quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Infraero conclui etapa em obra na pista do Aeroporto Internacional de São Luís/MA




A Infraero concluiu nesta quinta-feira (21/10) a pavimentação de um trecho de 550 metros da pista principal do Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado (MA). Trata-se da primeira etapa das obras de manutenção e recuperação do serviço, executado pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro.

A Ordem de Serviço foi assinada em junho deste ano. Ao todo, R$ 10,68 milhões serão investidos nos serviços da pista, que ainda têm três etapas a serem executadas até dezembro, quando os trabalhos serão interrompidos em função da movimentação de aeronaves que cresce no final do ano. A previsão é de que logo após o feriado de fim de ano os trabalhos sejam retomados.

O superintendente do Aeroporto de São Luís, Hildebrando Correia, enfatizou a importância dessas obras para os usuários do aeroporto. “Com estes trabalhos, ampliaremos a segurança das operações de São Luís. Outro destaque é que a pista terá condições de receber aeronaves de maior porte, como um Boeing 767”, finalizou.

Operações

Atualmente, as obras de manutenção e recuperação da Pista principal do Aeroporto Internacional de São Luís / Marechal Cunha Machado (MA) estão sendo executadas sem que haja interferências nas operações de pousos e decolagens da pista principal. Já no início da segunda e quarta fases das obras a pista será interditada entre 5h e 13h, conforme decisão acertada pela Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e companhias aéreas que operam no Aeroporto de São Luís.

O Aeroporto de São Luís possui duas pistas para pousos e decolagens. A principal, que tem recebido as obras, possui 2.385m de comprimento por 45m de largura. Já a auxiliar A segunda pista possui 1.525m de comprimento por e 41m de largura.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br

AERONAVE DA TAM ALTERNA PARA LONDRINA (SBLO) APÓS TER PARA-BRISAS QUEBRADO.




A TWR-LO informou às 12h05min que o voo TAM 3804, procedente de SBGR com destino SBCG alternaria para SBLO (Estimou pouso às 12h15min) devido o Para-Brisas de a aeronave ter trincado durante o voo. Aeronave seguia com duas horas de autonomia e 105 POB (07 Tripulantes e 98 Passageiros).O comandante NÃO declarou emergência e a aeronave pousou normalmente às 12h18min.

Após verificação pela equipe de manutenção, houve o desembarque dos passageiros às 12h40min.


A equipe de manutenção da Empresa Aérea informou que houve pane elétrica no sistema de aquecimento do Para-Brisas, ocasionando o trincado.

Segue dados da ocorrência:

Operador – TAM Linhas Aéreas
Voo – TAM 3804
Aeronave – PR-MBJ
Tipo – A320
Nº Série – 2445
Comandante – Dados não fornecidos pela Empresa Aérea
Hora da informação – 12h05min
Hora estimada de pouso – 12h15min
Hora do Pouso – 12h18min
Procedência – SBGR
Destino - SBCG
POB – 105
Tripulantes – 07
Passageiros – 98

MAN entrega novos ônibus para transporte de passageiros em aeroportos

MAN entrega novos ônibus para transporte de passageiros em aeroportos
Escrito por Fetranspor


As viagens são relativamente curtas e duram poucos minutos. No entanto, tem tanta importância quanto o trajeto percorrido ou a percorrer pelas aeronaves. Somente no aeroporto de Guarulhos, um dos maiores do país, o volume de passageiros transportado, entre a área de embarque e os aviões, chega à casa de 12 mil por dia, segundo o coordenador de tráfego, Gomes Santana, distribuído por 170 voos em média. Se levado em consideração o número de aeroportos e voos internacionais e domésticos, é necessária uma frota considerável para cumprir esta missão. Por esse motivo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu edital de licitação, no ano passado, para aquisição de ônibus.


O processo foi vencido pela MAN Latin America, que iniciou, em julho, a entrega das primeiras unidades. A empresa é responsável pela fabricação dos chassis Volkswagen e desenvolveu mais de 120 ônibus equipados com o novo chassi VW Volksbus 17.260 EOT, com piso baixo, que transportam milhares de pessoas todos os dias, entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas, nos principais aeroportos brasileiros, oferecendo aos usuários um serviço rápido e confortável.

Só na cidade de São Paulo, 45 Volksbus foram distribuídos entre Congonhas e Cumbica (Guarulhos) e chegam a transportar juntos, mais de 28 milhões de pessoas por ano. Os demais veículos estão operando nos aeroportos de Vitória (ES), Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), que também se destacam dentre os mais movimentados do país.
A quantidade de motoristas que executa o transporte de passageiros, no pátio de manobras, também aumentou em 57%, passando para 95 profissionais. Eles são capacitados para operar o equipamento ambulift, utilizado para locomoção de pessoas com dificuldades ou portadores de deficiência.

Os ônibus estão equipados com carroceria Urbanuss Pluss da Busscar, atendem a todos os detalhes e requisitos do edital, bem como apresentam câmbio automatizado e suspensão pneumática, dando mais conforto e segurança aos viajantes. Além disso, oferecem maior rapidez e facilidade para entrada e saída do veículo. Normalmente são necessários dois ônibus para transportar os passageiros de cada voo, quando doméstico.

Para o diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, o fornecimento dos ônibus para a Infraero reforça o conceito de customização da empresa. “Os modelos usados pelos aeroportos comprovam, mais uma vez, nossa capacidade de produzir veículos sob medida que aliam tecnologia e uma excelente relação custo-benefício”, diz.
Destinado ao uso urbano, com piso normal ou baixo, o chassi VW 17.260 EOT também pode ser aplicado na opção fretamento. Possui ainda versão com transmissão automatizada, o VW 17.260 EOT V-Tronic. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático e, para o frotista, as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.

O modelo conta com motorização traseira, mais potência e torque, o que o torna apropriado para os corredores das grandes cidades. Seu chassi modular possui exclusivo sistema de alongamento para receber carrocerias entre 12 e 13,20 metros. Estes veículos estão incluídos dentre as mais de cinco mil unidades produzidas pela MAN Latin America de janeiro a junho deste ano.


http://bit.ly/9kO0vn

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

AMEAÇA DE BOMBA EM VÔO DA TAM EM SBGR




Ás 18h34, a Central de Emergência do aeroporto de Guarulhos recebeu uma ligação informando que haveria uma bomba no vôo JJ3580/PR MHJ/ A 320 da TAM, e que esta explodiria assim que a aeronave decolasse. A aeronave já em taxiamento teve de retornar a uma posição remota prevista em plano de segurança para ser vistoriada.

Os passageiros foram desembarcados, as bagagens vistoriadas, bem como foi iniciada a inspeção da aeronave pela Polícia Federal.

Às 20h53, a Polícia Federal deu como encerrada a vistoria na aeronave e o término das medidas de segurança

Ruídos dos aeroportos de Brasília e de SP serão monitorados




Ruídos dos aeroportos de Brasília e de SP serão monitorados

O barulho provocado pelo pouso e decolagens de aeronaves no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília, será monitorado a partir de novembro, de acordo com informação divulgada no O Estado de São Paulo.
O equipamento que mede a intensidade dos ruídos será instalado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) ainda neste mês de outubro. No aeroporto internacional de Cumbica, em São Paulo, o sistema deve entrar em funcionamento até o final de 2010.

http://bit.ly/9Q5H2T

Infraero apresenta ações de acessibilidade na Expo Norma 2010




A Infraero vai expor sua política de acessibilidade nos aeroportos na Expo Norma 2010 – Congresso e Exposição, realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O evento, aberto nesta terça-feira (19/10), será realizado até a próxima quinta-feira (21/10) no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

A empresa participará do painel “Acessibilidades nos transportes”, que será realizado no dia 21/10, e apresentará as ações e projetos desenvolvidos no Aeroporto Internacional de Guarulhos. A palestra será feita pelo arquiteto da Coordenação de Projetos da Gerência de Engenharia da Regional de São Paulo, Carlos André Kuniyoshi, que abordará a Política de Acessibilidade da Infraero. "É uma ótima oportunidade para apresentar o projeto de acessibilidade do Aeroporto de Guarulhos, cujas obras estão em andamento, o que reforça o compromisso da empresa em tornar os aeroportos cada vez mais seguros e acessíveis a todos”, explicou.

Para garantir esse atendimento, a Infraero tem investido na capacitação de seus empregados, além de fazer adequações em seus aeroportos. Em Guarulhos, assim como em outros aeroportos da Rede Infraero, já foram realizadas adequações de escadas, rampas, implantação de sinalização tátil no piso, bem como adaptação dos auditórios, sanitários, balcões de check-in e estacionamento.

Política de Acessibilidade da Infraero

A Infraero desenvolve, desde 2006, uma série de ações e adequações nos aeroportos administrados pela Empresa para proporcionar aos passageiros e frequentadores de seus aeroportos o direito de ir e vir, eliminando e reduzindo barreiras que possam afetar a mobilidade nos Terminais de Passageiros. Desde a aprovação da Política de Acessibilidade foram realizadas avaliações do nível de acessibilidade nos aeroportos da Rede Infraero para orientar as ações e investimentos a serem feitos nos aeroportos. Entre os exemplos mais recentes dessas ações estão a licitação para obras no Terminal de Passageiros do Aeroporto de Londrina, que contemplam itens de acessibilidade; além de adaptações e melhorias realizadas nos Aeroportos de Guarulhos, Brasília, Salvador, Fortaleza e Congonhas.

Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Infraero leva Aeroshopping à 38ª Feira das Américas




A Infraero marcará presença na 38ª edição da Feira das Américas 2010, organizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) e que será realizada entre os dias 20 e 22/10, no Rio de Janeiro. A empresa terá um stand no Terceiro Pavilhão do Riocentro, onde divulgará as oportunidades de negócios na empresa, como o Aeroshopping, projeto da Infraero que busca a modernização dos espaços comerciais da Rede, a visitantes e empresários nacionais e internacionais que visitarem a feira.

O diretor Comercial da Infraero, Geraldo Moreira Neves, destaca a importância da participação da Infraero num evento como a Feira das Américas. “Estamos cada vez mais dialogando com o setor e colocando nossos negócios à disposição de quem enxerga o mercado promissor que é o aeroportuário", afirmou.

Entre as ferramentas utilizadas pelo Aeroshopping estão pesquisas de mercado para analisar marcas atraentes para o usuário dos aeroportos, como passageiros, visitantes, acompanhantes de passageiros, moradores do entorno de aeroporto, entre outros.

A Feira das Américas, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, é considerada o maior evento de turismo da América Latina em termos de participantes e expositores, atraindo empresários de variadas áreas do setor de turismo e do setor aéreo. O evento em 2010 deve atrair mais de 27 mil profissionais e mais de mil expositores, representando 35 países.

Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Aviação Civil cresce no Brasil, mas faltam pilotos comerciais





Os pilotos que se formam aqui estão indo trabalhar no exterior, principalmente na Ásia. Os cursos de formação são caros - custam mais de R$ 100 mil - e demorados. Algumas escolas não estão sequer equipadas para treinar adequadamente os futuros comandantes.

Já pensou faltar piloto de avião no Brasil? É crise à vista. Logo agora que as pessoas estão voando mais, estão usando mais os aeroportos de todo o país. Faltou planejamento.
Formar um profissional experiente requer tempo e dinheiro. Para piorar, o Brasil enfrenta um êxodo de pilotos.

Os pilotos que se formam aqui estão indo trabalhar no exterior, principalmente na Ásia. Os cursos de formação são caros - custam mais de R$ 100 mil - e demorados. Algumas escolas não estão sequer equipadas para treinar adequadamente os futuros comandantes.

Nem adianta apertar os cintos. O piloto sumiu. Na verdade, sumiram. Nem estão aparecendo.
“Há fuga de pilotos para o exterior, para os países orientais e Emirados Árabes. Há falta de estrutura das escolas aqui do Brasil. Algumas escolas só estão com essa estrutura. Hoje a formação do piloto é cara”, comenta o presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (Appa) George Sucupira.

As companhias aéreas precisam cada vez mais de gente capaz de fazer um avião subir e descer. Só nos oito primeiros meses deste ano, quase 99 milhões de brasileiros cruzaram o país ou alcançaram o exterior voando. É um crescimento de cerca de 46% em relação a 2009.
“O que nós estamos observando é que o mercado está aquecendo e formação demora muito a se fazer o piloto”, aponta o copiloto Alessandro Ávila.

“Muitas empresas estão com salário abaixo da média, então eles não estão conseguindo atrair os pilotos que tem no Brasil por causa disso - e fora do Brasil”, destaca o piloto Waldemar da Rocha.

Interessados em pilotar aviões não faltam. A sala de aula do curso de formação do Aeroclube de São Paulo vive cheia.

De cada 500 alunos que entram no curso, apenas 50 conseguem terminar a formação de piloto comercial. O principal motivo para a desistência é o preço. Cada hora de voo custa, em média, R$ 1,5 mil. As companhias exigem, pelo menos, 500 horas de experiência no ar.
“Para formar um piloto pronto para uma companhia aérea custa em torno de R$ 120 mil. Você consegue fazer isso em um período de 2,5 anos a três anos no mínimo”, calcula o presidente do aeroclube de São Paulo Fadi Sami Younes.

“Na hora que começar as horas de voo, eu vou ter que pôr na ponta do lápis e, não vai ser tudo de uma vez. Vai ser um pouquinho um mês, depois outro mês mais um pouquinho. É pesado”, comenta o aluno de pilotagem Rodrigo Oliveira.

Quem dá uma licença para um piloto - o Detran dos ares - é a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Ela diz que não estão faltando pilotos. Mas admite que o problema pode acontecer em breve. Por isso, começou há dois anos um programa de bolsa de estudos para novos profissionais.

“A gente banca 75%, o aluno banca os outros 25% e com isso a gente reduz um dos principais entraves para entrar na profissão que é o alto custo de formação. Essa é uma das iniciativas. Nós estamos também agora começando uma bolsa para mecânicos de manutenção de aeronaves, porque não é apenas pilotos que pode faltar, pode faltar mecânicos também. Estamos estudando outras iniciativas para fortalecer os aeroclubes, as escolas de formação, fomentar o surgimento de novas escolas”, avisa o superintendente de capacitação da Anac Paulo Henrique de Noronha.

De acordo com a Organização Internacional de Aviação Civil, as companhias aéreas do mundo vão precisar de 49 mil pilotos por ano, mas só 47 mil são formados anualmente. Não é à toa que muitas dessas empresas vêm buscar profissionais no Brasil.

http://bit.ly/c0sszT

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 20 - 10 - 10




RESUMO NOTAM 19-20 OUT 10

SBCT E2811/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBBQ - BARBACENA/MAJOR BRIGADEIRO DOORGAL BORGES, MG
B) 26/10/10 10:00 C) 26/10/10 21:00
E) ABN U/S DEVIDO TROCA DO GRUPO GERADOR)
DT EXPED : 19/10/10 11:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2812/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBBQ - BARBACENA/MAJOR BRIGADEIRO DOORGAL BORGES, MG
B) 26/10/10 10:00 C) 26/10/10 21:00
E) NDB BBC 285KHZ U/S DEVIDO TROCA DO GRUPO GERADOR)
DT EXPED : 19/10/10 11:29:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2813/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBBQ - BARBACENA/MAJOR BRIGADEIRO DOORGAL BORGES, MG
B) 26/10/10 10:00 C) 26/10/10 21:00
E) PAPI RWY 18 E RWY 36 U/S DEVIDO TROCA DO GRUPO GERADOR)
DT EXPED : 19/10/10 11:48:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2814/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLRAS/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBQ - BARBACENA/MAJOR BRIGADEIRO DOORGAL BORGES, MG
B) 26/10/10 10:00 C) 26/10/10 21:00
E) TODAS FAC LGT AREA LDG U/S DEVIDO TROCA DO GRUPO GERADOR)
DT EXPED : 19/10/10 11:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRJ Z0450/2010 NOTAMR - SBRJ Z0424/2010
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 19/10/10 18:30 C) 19/02/11 20:30
D) DLY 1830/2030
E) AD TKOF COM DEST A SBKP E SBSP DEVE SEGUIR RTE PREFERENCIAL:
UW10 PUIDO UW13 DEPOT UW58
DT EXPED : 19/10/10 11:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0301/CGNA/181010
 





SBSP D1885/2010 NOTAMR - SBSP D0750/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBTA - TAUBATE/BASE DE AVIACAO DE TAUBATE, SP
B) 19/10/10 10:46 C) 19/04/11 00:00
E) IAC NDB X (HEL ONLY), DE 25 SEP 08, SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 19/10/10 10:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F1887/2010 NOTAMR - SBBR F1667/2010
Q) SBBS/QWMLW/IV/BO /W /000/140/1631S05441W003
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
SWRD - RONDONOPOLIS/RONDONOPOLIS, MT
B) 27/10/10 11:00 C) 29/10/10 14:00
D) OCT 27 28 1100/1400 1600/2000 2200/2359 OCT 29 0900/1400
E) FRNG ACONTECERA COORD 162849S/0544255W 162849S/0543850W
163228S/0543850W 163228S/0544255W RTO
F) GND G) FL140)
DT EXPED : 19/10/10 16:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1888/2010 NOTAMC - SBBR F1885/2010
Q) SBAZ/QNMAK///AE/000/999/
A) SBCC - NOVO PROGRESSO/CACHIMBO, PA
B) 19/10/10 16:08
E) VOR/DME CBO 115.10MHZ/CH98X OPR NML)
DT EXPED : 19/10/10 16:08:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1889/2010 NOTAMC - SBBR F1884/2010
Q) SBBS/QNDAK///AE/000/999/
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 19/10/10 16:28
E) DME CNF CH91X OPR NML)
DT EXPED : 19/10/10 16:28:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1890/2010 NOTAMC - SBBR F1586/2010
Q) SBBS/QNMAK///AE/000/999/
A) SBBW - BARRA DO GARCAS/BARRA DO GARCAS, MT
B) 19/10/10 17:27
E) VOR/DME BAG 113.30/80X OPR NML)
DT EXPED : 19/10/10 17:27:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN




SBCT E2816/2010 NOTAMR - SBCT E2808/2010
Q) SBCW/QORXX///E /000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 19/10/10 15:52 C) 22/10/10 19:00
E) RCC CURITIBA SER TEMPO PRESTADO PELO RCC BRASILIA)
DT EXPED : 19/10/10 15:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2826/2010 NOTAMR - SBCT E2693/2010
Q) SBCW/QSTAH/IV/BO /A /000/999/
A) SBDN - PRESIDENTE PRUDENTE/PRESIDENTE PRUDENTE, SP
B) 19/10/10 17:45 C) 20/02/11 02:00
E) TWR HR SER 0800/2000
REF: AIP BRASIL ENR 2.2.1)
DT EXPED : 19/10/10 17:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B1535/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 19/10/10 14:15 C) 19/10/10 21:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 8)
DT EXPED : 19/10/10 14:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D1886/2010 NOTAMR - SBSP D1854/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 19/10/10 17:01 C) 11/04/11 03:00
E) IAC ILS W RWY 15, DE 29 JUL 10 AIRAC, CORRIGIR
NO QUADRO DO PERFIL DE APROXIMACAO AS SEGUINTES INFO:
- IGL (NM):
NO IF LOCK: DE 13.7 PARA 10.8,
NO FAF GL012: DE 10.7 PARA 7.8,
NO OM: DE 6.8 PARA 6.9.
REF: AIP-BRASIL MAP)
DT EXPED : 19/10/10 17:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN











SBBR F1891/2010 NOTAMR - SBBR F1883/2010
Q) SBBS/QWELW/IV/BO /W /000/080/1550S04751W006
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
SBWR - /BRASILIA/TMA,
B) 22/10/10 11:30 C) 22/10/10 14:00
E) EXER ACFT MIL SUBJ AUTH APP/TWR-BRASILIA
ACONTECERA COORD 154945S/0475118W RAIO 6NM
EXC SBR 615 ALVORADA E SBR 614 PLANALTO RTO
PONTO DE ESPERA 1 COORD 154945S/0475118W
PONTO DE ESPERA 2 COORD 154800S/0474706W
F) GND G) FL080)
DT EXPED : 19/10/10 19:49:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1892/2010 NOTAMR - SBBR F1731/2010
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 20/10/10 08:05 C) 25/11/10 11:05
D) DLY 0805/1105
E) RWY 17/35 CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 19/10/10 20:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0309/CGN/191010
 
SBBR F1893/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 19/10/10 19:22 C) 19/04/11 00:00
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 11R, DE 23 SEP 10 (AIRAC), SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 19/10/10 19:22:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN
 
SBBR F1894/2010 NOTAMC - SBBR F1639/2010
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 19/10/10 19:31
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 11R - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 19/10/10 19:31:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1895/2010 NOTAMC - SBBR F1637/2010
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 19/10/10 19:41
E) IAC RNAV (GNSS) W RWY 11L - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 19/10/10 19:41:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN
SBBR F1896/2010 NOTAMC - SBBR F1638/2010
Q) SBBS/QPIXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 19/10/10 19:46
E) IAC RNAV (GNSS) Y RWY 11L - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 19/10/10 19:46:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN
 
SBEG G1938/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 08/11/10 11:15 C) 13/11/10 13:50
D) DLY 1115/1350
E) RWY 01 FST 1010M CLSD DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 19/10/10 20:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0255/CGN/191010

SBEG G1939/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 08/11/10 11:15 C) 13/11/10 13:50
D) DLY 1115/1350
E) DIST DECLARADAS RWY 01/19 MODIFICADA PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 01 1390M 1390M 1390M 1390M
RWY 19 1390M
1390M 1390M 1390M)
DT EXPED : 19/10/10 20:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0256/CGN/191010
 
SBEG G1940/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 14/11/10 11:15 C) 03/12/10 13:50
D) DLY 1115/1350
E) RWY 19 FST 1010M CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 19/10/10 20:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0257/CGN/191010











SBEG G1941/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 14/11/10 11:15 C) 03/12/10 13:50
D) DLY 1115/1350
E) DIST DECLARADAS RWY 01/19 MODIFICADA PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 01 1390M 1390M 1390M 1390M
RWY 19 1390M
1390M 1455M 1390M)
DT EXPED : 19/10/10 20:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0258/CGN/191010
 
SBEG G1942/2010 NOTAMR - SBEG G1928/2010
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 22/10/10 08:00 C) 06/12/10 16:00
D) DLY 0800/1600
E) RWY 06/24 CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 19/10/10 20:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0259/CGN/191010
 
SBEG G1943/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QICAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBRB - RIO BRANCO/PLACIDO DE CASTRO, AC
B) 26/10/10 10:00 C) 15/11/10 23:00
D) DLY 1000/2300
E) ILS RWY 06 U/S DEVIDO MAQUINAS REALIZANDO OBRAS NA THR 24 QUE PODEM
CAUSAR INTERFERENCIA NO LLZ)
DT EXPED : 19/10/10 20:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBRF B1537/2010 NOTAMC - SBRF B1535/2010
Q) SBRE/QFFAK///A /000/999/
A) SBNT - NATAL/AUGUSTO SEVERO, RN
B) 19/10/10 20:31
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO OPR NML)
DT EXPED : 19/10/10 20:31:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBRFZXBN











SBSP D1887/2010 NOTAMC - SBSP D1870/2010
Q) SBCW/QLBAK///A /000/999/
A) SBAF - RIO DE JANEIRO/CAMPO DELIO JARDIM DE MATTOS, RJ
B) 19/10/10 20:29
E) ABN OPR NML)
DT EXPED : 19/10/10 20:29:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN
 
SBSP D1888/2010 NOTAMR - SBSP D1295/2010
Q) SBCW/QNVAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 19/10/10 23:01 C) 10/12/10 18:00
E) VOR PAI 115.00MHZ U/S)
DT EXPED : 19/10/10 23:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1889/2010 NOTAMR - SBSP D1219/2010
Q) SBCW/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 20/10/10 01:20 C) 10/12/10 08:00
D) TUE WED THU FRI 0120/0800 SAT 1800 TIL SUN 2000
E) RWY 15/33 CLSD DEVIDO SER MAINT
REF: AIP-BRASIL AD 2.12)
DT EXPED : 20/10/10 01:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D1891/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBAF - RIO DE JANEIRO/CAMPO DELIO JARDIM DE MATTOS, RJ
B) 20/10/10 01:24 C) 27/10/10 13:00
E) ABN U/S)
DT EXPED : 20/10/10 01:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
















NOTAM EM VIGOR EM 201010

SBBR F1769/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/120/1429S04630W003
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 20/10/10 11:00 C) 24/10/10 01:00
D) OCT 20/21 TIL 23/24 1100/0100
E) PJE ACONTECERA COORD 142854S/0462939W RAIO 5KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 08/10/10 20:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1892/2010 NOTAMR - SBBR F1731/2010
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 20/10/10 08:05 C) 25/11/10 11:05
D) DLY 0805/1105
E) RWY 17/35 CLSD DEVIDO SER DESEMBORRACHAMENTO)
DT EXPED : 19/10/10 20:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0309/CGN/191010

SBCT E2747/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/030/3002S04915W031
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 20/10/10 13:00 C) 20/10/10 20:00
E) FRNG ACONTECERA NA AREA LTD PELOS SEGMENTOS DE RETA UNINDO OS
PONTOS DE COORD 2955S/04843W 3031S/04916W 3005S/04946W 2932S/04916W
(LITORAL DO RIO GRANDE DO SUL) RTO
F) MSL G) 3000FT MSL)
DT EXPED : 14/10/10 20:09:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2790/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWELW/IV/BO /W /000/200/2916S05132W020
A) SSGA - GARIBALDI/GARIBALDI, RS
SBWP - /PORTO ALEGRE/TMA,
SBCX - CAXIAS DO SUL/CAMPO DOS BUGRES, RS
SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 20/10/10 11:00 C) 20/10/10 20:00
E) EXER MIL (ALTA PERFORMANCE) SUBJ AUTH/COOR ACC CURITIBA/APP PORTO
ALEGRE ACONTECERA CENTRO AD SSGA (291606S/0513156W) RAIO 20NM RTO
F) GND G) FL200)
DT EXPED : 15/10/10 20:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN





SBRF B1456/2010 NOTAMN
Q) SBRE/QISAS/I /NBO/A /000/999/
A) SBRF - RECIFE/GUARARAPES-GILBERTO FREYRE, PE
B) 20/10/10 10:00 C) 20/12/10 21:00
E) ILS CAT I RWY 18 U/S)
DT EXPED : 13/10/10 20:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D1889/2010 NOTAMR - SBSP D1219/2010
Q) SBCW/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 20/10/10 01:20 C) 10/12/10 08:00
D) TUE WED THU FRI 0120/0800 SAT 1800 TIL SUN 2000
E) RWY 15/33 CLSD DEVIDO SER MAINT
REF: AIP-BRASIL AD 2.12)
DT EXPED : 20/10/10 01:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : D0246/CGN/191010

SBSP D1891/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLBAS/V /M /A /000/999/
A) SBAF - RIO DE JANEIRO/CAMPO DELIO JARDIM DE MATTOS, RJ
B) 20/10/10 01:24 C) 27/10/10 13:00
E) ABN U/S)
DT EXPED : 20/10/10 01:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Brasil e Estados Unidos fecham acordo sobre segurança aérea




Napolitano elogiou apoio do Brasil a leis que ampliam segurança em voos

Autoridades do Brasil e dos Estados Unidos firmaram nesta terça-feira um acordo sobre segurança aérea internacional para aprimorar as medidas de controle em aeroportos.

O documento foi assinado pelo ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, pela a secretária de Segurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, e por autoridades da Infraero e da agência para a Segurança do Transporte Aéreo (TSA).

Pelo acordo, a colaboração entre os dois países deverá ser fortalecida em áreas como desenvolvimento de novas práticas de monitoramento, teste de equipamentos de segurança e capacitação de profissionais.

"De maneira conjunta, a comunidade internacional está criando uma base para a segurança internacional do século 21, que deixará o tráfego aéreo mais seguro do que nunca", disse a secretária.

“Estou ansiosa para trabalhar mais de perto com meus colegas brasileiros para dar continuidade ao nosso trabalho conjunto para proteger melhor o sistema aéreo internacional.”

Atentado frustrado

Napolitano elogiou o apoio brasileiro ao projeto da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês) que determina novos parâmetros para evitar ataques terroristas em aviões.

Após uma tentativa de atentado em 25 de outubro de 2009, na qual um nigeriano pretendia detonar um explosivo em um voo entre Amsterdã e Detroit, os Estados Unidos realizaram cinco reuniões internacionais para fortalecer a segurança aérea no mundo.

O tema da segurança aérea ganhou força nos Estados Unidos após a tentativa de atentado de 25 de dezembro de 2009, por um jovem nigeriano que pegou um voo entre Amsterdã e Detroit. Após o atentado frustrado, os Estados Unidos promoveram cinco reuniões internacionais para melhorar a segurança aérea.

http://bbc.in/d0uQ7l

ESCORREGADEIRA DE AVIÃO DA AVIANCA ABRE DURANTE O DESEMBAQUE EM CONGONHAS




O vôo ponte-aérea ONE 6009 pousado em SBSP ás 16h42, ao iniciar o desembarque no finger 04, teve a escorregadeira trazeira acionada. Não houve danos ao equipamento e nem a funcionários que trabalhavam no local.

HORÁRIO DE VERÃO



NOTA À IMPRENSA

HORÁRIO DE VERÃO

15.10.10

Em relação ao início do Horário Brasileiro de Verão, à zero hora de domingo (17/10), a Infraero esclarece que seus 67 aeroportos funcionarão de acordo com a programação estipulada pelo Decreto 6.558/2008, que determina que a população dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adiante os relógios em uma hora.

A Infraero recomenda que, em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros procurem as respectivas companhias aéreas.


Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa – Infraero

Aeroportos do Brasil e de 7 países africanos contra o narcotráfico







(AFP)

DACAR — Policiais e responsáveis pelas alfândegas dos aeroportos de sete países da África e do Brasil formarão equipes de trabalho interligadas 24 horas por dia para lutar contra o tráfico de drogas de um continente a outro por via aérea, segundo o projeto Aircop, lançado nesta quinta-feira em Dacar.

Aproveitando a quase falta de controle nos aeroportos, os traficantes de cocaína produzida na América do Sul utilizam alguns países da África ocidental como base para redistribuir a droga destinada ao mercado europeu.

O projeto Aircop, iniciado imediatamente pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), com uma duração de três anos, buscará realizar um trabalho em grupo com várias equipes de segurança dos países envolvidos.

Trata-se de "uma resposta operacional e combinada" ao tráfico de drogas que busca "conectar os serviços no seio dos Estados e entre Estados" nos aeroportos internacionais de oito países, declarou o representante regional da UNODC, Alexandre Schmidt, durante a cerimônia de lançamento.

O projeto envolve Senegal, Costa do Marfim, Nigéria, Cabo Verde, Gana, Mali, Togo e Brasil, mas Guiné e Marrocos também foram convidados a participar.

Concretamente, o Aircop "permitirá reunir em nível nacional todas as agências responsáveis pela luta contra o tráfico e o crime organizado (polícia, alfândegas, forças de ordem pública, serviços de inteligência) em uma mesma unidade mista, que deverá colaborar com outras forças", declarou o chefe da delegação da União Europeia (UE) em Dacar, Gilles Hervio.

Grupos de trabalho compostos por menos de 20 pessoas serão instalados nos aeroportos 24 horas por dia, segundo Hervio.

Em nome da UNODC, Schmidt explicou que a "África ocidental tornou-se um objetivo porque os traficantes de drogas viram um aumento da repressão nos Estados Unidos".

Esta região tem "uma capacidade reduzida" no que se refere aos meios de luta contra o tráfico de drogas, principalmente pela "falta de coesão e de troca de informações entre serviços e entre Estados", acrescentou.

Entre 200 e 300 toneladas de cocaína chegam a cada ano à Europa por via aérea "e uma parte desse tráfico vem da África ocidental", segundo o secretário-geral do ministério senegalês do Interior, Cheiju Cissé.

O objetivo é "estabelecer uma comunicação segura entre aeroportos do oeste da África e da América Latina. É uma resposta vigorosa contra o tráfico de drogas", acrescentou.
Das 822 apreensões de droga realizadas na Europa em 2009, 122 (13%) foram de voo procedentes da África ocidental, disse Schmidt.

http://bit.ly/9dgFRC

Setor de carga aérea à beira do colapso





Aviões velhos, falha de segurança, problema financeiro e fraudes atingem empresas que prestam serviço a Correios e BC

Geralda Doca e Fábio Fabrini

Pivô do escândalo de tráfico de influência na Casa Civil e sem voar para os Correios desde 27 de setembro, a Master Top Airlines (MTA) não é a única empresa de carga aérea em dificuldade no país.

Responsável por carregar encomendas dos brasileiros e parte do dinheiro enviado pelo Banco Central aos estados, o setor está em situação complicada. Aviões velhos, falhas de segurança, obstáculos financeiros e falta de documentação são problemas comuns às companhias, não raro envolvidas em fraudes.

Correios e BC são os principais clientes do segmento por necessitarem de serviços constantes e ser fonte de receita garantida.

Segundo a Anac, cinco das nove companhias domésticas foram proibidas de voar.
Entre as quatro com autorização está a MTA, que deveria fazer as linhas de Salvador e Recife para os Correios, mas não decola mais. A inoperância obriga a estatal a contratar emergencialmente espaços nos porões de companhias de passageiros, pagando caro por isso. Só nos últimos três meses, foram gastos R$ 3,3 milhões para substituir as empresas. O serviço é prejudicado, com atraso nas entregas.

- Isso tem um impacto muito forte no esquema operacional, admite o chefe do Departamento de Encaminhamento e Administração de Frota dos Correios, Carlos de Sousa Montenegro.
Na quinta-feira, a Anac proibiu de levantar voo outra contratada dos Correios, a Air Brasil, que faz a linha São Luís-Teresina-Belo Horizonte-São Paulo-Rio. Além de ter problemas em equipamentos, a empresa voava sem autorização e cumpria mais horas de voo do que podia.

Também estão proibidas de levantar voo as cargueiras TAF e Beta (que tinham contratos com os Correios até o fim de 2009) e a Skymaster. Segundo a estatal, em dezembro um avião da TAF bateu num elevador de carga em Guarulhos. Semanas depois, outro avião da empresa bateu numa árvore e fez um pouso forçado em Parintins (AM).

Devido aos incidentes, a Anac suspendeu o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta), que precisará passar por nova certificação.

http://bit.ly/94cLov