quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MAN entrega novos ônibus para transporte de passageiros em aeroportos

MAN entrega novos ônibus para transporte de passageiros em aeroportos
Escrito por Fetranspor


As viagens são relativamente curtas e duram poucos minutos. No entanto, tem tanta importância quanto o trajeto percorrido ou a percorrer pelas aeronaves. Somente no aeroporto de Guarulhos, um dos maiores do país, o volume de passageiros transportado, entre a área de embarque e os aviões, chega à casa de 12 mil por dia, segundo o coordenador de tráfego, Gomes Santana, distribuído por 170 voos em média. Se levado em consideração o número de aeroportos e voos internacionais e domésticos, é necessária uma frota considerável para cumprir esta missão. Por esse motivo, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) abriu edital de licitação, no ano passado, para aquisição de ônibus.


O processo foi vencido pela MAN Latin America, que iniciou, em julho, a entrega das primeiras unidades. A empresa é responsável pela fabricação dos chassis Volkswagen e desenvolveu mais de 120 ônibus equipados com o novo chassi VW Volksbus 17.260 EOT, com piso baixo, que transportam milhares de pessoas todos os dias, entre as aeronaves e as áreas de embarque e desembarque das companhias aéreas, nos principais aeroportos brasileiros, oferecendo aos usuários um serviço rápido e confortável.

Só na cidade de São Paulo, 45 Volksbus foram distribuídos entre Congonhas e Cumbica (Guarulhos) e chegam a transportar juntos, mais de 28 milhões de pessoas por ano. Os demais veículos estão operando nos aeroportos de Vitória (ES), Manaus (AM), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), que também se destacam dentre os mais movimentados do país.
A quantidade de motoristas que executa o transporte de passageiros, no pátio de manobras, também aumentou em 57%, passando para 95 profissionais. Eles são capacitados para operar o equipamento ambulift, utilizado para locomoção de pessoas com dificuldades ou portadores de deficiência.

Os ônibus estão equipados com carroceria Urbanuss Pluss da Busscar, atendem a todos os detalhes e requisitos do edital, bem como apresentam câmbio automatizado e suspensão pneumática, dando mais conforto e segurança aos viajantes. Além disso, oferecem maior rapidez e facilidade para entrada e saída do veículo. Normalmente são necessários dois ônibus para transportar os passageiros de cada voo, quando doméstico.

Para o diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America, Ricardo Alouche, o fornecimento dos ônibus para a Infraero reforça o conceito de customização da empresa. “Os modelos usados pelos aeroportos comprovam, mais uma vez, nossa capacidade de produzir veículos sob medida que aliam tecnologia e uma excelente relação custo-benefício”, diz.
Destinado ao uso urbano, com piso normal ou baixo, o chassi VW 17.260 EOT também pode ser aplicado na opção fretamento. Possui ainda versão com transmissão automatizada, o VW 17.260 EOT V-Tronic. Os chassis possuem câmbio mecânico, mas sem alavanca de mudança de marchas e pedal de embreagem. Para o motorista, é como dirigir um ônibus automático e, para o frotista, as operações de manutenção são as mesmas de uma caixa de câmbio mecânica de acionamento manual.

O modelo conta com motorização traseira, mais potência e torque, o que o torna apropriado para os corredores das grandes cidades. Seu chassi modular possui exclusivo sistema de alongamento para receber carrocerias entre 12 e 13,20 metros. Estes veículos estão incluídos dentre as mais de cinco mil unidades produzidas pela MAN Latin America de janeiro a junho deste ano.


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