (Guarulhos ou Congonhas), fato corriqueiro fora do Brasil, mas que hoje, aqui, ainda é tabu. Isso abre espaço para mudanças de preços de passagens que poderão beneficiar o usuário. No entanto, é bom lembrar que liberar tarifas em regime monopolista é música para a empresa monopolista, que, em termos práticos, é a Infraero.
Esperemos que a Anac consiga, de fato, defender o usuário. E que não nos caia nos ombros um monopólio privado.
PROFESSOR DE ENGENHARIA AERONÁUTICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)
http://migre.me/21FaD
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
EUA prendem 34 brasileiros ilegais que faziam curso de piloto
As autoridades norte-americanas prenderam 34 imigrantes brasileiros ilegais que faziam curso para piloto de avião na região de Boston, no Estado de Massachusetts, desde julho deste ano.
Não foi encontrado qualquer vínculo entre os brasileiros e atividades terroristas, e todos foram liberados e estão à espera de julgamentos de deportação, informou a “Boston Globe”.
A inscrição dos brasileiros na academia de aviação TJ, da cidade de Stow, foi efetivada mesmo com os controles rígidos em vigor desde os atentados de 11 de setembro 2001.
Entre os presos está o dono da academia, um brasileiro de 26 anos que portava uma licença para pilotar aviões monomotores e supostamente imigrante ilegal. O Departamento de Segurança Doméstica o indiciou por violação da lei imigratória.
http://migre.me/2177Q
Exército testa aeronave não tripulada
Testes foram realizados em Pirassununga, no interior de SP. Equipamento será usado em simulações de guerra.
O Exército testou nesta sexta-feira (5), em Pirassununga, no interior de São Paulo, uma aeronave militar que voa sem ninguém a bordo. O veículo aéreo não tripulado, chamado de vant, tem tecnologia brasileira e serve, principalmente, para patrulhar regiões consideradas perigosas.
Ele manda imagens e informações para a equipe em solo. O modelo será usado a partir de sábado (6) em uma simulação de guerra, com a participação de 4,5 mil homens do Exército.
http://migre.me/20X3t
ATUALIZAÇÃO DE NOTAM - 05 - 11 - 10
Infraero instala equipamentos para passageiros especiais nos aeroportos do Rio e João Pessoa
A Infraero confirmou que já foram instalados equipamentos para facilitar a acessibilidade dos passageiros especiais nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim e de João Pessoa/Presidente Castro Pinto. Essas ações fazem parte da Política de Acessibilidade da empresa.
No Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), a Infraero disponibilizou, no Terminal de Passageiros 1, nove balcões de check-in adaptados para usuários cadeirantes. Os balcões são identificados com um adesivo e possuem uma mesa retrátil que, quando acionada, fica na altura do passageiro que utiliza cadeira de rodas.
O superintendente do Galeão, André Luis Marques, classificou a ação como um ato de suma importância na relação do aeroporto com os passageiros. "O aeroporto, adaptando-se a essas necessidades, torna-se habilitado para qualquer evento e para atender com maior nível de conforto os passageiros e usuários", afirmou André Luis.
As novas instalações atendem todas as empresas aéreas do Terminal 1, que compartilham os balcões de check-in. A intenção é de que mais equipamentos como esses sejam instalados no Terminal de Passageiros 2.
http://migre.me/20SQR
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Terminal de Cargas de Manaus vai iniciar obras do estacionamento de caminhões
A Infraero assinou nesta quarta-feira (3/11) a Ordem de Serviço para a execução das obras do estacionamento aberto para caminhões no Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). A licitação, aberta em 28/9, escolheu a empresa Prohidro Engenharia e Instalações Ltda. para a realização dos trabalhos, previstos para serem concluídos em março de 2011.
O estacionamento, um investimento de cerca de R$ 1,32 milhão, terá uma área de 5.061,89 m², proporcionando uma estrutura ampla para abrigar os veículos que utilizam o Terminal de Carga do aeroporto, o que também facilitará o tráfego de veículos menores na área do Teca. O estacionamento terá também um espaço comercial para melhor atender aos caminhoneiros que utilizam o espaço enquanto aguardam a liberação de cargas.
“A construção do estacionamento é um exemplo do trabalho que a Infraero está realizando para, além de realizar os serviços de logística com eficiência, atender com conforto os diversos públicos que se utilizam dos terminais de logística”, pontuou Rubem Ferreira Lima, superintendente da Regional Noroeste.
Melhorias no Terminal de Logística de Carga de Manaus
A construção do estacionamento de caminhões é a mais recente de uma série de obras de infraestrutura para aumentar a capacidade do Terminal de Logística e Carga do Aeroporto de Manaus. Desde dezembro de 2009, os Terminais 1 e 2 do Teca de Manaus passam por reformas para adequação e ampliação, com término previsto para julho de 2011.
Entre os trabalhos sendo feitos, estão a ampliação dos espaços de armazenamento dos terminais, implantação de novas instalações elétricas, a criação de um novo espaço de 720 m² para abrigar a Receita Federal e a construção de uma passarela elevada de 72 metros interligando os Tecas 1 e 3. Além disso, a Infraero entregou, ainda no primeiro semestre de 2010, um armazém estruturado com 2.500 m² para dar suporte às atividades do Teca. “As obras serão de extrema valia para o fortalecimento da cadeia logística”, concluiu o superintendente Rubem Ferreira Lima.
Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br
www.twitter.com/canalinfraero
ANAC abre audiência pública para discutir proposta de regulação de tarifas aeroportuárias
ANAC abre audiência pública para discutir proposta de regulação de tarifas aeroportuárias |
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Brasília, 04 de novembro de 2010 - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abre hoje audiência pública pela internet para discutir a proposta de regulação das tarifas aeroportuárias de embarque, pouso e permanência (aviação regular) e dos preços unificado e de permanência (aviação geral). No dia 16 de novembro de 2010, a ANAC realiza uma audiência presencial, a partir das 15h, no auditório ao lado do Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Brasília. A proposta tem por objetivo estabelecer regras claras, permitindo que os administradores aeroportuários atuem de forma transparente e assegurando incentivos à eficiência e qualidade do serviço prestado. Qualquer cidadão interessado poderá encaminhar uma contribuição pela internet até as 18h do dia 24 de novembro. No site da ANAC, no endereço:http://www.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp estão disponíveis o formulário para encaminhamento das contribuições, a minuta da Resolução e a exposição dos motivos para a edição da proposta. Tanto as contribuições encaminhadas por e-mail quanto as propostas apresentadas na audiência pública serão analisadas pela Agência, que julgará a necessidade de realizar alterações no texto original. |
Aeroporto de Uberlândia terá ILS
Equipamento auxilia pousos quando as condições de visibilidade são baixas no aeroporto
A partir da próxima semana começam as obras para a instalação do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto de Uberlândia. A autorização para a o início dos trabalhos foi dada pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado a Aeronáutica.
O empenho do prefeito Odelmo Leão foi fundamental para garantir a instalação do ILS (Instrument Landing System), equipamento que permitirá que o Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato opere melhor, com maior precisão de pouso em condições climáticas adversas. A afirmação é do Superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.
O Prefeito Odelmo Leão disse que esta é mais uma grande conquista para Uberlândia. “O ILS vai melhorar nossas condições de pouso. Isso significa mais agilidade para o aeroporto e mais desenvolvimento econômico para a cidade”.
As obras para implantação do ILS no Aeroporto já estão autorizadas. “A empresa está no aeroporto. Agora iremos aguardar o processo de contratação, procedimentos administrativos e a implantação do canteiro de obras”, disse o Superintendente da Infraero em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.
Ainda de acordo com superintendente, o equipamento foi adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), do Ministério da Defesa, e deve entrar em operação no prazo de três a cinco meses.
Desenvolvimento do transporte aéreo
A Prefeitura de Uberlândia firmou em abril de 2006 um convênio com a Infraero no valor de R$ 70 milhões para obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e implantação da Área Intermodal de Cargas. Em 2007 doou para a União uma área de 209 mil metros quadrados, parte da antiga Fazenda Buriti. Já foram executadas as obras de ampliação e também do novo acesso ao aeroporto. A Infraero realizou estudos de viabilidade do terminal de cargas, e o parecer foi favorável à implantação.
O equipamento possibilitará o pouso de aeronaves com visibilidade mais baixa, o que reduz o índice de mudança de rota em caso de condições climáticas adversas, como fortes chuvas e nuvens baixas. A previsão é de que o ILS esteja funcionando em 150 dias. Uberlândia movimenta uma média de 50 mil passageiros por ano.
http://migre.me/1YDTt
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Iata alerta contra medidas apressadas nas ameaças de bombas
Reuters/Brasil Online
FRANKFURT (Reuters) - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) alertou nesta terça-feira contra medidas apressadas para melhorar a segurança nos voos, depois que duas bombas que tinham os Estados Unidos como alvo foi encontrado em aviões cargueiros na semana passada.
"Vimos muitos casos em que (soluções) tiverem consequências não previstas", disse o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani, num encontro sobre segurança na aviação.
Dois pacotes contendo bombas - ambos enviados do Iêmen e direcionados a sinagogas em Chicago, nos EUA - foram interceptados na Grã-Bretanha e em Dubai na sexta-feira.
Um dos pacotes foi encontrado em um cargueiro da United Parcel Service, no aeroporto britânico de East Midlands e o outro, em uma embalagem de tinta de impressão, em um escritório do Fedex em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
"O setor está cooperando com as orientações dos governos nas ações relacionadas à carga com origem no Iêmen", disse Bisignani. "Se houver qualquer ajuste de longo prazo, temos de fazer isso com todos os fatos disponíveis, com medidas direcionadas para riscos específicos.
"Os governos de todo o mundo precisam cooperar com as companhias aéreas para aprimorar a segurança na aviação", disse ele.
(Reportagem de Maria Sheahan)
http://migre.me/1WPct
Infraero recebe licença para obras no aeroporto de MT
EQUIPE AE - Agencia Estado
BRASÍLIA - A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou hoje que recebeu a licença prévia para realizar a ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Mato Grosso. O aeroporto está localizado no município de Várzea Grande, limítrofe a Cuiabá.
A licença foi emitida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA/MT) e tem validade até 24 de outubro de 2013. Hoje a Infraero publicou no Diário Oficial da União o "Aviso de Licença", cumprindo etapa necessária para dar andamento às obras.
A reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto Marechal Rondon é um projeto incluído no grupo de obras da Copa do Mundo de 2014, uma vez que Cuiabá será uma das cidades que receberá jogos do evento. Os investimentos previstos para o projeto são de aproximadamente R$ 80 milhões.
Dados da Infraero indicam que 1.671.704 passageiros passaram pelo aeroporto Marechal Rondon em 2009, o que representa um crescimento de quase 90% em relação a 2005, quando foram atendidos 880.256 passageiros.
http://migre.me/1WOWL
Pilotos e comissários de bordo da França fazem greve
AE - Agência Estado
Sindicatos representando os pilotos e comissários de bordo da França anunciaram uma greve de quatro dias a partir de sexta-feira, dia 5 de novembro, como forma de protesto contra um plano da Assembleia Nacional que prevê a aplicação de impostos a alguns benefícios oferecidos a esses profissionais.
Os parlamentares estão debatendo se os pilotos e comissários, que pagam menos por passagens aéreas, estadias em hotéis e estacionamento em aeroportos, devem pagar impostos por esses serviços, o que reduziria o desconto atualmente oferecido.
"Isso não diz respeito apenas aos pilotos, afeta todos, particularmente os funcionários de transporte", disse Yves Deshayes, membro do departamento executivo do SNPL France Alpa, principal sindicato de pilotos da França.
O SNPNC/FO, sindicato dos comissários de bordo franceses, alertou que a lei terá sérias consequências para seus membros. "Diversos comissários vivem no interior e trabalham em Paris. Eles usam de três a quatro passagens por mês para voltar para casa", afirmou a presidente do sindicato, Fatiha Aggoune-Schneider. As informações são da Dow Jones.
http://migre.me/1VRxM
Infraero instala equipamentos para passageiros especiais nos aeroportos do Rio e João Pessoa
A Infraero confirmou que já foram instalados equipamentos para facilitar a acessibilidade dos passageiros especiais nos aeroportos internacionais do Rio de Janeiro/Galeão-Antonio Carlos Jobim e de João Pessoa/Presidente Castro Pinto. Essas ações fazem parte da Política de Acessibilidade da empresa.
No Aeroporto Internacional do Galeão (RJ), a Infraero disponibilizou, no Terminal de Passageiros 1, nove balcões de check-in adaptados para usuários cadeirantes. Os balcões são identificados com um adesivo e possuem uma mesa retrátil que, quando acionada, fica na altura do passageiro que utiliza cadeira de rodas.
O superintendente do Galeão, André Luis Marques, classificou a ação como um ato de suma importância na relação do aeroporto com os passageiros. "O aeroporto, adaptando-se a essas necessidades, torna-se habilitado para qualquer evento e para atender com maior nível de conforto os passageiros e usuários", afirmou André Luis.
As novas instalações atendem todas as empresas aéreas do Terminal 1, que compartilham os balcões de check-in. A intenção é de que mais equipamentos como esses sejam instalados no Terminal de Passageiros 2
http://migre.me/1VRqQ
ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 02 - 11 - 10
RESUMO NOTAM 01 – 02 NOV 10
SBBR F1962/2010 NOTAMC - SBBR F1946/2010
Q) SBBS/QPAAK///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 01/11/10 11:17
E) STAR RNAV OU VOR/DME E NDB LUKA 2 E
STAR RNAV OU VOR/DME E NDB URADI 2
AMBAS DE 23 SEP 10 AIRAC OPR NML)
DT EXPED : 01/11/10 11:17:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN
SBRF B1620/2010 NOTAMC - SBRF B1614/2010
Q) SBAO/QXXAK////000/999/
A) SBAO - /FIR ATLANTICO,
B) 01/11/10 18:23
E) ADSC OPR NML)
DT EXPED : 01/11/10 18:23:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN
SBBR F1963/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 02/11/10 04:47 C) 05/11/10 19:00
E) VOR CIA 113.70MHZ U/S)
DT EXPED : 02/11/10 04:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2950/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QMNXX///A /000/999/
A) SBFL - FLORIANOPOLIS/HERCILIO LUZ, SC
B) 02/11/10 05:32 C) 03/11/10 23:59
E) PATIO NR 2 E NR3 (AVIACAO GERAL) TODAS PSN OCUPADAS)
DT EXPED : 02/11/10 05:32:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G2090/2010 NOTAMR - SBEG G1911/2010
Q) SBAZ/QLAAS/IV/NBO/A /000/999/
A) SBRB - RIO BRANCO/PLACIDO DE CASTRO, AC
B) 01/11/10 22:26 C) 30/11/10 23:59
E) ALS (MALSR) RWY 06 U/S)
DT EXPED : 01/11/10 22:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
NOTAM INICIANDO EM 02 NOV 10
SBBR F1963/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 02/11/10 04:47 C) 05/11/10 19:00
E) VOR CIA 113.70MHZ U/S)
DT EXPED : 02/11/10 04:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
SBCT E2950/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QMNXX///A /000/999/
A) SBFL - FLORIANOPOLIS/HERCILIO LUZ, SC
B) 02/11/10 05:32 C) 03/11/10 23:59
E) PATIO NR 2 E NR3 (AVIACAO GERAL) TODAS PSN OCUPADAS)
DT EXPED : 02/11/10 05:32:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBEG G1819/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/135/0638S05159W004
A) SNFX - SAO FELIX DO XINGU/SAO FELIX DO XINGU, PA
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 02/11/10 00:00 C) 25/04/11 23:59
E) PJE SOB VMC ACONTECERA CENTRO AD (063825S/0515924W) RAIO 04NM RTO
F) GND G) FL135)
DT EXPED : 06/10/10 14:31:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G1881/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QWPLW/IV/M /W /000/135/0532S04727W004
A) SBIZ - IMPERATRIZ/PREFEITO RENATO MOREIRA, MA
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 02/11/10 00:00 C) 01/04/11 23:59
E) PJE SOB VMC SUBJ AUTH ACC AMAZONICO/INFO FLT RDO IMPERATRIZ
ACONTECERA CENTRO AD (053150S/0472730W) RAIO 04NM RTO
F) GND G) FL135)
DT EXPED : 14/10/10 15:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBRF B1575/2010 NOTAMR - SBRF B1574/2010
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 02/11/10 00:00 C) 23/11/10 23:59
D) NOV 02 0000 TIL 08 2359 18 0000 TIL 23 2359
E) RWY 12/30 CLSD DEVIDO OPERACAO CRUZEX V)
DT EXPED : 26/10/10 18:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0297/CGN/261010