quinta-feira, 22 de julho de 2010

Presidente da Infraero visita Cindacta II em Curitiba



22/07/2010


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, visitou nesta quinta-feira (22/7) o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), em Curitiba (PR). Murilo Barboza foi recepcionado pelo diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, com quem visitou as instalações e observou as atividades executadas pelos militares da Aeronáutica.

O Cindacta II é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Espírito Santo.

Após percorrer as instalações do Cindacta II, o presidente permaneceu no local para se reunir com o Conselho de Administração da Infraero, presidido por Pedro Celestino.

Também participou da visita o diretor de Administração e de Finanças da Infraero, Mauro Roberto Pacheco.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Gol negocia codeshare com empresas aéreas regionais no Brasil


O objetivo, disse o executivo à Reuters, é capturar parte do crescimento na demanda de passageiros gerada fora dos grandes centros em que a Gol já está presente


A Gol está negociando acordos de compartilhamento de voos com companhias aéreas de menor porte no Brasil (codeshare), afirmou nesta quinta-feira seu presidente-executivo, Constantino de Oliveira Junior.

O objetivo, disse o executivo à Reuters, é capturar parte do crescimento na demanda de passageiros gerada fora dos grandes centros em que a Gol já está presente.

Segundo ele, a Gol não tem interesse em aquisição de uma companhia aérea regional a exemplo da compra da Pantanal pela TAM no final do ano passado.

"Nosso orçamento se limita a alianças... O melhor neste momento é manter o foco", disse Constantino Junior. "Ainda há muita oportunidade para nosso modelo de negócios com frota padronizada e de captura de mercado com melhoria do nosso produto", acrescentou.

As negociações da Gol acontecem em um momento de forte expansão na participação de mercado de companhias aéreas de menor porte como Azul, WebJet e Trip.

Nesta semana, a Azul anunciou a compra de 20 aviões turboélice da francesa ATR, um contrato de 850 milhões de dólares incluindo opções, numa estratégia de reforçar sua operação trazendo passageiros a partir de um raio de até 800 quilômetros de suas principais bases.

Na avaliação de Constantino Junior, "o anúncio da Azul é uma iniciativa muito positiva para a indústria. A aviação regional é muito importante para alimentar os voos troncais".

O executivo afirmou ainda que não vê cenário para uma nova guerra de preços como a ocorrida no final do terceiro trimestre de 2009 e que ajudou a puxar uma alta de 42 por cento na demanda em outubro passado na comparação anual.

A expansão do tráfego aéreo no Brasil em junho, que sofreu uma ligeira desaceleração em relação ao ritmo de meses anteriores, se normalizou na segunda quinzena de julho, disse o executivo. O yield, que representa o valor médio pago por um passageiro para voar um quilômetro, tem se mostrado "até um pouco acima da expectativa", disse Constantino Junior.

A Gol deve lançar em setembro um novo voo no Brasil, ligando Belo Horizonte e Montes Claros (MG). No mercado internacional, onde a empresa atua no Caribe e América do Sul, o executivo afirmou que não vê condições de a empresa ampliar destinos, mas pode aumentar as frequências dos vôos.

LOJAS FÍSICAS

Enquanto negocia com companhias aéreas locais e expande sua malha no Brasil, a Gol também trabalha para transformar sua experiência com loja física própria, instalada em uma região de comércio popular de São Paulo, em uma rede que deve ter mais 4 ou 5 lojas até o fim do ano.

"Estamos no final da fase de experiência. A ideia é usar um formato de franquia para essas lojas", disse o presidente da Gol, acrescentando que a intenção do grupo é ter pelo menos uma loja em cada grande centro do país. Atualmente, 92 por cento das vendas da companhia ocorrem pela Internet. "Precisamos estar mais próximos dos clientes", comentou.

COPA

Sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, Constantino Junior afirmou que o governo precisa de foco para não perder os prazos das várias obras para aumentar a capacidade da infraestrutura aeroportuária.

"Sem dúvida que exige foco, temos que deixar o sinal de alerta alto ligado. Provavelmente antes da Copa do Mundo já atingiremos o limite dos aeroportos", disse, citando que a demanda aérea está crescendo a um ritmo de 3 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Perguntado se há condições para a preparação dos aeroportos das 12 cidades-sede a tempo para a Copa, Constantino Junior respondeu que "é possível, mas dado o histórico (de investimentos no setor), preocupa".

Segundo o executivo, o "negócio da Gol é transporte de passageiros", mas a empresa está aberta para eventuais oportunidades de participar de terminais privados de passageiros. "Temos condições, disposição de participar se houver necessidade de participação da iniciativa privada. Estamos à disposição, mas não tivemos conversas com o governo sobre isso.



"

Aeroportos de São Paulo terão juizados especiais para atender passageiros

A partir de sexta-feira (23), os aeroportos de Congonhas e Guarulhos terão juizados especiais que atenderão consumidores com problemas envolvendo companhias aéreas.


As unidades terão um conciliador e um representante das companhias aéreas. Se não houver acordo, o passageiro poderá dar início a um processo judicial. Caso o viajante more em outro lugar, a reclamação será enviada para o juizado mais próximo da residência do reclamante.

Serão recebidos nos juizados casos de conflitos relacionados a viagens, incluindo overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, falta de informação, violação e furto de bagagens, e outros.

Em Congonhas, o serviço será prestado em duas salas localizadas no mezanino do saguão principal do aeroporto, próximo à agência dos Correios. No aeroporto internacional de Guarulhos (Cumbica), o atendimento será realizado no Terminal 1, Asa 'B', no corredor que fica atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas, perto do posto médico.


Webjet promove mudanças na diretoria

Webjet promove mudanças na diretoria

Companhia áerea anuncia contratação de novos executivos


Webjet
Webjet Linhas Aéreas anunciou a contratação de novos executivos para reforçar a equipe

São Paulo - A Webjet Linhas Aéreas anunciou a contratação de novos executivos. O primeiro deles, Fernando Sporleder, será o vice-presidente de operações e terá sob sua responsabilidade as áreas de operações, aeroportos, security, safety e manutenção. Sporleder tem 46 anos, é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e está há 30 anos na aviação.

O executivo foi, entre 2007 e 2010, vice-presidente técnico operacional da TAM.

A equipe também ganhará reforço de André Fernando de Almeida. Com mais 10 anos no setor de telefonia móvel, com passagens por Amazonia e Telemig Celular, iniciou a carreira na Pricewaterhouse Coopers. Almeida é economista, com pós-graduação em Marketing e MBA na Mcquarie University, em Sidney/Austrália. Na Webjet terá sob seu comando as áreas de Vendas e Marketing, se reportando a Fábio Godinho, que assume a recém-criada vice-presidência de Rentabilidade e Mercado.

Há um ano e meio na companhia, Godinho será responsável pelas áreas Financeira, Comercial/Marketing, Planejamento/Yield, TI/Processos, Gente e Jurídica. Com MBA no Ibmec e pós-graduação na Kellogg School of Management, acumula experiências nas Empresas Solectron, Lagardere Publishing e CVC Participações. Antes de ser promovido a vice-presidente, Godinho vinha exercendo a função de diretor-financeiro e administrativo da Webjet.

http://portalexame.abril.com.br/gestao/noticias/webjet-promove-mudancas-diretoria-580908.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Nova empresa aérea paraguaia começa a voar em maio


Nova empresa aérea paraguaia começa a voar em maio

Uma nova companhia aérea prepara-se para voar para o Brasil. Nova mesmo, uma vez que a Air Guaraní, empresa aérea paraguaia, ainda está se estreturando. A empresa ligaria a capital paraguaia, Assunção, aos destinos brasileiros de São Paulo, Curitiba e Florianópolis, segundo a revista de turismo chilena Travel Time. Os voos seriam operados a partir de maio do próximo ano. “O voo inaugural está marcado para 12 de maio, dentro das comemorações do bicentenário da independência do Paraguai”, diz a matéria da revista chilena.

Além dos destinos brasileiros, a empresa aérea também deve ter ligações com Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba, na Bolívia, e Córdoba e Buenos Aires, na Argentina. Os investimentos para a criação da nova aérea chegam a US$ 350 milhões e a expectativa é de contar com dez jatos Embraer, com capacidade para 78 passageiros, até maio.

NÃO ANDE NESSE AVIÃO ( AIRBUS 447) EXPLICAÇÃO DE UM PILOTO SOBRE O ACIDENTE DA AIR FRANCE‏




Bati um longo papo com um colega meu que voou na TAM por alguns anos.
Foi comandante de A-320/19. Ele me contou algumas coisas que dão o que pensar. Disse que as mensagens do ACARS do AF-447, inicialmente eram condizentes com mau funcionamento do Pitot. Porém, as panes reportadas a seguir indicavam uma sucessão de panes de computadores até a perda de comando.

Coutou-me algumas coisas que aconteceram com ele na TAM que são de arrepiar os cabelos. Disse que é comum a aeronave ficar totalmente inoperante (no chão) e a tripulação brincar com o pessoal de manutenção falando — Manu, por favor, dá um Ctrl+Alt+Del aí pra gente.
E a aeronave é resetada, senão nada funciona.

Resumindo, ele disse que nunca voou nada tão bonito e confortável quanto um Airbus mas que aquilo não é avião. É um laptop voador sujeito a crashes de sistema. Panes espúrias são muito mais comuns e em maior número que as decolagens e pousos.

Eu continuo achando que os tubos de pitot não têm nada a ver com o acidente. Um simples erro nos computadores podem levar a
interpretações erradas dos sinais dos tubos de pitot. Erros nos
computadores é que derrubaram aquele avião.

Quem voou Boeing sabe o que é Manual Reversion. Quando se perde os sistemas hidráulicos e se voa na força bruta. Pois é! O Airbus tem uma coisa parecida chamada Manual Backup. Procedimento previsto pela fábrica em caso de perda de todos os computadores. Então essa perda é possível. O procedimento é cumprido com o comandante operando os pedais e a roda do trim do elevator (pitch e yaw) e o copiloto operando os motores (speed). Só que, por manual, esse procedimento só é treinado em simulador descendo até 10,000 ft. Abaixo disso não existe treinamento. Pelo menos na TAM. Ele me contou que as reações do Airbus nessas condições são de assustar. Qualquer toque mínimo nos comandos resulta em uma over reaction do Airbus. Eu então perguntei a ele se era possível controlar a coisa em condições de turbulência.
Adivinhem a resposta: Nem por decreto.

Ele me falou que, a boca miuda, as "caixas pretas" já foram
encontradas mas que, oficialmente, jamais serão encontradas. Se o fossem, não só a Airbus mas empresas pelo mundo como a TAM iriam fechar as portas.

Concluam da maneira que acharem melhor. Eu já tirei minhas conclusões do caso. E ninguém da minha família põe os pés em um Airbus.

Leandro


2010/7/12 Glauco

Jornal do Brasil
Glide Slope - Um mistério e novas teorias


Há pouco mais de um ano, o mundo acompanhava a busca por destroços e corpos dos passageiros e tripulantes do Airbus A330 da Air France, voo AF447, que caiu no mar quando seguia do Rio para Paris. De lá para cá, poucas perguntas foram respondidas. Acho que já é um dos maiores mistérios da a viação.

Enquanto o trabalho de juntar pistas frágeis na vastidão do mar é
hercúleo e, até agora, infrutífero, nos foruns técnicos o debate não
cessa. Pilotos e engenheiros ali, como eu, encaram as 23 mensagens automáticas (ACARS) enviadas pelo computador ao centro de operações da AF no Charles de Gaulle como a melhor possibilidade de obter luz sobre o caso.

A discussão mais recente envolve uma informação que o canal Discovery revelou: a de que os tubos Pitot da Thales, apontados como elementos iniciadores do desastre, começaram a passar dados incorretos de velocidade ao computador devido a um fenômeno
raro.

Ao atravessar um Cumulus Nimbus 4 mil pés maior que a altitude de voo, a água não teria congelado e entupido o tubo que faz a leitura, mas continuado em estado líquido, mesmo a quase -50°C. O tubo ficou parcialmente obstruído e esses especialistas sugerem que isso poderia ter promovido um decréscimo lento da velocidade lida, em uma taxa abaixo da constante no software como limite para o start do descongelamento automático " quando o Pitot é aquecido. No momento em que o sistema detectou a falha e desacoplou o piloto automático, o erro já estaria ocorrendo há algum tempo, imperceptivelmente. Nesse caso, a velocidade
real do jato em um ponto crítico na tempestade já estaria abaixo da lida pelo piloto nos três mostradores possíveis.

Outro detalhe, também dos ACARS, lembrado na discussão: entre os destroços estaria parte dos estabilizadores, com partes móveis travadas em posições distintas apesar de serem de uma mesma peça. Seria um sinal de que a máquina recebeu comandos conflitantes " lembrando que o maior ou menor grau de movimento depende da velocidade e da altitude. Um estudo da peça mostrou que o ângulo havia variado em 7,9°, quando o
máximo, para a velocidade ideal de Mach 0.86 no FL350 (nível de voo), seria de 4,7°.

Há quem discorde, mas faz sentido para a hipótese de que o A330 teria sucumbido a um blecaute catastrófico não de atuação de sistemas específicos, mas de integração e gerenciamento deles em condições extremamente severas.

Infraero inaugura o Terminal de Carga Nacional do Aeroporto de Várzea Grande/Cuiabá



20/07/2010

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, inaugurou nesta terça-feira, 20/7, as novas instalações do Terminal de Logística de Carga Nacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá/Marechal Rondon.

Durante a cerimônia, Murilo Barboza destacou a importância dos esforços da Infraero no desenvolvimento da região e citou os investimentos que a Infraero vai realizar em diversos aeroportos da Rede, principalmente naqueles que estão relacionados às 12 cidades-sede da Copa do Mundo, incluindo Várzea Grande – Cuiabá. “Este é um desafio para a Infraero, um desafio que estamos enfrentando com empenho e responsabilidade e continuaremos a enfrentar para além da Copa de 2014”, disse Murilo.

O Terminal de Logística de Carga Nacional do Aeroporto de Várzea Grande contou com investimentos de R$ 200 mil e é o 15º Terminal de Cargas Nacional da Rede Infraero. O Terminal conta com área de cinco mil m², sendo mil m² para armazenamento. Com a inauguração dessa nova facilidade, as áreas de atendimento de cargas das empresas aéreas no aeroporto serão transferidas, abrindo espaço para a expansão do Terminal de Passageiros do aeroporto. Antes disso, o Marechal Rondon receberá ainda um Módulo Operacional, que aumentará a capacidade operacional do aeroporto em 700 mil passageiros/ano e garantirá o conforto dos usuários até a conclusão das obras de expansão do Terminal de Passageiros.

Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos, o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Marcos Antônio Amaro dos Santos, dos diretores Comercial, Geraldo Moreira Neves, e de Engenharia e Meio Ambiente, Jaime Parreira; além dos superintendentes da Regional do Centro-Oeste, Abibe Ferreira Junior, e do aeroporto, Sérgio Kennedy.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Aeroporto de Fortaleza investe em melhorias


20/07/2010


O Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins (CE) instalou, no início de julho, 450 novas longarinas, com quatro assentos cada, resultando em um aumento de 1.800 cadeiras para a acomodação de usuários. Esta é a mais recente de uma série de melhorias no aeroporto desde o começo do ano.

As longarinas foram distribuídas entre as salas de embarque, no saguão, no terraço e na praça de alimentação do aeroporto, aumentando o conforto dos usuários – somente na área de embarque internacional, a quantidade de assentos aumentou de 160 para mais de 300. A Infraero investiu R$ 1,5 milhão nesta melhoria. Além das longarinas, a Infraero adquiriu 15 lixeiras-cinzeiro e 30 lixeiras para o saguão do Terminal de Passageiros.

O superintendente do Aeroporto de Fortaleza, Sérgio Fernandes Baltoré, comemorou a recepção das melhorias pelos usuários. “As impressões dos passageiros estão sendo ótimas, com muitos elogios”, notou. Baltoré finalizou ressaltando que atitudes como esta demonstram o cuidado da Infraero em fornecer boa infraestrutura, proporcionando mais conforto para os usuários.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Companhias aéreas ampliam opções de voos internacionais no Brasil

Há novos destinos, horários e rotas; maioria parte do Aeroporto de Guarulhos

Hugo Passarelli, do Economia & Negócios/ Arte: Cyntia Ueda


SÃO PAULO - Com o dólar barato, as companhias aéreas estão ampliando a oferta de voos internacionais no Brasil e apostando no aumento da procura por parte do usuário. Neste ano, foram criados novos destinos, como Barbados, embora novos horários ou rotas predominem entre as novidades.

O dado reforça uma tendência verificada recentemente. Entre os anos de 2005 e 2008 (último dado disponível), houve um aumento de 21% de voos internacionais partindo de cidades brasileiras, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Fonte: ANAC

A Qatar inaugurou no fim de junho um voo direto para Doha, enquanto a panamenha COPA abriu o terceiro voo diario para a Cidade do Panamá (Panamá) e a LAN dobrou a oferta diária de partidas para Buenos Aires. Em 3 de julho, a portuguesa TAP passou a operar em Viracopos (Campinas-Lisboa), três vezes por semana (todos os voos são de ida e volta).

Para o superintendente de relações internacionais da Anac, Bruno Dalcolmo, isso representa um ganho para o usuário, porque possibilita uma conectividade para regiões que, até então, dependiam de destinos "tradicionais". A partir do Panamá, o viajante pode fazer um conexão para outro local da América Latina; do Catar, ele pode ir para a Ásia ou Oriente Médio.

Entre as novidades para o segundo semestre (veja quadro), há ainda o voo Guarulhos-Detroit (duas vezes por semana, operado pela Delta) e o Brasília-Lima (três vezes por semana, pela LAN).

Mais de 60% dessas novas rotas parte de Guarulhos, tradicional receptor dos destinos internacionais no Brasil. Dalcolmo reconhece que o local possui "restrições sérias de infraestrutura", mas descarta que problema possa afetar os demais aeroportos do País.

Hubs locais

No mercado interno, a vantagem dessa expansão é o desenvolvimento de hubs locais (que redistribuem voos para outras localidades) como é o caso de Brasília, que a partir do segundo semestre poderá absorver turistas provenientes dos Estados Unidos (Miami) e América do Sul (Lima). "As empresas estão descobrindo que você não precisa passar por Guarulhos para viabilizar a operação", pondera o superintendente de regulação econômica da Anac, Juliano Alcântara Noman.

Tumulto em Viracopos

Em 3 de julho, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, recebeu o primeiro desembarque de voo internacional regular depois de mais de 20 anos sem realizar esse tipo de operação, por meio da nova rota da portuguesa TAP (Campinas-Lisboa e vice-versa). Os 237 passageiros que chegaram de Portugal tiveram de esperar por mais de duas horas para passar pelos guichês da Polícia Federal na imigração, situação que se repetiu, pelo menos, durante a semana seguinte. Para o superintendente de relações internacionais da Anac, Bruno Dalcolmo, o tumulto é um "caso isolado".

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,companhias-aereas-ampliam-opcoes-de-voos-internacionais-no-brasil,not_28363,0.htm

Força Aérea Brasileira moderniza aeronaves modelo Bandeirante


No início do mês de agosto, a primeira aeronave C-95M da Força Aérea Brasileira (FAB) vai alçar voo e alcançar horizontes de natureza bastante significativa. Esses aviões modelo Bandeirante, um dos principais da Força, datam de 1973 e estão passando por um processo de modernização e terão sua história reescrita: foram modernizados com alta tecnologia e estão em contagem regressiva para, novamente, entrar em plena atividade.

Ao todo, até 2013, 54 aeronaves Bandeirantes – das 95 que o Brasil possui nas versões C-95 A/B/C e P-95 A/B – terão o mesmo conceito de modernização. O projeto é coordenado no Rio de Janeiro, pelo Comando- Geral de Apoio (COMGAP), por intermédio de uma de suas unidades subordinadas, o Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF). Dois aviões, inicialmente, passarão por uma fase de testes, para, no mês de outubro e novembro,respectivamente, serem distribuídos para as Unidades Aéreas.

Mas essas duas decolagens guardam significados que não podem ser lidos ao pé da letra: simbolizam a renovação tecnológica da FAB e acende a luz da economia no desenvolvimento de projetos de forte impacto para o Brasil. “Fizemos um estudo e chegamos à conclusão de que o custo da modernização é bem menor do que o da substituição”, garante o Major Paulo César Guerreiro Lima, coordenador do projeto.

nova configuração

As aeronaves serão modernizadas em três fases. Na primeira, os instrumentos de navegação são ‘encorpados’ e ganham o reforço de um painel Glass Cockpit – aquele painel robusto que mostra a vida do avião –, totalmente convertido em tela LCD. Na segunda etapa, sistemas importantes, como de mecânica e hidráulica, são convertidos em outros mais confiáveis e avançados.

A última fase completa o ciclo de revitalização e dá o toque final com pintura, forração interna e outras ações dessa mesma linha. Empresas nacionais do campo da aviação fazem as duas primeiras etapas, enquanto a própria FAB, através do PAMA-AF é responsável pela terceira. Depois de todo esse processo, as aeronaves estarão prontas para novamente servir ao seu propósito – que inclui patrulha marítima,assalto aeroterrestre, busca e resgate, transporte de pessoal e cargas e outros – por mais vinte anos.
De acordo com o Major Guerreiro, quatro aviões experimentam essa modernização e voltam aos céus ainda neste ano. “Essa é nossa expectativa. Projetamos trabalhar em mais sete aeronaves simultaneamente ”, planeja o Major. A devolução das aeronaves modernizadas será realizada em sistema de rodízio entre as unidades da FAB que possuem esse avião em sua frota.

Tripulações operacionais

Do alto das muitas habilidades e sabedorias arregimentadas ao longo de anos de voo nos Bandeirantes, pilotos também ganham atenção nesse processo de modernidade. Vão fazer curso de readaptação às novas máquinas, imprimindo ainda mais qualidade aos trabalhos comandados pela FAB, já que estarão em contato com o que há de mais moderno em equipamentos de navegação e comunicação na aviação.

Aeroportos de Belo Horizonte estaram preparados para a Copa de 2014, Segundo a Infraero


Os aeroportos estão se preparando para atender ao aumento de demanda na Copa de 2014 e as preocupações de possíveis gargalos são descabidas.

É assim que o superintendente regional do Sudeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Mario Jorge Fernandes de Oliveira, avalia a situação dos aeroportos da região para o evento de futebol em 2014.

Faz parte da regional Sudeste sete aeroportos da Infraero em Minas Gerais e mais o de Vitória (ES). O crescimento do volume de passageiros no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins) é considerado por Oliveira como absolutamente chinês. Mas, com aproveitamento dos horários ociosos, planejamento, coordenação e investimento em infraestrutura, vamos conseguir administrar esse aumento no volume de passageiros, diz.

Quais são os principais investimentos que serão feitos em Confins até a Copa de 2014?

Confins vai receber R$ 408 milhões de investimento até a Copa, com reforma e ampliação da pista de pouso, pátios, do terminal de passageiros e adequação do sistema viário. Estamos terminando o estacionamento para atender o Terminal 1, que vai ter capacidade para 1.580 carros. O antigo tem capacidade para 1.560 veículos. Vamos dobrar a capacidade. Melhoramos ainda a sala de embarque e desembarque. Estamos agora fazendo a melhoria do desembarque internacional, que é a reclamação de todo mundo que passa por aqui. Vamos entregar em outubro deste ano.

E no Aeroporto da Pampulha?

Na Pampulha, queremos começar neste ano uma adequação para melhoria operacional na ordem de R$ 40 milhões.

O aeroporto vai conseguir preparar-se a tempo para receber os turistas na Copa de 2014?

Com certeza vamos estar preparados para receber os turistas. Não teremos problemas com aeroportos no Brasil. O Ministério da Defesa espera aumento de 10% no número de passageiros no ano da Copa de 2014. Com aproveitamento dos horários ociosos, planejamento, coordenação e investimento em infraestrutura, vamos conseguir administrar esse aumento no volume de passageiros. Estamos com os terminais de Confins e da Pampulha preparados para a Copa. Mas a nossa missão é atender à comunidade além da Copa.

Confins transportou mais passageiros do que a capacidade do aeroporto em 2009. Como estão as obras para atender ao aumento de demanda até o fim do ano?

Estamos observando hoje um crescimento absolutamente chinês. De janeiro a junho deste ano, transportamos 3,2 milhões de passageiros, 30% a mais do que no mesmo período de 2009. No ano passado, foram quase 6 milhões de passageiros transportados no aeroporto. Se for mantido o ritmo de crescimento, vamos transportar pouco mais de 7 milhões neste ano. Este crescimento acontece em função da vitalidade da economia do Brasil e, em especial, da mineira, que está em ritmo acima da média nacional. Apesar de termos alguns com a capacidade no limite, há muitos outros que precisam ser preenchidos. Temos muitos horários que podemos operar tranquilamente.

A Cidade Administrativa e o centro de manutenção de cargas da Gol mudaram a rotina do aeroporto? De que forma?

O impacto é só positivo. O centro de manutenção da Gol vai agregar novas aeronaves, isso é bom para a gente. Quanto à Cidade Administrativa, ela só vem reforçar a tendência do Vetor Norte da região metropolitana.

Como está Confins no cenário nacional de aeroportos?

O aeroporto de Confins está situado em uma área onde não há muita interferência da população urbana. Temos a possibilidade de crescer, pois o aeroporto está em sítio grande. Podemos fazer um novo sistema de pistas do outro lado. E não sofremos com interferência de ruídos. O aeroporto é um indutor de movimento da região e temos ainda o aeroporto indústria, que está sendo licitado.

Que tipos de negócios o aeroporto pode atrair?

Quanto tivermos o desenvolvimento do segundo terminal, teremos oportunidades de negócios em hotéis e centro de convenção.

Fonte: Jornal Estado de Minas

FAB encomenda 28 aviões à Embraer



FARNBOROUGH, Reino Unido, 21 Jul 2010 (AFP) -A Força Aérea brasileira (FAB) encomendou 28 aviões militares KC-390 à Embraer com base num acordo alcançado no ano passado, segundo um comunicado difundido nesta quarta-feira no Salao de Farnborough, na Grã-Bretanha.

Em abril de 2009, a Embraer assinou um contrato de 1,3 bilhào de dólares com a FAB para o desenvolvimento de um avião de transporte militar, o KC-390, com capacidade para 19 toneladas e 80 homens.

"O projeto transcorre conforme o plano inicial e a fase de estudos preliminares foi fechada com êxito", segundo o comunicado da Embraer publicado no Salão Aeronáutico que se realiza na periferia de Londres.

"Esperamos o primeiro voo para 2014 e a entrada em serviço até o final de 2015", segundo o Embraer.

Infraero inaugura Terminal de Carga Nacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá



O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, inaugura nesta terça-feira (20/7) o Terminal de Carga (Teca) Nacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá/Marechal Rondon (MT).

O Terminal de Logística de Carga Nacional do Aeroporto de Várzea Grande será o 15º Terminal de Cargas Nacional da Rede Infraero, com área de 5 mil m², sendo 1 mil m² para armazenamento. O espaço utilizado para a implantação do novo Terminal de Carga é o do armazém da antiga Vaspex.

A Infraero disponibilizou R$ 200 mil para as reformas e adequações para o funcionamento do Teca.

Com a inauguração do Terminal de Carga Nacional, as áreas de atendimento de cargas das empresas aéreas presentes no aeroporto serão transferidas para o novo terminal, abrindo espaço para a expansão do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Várzea Grande.

O novo Terminal de Logística de Carga Nacional conta com um leque de equipamentos que inclui duas empilhadeiras, plataforma hidráulica, uma linha de rack com balança - com capacidade de pesagem de até seis toneladas; e balança com capacidade para pesar 2,5 toneladas. O Terminal também receberá dois carrinhos hidráulicos e uma transpaleteira elétrica, assim como uma câmara frigorífica e uma área para cargas perigosas.

Foram convidados para a cerimônia autoridades dos governos estadual e federal, civis e militares, assim como representantes de companhias aéreas.

SERVIÇO

EVENTO: Inauguração do Terminal de Carga Nacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande - Cuiabá/Marechal Rondon
LOCAL: Terminal de Logística de Carga Nacional do Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá – Av. João Ponce de Arruda (ao lado do posto Santos Dumont)
DATA: 20/07/2010
HORÁRIO: 9h
CONTATOS: (61) 9276-8367
(65) 3614-2605


INFORMAÇÕES ADICIONAIS


Aeroporto Internacional de Várzea Grande – Cuiabá/ Marechal Rondon

O Aeroporto de Várzea Grande – Cuiabá conta com um Terminal de Passageiros de 3.354m², pelo qual passou 1,6 milhão de passageiros em 2009. O aeroporto conta com uma pista de pousos e decolagens de 2.300m de comprimento e 45m de largura. O Marechal Rondon foi assumido pela Infraero em 1975, e, desde 1996, possui o status de internacional.

Obras para o Aeroporto – 2011 até 2014

A Infraero prevê investimentos da ordem de R$ 87,5 milhões para o Aeroporto de Várzea Grande – Cuiabá de 2011 até 2014. Entre as obras previstas para este período estão a reforma e ampliação do Terminal de Passageiros, a adequação do sistema viário e do estacionamento. Os trabalhos de revitalização têm início previsto para janeiro de 2012, conclusão prevista em julho de 2013 e aumentarão a capacidade operacional do aeroporto para 2,3 milhões de passageiros/ano. Atualmente, as obras previstas estão em fase de adequação de projeto, conforme novo programa de necessidades do aeroporto.

Módulo Operacional

O Aeroporto de Várzea Grande – Cuiabá receberá em 2010 um Módulo Operacional de 675m², que será utilizado para o desembarque de passageiros no aeroporto. O Módulo aumentará a capacidade operacional do Marechal Rondon em 700 mil passageiros/ano, e representará um investimento de R$ 1,687 milhão. O edital da licitação do Módulo Operacional do aeroporto foi publicado em 1º/7.

O Módulo Operacional é uma estrutura modular pré-fabricada que possui toda a infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque, contando com ar condicionado, sanitários, sistema informativo de voo, entre outros. A utilização dos Módulos Operacionais é uma solução de engenharia utilizada em vários aeroportos do mundo para atender a demandas específicas. Entre os aeroportos que já fizeram uso dos Módulos estão o de Lisboa, para o atendimento da demanda gerada pela Eurocopa de 2004, e o de Doha, no Catar, por ocasião dos Jogos Asiáticos de 2006.

Terminal de Carga Internacional

O Aeroporto de Várzea Grande – Cuiabá possui, além do Terminal de Cargas Nacional a ser inaugurado, um Terminal de Carga Internacional. Este Terminal possui uma área de 255m² para cargas de importação, área de 50m² para cargas de exportação, área de 42m² para cargas refrigeradas e área de 8m² para cargas restritas. Em 2009, o Terminal movimentou 34 toneladas de cargas, tendo movimentado até maio de 2010 46 toneladas.

Fonte: INFRAERO

Infraero assina Matriz de Responsabilidades para aeroportos




A Infraero assinou nesta segunda-feira (19/7) o Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidade de Aeroportos e Portos, que envolve investimentos relacionados com a Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. O documento foi assinado pelo presidente Murilo Marques Barboza, que participou da solenidade que reuniu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado, entre eles o da Defesa, Nelson Jobim; além de governadores, prefeitos e outras autoridades públicas das cidades relacionadas aos eventos esportivos.

De acordo com o documento, serão investidos R$ 5,15 bilhões nos 13 aeroportos relacionados com as 12 cidades-sede do mundial. Desse montante, 61% serão investidos pela Infraero e 39% pelo Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A assinatura dessa matriz reforça a seriedade com que a Infraero investe para atender o crescimento do setor aéreo brasileiro”, destacou Murilo.

Em discurso durante a cerimônia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre o compromisso estabelecido pelo poder público em torno dos investimentos, em especial na área de infraestrutura. “Esse compromisso consolida os investimentos em aeroportos e portos e nosso trabalho deverá viabilizá-los o mais rápido possível”, explicou Lula.

Já o ministro dos Esportes, Orlando Silva, durante entrevista coletiva, destacou o trabalho da Infraero na execução dos investimentos nos aeroportos. “A Infraero possui um estudo de demanda para 2014 e os planos de investimento da empresa são suficientes e capazes de atender essa demanda”, disse o ministro, ao responder às perguntas da imprensa.

Além das autoridades, participaram da solenidade os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira; e do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman.

Fonte: INFRAERO


Aeroporto de São Gonçalo vai receber R$ 576,9 milhões de verba federal

Medida Provisória foi assinada nesta segunda (19) pelo presidente Lula. Licitação deve ser lançada em agosto.
Por Carla Cruz
Tamanho do texto: A
Imprimir
Foto: Divulgação
O aeroporto terá a maior pista de pouso do Nordeste.
O Rio Grande do Norte vai receber R$ 576,9 milhões do governo federal para construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Os recursos foram garantidos por meio de Medida Provisória assinada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (19).

De acordo com a MP, serão R$ 408 milhões destinados à construção do terminal de passageiros, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O restante, R$ 168,9 milhões, vão para o projeto de infraestrutura de pista de pouso e dos sistemas de auxílio e proteção ao voo.

A Medida prevê ainda mudanças na regras de endividamento dos Estados e redução da burocracia para os empréstimos. Os projetos terão o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Foto: Agência Brasil
O presidente Lula determinou a publicação imediata do edital do aeroporto.
O presidente Lula determinou ainda a publicação imediata do edital do aeroporto, que, segundo o secretário Especial da Copa, Fernando Fernandes, deve acontecer no próximo mês de agosto. “Esperamos que as obras do terminal comecem em abril de 2011, com previsão de conclusão em três anos”, destacou.

A equipe de reportagem do portal Nominuto.com tentou contato com o secretário estadual de Infraestrutura, Dâmocles Trinta, para saber mais detalhes sobre o andamento das obras do equipamento. No entanto, a assessoria de imprensa do secretário não deu nenhum retorno até o momento de veiculação desta matéria.

Empreendimento
O aeroporto de São Gonçalo do Amarante representará um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. Segundo dados do Governo do Estado, o empreendimento deverá gerar cerca de 30 mil empregos diretos em especial para a região Metropolitana.

Abraço
Ubarana
Natal-RN

Atrasos e cancelamentos serão julgados em juizados instalados em aeroportos




Atrasos e cancelamentos de voos serão julgados em juizados especiais instalados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em aeroportos a partir desta sexta-feira (23).

Segundo o corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, se todos os órgãos institucionais, como a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), estivessem funcionando corretamente, a criação de um juizado especial não seria necessária. "O que se demonstrou em 2007 [durante a crise aérea] e agora, é que esses órgãos por si só não estão atendendo todas as demandas que lhe são apresentadas".

Cada unidade judicial contará com equipe de funcionários e conciliadores que, sob a coordenação de um juiz, tentará solucionar os conflitos por meio de acordo entre passageiros, companhias aéreas e órgãos governamentais. "Pretendemos instalar juizados especiais simples, nem sempre com a presença de um juiz. A nossa intenção é que funcione 24 horas, ou seja, que possa atender à demanda daqueles passageiros que chegam durante a madrugada", afirmou Dipp.

A medida é decorrente do aumento de reclamações em relação ao serviço de transporte aéreo. Nos juizados especiais, os passageiros poderão solucionar eventuais problemas, como atrasos e cancelamentos de voos, overbooking, extravio, violação e furto de bagagens ou falta de informações.

De acordo com o corregedor a nova resolução da Anac, que aumenta os direitos dos usuários de transporte aéreo, não está sendo aplicada. "O Brasil tem excesso de regulação e pouca efetividade na aplicação dessas resoluções. Tudo aquilo que está na resolução da Anac parece que ainda não foi absorvido nem pelas companhias aéreas e também não é de conhecimento do usuário".

As unidades judiciais serão instaladas temporariamente nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo e Juscelino Kubitschek, em Brasília. Caso o impasse não seja resolvido por meio de acordo, o cidadão pode apresentar pedido simplificado, oral ou escrito, e dar início a um processo judicial que tramitará no Juizado Especial mais próximo de sua casa.

Os primeiros juizados especiais foram instalados provisoriamente em 2007, durante a chamada crise aérea, na qual a greve dos controladores de voos prejudicou milhares de passageiros. De acordo com o corregedor, a experiência foi bem-sucedida. "Tivemos várias manifestações de órgãos como a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo e do Rio de janeiro que queriam tornar essa experiência algo definitivo".

O CNJ também prevê a instalação de juizados especiais similares nas 12 capitais que vão sediar a Copa do Mundo de 2014. "Não imaginávamos que teríamos de antecipar a instalação para um outro fim nos cinco principais aeroportos do país. A nossa intenção não é tornar isso permanente, mas o sucesso da medida pode provocar um prolongamento", disse Dipp.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/770074-atrasos-e-cancelamentos-serao-julgados-em-juizados-instalados-em-aeroportos.shtml

terça-feira, 20 de julho de 2010

Secretaria dos Transportes recebe proposta de ampliação do aeroporto de Londrina


A Secretaria dos Transportes vai estudar a proposta da prefeitura de Londrina para modernização e adequação do aeroporto José Richa. O documento foi apresentado, terça-feira (20), ao secretário Mario Stamm.

Representando o prefeito Homero Barbosa Neto, o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina – Codel, Kentaro Takamara, apresentou a proposta de desapropriação de áreas para ampliação da pista. Segundo laudos da prefeitura, ficou estimado em R$ 27,5 milhões o recurso necessário para a desapropriação das três áreas com o total de 265 mil metros quadrados.

A modernização do terminal prevê a ampliação da pista em mais 600 metros, instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS CAT I), Estação Metereológica de Superfície Classe I (EMS – I), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS I) e novo DVOR (equipamento de proteção ao voo). O aeroporto José Richa é administrado pela Infraero e tem a segunda maior movimentação de aeronaves e passageiros no Paraná, depois de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Azul vai às compras em Farnborough




A companhia aérea brasileira Azul, assinou um contrato para a compra de 20 ATR 72-600s , com a opção para mais 20 unidades.

As primeiras unidades serão entregues no final de 2011, fazendo com que a cia opere também turbohélices, além dos jatos da Embraer.

Trata-se da segunda encomenda de aviões regionais anunciadas pela Azul, durante o Farnborough Air Show, após o anúncio de ontem, da compra de mais cinco Embraer 195s.

A ATR informou que a Azul é a lançadora dos aviões da série ATR-600 na América Larina e que o valor do contrato atinge a soma de $ 850 milhões de dólares, considerando-se preços de lista.

Fonte: www.avisimair.blogspot.com
Photo By: Carlos Leal

Postado por: Lisarb Albuquerque


Publicações DECEA » ICA 63-12 - Procedimentos para os Órgãos do SISCEAB em caso de Atos de Interferência Ilícita contra a Aviação Civil (19.07.2010)

Publicações DECEA » ICA 63-12 - Procedimentos para os Órgãos do SISCEAB em caso de Atos de Interferência Ilícita contra a Aviação Civil (19.07.2010)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Copa Airlines tem mais um voo semanal partindo de Belo Horizonte

Copa Airlines tem mais um voo semanal partindo de Belo Horizonte

Projeto Asas da Esperança capacita adolescentes no Aeroporto de Brasília


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, participou nesta sexta-feira (16/7), no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF), da formatura de duas turmas do projeto social Asas da Esperança. A solenidade contou com a presença dos 24 formandos.

Iniciado em 2002, o projeto social do aeroporto de Brasília já formou 425 adolescentes residentes no entorno do aeroporto, com vistas à inserção no mercado de trabalho. Durante o projeto, os jovens que estudam em escolas públicas recebem capacitação em informática, educação para o autocuidado com abordagem em saúde do trabalhador e conceitos de saúde, técnicas de recepção com foco na qualidade no atendimento e realizam prática supervisionada.

“Continuem trilhando o caminho que vocês conquistaram até aqui”, recomendou o presidente Murilo Barboza, lembrando que a turma poderia ser chamada de turma Santos Dumont pelo fato de hoje ser o aniversário do Pai da Aviação.

Para a formanda Yasmin Vicente da Silva, de 17 anos, participar do projeto foi gratificante. “Foi uma experiência muito importante, uma oportunidade única e vou usar tudo que aprendi aqui”, declarou.

Também participaram da cerimônia o secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Edgar Lourencini, e do diretor de Administração e Financeiro da Infraero, Mauro Pacheco de Lima, além de representantes de instituições parceiras do projeto.

O Asas da Esperança capacita quatro turmas de adolescentes por ano e tem como parceiros o Senac/DF, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda/Sedest do Distrito Federal.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br




Aeroporto do Galeão disponibiliza vídeo informativo em Libras 19/07/2010


O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão – Antônio Carlos Jobim disponibiliza desde o último dia 16/7 vídeos informativos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para seus usuários. A mensagem - contendo orientações sobre onde o usuário pode buscar informações, é veiculada 24 horas por dia, a cada 30 minutos, em 13 monitores, localizados nos Terminais de Passageiros 1 e 2. O filme também traz legendas em português e inglês.

As línguas de sinais são as línguas naturais das comunidades com deficiência auditiva. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.

Para o superintendente do Galeão, André Luis Marques de Barros, esta medida é uma oportunidade do Tom Jobim oferecer um tratamento diferenciado aos seus usuários. “Com esse vídeo pioneiro auxiliamos aquele público com deficiência auditiva a localizar no aeroporto os diferentes pontos onde podem encontrar orientações”, destacou o superintendente.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br