sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Aeroporto de Natal capacita jovens em Informática






O Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo (RN) realizou nesta quinta-feira (24/2) a cerimônia de encerramento das 1 ª e 2ª turmas de 2010 do projeto social "Aprender Faz Sentido". O projeto oferece aulas de informática - além de oficinas de cidadania, educação e preservação ambiental, saúde e qualidade de vida - a jovens carentes e/ou com deficiência auditiva, com idade entre 12 e 18 anos, que moram no entorno do aeroporto. A cerimônia também contou com a aula inaugural da 1ª turma de 2011 do "Aprender Faz Sentido".

O evento contou com a presença do superintendente do Aeroporto de Natal, Usiel Paulo Vieira, do secretário Municipal de Turismo, Rogério Santiago, representando o prefeito de Parnamirim, além de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Sistema Universal Verbo – Tonal de Audição Guberiana (SUVAG) e da Associação de Surdos de Parnamirim (ASP). A programação também contou com as apresentações do Grupo de Dança Movimento Livre, composto por alunos do projeto Serviço de Fortalecimento de Vínculo – SC, do Projovem adolescente e do sexteto da Fundação de Parnamirim de Cultura.

O superintendente do Aeroporto de Natal ressaltou que a formatura é um momento de orgulho para todos os envolvidos no projeto. "Desejo que no futuro todos sejam inseridos no mercado de trabalho", disse Usiel.

O projeto "Aprender Faz Sentido" teve início em 2003 e, desde então, utiliza em suas aulas equipamentos com softwares especiais e específicos que facilitam a aprendizagem, capacitando uma média 60 jovens/ano. Desde sua criação até o ano de 2010, o projeto já formou 295 alunos.


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UM NOVO BLOG VEM AÍ



Amigos e leitores dohttp://infraton.blogspot.com, em breve estaremos repaginando o nosso blog. A intenção é dar um Upgrade, levando a vocês uma leitura mais fácil, disponibilizando novas ferramentas e trazendo maiores informações atualizadas sobre o que acontece diáriamente na aviação. Em breve, migraremos definitivamente para o http://infraton.blogdevoo.com/, porem continuando a trazer a vocês leitores, a notícia pontual, real e imparcial sobre os assuntos diários da aviação.

Um grande abraço

Airton Melo.

Infraero participa de lançamento de campanha contra exploração de crianças e adolescentes



O Aeroporto Santos Dumont sediou nesta sexta-feira (25/2) o lançamento da Campanha de Carnaval para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação tem como objetivo desenvolver ações conjuntas que contribuam para reduzir o número de casos desse tipo de violência, que costuma registrar aumentos durante as festas de carnaval.

A campanha, elaborada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, fará a distribuição de materiais de orientação e esclarecimento sobre o assunto, com destaque para o Disque Direitos Humanos – o Disque 100 – serviço gratuito que funciona 24h nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Para o superintendente da Regional Rio de Janeiro, Lucínio Baptista da Silva, campanhas como essa são fundamentais para construir uma nova imagem do Brasil. "Queremos ser reconhecidos como um País em franco desenvolvimento, de abundantes belezas naturais, com um povo receptivo e acolhedor, mas que faz questão de se fazer respeitar e proteger", disse o superintendente durante a cerimônia realizada no Santos Dumont.

Os aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Vitória, Belo Horizonte, Cuiabá, Natal, João Pessoa, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Brasília, Manaus, Fortaleza e Belém vão participar da campanha. “A presença da Infraero reforça o compromisso social e ético da empresa, que sempre foi parceira da Secretaria de Direitos Humanos”, afirma o presidente interino da Infraero, João Márcio Jordão.

De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, um dos objetivos da campanha é estender as ações para além do período de Carnaval. Para isso, a divulgação terá um símbolo. Trata-se de uma bola amarela, pintada com bolas mais claras e um borrão vermelho, representa a sociedade em torno de um problema que precisa ser combatido.

Com o slogan “A bola está com você”, às peças mostram que todos precisam estar atentos e prontos para denunciar atos de violência cometidos contra crianças e adolescentes.


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quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Avião com empresários faz pouso forçado a 350 km de Cuiabá.






Um avião com quatro empresários de Cuiabá, que seguiam para Itiquira (350 km de Cuiabá), onde iriam participar de solenidade com governador Silva Barbosa (PMDB), teve de fazer um pouso forçado e assustou as pessoas que estavam no local aguardando pela chegada do chefe do Excutivo.

O acidente teria ocorrido por volta das 8h45, mas não houve comunicado porque os celulares estavam mudos, segundo fontes informaram para o Olhar Direto. "Nenhum celular, de todas as companhias, funcionava. Foi um negócio impressioanente. Um acidente aéreo e ninguém tinham comunicação", declarou um membro do staff do governador.

A aeronave, conforme apurou a reportagem do Olhar, pertence ao empresário Francisco Almeida, popularmente conhecido como Chico Paiaguás.

De acordo com informações apuradas no local, o piloto teria errado a pista na hora de pousar e acabou sendo obrigado a fazer um pouso forçado. A aeronave ficou "atolada". A falha teria ocorrido devido à má sinalização da pista.

Os empresários no avião eram Margarete Buzetti, Luiz Buzetti, Francisco Almeida, conhecido como Chico Paiaguás, e Eliane Almeida. Eles tiveram ferimentos leves e foram encaminhados ao hospital da cidade. O piloto cortou o nariz, mas passa bem.

Luiz Buzetti disse que não sabe explicar o que aconteceu, apenas que o piloto pousou na pista errada. Meia hora após o acidente, o avião com o governador chegou à cidade para participar do lançamento das obras de construção do terminal intermodal da América Latina Logística (ALL), concessionária da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte).

Matéria enviada por Humberto Rodrigues

Fotos do acidente feitas pelo jornalista Cairo Lustoza da Agência Pauta Pronta:

Aeroporto Santos Dumont investe em melhorias




O Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ) já realizou, em 2011, uma série de investimentos visando à agilidade do fluxo de passageiros, o aumento do conforto dos usuários, além de uma maior eficiência no atendimento daqueles que transitam pelo aeroporto. No total, a Infraero investiu mais de R$ 700 mil.

Entre as melhorias já concluídas, estão:

Instalação de aparelhos de ar condicionado nas pontes de embarque, além de climatizadores para oxigenar o ambiente, estes no antigo edifício do Santo Dumont;

Nova sala de Achados e Perdidos no setor de desembarque, com localização que privilegia a acessibilidade

Dois novos micro ônibus para atendimento de autoridades, que também serão adaptados para o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;

Acréscimo de duas posições no pátio de estacionamento, sendo uma para atender aeronave do porte do B737-800, e outra para aviões de até 16 metros de envergadura;

Inauguração, na área de Navegação Aérea, da nova central de áudio, que permite o acesso rápido aos diversos segmentos operacionais de telecomunicações, como recursos de rádio e telefonia de qualquer ponto da rede.

Além disso, o Santos Dumont foi um dos aeroportos da Rede Infraero a receber a campanha Fique por Dentro, com mensagens informativas a respeito das atribuições de cada entidade nas diferentes etapas que envolvem os processos de embarque e desembarque, entre outras ações de igual relevância para o conforto dos passageiros.

Segundo o superintendente do aeroporto, Aparecido Iberê de Oliveira, os investimentos devem ser contínuos para acompanhar o crescimento da demanda. “Com o aumento do número de passageiros, as ações de melhora no aeroporto são essenciais e têm o objetivo de aumentar o conforto dos usuários”, declarou o superintendente.

Para 2011 estão previstos R$ 1 milhão em outros investimentos, como películas de proteção solar para o Terminal de Passageiros, incluindo pontes de embarque.

Em relação às obras previstas para o Santos Dumont até 2013, serão contempladas, ainda, a revitalização completa das instalações do Terminal de desembarque, preservando as características originais; obras de complementação do Terminal de embarque; recuperação das pistas de taxi de aeronaves; conclusão do segundo pavimento do Terminal de embarque; e execução dos serviços de complementação de acabamentos para acesso ao restaurante. Consta ainda do Plano Plurianual de Investimentos 2010-2014 o projeto de construção da nova Torre de Controle e da nova estação marítima de salvamento.


Assessoria de Imprensa – Infraero
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Pó branco causa preocupação em vôo da Delta Airlines em Guarulhos




Um pó branco não identificado foi encontado nesta manhã por tripulantes em um dos sanitários da aeronave N 836 MH/ B 763 que fazia o vôo DAL 0105, procedente de Atlânta e com destino Guarulhos. O avião foi dirigido para uma posição remota do aeroporto, onde sofreu vistoria por parte da Polícia Federal e ANVISA. Após o desembraque dos passageiros, a aeronave foi vistoriada e posteriormente liberada. Segundo representantes da DAL, o pó branco era um produto de limpeza, pôr amostras foi levado para análise no Instituto Adolfho Lutz.

Rádios piratas




Rádios piratas colocam em risco dois milhões de passageiros aéreos no Rio Sinais clandestinos atrapalham comunicação entre pilotos e torres de controle.

Dois milhões de passageiros que circulam pelos aeroportos do Rio de Janeiro estão sendo prejudicados. São as ondas criminosas das rádios piratas que atrapalham a comunicação. Os pilotos têm dificuldade de falar com as torres de comando por causa da interferência. E é justamente na hora de pousar e de decolar que o contato com é mais importante.

A equipe da TV Record fez o teste, durante um sobrevoo pela cidade o piloto encontra dificuldade de comunicação com a torre de comando. O problema é a interferência do sinal das rádios piratas.

A repressão às rádios clandestinos tem sido um desafio para a Polícia Federal e aos fiscais da Anatel (agência nacional de telecomunicações). Em novembro do ano passado, uma megaoperação conseguiu descobrir equipamentos de quatro rádios clandestinas, em Duque de Caxias, na baixada fluminense. O sinal delas estava interferindo no tráfego aéreo entre as torres de comando e o aeroporto internacional Tom Jobim.

O problema de comunicação da torre de controle com os pilotos ganhou dimensão nos últimos cinco anos com o aumento no número de voos. Em muitos casos, a aeronáutica é obrigada a abandonar a frequência principal e utilizar a reserva para conseguir fazer contato com a aeronave. E, mesmo assim, às vezes ainda é necessário usar frequências alternativas para passar orientações.

Em Janeiro, mais de 20 mil aviões embarcaram e desembarcaram nos dois principais aeroportos do Rio. A operação das rádios piratas pôs em risco a segurança de quase dois milhões de passageiros.

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/radios-piratas-colocam-em-risco-dois-milhoes-de-passageiros-aereos-no-rio-20110222.html

Assista ao vídeo....

By Luiz Carlos Chaves Brasileiro

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aeroporto de Viracopos receberá obras de ampliação do estacionamento



A Infraero publicou o edital para as obras de reforma e ampliação do estacionamento de veículos do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas (SP). Estão previstos investimentos de cerca de R$ 2 milhões para o empreendimento. O aviso foi publicado na última segunda-feira (21/2), no Diário Oficial da União.

A abertura das propostas está prevista para 10/3 e a vencedora que for contratada terá o prazo de 150 dias, após a assinatura da Ordem de Serviço, para concluir as obras.

As melhorias no estacionamento incluirão mais 600 vagas para veículos e o espaço passará a ter 1,8 mil posições. Todo o serviço será feito dentro dos padrões de acessibilidade para portadores de deficiência e contará ainda com a recuperação da sinalização horizontal e vertical, aumento na iluminação e modernização do sistema de controle de acesso ao estacionamento.

A medida vai oferecer mais conforto e comodidade aos usuários do aeroporto, avalia a superintendente Lilian Ratto Neves, que destaca ainda a instalação do Módulo Operacional, que vai oferecer mais conforto aos passageiros. “Além dos trabalhos de reforma previstos, a implantação do Módulo vai aumentar a capacidade e o nível de conforto das instalações”, lembrou a superintendente.

Obras em Viracopos

O edital para a reforma do estacionamento se junta a outros investimentos para o Aeroporto de Viracopos. Em janeiro, por exemplo, a Infraero conseguiu a Licença Ambiental Prévia para o início da ampliação do aeroporto, concedida pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).

Ainda no mesmo mês, a empresa publicou o edital para execução dos projetos de construção do novo Terminal de Passageiros, do Edifício-Garagem, sistema viário de acessos, pátio de estacionamento de aeronaves e hotel com centro de convenções. Ao todo, cerca de R$ 44,6 milhões serão investidos nessa etapa.


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CONVITE ESPECIAL DO AEROPORTO SANTOS DUMONT



Em 25 de fevereiro de 2011, as 16h, no saguão do Aeroporto (espaço cultural), será lançada a campanha de Enfrentamento da Violência de Crianças e Adolescentes.

Trata-se de um programa da secretaria de direitos humanos, visando a mobilização da população para um olhar mais cuidadoso para a proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

Na ocasião teremos a presença da ministra Maria do Rosário Nunes e convidados governamentais e não governamentais que compõem a comissão intersetorial de enfrentamento da violência sexual e da rede de proteção do Rio de Janeiro.

Ocorrência com voo TIB5204 da Trip Linhas Aéreas








A aeronave PR-TTI, AT72, realizava o voo TIB5204 da Trip Linhas Aéreas com origem em Belém (SBBE) e destino a Manaus (SBEG) - e escalas em Santarém, Trombetas e Parintins -, quando ao executar a corrida após o pouso (18h54 local) pela RWY 25 saiu do eixo aproximadamente 1.300 m (um mil e trezentos metros) desta e 500 m da RWY 07 (sentido oposto), provavelmente devido problema no sistema de trem de pouso principal (lado esquerdo - motor 1), o que a levou se arrastar aproximadamente 200 m (duzentos metros) tocando as pás de hélice (motor 1) no pavimento asfáltico e a ponta da asa na vegetação lateral. Após a parada, a aeronave permaneceu praticamente com toda empenagem dentro da pista.


Os passageiros a bordo imediatamente foram liberados pela tripulação e, quando a equipe do SESCINC chegou ao local, praticamente todos já estavam fora da aeronave, o que foi suficiente para que alguns pudessem fazer uso de celulares e câmeras para fotografar o cenário e as condições em que a aeronave ficou. Eles foram orientados a deixar o local e a se dirigir ao TPS, enquanto o SESCINC resfriava a aeronave devido a presença de fumaça no compartimento do motor 1. A bordo estavam 51 (cinquenta e uma) pessoas das quais 47 (quarenta e sete) passageiros e 4 (quatro) tripulantes. O passageiro Sr. Daniel Alves da Silva sofreu um pequeno ferimento (corte) na face abaixo do olho esquerdo e foi encaminhado imediatamente à Clínica São Vicente, onde foi medicado e liberado em seguida.


A equipe de operações da Infraero se dirigiu ao local e conseguiu falar com o piloto (Sr. Ivan) e co-piloto (Sr. Matarazo) onde foram informados do início das ações iniciais e preservação dos indícios para efeito de investigação por parte das autoridades competentes.


O local foi isolado e uma equipe do Exército (51º BIS) faz a proteção da aeronave até a chegada do SERIPA/CENIPA, pessoal da empresa aérea e demais autoridades competentes.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

UM NOVO BLOG VEM AÍ



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Um grande abraço

Airton Melo.

Infraero inicia trabalhos para construção do novo Aeroporto de Ilhéus






A Infraero iniciou os trabalhos do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) e da elaboração do Plano Diretor para o novo Aeroporto de Ilhéus (BA), que será construído e administrado pela Infraero. Os trabalhos do EIA-Rima tiveram início em 2/2, enquanto os estudos do Plano Diretor tiveram início em 3/2. A Infraero investirá R$ 1,96 milhão na elaboração do EIA-Rima e R$ 258 mil no Plano Diretor.

A primeira parte do Estudo de Impacto Ambiental deverá ser realizada em 120 dias a partir do começo dos trabalhos, comparando as alternativas de localidade previstas para o aeroporto. Os impactos ambientais serão estudados com detalhe no EIA, com o desenvolvimento de campanhas de campo em estações de seca e chuva, conforme as recomendações do Rima. Os estudos devem durar cerca de 11 meses.

A elaboração do Plano Diretor do aeroporto, por sua vez, envolverá as análises de possibilidades de desenvolvimento, capacidade operacional e previsão de demanda para os setores da aviação, finalizando com a definição do planejamento geral do aeroporto em curto, médio e longo prazo. A previsão de finalização do Plano é no segundo semestre de 2011. Uma vez concluído, o Plano Diretor será submetido à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Após a aprovação do estudo de alternativas pelo Instituto do Meio Ambiente da Bahia, terão início os estudos preliminares de engenharia e arquitetura, que deverão estar prontos no primeiro semestre de 2012. A licença prévia ambiental também está prevista para o primeiro semestre de 2012. Após a obtenção da licença prévia, a licitação para os projetos básicos e executivos do aeroporto poderá ser realizada. A conclusão dos projetos executivos está prevista para o primeiro semestre de 2013. O início das obras deverá ocorrer ainda em 2013, com conclusão prevista até o final de 2015.

Novo Aeroporto de Ilhéus

A Infraero iniciou os trabalhos para o novo Aeroporto de Ilhéus em 2009. Em agosto do mesmo ano, o Estado da Bahia e a Infraero firmaram Acordo de Cooperação para as ações de desapropriação e indenização das terras que comporão a área do aeroporto, assim como o planejamento e projeto do mesmo. Para as ações, foram investidos R$ 18,9 milhões, sendo R$ 6,5 milhões do Estado e R$ 12,4 milhões da Infraero e União. O novo aeroporto é um dos projetos previstos no Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), e também conta com a participação do Governo da Bahia, que proverá a infraestrutura básica e de acesso ao aeroporto.

Assessoria de Imprensa – Infraero

REGISTRO FOTOGRÁFICO DO ACIDENTE COM AVIÃO DA TRIP EM ALTAMIRA (SBHT)







Aeroporto de Altamira está com pista liberada para pouso e decolagem a partir das 07h23min (local) cabeceira para pouso 25.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ACIDENTE COM AVIÃO DA TRIP EM ALTAMIRA (SBHT)




Aeronava da TRIP Linhas Aéreas, PR TTI, ATR 72, procedente de SBBE e com destino SBHT, ao pousar, teve o seu trem de pouso direito recolhido e ao tocar no solo, teve parte da asa direita quebrada. Havia 47 passageiros a bordo, sendo que com o impacto, um passageiro se feriu levemente. A aeronave se encontra a 1.700 metros da cabeceira 25, interditando a pista. Com esta situação, o aeródromo se encontra fechado até a retirada da aeronave. Foi emitido NOTAM informando a situação:

Período: 21/02/11 23h00min a 22/02/11 22h00min
RWY 07/25 CLSD DEVIDO ACFT ACIDENTADA
(G0284/2011)

Aeroportos iniciam trabalho para combater interferência de lasers nas operações



A Infraero iniciou um trabalho de levantamento e registro das ocorrências envolvendo lasers na operação de pouso e decolagem na região dos aeroportos sob sua administração. O objetivo da ação é mapear os casos dessa natureza para planejar ações que venham a prevenir interferências nas operações das aeronaves.

Os registros começaram a ser feitos em 2010, quando as áreas de Navegação Aérea, Operações e Segurança dos aeroportos começaram a receber relatos mais frequentes de pilotos que reportavam ter sido atingido por raios de laserpoints, equipamentos similares a uma caneta que emitem uma luz capaz de alcançar distâncias de até dois mil metros. Só no ano passado, nos 67 aeroportos da Rede Infraero contabilizaram 282 relatos, sendo a maioria no estado de São Paulo.

“A Infraero tem orientado seus aeroportos a fazer o registro dessas ocorrências para que a empresa possa notificar autoridades como o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e as autoridades locais, como Governos de Estado, Prefeituras e Polícias Federal, Civil e Militar, para combater esse problema”, explicou o coordenador de Segurança Operacional, Luís Xavier de Oliveira Souza.

Em outra linha de ação, a Infraero tem incentivado aos órgãos de navegação aéreas locais e regionais a realizar encontros com autoridades locais e membros da comunidade para sensibilizar a população sobre os riscos dessa brincadeira de mau gosto. Como exemplo, as reuniões que ocorreram em Vitória (ES), Campinas (SP) e João Pessoa (PB), a Infraero e os participantes têm debatido sobre as melhores formas de se combater o problema.

“A pessoa que aponta um laser para uma aeronave ignora o fato de que essa luz pode ofuscar e até mesmo cegar um piloto que está nas fases críticas da operação, no procedimento de pouso ou decolagem, o que pode colocar várias vidas em risco”, alertou Luís Xavier.


Assessoria de Imprensa – Infraero