quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Aeroporto de Uberlândia terá ILS





Equipamento auxilia pousos quando as condições de visibilidade são baixas no aeroporto

A partir da próxima semana começam as obras para a instalação do Instrument Landing System (ILS) no aeroporto de Uberlândia. A autorização para a o início dos trabalhos foi dada pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), órgão ligado a Aeronáutica.

O empenho do prefeito Odelmo Leão foi fundamental para garantir a instalação do ILS (Instrument Landing System), equipamento que permitirá que o Aeroporto de Uberlândia Tenente Coronel Aviador César Bombonato opere melhor, com maior precisão de pouso em condições climáticas adversas. A afirmação é do Superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.

O Prefeito Odelmo Leão disse que esta é mais uma grande conquista para Uberlândia. “O ILS vai melhorar nossas condições de pouso. Isso significa mais agilidade para o aeroporto e mais desenvolvimento econômico para a cidade”.

As obras para implantação do ILS no Aeroporto já estão autorizadas. “A empresa está no aeroporto. Agora iremos aguardar o processo de contratação, procedimentos administrativos e a implantação do canteiro de obras”, disse o Superintendente da Infraero em Uberlândia, João Marcos Coelho Soares.

Ainda de acordo com superintendente, o equipamento foi adquirido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA), do Ministério da Defesa, e deve entrar em operação no prazo de três a cinco meses.

Desenvolvimento do transporte aéreo

A Prefeitura de Uberlândia firmou em abril de 2006 um convênio com a Infraero no valor de R$ 70 milhões para obras de ampliação da pista de pouso e decolagem e implantação da Área Intermodal de Cargas. Em 2007 doou para a União uma área de 209 mil metros quadrados, parte da antiga Fazenda Buriti. Já foram executadas as obras de ampliação e também do novo acesso ao aeroporto. A Infraero realizou estudos de viabilidade do terminal de cargas, e o parecer foi favorável à implantação.

O equipamento possibilitará o pouso de aeronaves com visibilidade mais baixa, o que reduz o índice de mudança de rota em caso de condições climáticas adversas, como fortes chuvas e nuvens baixas. A previsão é de que o ILS esteja funcionando em 150 dias. Uberlândia movimenta uma média de 50 mil passageiros por ano.

http://migre.me/1YDTt

Nenhum comentário: