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sábado, 26 de junho de 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
quinta-feira, 24 de junho de 2010
TAM e Continental Airlines
TAM e Continental Airlines vão compartilhar voos
Integrantes da Star Alliance, companhias vão operar rotas para os Estados Unidos
EXAME/ARQUIVOS

São Paulo - A TAM, maior companhia aérea brasileira, e a Continental Airlines anunciaram, nesta quinta-feira (24/6), um acordo para compartilhamento de voos em rotas entre o Brasil e os Estados Unidos. As companhias integram a Star Alliance, consórcio de aéreas de todo o mundo.
O compartilhamento entrará em vigor a partir de 1º de julho. Essa não é a primeira parceria das empresas. Desde 6 de abril, elas mantêm um acordo de Frequent Flyer Program. Trata-se de um contrato que permite aos membros do programa de fidelidade das duas companhias de acumular pontos ao voar em rotas operadas pela outra. Assim, os associados ao TAM Fidelidade ganham pontos quando voam pela Continental. E o One Pass, da Continental, acumula milhas nas rotas da TAM.
PROMOÇÕES - AÉREAS

Força Aérea argentina
Força Aérea argentina atuou em
“voos da morte” na ditadura
Método consistia em atirar inimigos ao mar e gerar pânico em opositores

Um ex-soldado acusou a Força Aérea da Argentina de ter realizado "voos da morte" durante a ditadura (1976-1983), que consistiam em atirar opositores de aviões ao mar. Os crimes tinham sido atribuídos até agora apenas à Marinha, disse nesta quinta-feira (24) uma fonte judicial.
A testemunha que relatou as operações da morte teve sua identidade mantida em sigilo.
- Os superiores nos diziam para transportar os detidos a uma distância em torno de 200 milhas e lançá-los mar adentro. Mas deixavam um ou dois sobreviverem, para que estes contassem a seus companheiros o que tinha ocorrido e o que os esperava.
Até agora, só eram conhecidos os casos de "voos da morte" realizados pelo pessoal da Marinha, divulgados no processo sobre os crimes de lesa-humanidade cometidos no campo de extermínio da Escola de Mecânica da Armada (ESMA), durante a ditadura argentina.
O ex-soldado depôs em um processo aberto em 2008 por conta da denúncia de Lorena Pacino, filha de um preso político cujo cadáver foi devolvido pela maré à costa atlântica da província de Buenos Aires.
Segundo a testemunha, os voos da morte ocorreram entre 1976 e 1978, quando "aviões Fokker saíam, davam uma volta e retornavam sem ter aterrissado".
Está praticamente provado que os responsáveis da Primeira Brigada Aérea de Palomar, pertencente à Força Aérea, participaram dos "voos da morte", afirmou a fonte.
Em 1995, o ex-capitão da marinha, Adolfo Scilingo, confessou ter participado desse método de extermínio. Ele foi condenado em 2005 na Espanha a 640 anos de prisão por crimes contra os direitos humanos, prisão ilegal e tortura durante a ditadura argentina.
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quarta-feira, 23 de junho de 2010
Incidente Aeronáutico SBAR
Apoio às vítimas das chuvas nos estados de Alagoas e de Pernambuco
INFRAERO
Diretor de Engenharia da Infraero ministra palestra no Seminário Infraestrutura Brasil
Na palestra, Jaime Parreira apresentou os planos da Infraero para modernizar os aeroportos relacionados às cidades-sede da Copa do Mundo, que receberão investimentos da ordem de R$ 5,4 bilhões até 2014. "Com estes investimentos, os aeroportos envolvidos com a Copa serão capazes de cobrir o aumento da demanda", afirmou Jaime. Ele também esclareceu que até 2012 as obras no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antonio Carlos Jobim estarão concluídas.
Além disso, o diretor de Engenharia também falou sobre os Módulos Operacionais a serem instalados em 12 diversos aeroportos da Rede Infraero, destacando a eficiência das estruturas para o atendimento atual da demanda destes aeroportos Dos terminais de cidades-sede da Copa, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – Governador André Franco Montoro, o Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF), o Aeroporto de Campinas e o Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon (MT) receberão Módulos Operacionais.
O Seminário Infraestrutura Brasil discute as possibilidades de investimentos em infraestrutura para os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.
TAM
TAM anuncia voo direto entre Londres e Rio de Janeiro
Com a nova rota, a empresa vai aumentar em 25% sua oferta de voos entre Brasil e Reino Unido

São Paulo - A TAM vai iniciar, no dia 10 de agosto, a operação de sua nova rota internacional que fará a ligação direta entre o Rio de Janeiro e Londres, no Reino Unido. Serão três frequências por semana (terças e sextas-feiras e domingos) operadas por aeronaves Airbus A330, com 223 assentos para passageiros. No mesmo dia, a companhia começa a operar seu voo direto de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, na Alemanha.
Com a nova rota para Londres, a TAM aumentará em 25% sua oferta de voos entre o Brasil e o Reino Unido, que passará a mais de 3.200 assentos por semana em cada sentido. Desde outubro de 2006, a companhia oferece um voo diário de ida e volta entre São Paulo e Londres, atualmente operado por uma aeronave Boeing B777 com 362 assentos. O voo direto entre o Rio de Janeiro e a capital do Reino Unido será realizado temporariamente com os números JJ 9416 na ida e JJ 9417 na volta.
A média mensal de passageiros transportados pela TAM entre Brasil e Reino Unido aumentou de 9.500 pessoas, em 2007, para 15.600 em 2009. De janeiro a maio deste ano, a demanda já aumentou para 17.200 pessoas, segundo a empresa. A taxa mensal média de ocupação do voo evoluiu de 73,8% em 2007 para 79,8% no ano seguinte e, depois de recuar para 71,8% em 2009 devido à crise econômica internacional, registrou ocupação média de 82,3% nos primeiros cinco meses de 2010, segundo a TAM.
TAM
TAM anuncia voo direto entre Londres e Rio de Janeiro
Com a nova rota, a empresa vai aumentar em 25% sua oferta de voos entre Brasil e Reino Unido

São Paulo - A TAM vai iniciar, no dia 10 de agosto, a operação de sua nova rota internacional que fará a ligação direta entre o Rio de Janeiro e Londres, no Reino Unido. Serão três frequências por semana (terças e sextas-feiras e domingos) operadas por aeronaves Airbus A330, com 223 assentos para passageiros. No mesmo dia, a companhia começa a operar seu voo direto de ida e volta entre o Rio de Janeiro e Frankfurt, na Alemanha.
Com a nova rota para Londres, a TAM aumentará em 25% sua oferta de voos entre o Brasil e o Reino Unido, que passará a mais de 3.200 assentos por semana em cada sentido. Desde outubro de 2006, a companhia oferece um voo diário de ida e volta entre São Paulo e Londres, atualmente operado por uma aeronave Boeing B777 com 362 assentos. O voo direto entre o Rio de Janeiro e a capital do Reino Unido será realizado temporariamente com os números JJ 9416 na ida e JJ 9417 na volta.
A média mensal de passageiros transportados pela TAM entre Brasil e Reino Unido aumentou de 9.500 pessoas, em 2007, para 15.600 em 2009. De janeiro a maio deste ano, a demanda já aumentou para 17.200 pessoas, segundo a empresa. A taxa mensal média de ocupação do voo evoluiu de 73,8% em 2007 para 79,8% no ano seguinte e, depois de recuar para 71,8% em 2009 devido à crise econômica internacional, registrou ocupação média de 82,3% nos primeiros cinco meses de 2010, segundo a TAM.
Aliança global SkyTeam

As treze comissárias de bordo das companhias aéreas membros da aliança global SkyTeam. (Foto: SkyTeam)
A aliança global de companhias aéreas SkyTeam está celebrando seu décimo aniversário. A aliança foi fundada no dia 22 de junho de 2000 pelas companhias Air France, Delta Air Lines, KLM e Korean Air, crescendo para 13 aéreas com a recente entrada da companhia romena, TAROM, na última sexta-feira.
Atualmente a SkyTeam oferece cerca de 13.000 voos diários para 898 destinos em 169 países, comparado com os 6.402 voos diários para 451 locais em 98 países quando ela foi fundada.
Seus atuais membros são: Aeroflot, Aero Mexico, Air Europa, Air France, Alitalia, China Southern, Czech Airlines, Delta, Kenya Airways, KLM, Korean Air, TAROM e Vietnam Airlines.
NOVO AEROPORTO PARA SÃO PAULO
Goldman diz que pedirá concessão de aeroporto
Governador de SP afirma que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura na Região Metropolitana de São Paulo

Governador de SP afirma que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura na Região Metropolitana de São Paulo
Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes
O governador de São Paulo, Alberto Goldman, pretende enviar ao Ministério da Defesa nos próximos dias solicitação para a concessão de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo.
Em entrevista à Agência Estado, o governador antecipou que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura e avaliou a alternativa como a única forma de solucionar o caos do setor aéreo brasileiro. "O estudo está pronto e sabemos onde construir um novo aeroporto nas imediações da capital", assegurou Goldman. "A situação está um caos generalizado, sem nenhuma perspectiva no curto prazo. Para solucionar esse gargalo, é importante a construção de novo aeroporto."
O governador reafirmou que o quadro aéreo em São Paulo é "extremamente grave" e minimizou reunião prevista para julho, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe ministerial, para discutir os termos de concessão de um novo aeroporto na Grande São Paulo.
"O governo federal discute essa questão desde 2007 e até agora nada. Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas têm, juntos, capacidade máxima para cerca de 35 milhões de pessoas ao ano e já estamos muito próximos desse número", afirmou o governador de São Paulo.
De acordo com Goldman, a capital paulista apresenta um aumento de demanda anual de, pelo menos, 4 milhões de passageiros. "Se continuar assim, deveríamos ter um novo Aeroporto de Congonhas a cada quatro anos."
O governador avaliou como "paliativo" o projeto do governo federal, incluído em 2007 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de expandir o Aeroporto de Guarulhos. "É uma medida paliativa e nem desse quebra-galho eles conseguem fazer licitação."
Segundo Goldman, não adianta Lula destinar R$ 3 bilhões aos aeroportos do País, como estão previstos no PAC 2, sem uma boa gerência dos recursos. "O problema não é de dinheiro. O governo tem dinheiro em abundância, mas falta capacidade de fazer, de colocar o ovo em pé."
Na opinião de Goldman, é equivocado o governo federal acreditar que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pode suprir a demanda de passageiros da capital paulista. "Viracopos está a 100 km da região metropolitana, o que torna inviável pensar nele como solução."
Mesmo se aprovada neste ano a concessão de um novo aeroporto, o governador avaliou não haver tempo hábil para que ele esteja em operações durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100623/not_imp570648,0.php
Boeing 737-3K9 (PP-VNZ)
Essa semana foi levado Campinas a carcaça do Boeing 737-3K9 (c/n: 24869), prefixo PP-VNZ, operado pela companhia aérea Varig. No final do ano passado, a mesma aeronave encontrava se no pátio de sucatas da Embraer, e antes disso a aeronave encontrava-se em operação.
No dia 3 de outubro de 2009 a aeronave foi voando para São José dos Campos, último voo antes do PP-VNZ ser desmontado.

O Boeing 737-3K9 (PP-VNZ) visto na chegada a São Jose dos Campos, antes de ser desmontado, no dia 3 de outubro de 2009. (Foto: Rubens / JetPhotos)
Segundo boatos, a fuselagem que chegou em Campinas será utilizada para a montagem de um bar temático.
IBERIA
Iberia eleita a melhor companhia aérea nas rotas para a América do Sul
TAM
TAM recebe novo Airbus A320
Com a incorporação dessa nova aeronave, a frota da TAM, somada à da Pantanal, aumenta para um total de 143 aeronaves, sendo 131 modelos da Airbus (24 A319, 82 A320, 5 A321, 18 A330 e 2 A340), 7 da Boeing (4 B777-300ER e 3 B767-300) e 5 ATR-42 da Pantanal. O recebimento dos novos aviões faz parte da política da TAM de operar uma frota com baixa idade média, assegurando mais conforto aos passageiros.
As aeronaves da TAM estão equipadas com as melhores e mais avançadas opções de equipamentos e software oferecidos pelo fabricante, constituindo uma das mais avançadas frotas do mercado global.