sábado, 7 de agosto de 2010

Legacy 650 é apresentado ao público pela 1ª vez na Labace, no Brasil


Jatos Phenom 100 e Phenom 300 também serão exibidos no evento.

São José dos Campos – A Embraer exibirá o jato executivo Legacy 650, pela primeira vez, na sétima edição da Latin American Business Conference and Exhibition (Labace), de 12 a 14 de agosto. O evento acontece no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, e marca a estreia do Legacy 650, que será apresentado oficialmente ao público em 12 de agosto (quinta-feira), dia de abertura de feira, às 13 horas.

No dia 11 de agosto (quarta-feira), às 16 horas, a Embraer realizará uma conferência de imprensa no Hotel Quality Congonhas, também em São Paulo, para apresentar uma atualização dos seus programas de jatos executivos.

“Estamos muito satisfeitos com a estréia do Legacy 650 em um evento de aviação executiva tão importante como a LABACE. A certificação do Legacy 650 está cada vez mais próxima e o avião cumprirá todas as metas do projeto”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

O Legacy 650 foi lançado em outubro de 2009 na 62ª Convenção e Encontro Anual da Associação Nacional de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA) dos EUA, em Orlando, Estado da Flórida, e está em fase final de desenvolvimento. A aeronave será exibida na LabacE juntamente com o Phenom 100 e o Phenom 300, das categorias entry level e light, e os visitantes terão a oportunidade de conhecer o confortável interior destes jatos que são os melhores em suas categorias.

Com base na bem-sucedida plataforma do Legacy 600, o Legacy 650 é a proposta da Embraer para o segmento large. O avião voa até 7.223 km (3.900 milhas náuticas) sem escalas com quatro passageiros. O alcance adicional de 926 km (500 milhas náuticas) foi obtido por meio de várias modificações na estrutura da aeronave, tais como reforço da asa e dos trens de pouso, tanque ventral posterior, novo caixão central da asa para armazenamento de combustível e motores Rolls-Royce AE 3007A2, mais eficientes e potentes.

Os novos aviônicos Primus Elite - TM, fabricados pela Honeywell, equiparão o Legacy 650, oferecendo ferramentas avançadas de navegação, comunicações e interface gráfica. O jato possui o mesmo interior confortável e funcional do Legacy 600, com três zonas de cabine distintas, uma espaçosa cozinha (galley) e o maior compartimento de bagagem acessível em voo de toda a aviação executiva. O Legacy 650 também incorpora materiais de isolamento acústico de última geração para melhor conforto acústico e conexão de dados para acesso em vôo à Internet em alta velocidade por meio do sistema SwiftBroadband da Inmarsat.

O programa Legacy 650 avança conforme o planejado, tendo cumprido importantes etapas do desenvolvimento. Atividades de engenharia relacionadas a modificações estruturais, motores, sistema de combustível e desempenho estão praticamente finalizadas e indicam o cumprimento de todos os requisitos de projeto. Além disso, a integração dos novos aviônicos Honeywell Primus Elite™ está adiantada e avança conforme o cronograma. O Legacy 650 entrará em serviço durante o segundo semestre deste ano.

Os jatos executivos da Embraer - O portfólio de jatos executivos da Embraer é composto por sete aeronaves: Phenom 100, Phenom 300, Legacy 450, Legacy 500, Legacy 600, Legacy 650 e Lineage 1000, das categorias entry level, light, midlight, midsize, super midsize, large e ultra-large, respectivamente. Essas aeronaves oferecem tamanhos de cabine e flexibilidade de alcance adequados para as mais variadas demandas, permitindo maior produtividade no trabalho e economia de tempo nas viagens, com conforto e privacidade.

O Phenom 100 tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em parceria com o BMW Group DesignworksUSA. Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para Montevidéu sem escalas. O jato foi certificado em dezembro de 2008 e confirmou ser o mais rápido e com a maior capacidade de bagagem da sua categoria. O Phenom 100 tem uma avançada cabine de pilotagem e possui um lavatório traseiro privativo como alguns de seus diferenciais competitivos.

O Phenom 300 transporta até dez ocupantes em um espaçoso e confortável interior, também projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA. As asas enflechadas e com winglets e os modernos sistemas a bordo foram desenvolvidos com foco no excelente desempenho em vôo. Ponto único de reabastecimento, lavatório com serviço externo e excelente pressurização de cabine são alguns dos diferenciais do jato. O Phenom 300 é um dos aviões mais velozes da categoria light, atingindo 839 km por hora ou 453 nós (KTAS), e voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros). Com um alcance de 3.650 km (1.971 milhas náuticas), a aeronave é capaz de voar de Brasília para Buenos Aires sem escalas incluindo reservas de combustível NBAA IFR.

Lançados em 2008, o Legacy 450 e o Legacy 500 são jatos executivos de médio porte que estabeleceram um novo paradigma nas suas respectivas categorias. Os interiores foram projetados em parceria com o BMW Group DesignworksUSA e oferece espaço e estilo inigualáveis. Estas aeronaves terão a maior cabine e o melhor isolamento acústico das suas classes. Piso plano, altura de cabine de 1,82 metro, ótima pressurização e toalete a vácuo são outras características de destaque do Legacy 450 e do Legacy 500 que complementam o desempenho superior e os baixos custos operacionais.

O avançado sistema aviônico da Rockwell Collins – Pro Line Fusion™ – oferecerá um amplo alerta situacional com interface altamente intuitiva. Os motores de última geração HTF7500E, fabricados pela Honeywell, incorporam as mais recentes tecnologias para atender aos requisitos de desempenho com aprimorada eficiência em termos de consumo de combustível, facilidade de manutenção, baixos custos operacionais e reduzido nível de emissão de ruídos e poluentes, diminuindo o impacto ambiental. Os jatos serão os mais rápidos das suas categorias e os únicos equipados com o moderno sistema eletrônico de comandos de voos fly-by-wire, tecnologia de última geração que aumenta a segurança das operações e o conforto dos passageiros, além de reduzir a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

O Legacy 450 é projetado para transportar até nove passageiros e terá alcance de 4.260 km (2.300 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 4.070 km (2.200 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. O jato poderá voar sem escalas do Rio de Janeiro para Bariloche, na Argentina.

O Legacy 500 levará até 12 passageiros e é projetado para ter alcance de 5.560 km (3.000 milhas náuticas) com quatro passageiros ou 5.190 km (2.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR. Estas características permitirão aos clientes voar do Rio de Janeiro para Chicago, nos EUA, com uma única parada em Caracas, na Venezuela.

Transportando 13 passageiros (configuração padrão) com conforto e privacidade, o Legacy 600 possui três ambientes distintos de cabine. O refinado interior oferece poltronas revestidas em couro, divã, aparador lateral, e mesas para refeição ou reunião. O avião também tem uma espaçosa cozinha (galley) para o preparo de alimentos quentes e frios, amplo lavatório na parte traseira, guarda-roupas, armários e sistema de entretenimento com DVD e comunicação via satélite. O equipamento opcional High-Speed Data (HSD) e a tecnologia Wi-Fi permitem que os clientes naveguem na Internet, acessem e-mail e transfiram arquivos durante as viagens, proporcionando uma melhor utilização do tempo, aumento da produtividade no trabalho e mais opções de entretenimento. A aeronave conta com um amplo compartimento de bagagem facilmente acessível em vôo e tem capacidade total de carga de 8.100 litros (8,1 metros cúbicos ou 286 pés cúbicos). O jato atinge velocidade de cruzeiro Mach 0,80 e tem alcance de 6.019 km (3.250 milhas náuticas) com oito passageiros ou 6.297 km (3.400 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos com reservas de combustível NBAA IFR, podendo voar sem escalas de Manaus para Nova York, nos EUA, ou de Nova York para Londres, no Reino Unido. Mais de 180 jatos Legacy 600 operam atualmente em 29 países com altos índices de confiabilidade e baixos custos operacionais.

O Legacy 650 foi lançado em outubro de 2009 no 62º Encontro e Convenção Anual da Associação de Aviação Executiva (National Business Aviation Association – NBAA) dos Estados Unidos, em Orlando, Estado da Flórida. Baseado na bem-sucedida plataforma do Legacy 600, o jato possibilitará viagens mais longas para até 14 passageiros, com o mesmo nível de conforto. O alcance de 7.223 km (3.900 milhas náuticas) para quarto passageiros, ou 7.038 km (3.800 milhas náuticas) com oito passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR, permite voos sem escalas de Londres para Nova York; de Dubai para Londres ou Singapura; de Miami para São Paulo (Brasil); de Singapura para Sydney (Austrália); ou de Mumbai para a Europa Central. O Legacy 600 e o Legacy 650 são equipados com os aviônicos Primus Elite™, que incorporam uma moderna interface gráfica com o usuário, permitindo tomadas de decisões mais rápidas e inteligentes e reduzindo a carga de trabalho do piloto, e características de navegação de última geração. A primeira entrega do jato Legacy 650 está programada para o segundo semestre de 2010.

O Lineage 1000 é o maior jato executivo da Embraer e tem capacidade para transportar 19 passageiros em cinco zonas de cabine. Com alcance de 8.149 km (4.400 milhas náuticas) com oito passageiros ou 8.334 km (4.500 milhas náuticas) com quatro passageiros, ambos incluindo reservas de combustível NBAA IFR, o jato é capaz de voar sem escalas de São Paulo para Miami ou Nova York, nos EUA, ou para Lisboa (Portugal). O design do interior prioriza conforto e requinte e foi desenvolvido em parceria com a Priestmangoode, do Reino Unido. A cabine utiliza os materiais mais refinados da categoria e a grande variedade de configurações atende a todas as necessidades dos passageiros com espaço suficiente para trabalho, descanso e reuniões.

Equipamentos de bordo incluem opcionais como a tecnologia Wi-Fi, acesso à Internet e Electronic Flight Bag (EFB). Um amplo bagageiro traseiro, pressurizado e convenientemente acessível em voo, tem capacidade total de 9.140 litros (9,14 metros cúbicos ou 323 pés cúbicos) e é o maior entre todos os concorrentes. O sistema aviônico integrado Primus Epic®, fabricado pela Honeywell, possui cinco telas de controle multifuncionais em cristal líquido (Liquid Crystal Display – LCD), dispositivo de controle de cursor (Cursor Control Device – CCD), ajuste de potência automático (auto-throttle), radar meteorológico com detector de turbulência e outras tecnologias de última geração. O Lineage 1000 é equipado com o moderno sistema eletrônico de comandos de vôo fly-by-wire.

Para atender às demandas dos clientes de jatos executivos, a Embraer investiu na criação de uma ampla rede de suporte composta por seis unidades próprias e mais de 30 autorizadas em todo o mundo, além de parcerias com renomadas empresas de logística e treinamento de pilotos e mecânicos. A Empresa oferece inspeções de rotina, manutenção programada e não- programada e programas especiais de serviços, como o Embraer Executive Care (EEC). Esta estrutura abrange operações de voo e suporte técnico e de manutenção customizados de acordo com o perfil de operação de cada aeronave, além de um Contact Center com atendimento 24 horas, todos os dias da semana, possibilitando uma significativa redução dos custos e do tempo de permanência em solo das aeronaves e maximizando os benefícios desta importante ferramenta de negócios. [www.EmbraerExecutiveJets.com.br].

Perfil- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2010, a Embraer contava com 16.781 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 15,2 bilhões. [ www.embraer.com.br].

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=127666

Avia�o Regional: Reformado, aeroporto de Sorocaba j�opera normalmente

Avia�o Regional: Reformado, aeroporto de Sorocaba j�opera normalmente

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


RESUMO NOTAM 06-07 AGO 10

SBRJ Z0274/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 26/08/10 11:00 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 1100/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBPS DEVE SEGUIR A SEGUINTE RTE
ALTERNATIVA: UZ16
DT EXPED : 06/08/10 11:34:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0165/CGNA/030810

SBRJ Z0275/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG
B) 26/08/10 11:00 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 1100/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBIL DEVE SEGUIR A SEGUINTE RTE
ALTERNATIVA: UZ16 SGR DCT
DT EXPED : 06/08/10 11:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0166/CGNA/030810

SBRJ Z0276/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM
SEGUIR AS SEGUINTES RTE PREFERENCIAIS:
SBAR-UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO-UN866 TROVA DCT MCE
SBRF-UN866 TROVA UW10 REC
SBJP-UN866 TROVA DCT JPS
SBNT-UN866 TROVA DCT SEVIL DCT NTL
DT EXPED : 06/08/10 11:40:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0134/CGNA/030810






SBRJ Z0277/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBKP - CAMPINAS/INTERNACIONAL VIRACOPOS, SP
B) 26/08/10 01:00 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM
SEGUIR AS SEGUINTES RTE PREFERENCIAIS:
SBAR-UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO-UN866 TROVA DCT MCE
SBRF-UN866 TROVA UW10 REC
SBJP-UN866 TROVA DCT JPS
SBNT-UN866 TROVA DCT SEVIL DCT NTL
DT EXPED : 06/08/10 11:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0135/CGNA/030810

SBRJ Z0278/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBGR - SAO PAULO/GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 01:30
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM
SEGUIR AS SEGUINTES RTE PREFERENCIAIS:
SBAR-UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO-UN866 TROVA DCT MCE
SBRF-UN866 TROVA UW10 REC
SBJP-UN866 TROVA DCT JPS
SBNT-UN866 TROVA DCT SEVIL DCT NTL
DT EXPED : 06/08/10 12:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0136/CGNA/030810














SBRJ Z0278/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBGR - SAO PAULO/GUARULHOS - GOVERNADOR ANDRE FRANCO MONTORO, SP
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 01:30
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM
SEGUIR AS SEGUINTES RTE PREFERENCIAIS:
SBAR-UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO-UN866 TROVA DCT MCE
SBRF-UN866 TROVA UW10 REC
SBJP-UN866 TROVA DCT JPS
SBNT-UN866 TROVA DCT SEVIL DCT NTL
DT EXPED : 06/08/10 12:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0136/CGNA/030810

SBRJ Z0279/2010 NOTAMR - SBRJ Z0277/2010
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBKP - CAMPINAS/INTERNACIONAL VIRACOPOS, SP
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM
SEGUIR AS SEGUINTES RTE PREFERENCIAIS:
SBAR-UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO-UN866 TROVA DCT MCE
SBRF-UN866 TROVA UW10 REC
SBJP-UN866 TROVA DCT JPS
SBNT-UN866 TROVA DCT SEVIL DCT NTL
DT EXPED : 06/08/10 12:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0135/CGNA/030810

SBSP D1370/2010 NOTAMR - SBSP D1351/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/120/2247S04512W003
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBGW - GUARATINGUETA/GUARATINGUETA, SP
B) 09/08/10 10:00 C) 13/08/10 02:00
D) AUG 09/10 TIL 12/13 1000/0200
E) PJE SUBJ AUTH/COOR ACC CURITIBA APP/TWR GUARA
ACONTECERA CENTRO 224728S/0451214W
(GUARATINGUETA, SP) RAIO 05KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 06/08/10 13:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1371/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QSAAH/IV/BO /A /000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 13/08/10 03:00 C) 02/02/11 02:00
E) ATIS HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200)
DT EXPED : 06/08/10 14:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBCT E1998/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWLLW/IV/M /W /000/050/2922S05050W011
A) SBWP - /PORTO ALEGRE/TMA,
B) 07/08/10 10:03 C) 15/08/10 20:59
D) DLY SR/1400 1800/SS
E) ASCENSAO DE BALAO LIVRE SUBJ AUTH/COORD APP PALEGRE ACONTECERA
CENTRO COORD 292144S/0505020W (CANELA, RS) RAIO 20KM DNG (EXCETO
SBR-574, SBR-523 E SBR-582)
F) GND G) FL050)
DT EXPED : 06/08/10 14:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1373/2010 NOTAMR - SBSP D1366/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/120/2255S04204W002
A) SBCB - CABO FRIO/CABO FRIO, RJ
SBES - SAO PEDRO DA ALDEIA/SAO PEDRO DA ALDEIA, RJ
SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 16/08/10 11:00 C) 26/08/10 02:00
D) AUG 16/17 19/20 1100/0200 20 1100/2100
23/24 TIL 25/26 1100/0200
E) PJE SUBJ AUTH/COOR ACC CURITIBA/APP ALDEIA
INFO AFIS CABO FRIO ACONTECERA CENTRO COORD
225520S/0420419W (CABO FRIO, RJ) RAIO 03KM RTO
F) GND-MSL G) FL120)
DT EXPED : 06/08/10 14:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN








SBSP D1374/2010 NOTAMR - SBSP D1371/2010
Q) SBCW/QSAAH/IV/BO /A /000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 13/08/10 03:00 C) 02/02/11 02:00
E) ATIS HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200
REF: AIP BRASIL AD 2.18)
DT EXPED : 06/08/10 15:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F1327/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 06/08/10 15:51 C) 06/02/11 00:00
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 16, DE 18 DEC 08, CORRIGIR NO QUADRO:
VIS ALS CAT C DE 800M PARA 1200M
REF: AIP-MAP)
DT EXPED : 06/08/10 15:47:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1328/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 06/08/10 15:55 C) 06/02/11 00:00
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 34, DE 18 DEC 08, CORRIGIR NO QUADRO:
VIS ALS CAT C DE 1600M PARA 1800M
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 06/08/10 15:49:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1329/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 19/08/10 11:00 C) 19/08/10 20:00
E) NDB BRS 340KHZ U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 06/08/10 15:51:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN






SBBR F1330/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNMAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBWR - /BRASILIA/TMA,
SWFR - FORMOSA/FORMOSA, GO
B) 23/08/10 11:00 C) 27/08/10 20:00
E) VOR/DME FRM 114.10MHZ/CH88X U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 06/08/10 15:53:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E1999/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRRCA/IV/BO /W /040/080/2941S05224W100
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SSSC - SANTA CRUZ DO SUL/SANTA CRUZ DO SUL, RS
B) 09/08/10 10:03 C) 20/08/10 20:59
D) DLY HJ
E) AREA RTO TEMPO (EXER MIL) FORMADA PELOS SEGMENTOS DE RETA DAS COORD
290825S/0532249W 292355S/0530527W 293348S/0524353W 294022S/0522617W
293949S/0522112W 300537S/0521854W 300542S/0514527W LARGURA 2.5NM
PARA CADA LADO ACT
F) FL040 G) FL080)
DT EXPED : 06/08/10 15:52:00
STATUS : REPLACED BY E2001/2010
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2001/2010 NOTAMR - SBCT E1999/2010
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /040/080/2941S05224W100
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SSSC - SANTA CRUZ DO SUL/SANTA CRUZ DO SUL, RS
B) 09/08/10 10:03 C) 20/08/10 20:59
D) DLY HJ
E) AREA RTO TEMPO (EXER MIL) FORMADA PELOS SEGMENTOS DE RETA DAS COORD
290825S/0532249W 292355S/0530527W 293348S/0524353W 294022S/0522617W
293949S/0522112W 300537S/0521854W 300542S/0514527W LARGURA 2.5NM
PARA CADA LADO ACT
F) FL040 G) FL080)
DT EXPED : 06/08/10 15:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN





SBSP D1374/2010 NOTAMR - SBSP D1371/2010
Q) SBCW/QSAAH/IV/BO /A /000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 13/08/10 03:00 C) 02/02/11 02:00
E) ATIS HR SER MODIFICADO PARA 0900/0200
REF: AIP BRASIL AD 2.18)
DT EXPED : 06/08/10 15:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1375/2010 NOTAMR - SBSP D1103/2010
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBKP - CAMPINAS/INTERNACIONAL VIRACOPOS, SP
B) 06/08/10 16:27 C) 15/12/10 02:59
E) AD - OPS ACFT DA AVIACAO CIVIL GERAL SOMENTE
MEDIANTE AUTH DO CENTRO DE OPERACOES AEROPORTUARIAS
PELO TEL (19) 3725-5375 COM O MNM DE 2 (DUAS) HORAS
DE ANTECEDENCIA AO LDG DETERMINADO
REF AIP BRASIL AD 2.2)
DT EXPED : 06/08/10 16:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBCT E2003/2010 NOTAMR - SBCT E1744/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/140/2212S04956W002
A) SBML - MARILIA/MARILIA, SP
SBWU - /BAURU/TMA,
B) 06/08/10 18:06 C) 01/11/10 02:00
D) AUG 06 1806/0200 AUG 07/08 TIL OCT 31/NOV 01 1100/0200
E) PJE ACONTECERA SUBJ COOR APP BAURU CENTRO AD SBML (221144S/04955
37W) RAIO 03KM RTO
F) GND G) FL140)
DT EXPED : 06/08/10 18:06:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRJ Z0280/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBRF - RECIFE/INTL GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
DCT PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 06/08/10 18:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0137/CGNA/030810

SBRJ Z0281/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBNT - NATAL/INTERNACIONAL AUGUSTO SEVERO, RN
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
DCT PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 06/08/10 18:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0138/CGNA/030810

SBRJ Z0282/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBMO - MACEIO/ZUMBI DOS PALMARES, AL
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
DCT PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 06/08/10 18:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0139/CGNA/030810

SBRJ Z0283/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBJP - JOAO PESSOA/PRESIDENTE CASTRO PINTO, PB
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
DCT PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 06/08/10 18:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0140/CGNA/030810

SBRJ Z0284/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
DCT PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 06/08/10 18:40:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0141/CGNA/030810



SBCT E2006/2010 NOTAMR - SBCT E1927/2010
Q) SBCW/QMRXX///A /000/999/
A) SBCT - CURITIBA/AFONSO PENA, PR
B) 06/08/10 22:10 C) 24/08/10 20:00
E) RWY 15/33 OPR CTN DEVIDO SER MAINT NAS LATERAIS)
DT EXPED : 06/08/10 22:10:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0271/CGN/060810

SBCT E2010/2010 NOTAMR - SBCT E2007/2010
Q) SBCW/QMRXX///A /000/999/
A) SBCH - CHAPECO/CHAPECO, SC
B) 13/08/10 07:30 C) 01/10/10 22:00
D) DLY 0730/1130 1600/2200
E) RWY 11/29 OPR CTN DEVIDO SER MAINT NAS LATERAIS)
DT EXPED : 07/08/10 02:33:00
STATUS : IN FORCE

SBRJ Z0285/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST A SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM SEGUIR AS
SEGUINTES ROTAS ALTERNATIVAS:
SBAR - UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO - UN866 TROVA DCT MCO
SBRF - UN866 TROVA DCT REC
SBJP - UN866 TROVA DCT JPS
SBNT - UN866 TROVA DCT NTL
DT EXPED : 07/08/10 04:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0142/CGNA/030810














SBRJ Z0286/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG
B) 26/08/10 01:30 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 0130/0300 1230/1400 1800/2100
E) AD - TKOF COM DEST A SBAR SBMO SBRF SBJP SBNT DEVEM SEGUIR AS
SEGUINTES ROTAS ALTERNATIVAS:
SBAR - UN866 TROVA DCT ACJ
SBMO - UN866 TROVA DCT MCO
SBRF - UN866 TROVA DCT REC
SBJP - UN866 TROVA DCT JPS
SBNT - UN866 TROVA DCT NTL
DT EXPED : 07/08/10 04:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0143/CGNA/030810

SBRJ Z0287/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX///A /000/999/
A) SBBH - BELO HORIZONTE/PAMPULHA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE, MG
B) 26/08/10 11:00 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 1100/2100
E) AD - ACFT COM DEST SBTV DEVE SEGUIR A SEGUINTE ROTA ALTERNATIVA:
UZ16
DT EXPED : 07/08/10 04:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0160/CGNA/030810

SBRJ Z0288/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX///A /000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 26/08/10 11:00 C) 16/10/10 21:00
D) DLY 1100/2100
E) AD - TKOF COM DEST SBIL DEVE SEGUIR A SEGUINTE ROTA ALTERNATIVA:
UZ16 SGR DCT
DT EXPED : 07/08/10 04:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0167/CGNA/030810





SBRJ Z0289/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBAR - ARACAJU/SANTA MARIA, SE
B) 26/08/10 19:30 C) 16/10/10 21:30
D) DLY 1930/2130
E) AD - TKOF COM DEST SBGR DEVE SEGUIR A SEGUINTE ROTA PREFERENCIAL:
DCT SGR UW50
DT EXPED : 07/08/10 04:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0172/CGNA/030810

NOTAM EM VIGOR EM 07 AGO 10

SBCT E1998/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWLLW/IV/M /W /000/050/2922S05050W011
A) SBWP - /PORTO ALEGRE/TMA,
B) 07/08/10 10:03 C) 15/08/10 20:59
D) DLY SR/1400 1800/SS
E) ASCENSAO DE BALAO LIVRE SUBJ AUTH/COORD APP PALEGRE ACONTECERA
CENTRO COORD 292144S/0505020W (CANELA, RS) RAIO 20KM DNG (EXCETO
SBR-574, SBR-523 E SBR-582)
F) GND G) FL050)
DT EXPED : 06/08/10 14:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1328/2010 NOTAMR - SBSP D1322/2010
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/060/2253S04652W002
A) SBXP - /SAO PAULO/TMA,
B) 07/08/10 17:00 C) 07/08/10 19:00
E) PJE SUBJ AUTH/COOR APP SAO PAULO ACONTECERA COORD
225251S/0465140W(FAZENDA DAS CABRAS, SP) RAIO 03KM RTO
F) GND G) FL060)
DT EXPED : 28/07/10 23:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

Aeroporto de Macaé recebe novos equipamentos de navegação aérea


O Aeroporto de Macaé (RJ) recebeu no último dia 20/7 a homologação da instalação do equipamento de auxílio à navegação DVOR-DME. A homologação foi dada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). O DVOR-DME permite que as aeronaves que estejam dentro do alcance do aparelho localizem o aeroporto onde o equipamento está instalado.

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, destacou que o novo sistema vai ampliar a qualidade das operações no Aeroporto de Macaé. “O DVOR é mais preciso e estável e não é afetado por obstáculos como árvores, prédios, hangares ou outras estruturas existentes nas suas imediações”, disse Murilo Barboza. Outra característica positiva do novo sistema é que ele exige menos manutenções, como os voos de inspeção.

Além do DVOR, a Infraero instalou outro instrumento de auxílio à navegação, o DME, que fornece aos pilotos uma indicação contínua e precisa da inclinação e da distância de uma aeronave a um ponto de referência de um equipamento de chão. O DME, quando associado ao DVOR, oferece uma orientação ainda maior, aumentando a segurança das operações no aeroporto.

Assessoria de Imprensa - Infraero

imprensa@infraero.gov.br



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Terminal de Cargas de Manaus registra normalidade nas operações

O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) voltou a operar dentro dos padrões recomendados pela legislação aduaneira. O retorno da normalidade das operações foi possível após os esforços empreendidos pela Infraero, que ampliou a capacidade de processamento de cargas do Terminal. No primeiro semestre de 2010, a movimentação de cargas no Aeroporto de Manaus registrou crescimento de 173%.

Para atender ao aumento da demanda, gerada principalmente pelo crescimento da produção do Polo Industrial de Manaus, a Infraero investiu na aquisição de novos equipamentos, na ampliação da infraestrutura – entrega de um armazém estruturado com 2.500 m², e na contratação de 185 novos funcionários – entre orgânicos e terceirizados, que tornou o Terminal de Cargas operando 24h. "Com essas ações, a Infraero garante que o Terminal de Cargas do Aeroporto de Manaus está preparado para atender a demandas futuras", disse Aldecir de Oliveira Lima, superintendente do Eduardo Gomes.

O complexo de Logística de Carga possui 49 mil m² e reúne três terminais: um destinado a cargas domésticas e para exportação; outro para cargas importadas de trânsito e cargas domésticas; e o terceiro, com 21.288 m², exclusivo para o processamento da importação. O Terminal 3 permite armazenamento de 12 mil toneladas/mês e dispõe de sistema de automação para controle e monitoramento de cargas importadas, desde o recebimento até a entrega ao importador.

A Infraero tem investimentos planejados para o complexo de Cargas do Aeroporto Internacional de Manaus. No Terminal 3, a capacidade será ampliada em 30%. Nos Terminais 1 e 2, o pé-direito será elevado e passará de oito metros para 12, o que permitirá aumento na capacidade de verticalização de cargas, podendo ser implantados sistemas de porta-paletes convencional ou automatizado. Além disso, já foram adquiridos cinco mil paletes de madeira padrão transelevador, 13 empilhadeiras e balanças. Ainda serão adquiridos trator rebocador, carrinhos hidráulicos, 30 paleteiras manuais e sete elétricas, plataforma elevatória, envelopadoras, sistema de pesagem, além da modernização do transelevador.

Entre as melhorias já implementadas no Terminal, está o coletor de dados portáteis, integrado ao Tecaplus (gerenciador da carga nos terminais). A tecnologia permite acompanhar e controlar as etapas de armazenagem e liberação. A ferramenta automatiza o trabalho do inventário e já produz resultados, como a celeridade no processo de entrega das cargas.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


sexta-feira, 6 de agosto de 2010

ANAC tambem tem telhado de vidro II


São Paulo - A Justiça Federal em São Paulo determinou ontem que Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fiscalize as companhias aéreas que não cumprirem decisão judicial de 19 de dezembro de 2008, que obriga as empresas a informar aos passageiros, com duas horas de antecedência, eventuais atrasos ou cancelamentos de voos, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.


A medida também determina que a Anac, Infraero e União "exerçam com rigor a fiscalização necessária ao cumprimento por todos da legislação que versa sobre a matéria". Caso não cumpra a medida, a Anac pode ser multada em R$ 10 mil. A agência informou que ainda não foi notificada oficialmente.

A decisão é do juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal em São Paulo, após a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) ter solicitado providências pelo não cumprimento da decisão que determinou rigor nos horários dos voos. De acordo com a Justiça Federal, um dos fatores levados em consideração para a nova determinação é que "o consumidor dos serviços aeroportuários está sendo desrespeitado de forma manifesta".

http://portalexame.abril.com.br/negocios/noticias/anac-pode-ser-multada-se-nao-fiscalizar-cias-aereas-585636.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

ANAC tambem tem telhado de vidro



Anac gastou apenas um terço do orçamento previsto para fiscalização em 2010



A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) usou até agora apenas um terço do orçamento previsto neste ano para a regulação e fiscalização da aviação civil. Segundo dados da ONG Contas Abertas, a agência desembolsou R$ 11,4 milhões dos R$ 34 milhões destinados a "garantir o funcionamento da aviação civil dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança".


Rodrigo Capote/Folhapress
SAO PAULO - SP - 02.08.2010 - Passageiros enfrentao filas no embarque da compania Gol no aeroporto de Congonhas. (Rodrigo Capote/ Folhapress COTIDIANO). ***EXCLUSIVO FOLHA*** 4587
Passageiros enfrentam filas na segunda (2) para embarcar pela Gol no aeroporto de Congonhas, em São Paulo

Em 2009, o mesmo aconteceu com as verbas para regulação e fiscalização da aviação. Dos R$ 30,5 milhões previstos, R$ 18,8 milhões foram desembolsados pela Anac, o equivalente a 62% do total. Já em 2008, com orçamento menor, o uso foi de 72% --R$ 14 milhões do total de R$ 19,7 milhões autorizados.

Segundo a Contas Abertas, a agência atribuiu a baixa taxa de execução desse ano ao contingenciamento, que é o controle governamental sobre o orçamento público para evitar desequilíbrio financeiro. Em 2010, segundo a agência, R$ 10 milhões foram contingenciados, deixando R$ 24 milhões disponíveis para uso. Assim, nos sete primeiros meses de 2010 a Anac teria gastado 47,5% do orçamento total.

Um contingenciamento de R$ 10 milhões foi também o argumento usado pela Anac para explicar os 62% em 2009. Assim, o percentual de gasto teria sido, na verdade, de 98% do valor autorizado.

EXPLICAÇÕES

A Anac está sendo muito pressionada desde que começaram os atrasos da companhia aérea Gol, na última semana. Na segunda-feira (2), a Infraero afirmou que os atrasos da Gol haviam sido provocados pela "implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes" --informação confirmada pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. Já a Gol disse que o problema fora agravado pelo tráfego aéreo intenso.

Na quarta (4), a agência disse que irá multar a Gol em R$ 2 milhões. Neste ano, seis companhias aéreas foram autuadas por excesso de trabalho da tripulação, mas a Gol não foi uma delas.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/779002-anac-gastou-apenas-um-terco-do-orcamento-previsto-para-fiscalizacao-em-2010.shtml

Presidente da Infraero vistoria Aeroporto Internacional de Guarulhos

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, vistoriou nesta quarta-feira (4/8) as operações no Terminal de Passageiros 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – André Franco Montoro.

Acompanhado do diretor de Operações, João Márcio Jordão, e do superintendente do aeroporto, Lucínio Baptista da Silva, Murilo Barboza conferiu a movimentação de passageiros no terminal e os procedimentos de auxílio operacional colocados à disposição das companhias aéreas, que garantiram tranquilidade aos viajantes.

“O trabalho operacional da equipe do Aeroporto de Guarulhos têm sido primordial para oferecer conforto e tranquilidade aos passageiros”, afirmou o presidente da Infraero durante a inspeção.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Infraero renova frota de veículos para emergência


A Infraero está renovando a frota de veículos utilizados em serviços de emergência e salvamento em sua rede. Ao todo, são 60 novos caminhões, modelo Ford F 4000 4X4, que transportarão equipamentos como macas, cobertores, bolsas de soro, entre outros. Os veículos proporcionarão mais agilidade e eficiência no atendimento de acidentes aeronáuticos começaram a ser entregues em junho. As entregas ocorrerão até novembro, sendo que 25 aeroportos da rede já receberam os caminhões.

Desenvolvidos pela Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero (DOSA) especialmente para o atendimento a essas ocorrências, os novos caminhões buscam dar suporte às atividades desenvolvidas pelo Serviço de Salvamento e Combate a Incêndio previstas na Resolução nº 115 da Anac.

O gerente de Operações do Aeroporto de Uberaba (um dos que receberá os veículos), Lélio Baldo, comentou sobre a importância dos veículos para as operações de salvamento. “Este equipamento vem somar à aérea de emergência aeronáutica da Gerência de Operações e Segurança do aeroporto, que passa a contar com uma nova ferramenta de grande importância no salvamento de vitimas”, frisou.

O superintendente do Aeroporto de Campo de Marte, Alex Barroso, comemorou. “Podemos considerar esta uma das mais importantes aquisições da Infraero em benefício da área de Prevenção, Emergência e Segurança Operacional”, finalizou ele.


Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br



Terminal 2 do Aeroporto de Brasília recebe voos regulares


O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek passou a contar, desde o último dia 2/8, com dois novos voos - um internacional, Brasília-Lima, e um nacional, que liga Campinas à Capital Federal.

O início do voo Brasília-Campinas coincidiu com a retomada das operações do Terminal de Passageiros 2 - antigo Terminal de Aviação Geral.

Para o superintendente do aeroporto, Antonio Erivaldo Sales, os novos voos apenas confirmam a vantagem comercial e estratégica do Aeroporto de Brasília. Com relação à operação do Terminal 2, Sales destaca o potencial do espaço. “O investimento aproximado de R$ 1 milhão em pequenas ações de ajuste operacional, além de viabilizar o Terminal, já demonstra claramente o retorno financeiro dele”, destacou.

Durante a solenidade do voo inaugural Brasília-Campinas, o presidente executivo da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, falou do início das operações em Brasília e destacou o fato de estar operando no Terminal 2. “Aconteceu aqui algo muito emblemático e importante. A Infraero foi impecável, precisa e proativa na reativação do Terminal 2. A Infraero não mediu esforços, o Terminal foi entregue no timing correto, com uma dedicação muito grande de todos os níveis da Infraero. E vale lembrar que da mesma maneira que desbravamos o interior do Brasil, em Viracopos, estamos desbravando este Terminal que estava restrito à aviação geral”, disse o executivo.

Inaugurado em 20 de abril de 1988, o Terminal 2 – ou Terminal de Aviação Geral - foi construído para receber voos executivos e de táxi aéreo. Antes do início das operações regulares, o Terminal recebia uma média de 54 passageiros por dia. Atualmente, esse número é de 708 passageiros por dia.

Dentre as melhorias realizadas pela Infraero, estão a instalação de novos monitores de LCD para o Sistema Informativo de Voo, ampliação do número de assentos e do número de equipamentos de Raio-X, e aumento da área do estacionamento. O Terminal 2 também conta com nove balcões de check-in compartilhado – uma tendência mundial - que podem ser utilizados por qualquer companhia aérea que opere no local, de acordo com a demanda de passageiros. Além de facilitar as operações de check-in, os balcões compartilhados conferem agilidade no atendimento aos passageiros.

O Terminal 2 também conta com facilidades como farmácia, revistaria, serviço de guarda-volume e locadora de veículos.

Até o final deste ano, estão previstas outras melhorias, como ampliação das áreas do Terminal 2, climatização do desembarque e construção e ampliação de banheiros e de um fraldário.

Dados sobre o Terminal 2:

- Funcionamento: 24 horas;

- Empresa de voo regular no Terminal 2 : Azul Linhas Aéreas;

- Facilidades: restaurante, farmácia, revistaria (em implantação), locadora de veículos, caixa eletrônico, serviço de guarda-volume, além de transporte do Terminal 2 para o Terminal 1;

- Melhorias e obras que serão realizadas até o final de 2010: construção de fraldário, ampliação dos banheiros da área pública e da área de embarque, instalação de nova esteira de restituição de bagagem; ampliação das áreas do Terminal 2 e climatização do desembarque;

- Movimentação de passageiros/dia com início de voos regulares: 708 passageiros/dia;

- Área saguão: 596,23 m²;

- Posições de aeronaves: 5;

- Aeronave crítica: 737 – 800;

- Balcões check-in: 9 posições;

- Estacionamento: 264 vagas na área frontal e 54 vagas na área lateral;

- Órgãos presentes no Terminal 2: Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Receita Federal, Polícia Federal, Destacamento do Controle do Espaço Aéreo - Sala AIS (DTCEA), Polícia Militar do DF.

Módulo Operacional do Aeroporto de Brasília:

Além das obras de revitalização do Terminal 2, a Infraero está realizando a instalação de um Módulo Operacional no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek. E os serviços estão em ritmo acelerado. Iniciada no último dia 9 de julho, com investimentos de R$ 2,9 milhões, a implantação do módulo tem prazo de conclusão para setembro próximo e vai ampliar o nível de conforto dos passageiros, aumentando em 1,2 mil m² a área de embarque do aeroporto.

Pouco mais de 20 dias após o início dos serviços, a estrutura básica está em fase de conclusão e logo receberá as estruturas pré-moldadas. O Módulo Operacional possui características semelhantes às salas de embarque convencionais, oferecendo os mesmos níveis de conforto e segurança aos usuários. O módulo contará com isolamento termo-acústico, climatização, sistema de som, sistema informativo de voos, sanitários, entre outras facilidades.

O primeiro Módulo Operacional adotado pela Infraero está no Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC), que recebeu as instalações há cerca de um ano para ampliar as áreas das salas de embarque e desembarque. A solução foi aprovada pelos passageiros, que destacaram o conforto proporcionado pelo módulo, que conta com pontos comerciais como cafeteria e livraria.

Atualmente a solução está sendo implementada em outros aeroportos da Rede, como Goiânia e Vitória, que também já iniciaram suas obras de instalação.

Além desses três aeroportos, outros nove serão contemplados com um Módulo Operacional, considerado uma solução de engenharia moderna, de rápida instalação, com baixa geração de resíduos e que são capazes de atender perfeitamente a situações específicas, como a realização de grandes eventos ou obras nos aeroportos.

Os Módulos Operacionais têm sido utilizados em várias partes do mundo. Em 2004, por exemplo, o Aeroporto de Lisboa utilizou os módulos durante a Eurocopa. Já em 2006, o Aeroporto de Doha, no Catar, adotou a solução durante os Jogos Asiáticos de 2006.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br



PROMOÇÕES - AÉREAS




passagens azul em promoção

NOTA: As passagens promocionais acima são oferecidas pelas companhias aéreas e limitam-se ao prazo de duração ou ao número de assentos disponíveis no vôo. O VIAJANET não se responsabiliza por compras mal sucedidas em virtudes de erros ou atrasos de processamento do sistema de banco de dados de cada companhia aérea.