sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

QUAL SERÁ O DESTINO DO PT LXO ABANDONADO NO SBRJ?











Após cair na baia da Guanabara, a aeronave executiva da OCEANAIR PT LXO, LR 50, acidentada durante o procedimento de pouso em SBRJ ao varar a pista no dia 12 de agosto de 2010, se encontra abandonada em frente aos hangares da OCEANAIR em SBRJ.

VENTO FORTE NO AEROPORTO DE BRASÍLIA CAUSA DANOS A AERONAVE DA TAM










Ontem em SBBR no período de 12h15 a 12h40, o aeródromo foi atingido por forte chuva com vento de rajada, causando o deslocamento de vários equipamentos na área de pátio. Houve regristro de uma escada de desembarque que atingiu a aeronave PR MBG, A 320 que se encontrava estacionada, danificando a fuzelagem.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Anac vai estipular metas de eficiência em aeroportos




A Anac vai estipular nos próximos dias metas de eficiência para autorizar reajustes de tarifas aeroportuárias de pouso, permanência e embarque que empresas aéreas e passageiras pagam aos administradores de aeroportos.

A medida informada nesta quarta-feira (26/1) poderá afetar principalmente a Infraero, que administra 67 aeroportos no país. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, "o objetivo é definir metas para que os reajustes sejam concedidos de acordo com o desempenho do administrador do aeroporto".

A agência explicou que até hoje os reajustes eram dados sem um critério definido, de acordo com pedidos do administrador e análise da Anac. O último aumento dado para tarifas de embarque foi em 2005. Ela está em torno de R$ 19 para voos domésticos e US$ 36 para rotas internacionais. Já as tarifas de e de pouso e permanência nos aeroportos, pagas pelas empresas aéreas, não têm alteração desde 1994.

As tarifas terão um teto que deverá ser divulgado nos próximos dias em uma Resolução, que também trará as metas a serem perseguidas pelas operadoras de aeroportos. Em momentos de pico, elas poderão cobrar um valor 20% superior ao teto, mas o aumento terá que ser compensado por preços mais baixos em outras épocas do ano.

Os reajustes das tarifas serão anuais, com base na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE. Sobre o percentual será descontado um "fator X" que considera os ganhos de produtividade da empresa administradora dos terminais.

Além disso, como ocorre em outros setores regulados, haverá uma revisão tarifária quinquenal, com fixação de novas metas para os aeroportos. Como se tratam de novas regras, a primeira revisão será feita em 2013. Depois, em 2018, 2023, e assim por diante. A revisão a cada cinco anos levará em conta a análise de custos e as receitas dos aeroportos.

O reajuste será calculado de acordo com o desempenho dos aeroportos, baseado no alcance das metas estabelecidas pela Anac, e na qualidade do serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. As metas de eficiência levarão em conta a redução do custo de cada passageiro para o aeroporto e das cargas transportadas.

Mais de 100 carcaças de aviões de empresas falidas serão retiradas de aeroportos até o fim do ano





BRASÍLIA - A Infraero e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do governo federal, anunciam na próxima quarta-feira em São Paulo um projeto para retirar 119 carcaças de aviões, de empresas falidas, como Transbrasil e Vasp, ou apreendidos e que estão apodrecendo nos aeroportos brasileiros. O objetivo é removê-las até o fim de 2011.

Do total, 27 são da Vasp e nove estão em Congonhas, um dos terminais mais caros do país. Em Brasília, onde há gargalos no pátio, há três aviões da Transbrasil, que parou de voar há mais de dez anos. Nesta quarta-feira, dois funcionários suspensos por uma grua fizeram uma faxina na parte externa das aeronaves, com água, sabão e rodo. Também estão na área dois aparelhos da Vasp.

Para retirar esses aviões, foi criada uma força-tarefa, formada por 12 órgãos federais e que vem se reunindo, sob a coordenação do CNJ, desde setembro de 2010. A proposta foi fechada nesta quarta-feira numa reunião entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a ministra Eliana Calmon e o juiz Marlos Melek (Corregedoria Nacional de Justiça), o presidente da Infraero, Murilo Barboza, e a presidente da Anac, Solange Vieira, para discutir o assunto.

Um dos principais efeitos da medida será em Congonhas, com da capacidade do pátio para pernoite e manutenção de aeronaves que estão operando normalmente. Em segundo lugar, Brasília, onde as queixas das companhias sobre a falta de espaço para estacionar aviões é constante.

Há aviões obstruindo áreas em outros aeroportos movimentados, como Guarulhos (SP), Santos Dumont e Galeão (Tom Jobim).

http://migre.me/3Lg4u

Junta de Julgamento da Aeronáutica



Junta de Julgamento da Aeronáutica

A mais nova organização do Comando da Aeronáutica foi oficialmente instituída no último dia 18 de janeiro. Em Sessão Magna, realizada no Auditório do 12º andar do Edifício do Ministério da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, foi anunciada a Junta de Julgamento da Aeronáutica, ou simplesmente: JJAer.

Aberta pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, a Sessão Magna da JJAer apresentou o Decreto Nº. 7245 de 28 de julho de 2010, que cria a organização, bem como as demais Portarias (disponíveis para download em seus respectivos links ao final do texto) que designam seus membros, competência, organização, funcionamento, procedimentos, dentre outros.

Ficará a cargo da nova organização o julgamento, a aplicação das penalidades e as providências administrativas previstas no “Código Brasileiro de Aeronáutica” – e legislação complementar – por condutas que configurem Infrações de Tráfego Aéreo ou descumprimento das normas que regulam o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).


Para o Presidente da JJAer, Coronel-Aviador Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, o maior desafio do órgão será a avaliação das transgressões, de modo a dimensionar uma punição adequada, dentro da lei, que aumente o nível de aderência às normas do Sistema e, por extensão, mantenha a segurança das operações. “Considerando que a disciplina no cumprimento das normas pelos usuários, operadores e prestadores de serviço é indispensável à garantia da segurança operacional, o principal papel a ser desempenhado pela JJAer será a aplicação justa, oportuna e educativa das sanções previstas, tendo sempre em mente que qualquer punição torna-se justificada e necessária quando dela resultar benefício direto para o SISCEAB, seja pela reeducação do punido, seja pela garantia da atuação coercitiva do Estado", afirmou.

DECRETO Nº 7.245 DE 28 DE JULHO DE 2010 – Criação da JJAer

PORTARIA Nº 897/GC5, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010. – Designação de membros

REGULAMENTO – JJAer

Luiz Carlos Brasiliero CHAVES.

♥Ch@ves♥ Luiz Carlos Br@sileiro

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM 27 - 01 - 11



RESUMO NOTAM 26-27 JAN 11

SBSP D0131/2011 NOTAMR - SBSP D0060/2011
Q) SBCW/QPICH/I/NBO/A/000/999/2338S04639W005
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 26/01/11 18:59 C) 01/03/11 03:00
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 35R, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 6 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 4 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 35L, DE 11 MAR 10 AIRAC
IAC HOTEL 5 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC VOR Y RWY 35L, DE 09 APR 09
IAC ILS Z RWY 35L, DE 06 MAY 10 AIRAC
IAC INDIA 2 RWY 35L/R VOR, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 5 RWY 35L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 6 RWY 35L/R NDB, DE 09 APR 09
MODIFICAR NO QUADRO POUSO DIRETO AS INFO DEVIDO OBST (NOVA TWR):
- TETO, ACRESCENTAR 200FT
- MDA E DA, ACRESCENTAR 160FT.)
DT EXPED : 26/01/11 18:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0132/2011 NOTAMR - SBSP D0061/2011
Q) SBCW/QPICH/I/NBO/A/000/999/2338S04639W005
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 26/01/11 19:01 C) 01/03/11 03:00
E) IAC JULIETT 1 RWY 17L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 2 RWY 17L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17L, DE 09 APR 09
IAC INDIA 1 RWY 17L/R VOR OU/OR VOR/DME, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17R, DE 11 MAR 10 AIRAC
IAC HOTEL 3 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 2 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 1 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC VOR X RWY 17R, DE 09 APR 09
IAC ILS Z RWY 17R, DE 06 MAY 10 AIRAC
MODIFICAR NO QUADRO POUSO DIRETO AS INFO
DEVIDO OBST (NOVA TWR):
- TETO, ACRESCENTAR 200FT
- MDA E DA, ACRESCENTAR 180FT.)
DT EXPED : 26/01/11 19:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0133/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QRRCA/IV/BO/W/000/012/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) AREA RTO TEMPO (OPS MIL) ACT CENTRO 225613S/0431104W
RAIO 01NM
F) GND-MSL G) 1200FT AMSL)
DT EXPED : 26/01/11 19:18:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN
SBSP D0134/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QXXLC/IV/NBO/AE/005/010/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) REH LAGOA CLSD)
DT EXPED : 26/01/11 19:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F0133/2011 NOTAMC - SBBR F0090/2011
Q) SBBS/QMRAK//////
A) SBRP - RIBEIRAO PRETO/LEITE LOPES, SP
B) 26/01/11 20:12
E) RWY 18/36 OPR NML )
DT EXPED : 26/01/11 20:12:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : F0021/CGN/260111

SBEG G0147/2011 NOTAMR - SBEG G2474/2010
Q) SBAZ/QMXLC/IV/M/A/000/999/0123S04829W005
A) SBBE - BELEM/VAL DE CANS/JULIO CEZAR RIBEIRO, PA
B) 26/01/11 20:34 C) 31/01/11 20:00
E) TWY DELTA CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 26/01/11 20:27:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0030/CGN/260111

SBSP D0135/2011 NOTAMC - SBSP D0097/2011
Q) SBCW/QFHXX//////
A) SBFR - NOVA FRIBURGO/HELPN CAMPANHA, RJ
B) 26/01/11 19:41
E) NOVA FRIBURGO/HELPN CAMPANHA, RJ - HELPN CNL INFO DIVULGADA )
DT EXPED : 26/01/11 19:41:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0136/2011 NOTAMC - SBSP D0099/2011
Q) SBCW/QFHXX//////
A) SBCU - TERESOPOLIS/HELPN GRANJA COMARY, RJ
B) 26/01/11 19:48
E) TERESOPOLIS/HELPN GRANJA COMARY, RJ - HELPN CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 26/01/11 19:48:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBSPZXBN











SBSP D0137/2011 NOTAMR - SBSP D0131/2011
Q) SBCW/QPICH/I/NBO/A/000/999/2338S04639W005
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 26/01/11 19:55 C) 01/03/11 03:00
E) IAC RNAV (GNSS) RWY 35R, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 6 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 4 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 35L, DE 11 MAR 10 AIRAC
IAC HOTEL 5 RWY 35L ILS, DE 09 APR 09
IAC VOR Y RWY 35L, DE 09 APR 09
IAC ILS Z RWY 35L, DE 06 MAY 10 AIRAC
IAC INDIA 2 RWY 35L/R VOR, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 5 RWY 35L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 6 RWY 35L/R NDB, DE 09 APR 09
MODIFICAR NO QUADRO POUSO DIRETO AS INFO
DEVIDO OBST (GUINDASTE ELEVADO SOBRE NOVA TWR):
- TETO, ACRESCENTAR 200FT
- MDA E DA, ACRESCENTAR 160FT.)
DT EXPED : 26/01/11 19:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0138/2011 NOTAMR - SBSP D0132/2011
Q) SBCW/QPICH/I/NBO/A/000/999/2338S04639W005
A) SBSP - SAO PAULO/CONGONHAS, SP
B) 26/01/11 19:59 C) 01/03/11 03:00
E) IAC JULIETT 1 RWY 17L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC JULIETT 2 RWY 17L/R NDB, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17L, DE 09 APR 09
IAC INDIA 1 RWY 17L/R VOR OU/OR VOR/DME, DE 09 APR 09
IAC RNAV (GNSS) RWY 17R, DE 11 MAR 10 AIRAC
IAC HOTEL 3 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 2 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC HOTEL 1 RWY 17R ILS, DE 09 APR 09
IAC VOR X RWY 17R, DE 09 APR 09
IAC ILS Z RWY 17R, DE 06 MAY 10 AIRAC
MODIFICAR NO QUADRO POUSO DIRETO AS INFO
DEVIDO OBST (GUINDASTE ELEVADO SOBRE NOVA TWR):
- TETO, ACRESCENTAR 200FT
- MDA E DA, ACRESCENTAR 180FT.)
DT EXPED : 26/01/11 19:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0139/2011 NOTAMR - SBSP D0109/2011
Q) SBCW/QOBXX/V/NBO/A/000/999/2254S04308W005
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/01/11 08:00 C) 30/01/11 20:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA LOUISIANA 96M (315FT)HGT) DESLOCANDO-SE DO
PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA) EM DIRECAO AO PONTO
225255S/0430859W(FUNDEADOURO NR1) DIST APRX 2867M THR 20L)
DT EXPED : 26/01/11 20:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F0134/2011 NOTAMC - SBBR F1373/2010
Q) SBBS/QFAXX//////
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 26/01/11 22:55
E) AD - CNL INFO DIVULGADA )
DT EXPED : 26/01/11 22:55:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : F0022/CGN/260111

SBBR F0135/2011 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/1339S05607W005
A) SBCY - CUIABA/MARECHAL RONDON, MT
B) 26/01/11 22:59 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS HR SER MON TIL FRI 1130/2130
REF: AIP AD 2.2, ROTAER 3-C )
DT EXPED : 26/01/11 22:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0022/CGN/260111

SBBR F0136/2011 NOTAMC - SBBR F2044/2010
Q) SBBS/QFAXX//////
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 26/01/11 23:01
E) AD - CNL INFO DIVULGADA )
DT EXPED : 26/01/11 23:01:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : F0023/CGN/260111

SBBR F0137/2011 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/1937S04358W005
A) SBCF - BELO HORIZONTE/TANCREDO NEVES, MG
B) 26/01/11 23:04 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS HR SER MON TIL FRI 1130/2130
REF: AIP AD 2.2, ROTAER 3-B )
DT EXPED : 26/01/11 23:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0023/CGN/260111

SBBR F0138/2011 NOTAMC - SBBR F2045/2010
Q) SBBS/QFAXX//////
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 26/01/11 23:06
E) AD - CNL INFO DIVULGADA )
DT EXPED : 26/01/11 23:06:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : F0024/CGN/260111

_________________________________________________________________________________________


SBBR F0139/2011 NOTAMN
Q) SBBS/QFAXX////000/999/1552S04755W005
A) SBBR - BRASILIA/PRES. JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 26/01/11 23:08 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS.
DLY 1130/2130
REF: AIP AD 2.2, ROTAER 3-B )
DT EXPED : 26/01/11 23:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0024/CGN/260111

SBCT E0247/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/3000S05110W005
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 26/01/11 21:33 C) PERM
E) AD CNL A SEGUINTE INFO:EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO
PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO
REMUNERADOS,
DLY 1130/2130
REF: AIP AD 2.2
ROTAER 3-P)
DT EXPED : 26/01/11 21:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0044/CGN/260111

SBCT E0248/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/2947S05702W005
A) SBUG - URUGUAIANA/RUBEM BERTA, RS
B) 26/01/11 21:35 C) PERM
E) AD CNL A SEGUINTE INFO:NAO HA EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS
REF: AIP AD 2.2
ROTAER 3-U)
DT EXPED : 26/01/11 21:35:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0045/CGN/260111

SBCT E0249/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/2532S04911W005
A) SBCT - CURITIBA/AFONSO PENA, PR
B) 26/01/11 21:38 C) PERM
E) AD CNL A SEGUINTE INFO:EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA
ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS,
DLY 1130/2130
REF: AIP AD 2.2
ROTAER 3-C )
DT EXPED : 26/01/11 21:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0046/CGN/260111

_____________________________________________________________________________________


SBSP D0140/2011 NOTAMR - SBSP D0133/2011
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO/W/000/999/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) AREA RTO TEMPO (OPS MIL) ACT CENTRO 225613S/0431104W RAIO 01NM
F) GND-MSL G) 1200FT AMSL)
DT EXPED : 26/01/11 21:56:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0142/2011 NOTAMR - SBSP D0110/2011
Q) SBCW/QOBXX/V/NBO/A/000/999/2253S04309W002
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 30/01/11 20:01 C) 11/03/11 08:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA LOUISIANA 96M (315FT)HGT) NO PONTO
225255S/0430859W(FUNDEADOURO NR1) DIST APRX 2867M AZM 040 DEG THR 20L)
DT EXPED : 26/01/11 22:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0143/2011 NOTAMR - SBSP D0111/2011
Q) SBCW/QOBXX/V/NBO/A/000/999/2255S04309W003
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 11/03/11 08:01 C) 11/03/11 20:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA LOUISIANA 96M (315FT) HGT)DESLOCANDO-SE DO
PONTO 225255S/0430859W (FUNDEADOURO NR1)EM DIRECAO AO PONTO
225624S/0430832W (BOCA DA BARRA) DIST APRX 3326M THR 02R)
DT EXPED : 26/01/11 22:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G0148/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0225S05447W005
A) SBSN - SANTAREM/MAESTRO WILSON FONSECA, PA
B) 26/01/11 23:55 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO
PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS
EM VOOS PARTICULARES E NAO
REMUNERADOS. HR SER MON TIL FRI
1130/2130
REF: ROTAER 3-S)
DT EXPED : 26/01/11 23:48:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0031/CGN/260111

SBEG G0149/2011 NOTAMC - SBEG G2151/2010
Q) SBAZ/QFAXX//////
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 27/01/11 04:10
E) AD - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 27/01/11 04:02:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : G0032/CGN/270111

SBEG G0150/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0302S06003W005
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 27/01/11 04:15 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS
EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS HR SER DLY 1130-2130
REF: AIP BRASIL AD 2.2
ROTAER 3-M)
DT EXPED : 27/01/11 04:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0033/CGN/270111

SBEG G0151/2011 NOTAMC - SBEG G1413/2010
Q) SBAZ/QFAXX//////
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/01/11 04:17
E) AD - CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 27/01/11 04:09:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : G0034/CGN/270111

SBEG G0152/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0842S06354W005
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/01/11 04:20 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS
EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS HR SER MON TIL FRI 1130-2130
REF: AIP BRASIL AD 2.3
ROTAER 3-P)
DT EXPED : 27/01/11 04:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0035/CGN/270111

SBEG G0153/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0225S05447W005
A) SBSN - SANTAREM/MAESTRO WILSON FONSECA, PA
B) 27/01/11 04:58 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
HR DE FUNCIONAMENTO DAS SAC - SECAO DE AVIACAO CIVIL, PARA AUTH DE
SOBREVOO E TRANSITO DO TRAFEGO INTL DE ENTRADA DE ACFT ESTRANGEIRAS
EM VOOS NAO REMUNERADOS E VOOS NAO REGULARES REMUNERADOS
- MON TIL FRI 1100-0100
- MON 0300-1100; TUE
TIL FRI 0100-1100; SAT, SUN E HOL - SOBREAVISO CONDICIONADO A AVISO PREVIO COM 4 HORAS DE ANTECEDENCIA DO HORARIO PREVISTO PARA LDG -
PEDIDOS DE AUTH E AVISO PREVIO DEVERAO SER FEITOS PELO TEL: (93) 3523-2040
REF: AIP BRASIL AD 2.2
ROTAER 3-S)
DT EXPED : 27/01/11 04:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0036/CGN/270111


SBSP D0146/2011 NOTAMR - SBSP D0140/2011
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO/W/000/012/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) AREA RTO TEMPO (OPS MIL) ACT CENTRO 225613S/0431104W RAIO 01NM
F) GND-MSL G) 1200FT AMSL)
DT EXPED : 26/01/11 23:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN


NOTAM INICIANDO EM 27 JAN 11


SBCT E3465/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO/W/000/200/2537S04440W020
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 27/01/11 09:00 C) 27/01/11 15:00
E) FRNG ACONTECERA NO POLIGONO 251900S0444000W 253700S0441900W
255348S0444000W 253000S0450100W (LITORAL DE SAO PAULO) RTO
F) SFC G) FL200)
DT EXPED : 29/12/10 17:21:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E0148/2011 NOTAMR - SBCT E0132/2011
Q) SBCW/QWELW/IV/BO/W/040/070/2519S04418W068
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 22:00
E) EXER ACFT MIL (OPERACAO ASPIRANTEX/2011) ACONTECERA ESPACO AEREO
DELIMITADO PELAS COORD 2430S/04440W 2615S/04500W 2615S/04345W
2420S/04345W RTO
F) FL040 G) FL070)
DT EXPED : 18/01/11 13:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0033/CGN/140111

SBEG G0150/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0302S06003W005
A) SBEG - MANAUS/EDUARDO GOMES, AM
B) 27/01/11 04:15 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS
EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS HR SER DLY 1130-2130
REF: AIP BRASIL AD 2.2
ROTAER 3-M)
DT EXPED : 27/01/11 04:07:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0033/CGN/270111






SBEG G0152/2011 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX/IV/NBO/A/000/999/0842S06354W005
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 27/01/11 04:20 C) PERM
E) AD - CNL A SEGUINTE INFO:
EMISSAO DE AUTH DE SOBREVOO E TRANSITO
PARA ACFT CIVIS ESTRANGEIRAS
EM VOOS PARTICULARES E NAO REMUNERADOS
HR SER MON TIL FRI 1130-2130
REF: AIP BRASIL AD 2.3
ROTAER 3-P)
DT EXPED : 27/01/11 04:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : G0035/CGN/270111

SBRF B0103/2011 NOTAMR - SBRF B1994/2010
Q) SBRE/QOAAH/IV/BO/A/000/999/1255S03819W005
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 27/01/11 11:00 C) 27/04/11 20:00
E) AIS MIL HR SER MON TIL THU 1100/1430 1600/2000 FRI 1100/1500 EXC HOL)
DT EXPED : 26/01/11 18:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B0104/2011 NOTAMR - SBRF B2005/2010
Q) SBRE/QFMAH/IV/BO/A/000/999/1255S03819W005
A) SBSV - SALVADOR/DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 27/01/11 11:00 C) 27/04/11 20:00
E) MET CMM HR SER MON TIL THU 1100/1430 1600/2000 FRI 1100/1500 EXC HOL)
DT EXPED : 26/01/11 18:21:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBSP D0134/2011 NOTAMN
Q) SBCW/QXXLC/IV/NBO/AE/005/010/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) REH LAGOA CLSD)
DT EXPED : 26/01/11 19:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBSP D0146/2011 NOTAMR - SBSP D0140/2011
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO/W/000/012/2256S04311W001
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 27/01/11 14:00 C) 27/01/11 18:00
E) AREA RTO TEMPO (OPS MIL) ACT CENTRO 225613S/0431104W RAIO 01NM
F) GND-MSL G) 1200FT AMSL)
DT EXPED : 26/01/11 23:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN


Aeroporto de Macapá (SBMQ) sem querosene de aviação.




Aeroporto sem querosene de aviação em função da troca dos tanques de combustiveis da distribuidora Shell. O último combustivel remanescente foi usado no reabastecimento do vôo GLO 1996, decolado para SBBE às 04h44 local. A previsão de restabelecimento do serviço de combustivel é para o dia 28 próximo às 16h00 local.

25/01/11 16h18min - 28/01/11 18h00min
SER COMBUSTIVEL QUEROSENE NO AVBL

(G0142/2011)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ministério Público quer fechar Aeroporto de Congonhas na chuva



Para procuradora, risco nas aterrissagens persiste quatro anos depois do acidente com o avião da TAM que matou 187 pessoas. Recomendações do Cenipa estão sujeitas a interpretação da Anac

Aterrissar no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul, em dias de chuva virou um pesadelo depois do acidente da TAM, que matou 187 pessoas em julho de 2007. Tanto mais quando se sabe que o Ministério Público Federal (MPF) questiona na Justiça o cumprimento das recomendações feitas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), logo depois do desastre.

Uma das recomendações limitava pousos e decolagens à condição de "pista seca". Outra determinava a implantação de uma área de escape como medida de segurança.

Passados quase quatro anos do acidente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem utilizado o critério de liberar a pista, em dias de chuva, quando a espessura da lâmina d?água for menor que 3 milímetros, por entender que a recomendação valia apenas quando ainda não havia grooving (ranhura para aumentar o atrito e ajudar na frenagem das aeronaves).

Quanto à área de escape, optou-se pela diminuição da pista, para que reste um espaço de segurança.

Como as recomendações do Cenipa não têm força obrigatória, o MPF entrou na Justiça com um pedido para que elas sejam cumpridas integralmente, por determinação judicial. A decisão está nas mãos do juiz Clécio Braschi, da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo.

De acordo com a procuradora Fernanda Teixeira Souza Domingos Taubemblatt, do MPF-SP, o que se pretende é que as recomendações do Cenipa não fiquem sujeitas à interpretação da Anac e da Infraero, que opera o aeroporto. O pedido do MPF-SP foi anexado à ação civil pública instaurada logo depois do acidente. Ele pretendia a imediata suspensão das atividades do aeroporto.

"Existem pontos obscuros como a questão da área de escape, que deveria ser construída por recomendação do Cenipa", diz a procuradora. "A questão foi resolvida temporariamente com medidas mitigadoras (que suavizam um dano), mas não há uma solução definitiva", afirma.

A Anac e a Infraero afirmam que as recomendações estão sendo cumpridas e que foram, inclusive, criados parâmetros para as operações, como determinava o documento expedido pelo Cenipa.


Para especialista, pista deve, sim, fechar na chuva
Com relação à utilização da pista principal de Congonhas em dias de chuva, o diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Carlos Camacho, é taxativo: "As pistas de Congonhas são críticas porque o Sítio Aeroportuário também é. O aeroporto foi construído no cume de um morro e, por isso mesmo, detém características que deveriam limitá-lo. A principal limitação, a meu ver, é a interrupção total das pistas em dias de chuvas. Choveu, parou."

Na sua visão, uma determinação judicial nesse sentido representaria um incremento de segurança muito importante. "Congonhas só pode ser contido por uma decisão judicial que seja inabalável", afirma.

Por enquanto, o aeroporto continua operando com chuva, toda vez que a espessura da lâmina d?água é menor que 3 milímetros. Segundo a Infraero, nos primeiros 20 do ano, o aeroporto fechou 15 vezes em função de chuva excessiva.

Outra questão referente a Congonhas que está na Justiça diz respeito ao seu horário de funcionamento. A Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto de Congonhas (Amea) briga para reduzir o turno de operação, hoje das 6h às 23h. O grupo de trabalho criado pela Justiça Federal para buscar um acordo reúne-se novamente no dia 3 de março para discutir uma proposta conciliadora de funcionamento: das 7h às 23h. "Estudos mostram que são necessárias pelo menos oito horas de sono livres do barulho dos aviões. Por isso, achamos essa proposta razoável", diz Edvaldo Sarmento, presidente da Amea.

http://migre.me/3KMCC

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Taxa de embarque terá valores variáveis



As tabelas de taxa de embarque passarão a ter valores variáveis nos aeroportos brasileiros.

A nova regra foi aprovada nesta terça-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e deve entrar em vigor na próxima semana.

Hoje, a taxa é fixada entre R$ 8,01 e R$ 36 --quanto maior a demanda do aeroporto, maior o valor. O de Guarulhos, por exemplo, está entre os que têm a tarifa mais cara do país.

Na nova tabela, o aeroporto poderá dar descontos de até 100% ou cobrar um valor 25% maior do que o fixado, por exemplo, a depender de a viagem ser em horário de pico ou menos concorrido.

A variação de valores também valerá para as taxas de pouso, decolagem e permanência cobradas das companhias aéreas, o que pode, em tese, se refletir em custo maior ou menor no bilhete da viagem.

Haverá, inclusive, liberdade para estabelecer diferentes preços em cada terminal de um mesmo aeroporto e ao longo de um dia.

Os aeroportos, contudo, deverão obedecer a limites na variação. Só poderão cobrar os 25% a mais se, em contrapartida, derem pelo menos o mesmo montante em descontos.

ANTECEDÊNCIA

Com a mudança, segundo Larissa Costa de Barros, gerente técnica de tarifas aeroportuárias da Anac, os administradores de aeroportos terão que informar com antecedência o valor das tarifas.

O valor das taxas aeroportuárias a ser fixado pela Anac levará em conta critérios objetivo como aumento de eficiência, redução de custos, elevação no número de passageiros e melhor exploração das receitas.

Investimentos que não reflitam a necessidade de aumento da capacidade operacional, contudo, não serão contabilizados. A Anac também fiscalizará se a redução nos gastos implicará queda na segurança e conforto.

A Infraero, que administra 66 aeroportos no país, não quis comentar o assunto.

A empresa informou que em 2009 arrecadou R$ 1 bilhão com a cobrança de taxas aeroportuárias.

http://migre.me/3KnpI

Infraero realizará dois concursos públicos em 2011



A Infraero publicará nos próximos meses dois editais para a realização de concurso público para preenchimento de cargos imediatos e formação de cadastro de reserva. As seleções serão para cargos de nível superior sênior, com contratação imediata; e formação de cadastro de reserva para os níveis superior inicial, médio e técnico. A seleção será feita pela Fundação Carlos Chagas.

O primeiro edital, para a seleção envolvendo cargos de nível superior sênior, está previsto para o mês de fevereiro. Ao todo, serão oferecidas 99 vagas, com salário de R$ 7.086,68. As áreas de formação já foram definidas pela Infraero e serão divulgadas na publicação do edital.

Para o cadastro de reserva, a empresa fará uma seleção para preencher futuras vagas em nível superior inicial, que também serão divulgadas em breve. O salário desses profissionais, quando convocados e contratados, vai variar de R$ 2.818,86 a R$ 4.839,19. Já os aprovados para nível médio com formação técnica nas áreas Segurança do Trabalho, Manutenção e Meteorologia vão receber entre R$ 1.924,86 e R$ 2.185,89. Os profissionais de Navegação Aérea e Tráfego Aéreo terão vencimentos entre R$ 2.185,35 e R$ 2.482,25. Todos os empregados serão contratados pelo Regime CLT e receberão ainda auxílio saúde e alimentação.

“A realização dos concursos pretende buscar novos profissionais para a Empresa, uma vez que os cadastros de reserva de algumas áreas do concurso anterior se esgotaram ou estão perto do fim. Do concurso de 2009, foram convocados 4.502 candidatos, com 2.778 contratados”, afirma o Diretor Financeiro e de Administração, Mauro Roberto Pacheco de Lima.

Concursos de 2009

Em 2009 a Infraero publicou dois editais para a contratação de empregados de nível médio e superior. Destas seleções, as de Navegação Aérea para nível médio e superior terão validade até maio deste ano. Já os concursos para os demais cargos de nível médio poderão ser aproveitados até agosto. Os de nível superior, por sua vez, terão vencimento em outubro.


Assessoria de Imprensa – Infraero

Dois são eletrocutados em hangar de Congonhas



Acidente aconteceu na manhã desta terça-feira, na Zona Sul de SP.
Vítimas morreram no local após choque de 13 mil volts.

Do G1 SP

Dois homens foram eletrocutados na manhã desta terça-feira (25) em um hangar da empresa aérea Avianca, no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo. O acidente aconteceu na Rua dos Tamoios, Jardim Aeroporto. Quatro equipes do Corpo de Bombeiros foram ao local para atender à ocorrência.

Segundo o médico Diogo Alexandre Mancini, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma das vitimas segurava uma barra de ferro que se encostou a um fio de alta tensão. A descarga elétrica de 13 mil volts acabou atingindo a outra vítima. Afonso Campos Paulo e Thiago José Afonso morreram na hora. Segundo os bombeiros, eles eram funcionários terceirizados.

Por volta das 12h30, a Eletropaulo estava no local para desligar o fornecimento de energia elétrica. A Polícia Militar preservava a área, à espera da chegada da perícia. Segundo a PM, o hangar dá acesso ao aeroporto de Congonhas.

A assessoria de imprensa da Avianca foi procurada pelo G1, mas não retornou as ligações até as 12h30 desta terça-feira.

Forte estrondo


Na frente do galpão, há algumas lojas que estavam fechadas devido ao feriado. Apenas um posto de gasolina funcionava. Os frentistas relataram ter ouvido o barulho de uma explosão. "Teve uma explosão e deu para ver o fogo. A chama foi alta. O barulho foi igual ao de um transformador estourando quando chove. Foi um susto, o problema é que a gente não pode chegar perto e socorrer", disse o frentista Luiz Carlos de Moura, de 51 anos.

http://migre.me/3K8SH

APREENSÃO DE DROGAS EM FOZ DO IGUAÇU




Foi detido em torno de 11h30minh pela Polícia Federal, o Sr. Juan Alicio Gauto Segovia, Nacionalidade: Paraguaia, 52 anos de idade, que estava com uma mala com fundo falso contendo cerca de 5 Kg de cocaína.
O embarque do passageiro seria no vôo TAM 3558 para SBGR, o destino final seria Amsterdã (Holanda). O passageiro continua detido na Sala da PF no Aeroporto, aguardando ser encaminhado para DPF (Delegacia da Policia Federal).

Presidente da Rússia culpa aeroporto por atentado



SÃO PAULO - O presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, responsabilizou a administração do aeroporto Domodedovo pelas falhas de segurança que permitiram o atentado que deixou ao menos 35 mortos e mais de 100 feridos nesta segunda-feira em Moscou.

Inicialmente, a mídia local informou que um homem-bomba teria detonado cerca de 7 kg de explosivos no terminal de desembarque internacional do aeroporto em um atentado suicida, mas já há informações de que o artefato pode ter explodido antes do tempo, matando inadvertidamente os terroristas. Até o momento, nenhuma organização respondeu pela autoria do atentado, mas as suspeitas recaíram sobre grupos rebeldes da conflituosa região do Norte do Cáucaso, que lutam pela independência.

Medvedev prometeu caçar e punir os responsáveis pelo episódio. Ele ordenou a criação de uma comissão para investigar o caso e determinou que a segurança em todos os aeroportos do país seja reforçada.

http://migre.me/3K4dr

MEDIÇÃO DE ATRITO EM SBGR (GUARULHOS)




A partir das 13hs, de hoje (25/01/2011), a Infraero estará efetuando medição de atrito na Pista 09R (SBGR), em coordenação com a TWR.

domingo, 23 de janeiro de 2011

Infraero recolhe doações para as vítimas da região serrana do Rio de Janeiro



A Infraero iniciou uma campanha para recolhimento de doações em prol das vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Estão sendo recolhidos alimentos de pronto consumo (aqueles que não precisam ser fervidos ou cozidos), alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas, fraldas descartáveis, sacos plásticos e fitas adesivas, velas e fósforos, entre outros.

No Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, funcionários da comunidade aeroportuária, passageiros e usuários podem deixar suas doações no Balcão de Informações do Terminal de Passageiros. Outro ponto de recebimento de donativos foi instalado no edifício da Regional Nordeste, ao lado do aeroporto.

Em Salvador, no Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães, já foram entregues mais de uma tonelada de mantimentos. “As pessoas poderão se dirigir diretamente ao Balcão de Informações do Aeroporto de Salvador e entregar suas doações aos atendentes. No caso de grandes volumes, que geralmente chegam por meio de caminhões ou veículos de carga, o doador deverá entrar em contato com a administração do aeroporto, em horário comercial, para programar a entrega no Terminal de Cargas”, informou superintendente da Regional Centro-Leste, José Cassiano Ferreira Filho. O contato do Aeroporto de Salvador é (71) 3204.1010.

No Rio de Janeiro, as doações podem ser feitas nos aeroportos de Campos, Macaé, Jacarepaguá e Galeão, que já reuniu roupas, calçados e brinquedos.


Assessoria de Imprensa – Infraero