sábado, 12 de junho de 2010

PRIVATIZAÇÃO: SAQUE AO PATRIMÔNIO PÚBLICO

Privatização das Aerolíneas Argentinas é exemplo de saque ao patrimônio público

Quando foi privatizada por Carlos Menem, em 1991, a Aerolíneas Argentinas era uma empresa lucrativa e considerada uma das mais seguras do mundo. Vendida para a espanhola Ibéria, a empresa passou por um processo de desmonte e decadência, com venda de aviões, fechamento de oficinas e escritórios e demissão de funcionários. Agora, governo argentino decidiu retomar o controle da empresa.

Marco Aurélio Weissheimer

BUENOS AIRES - A mais recente crise nos aeroportos argentinos causada pela situação de penúria da Aerolíneas Argentinas e pela decisão criminosa de seus proprietários privados (logo após o anúncio da reestatização da empresa pelo governo) de vender passagens acima da capacidade dos aviões disponíveis é um retrato do fracasso do modelo de privatizações implementado pelo governo de Carlos Menem. Criada em 1950 pelo governo de Perón, a empresa chegou a ser líder das companhias aéreas do hemisfério Sul. Quando foi privatizada, a Aerolíneas Argentinas era uma empresa lucrativa e considerada uma das mais seguras do mundo.

Possuía uma frota de 28 aviões próprios e um alugado, com rotas internacionais e escritórios em algumas das mais importantes cidades do mundo. No início dos anos 1990, foi avaliada em cerca de US$ 600 milhões, muito abaixo do seu valor real. No leilão de privatização, a única empresa interessada foi à espanhola Ibéria, que ofereceu US$ 260 milhões em dinheiro por 85% das ações da empresa, mais outros US$ 560 milhões em títulos da dívida argentina. De lá para cá, privatizada, a empresa conheceu um processo de desmonte e decadência.

No dia 17 de julho, o governo argentino anunciou que o grupo espanhol Marsans, sócio-majoritário da Aerolíneas Argentinas e da Austral, teria 60 dias para transferir suas ações ao Estado. Mesmo atravessando uma forte crise, a Aerolíneas ainda é a principal empresa aérea do país, controlando 80% dos vôos domésticos e 40% dos internacionais. Até então, o grupo espanhol tinha 85% das ações, com outros 10% nas mãos dos funcionários e 5% com o governo argentino. A empresa foi privatizada em 1991, durante o governo Carlos Menem (1989-1999), passando a ser controlada pela empresa espanhola Ibéria, que acabou vendendo boa parte dos ativos das Aerolíneas para resolver seus próprios problemas financeiros. Em 1994, a Ibéria entrou em concordata, deixando a Aerolíneas com uma dívida de quase US$ 1 bilhão.

O governo espanhol, que assumiu os ativos da Ibéria na época, decidiu sanear as dívidas da filial argentina e passou as ações para o grupo Marsans, que assumiu o controle da empresa pelo preço simbólico de 1 euro. O grupo espanhol implantou uma política de forte redução de custos na empresa, entrando em rota de colisão com os sindicatos de funcionários da Aerolíneas e enfrentando uma série de greves e problemas nos aeroportos. Agora, o Estado argentino prepara-se para retomar o controle da empresa.

Quando foi privatizada, a empresa dava lucro aos cofres públicos. Motivo de orgulho para os argentinos, a Aerolíneas foi uma das primeiras empresas a ser privatizada na era Menem. Também foram privatizadas empresas estatais dos setores de ferrovias, petróleo e gás, de água e esgoto, Correios, de eletricidade e de telefonia, entre outras. Na maioria desses casos, o patrimônio público argentino foi saqueado e os serviços prestados à população pioraram de qualidade e aumentaram de preço.

Abusos jurídicos e econômicos
Em um artigo publicado no jornal “
Crítica de La Argentina”, o cineasta e ex-candidato à presidência da República, Fernando Pino Solanas, descreve assim alguns dos problemas que marcaram a privatização da empresa aérea nacional:

“A privatização da Aerolíneas foi consumada com abusos jurídicos e econômicos inaceitáveis. Para comprá-la, a Ibéria hipotecou a frota de aviões de nossa companhia. As oficinas da empresa, que contavam com três simuladores de vôo, foram esvaziadas e transferidas para Madri; rotas nacionais internacionais foram extintas; aviões e oficinas em Paris, Nova York e outras capitais foram vendidos. Para evitar a quebra, em 2001, o governo espanhol autorizou um crédito de 800 milhões de euros para o grupo Marsans destinado a pagar as dívidas da Aerolíneas. A empresa pagou apenas uma parte da dívida e o restante do dinheiro foi desviado para outros fins. Como sua irmã venezuelana Viasa – também comprada pela Ibéria – a Aerolíneas também terminou esvaziada e quebrada”.

Qual o balanço das privatizações?
A Argentina foi o país da América Latina que levou adiante, com maior radicalidade, o processo de privatizações. Implementadas com o objetivo declarado de equilibrar as contas públicas, as privatizações acabaram transferindo grande parcela da iniciativa dos investimentos em estruturas de uso público para o setor privado.

Resultado: os valores aplicados pelo setor privado reduziram sensivelmente após as privatizações. Entre 1961 e 1980, a relação investimento/PIB era superior a 20%. Na década de 90, a década das privatizações, esse índice caiu para a faixa entre 10% e 12%. O total arrecadado com as privatizações durante os dois mandatos de Menem somou US$ 40 bilhões, que foram devidamente pulverizados com a política de juros altos.

No período Menem, a concentração de renda aumentou brutalmente na Argentina. Em 1974, os 20% mais pobres detinham 6,7% da renda nacional. Em agosto de 1998, esse índice era de apenas 4,2%. Em contrapartida, a renda dos 20% mais ricos cresceu de 43,7% para 53,2% no mesmo período. Ainda em 1998, o índice de concentração de renda argentina ficou acima da média latino-americana, chegando a 52,9%. As condições para a grave crise econômica, política e social que viria a seguir estavam dadas.

Somente na província de Buenos Aires, que tem a maior concentração populacional do país, entre maio de 1998 e maio de 1999, cerca de mil pessoas foram levadas à condição de pobres por dia, segundo pesquisa feita pelo jornal La Nación, em 17 de outubro de 1999. Segundo essa pesquisa, 250 mil pessoas tornaram-se indigentes, passando a ganhar menos de US$ 210,00 por mês. Em 1994, os pobres argentinos chegaram a 9,3 milhões de pessoas. Após os dois mandatos de Menem, esse número chegou a 13,4 milhões de pessoas. Neste mesmo período, o desemprego atingiu cerca de 30% da população economicamente ativa.

Recomendadas e aplaudidas por instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, as política privatizantes de Menem quebraram a Argentina, arrastando milhões de pessoas para a pobreza e o desemprego, e arrebentaram com a estrutura produtiva do país. O país ainda paga as contas desse modelo muito aplaudido há alguns anos e implementado, com diferentes modulações, em praticamente toda a América Latina.

FIM DE UMA ERA

n
12

O caça Shenyang J-6 se despediu oficialmente hoje, dia 12 de junho, da Força Aérea da China.

A Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), a Força Aérea da China, realizou nesse sábado a cerimônia oficial de despedida dos caças Shenyang J-6, um versão chinesa do caça soviética MiG-19 Farmer, conforme divulgado por um canal de televisão chinês.

Embora a União Soviética tenha parado a produção do MiG-19 em 1957, os chineses deram valor a agilidade e da poderosa capacidade de transportar armas do caça e produziram cerca de 4.000 caças J-6 entre 1958 e a metade da década de 80.

A China operou o caça J-6 desde 1958 e utilizava este padrão de camuflagem no período inicial de operação.

Os caças J-6 foram o núcleo da frota de caças chineses até a metade da década de 90. Ele foi exportado para várias nações em desenvolvimento e participou de inúmeros conflitos armados, incluindo a Guerra do Vietnã.

A China retiroo as aeronaves J-6 das missões de combate em 2005. No entanto, essas aeronaves continuarm a ser utilizadas em pequeno número como drones alvos de controle remoto e para treinamento de pilotos.

A versão de exportação da aeronave, o F-6, ainda permanece na ativa no Irã, na Birmânia, na Coreia do Norte e no Sudão.

O J-6 atinge uma velocidade máxima de Mach 1,45 e voa numa altitude de cruzeiro de 17.900 m (58.700 pés). O raio de combate com dois tanques auxiliares é de cerca de 640 km (400 milhas).

Além do poderoso canhão, a maioria das cersões pode levar uma carga máxima de 500 kb (1.100 libras) de armamentos.

Fonte: RIA Novosti – Tradução: Cavok

http://cavok.com.br/blog/?p=12891


SWPI - AD COORDENADO


SBEG G0967/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 20/06/10 04:00 C) 29/06/10 21:00
E) AD - AP COORDENADO, EM CONSEQUENCIA:
1. CONFORME REGRAS E PROC DESCRITOS NA AIP-BRASIL ENR 1.9, ITEM 2,
TODAS AS ACFT QUE PRETENDAM OPR EM SWPI TERAO SUAS OPS
CONDICIONADAS A DISPONIBILIDADE DE ATENDIMENTO EM FUNCAO DA
CAPACIDADE DE INFRA-ESTRUTURA INSTALADA NO AD E DEVERAO SOLICITAR O
ATENDIMENTO COM ANTECEDENCIA MNM DE 1 HR E MAX DE 25 HR DA HR
DESEJADA DA OPS A CENTRAL INTEGRADA DE SLOTS ATRAVES DO SITE DO
CGNA (WWW.CGNA.GOV.BR), NA OPCAO SERVICOS. O ATENDIMENTO SERA
CONFIRMADO PELO FORNECIMENTO DE UM CODIGO NUMERICO, QUE DEVERA
CONSTAR NO ITEM 18 DO PLN, PRECEDIDO DA SIGLA RMK/CLR OS EXEMPLO:
RMK/CLR PIP 165342
2. AS ACFT DE POSSE DE UM SLOT ATC, QUE TENHAM CONHECIMENTO DA SUA
NAO UTILIZACAO COM ANTECEDENCIA SUPERIOR A 2 HR DO HORARIO
PREVISTO, DEVERAO CANCELA-LO PELO SITE DO CGNA OU SOLICITAR AO CGNA
O SEU CANCELAMENTO
3. AS ACFT DE POSSE DE UM SLOT ATC, QUE TENHAM CONHECIMENTO DA SUA
NAO UTILIZACAO COM ANTECEDENCIA INFERIOR A 2 HR DO HORARIO PREVISTO
DEVERAO INFORMAR A SALA AIS DO AP COORDENADO OU AO ORGAO ATC,
QUANDO EM VOO
4. OS SLOTS PARA VOOS REGULARES SAO DISTRIBUIDOS POR OCASIAO DA
APROVACAO DO HOTRAN CONSTANDO DE PLANILHA ESPECIFICA. OS
PROCEDIMENTOS DESCRITOS NO ITEM 1 NAO SE APLICAM AOS VOOS REGULARES
5. CADA USUARIO DA AVIACAO GERAL PODERA SOLICITAR, NO MAX, 1 SLOT
DE DEP E ARR, DIARIAMENTE.
6. PERMANENCIA EM SOLO DO AD SWPI DE NO MAX 30 MIN
7. O PERIODO DE FUNCIONAMENTO DA CENTRAL INTEGRADA DE SLOTS SERA
H24
8. PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, LIGAR PARA O TELEFONE DA CENTRAL
INTEGRADA DE SLOTS 0800-282-6612, SALA AIS DE MANAUS (92) 3652-1123)
DT EXPED : 12/06/10 14:28:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

sexta-feira, 11 de junho de 2010

METEOROLOGIA - ATUALIZAÇÃO


AVISO DE AERODROMO 04 VALIDO 112230/120230 UTC PARA
SBES/SBCB/SBBZ/SBME/SBCP/SBFS PREVISTO VENTO COM RAJADA EM SUPERFICIE DE
24015/30KT =

AVISO DE AERODROMO 05 VALIDO 112330/120330 UTC PARA SBSC/SBAF/SBJR/SBRJ/SBGL
PREVISTO VENTO COM RAJADA EM SUPERFICIE DE 22015/30KT =

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


SBBR F1007/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QWPLW/IV/M /W /000/100/1629S05439W003
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
SWRD - RONDONOPOLIS/RONDONOPOLIS, MT
B) 12/06/10 11:00 C) 12/06/10 20:00
E) PJE SUBJ AUTH ACC BRASILIA ACONTECERA COORD 162917S/0543902W RAIO 5KM RTO
F) GND G) FL100)
DT EXPED : 11/06/10 22:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E1434/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QRTCA/IV/BO /W /000/080/2044S04354W005
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 14/06/10 11:00 C) 14/06/10 14:00
E) AREA RTO TEMPO ACT CENTRO COORD 204335S/0435400W RAIO 05NM
F) GND G) FL080)
DT EXPED : 11/06/10 22:38:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : E0163/CGN/110610

SBRJ Z0174/2010 NOTAMR - SBRJ Z0173/2010
Q) SBBS/QAFXX///E /000/999/
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 11/06/10 22:57 C) PERM
E) FIR - AWY UW2 CORRIGIR RMK DE UTILIZAR SOMENTE FL IMPARES NO TRECHO
VOR BCO/ VOR BSI PARA UTILIZAR SOMENTE FL IMPARES NO TRECHO NDB
PCL/ VOR BSI
REF: AIP-BRASIL ENR 3.2.1
DT EXPED : 11/06/10 22:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0527/ICA/10610

SBSP D1074/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QOBXX///AE/000/999/
A) SBRJ - RIO DE JANEIRO/SANTOS DUMONT, RJ
B) 19/06/10 10:00 C) 19/06/10 12:00
E) OBST MOVEL (PLATAFORMA PIPER LAYER 66M(215FT) HGT) DESLOCANDO-SE
DO PONTO 225624S/0430832W (BOCA DA BARRA) EM DIRECAO AO PONTO
225245S/0430855W (FUNDEADOURO NR1) DIST APRX 3182M THR 20L)
DT EXPED : 11/06/10 23:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN


ATUALIZAÇÃO DE NOTAM

SBEG G0964/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 18/06/10 13:00 C) 24/06/10 20:00
D) DLY 1300/2000
E) RWY 06 FST 400M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 11/06/10 20:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

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SBEG G0965/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 18/06/10 13:00 C) 24/06/10 20:00
D) DLY 1300/2000
E) DIST DECLARADAS RWY 06/24 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA ASDA LDA
RWY 06 1400M 1400M 1400M 1400M
RWY 24 1400M 1400M 1400M 1400M)
DT EXPED : 11/06/10 20:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN



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SBRJ Z0168/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QAFXX///E /000/999/
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 11/06/10 20:42 C) PERM
E) FIR - AWY UZ23 CORRIGIR:
TRECHO FORMOSA VOR/DME/NDB(FRM)/INPUT MNM FL DE FL260 PARA FL250
TRECHO INPUT/BOA VISTA VOR/DME/NDB(BVI) LIMITES VERTICAIS DE
FL245/UNL PARA FL255/UNL
REF: AIP-BRASIL ENR 3.3.2
DT EXPED : 11/06/10 20:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0522/ICA/110610

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SBRJ Z0169/2010 NOTAMN
Q) SBXX/QAFXX///E /000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBBS - /FIR BRASILIA,
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 11/06/10 20:50 C) PERM
E) FIR - AWY UZ28 E UA312 CORRIGIR RMK DE UTILIZAR SOMENTE FL PARES NO
TRECHO FORMOSA VOR/DME/NDB(FRM)/SANTAREM VOR/DME/NDB(STM) PARA
UTILIZAR SOMENTE FL PARES NO TRECHO PORTO VOR/DME(PCX)/SANTAREM
VOR/DME/NDB(STM)
REF: AIP-BRASIL ENR 3.3.2, AIP-BRASIL MAP ENRC H3 E H4
DT EXPED : 11/06/10 20:50:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0523/ICA/110610

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SBRJ Z0170/2010 NOTAMN
Q) SBXX/QAFXX///E /000/999/
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 11/06/10 20:58 C) PERM
E) FIR - AWY UZ28 TRECHO PORTO VOR/DME(PCX)/VARSO CORRIGIR LIMITES
VERTICAIS DE FL245/UNL PARA FL255/UNL
REF: AIP-BRASIL ENR 3.3.2
DT EXPED : 11/06/10 20:58:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0524/ICA/110610

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SBRJ Z0171/2010 NOTAMN
Q) SBXX/QAFXX///E /000/999/
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 11/06/10 21:08 C) PERM
E) FIR - AWY UL304 CORRIGIR RMK DE UTILIZAR SOMENTE FL PARES NO TRECHO
VOR/DME BCO/ VOR/DME BVI PARA UTILIZAR SOMENTE FL PARES NO TRECHO
NDB PCL/ VOR/DME BVI
REF: AIP-BRASIL ENR 3.3.2
DT EXPED : 11/06/10 21:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0525/ICA/110610

_________________________________________________________________________________________

SBRJ Z0172/2010 NOTAMN
Q) SBXX/QAFXX///E /000/999/
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
SBAZ - /FIR AMAZONICA,
B) 11/06/10 21:16 C) PERM
E) FIR - AWY UL304 INSERIR RMK UTILIZAR SOMENTE FL PARES NO TRECHO NDB
PCL/ VOR/DME BVI
REF: AIP-BRASIL MAP ENRC H1, H3 E H4
DT EXPED : 11/06/10 21:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0526/ICA/110610

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SBRJ Z0173/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QAFXX///E /000/999/
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 11/06/10 21:21 C) PERM
E) FIR - AWY UW2 CORRIGIR RMK DE UTILIZAR SOMENTE FL IMPARES NO TRECHO
VOR BCO/ VOR BSI PARA UTILIZAR SOMENTE FL IMPARES NO TRECHO VOR
PCL/ VOR BSI
REF: AIP-BRASIL ENR 3.2.1
DT EXPED : 11/06/10 21:21:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : PN0527/ICA/110610

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM

SBBR F0998/2010 NOTAMC - SBBR F0995/2010
Q) SBBS/QLPXX///A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/INTL PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 11/06/10 12:13
E) PAPI RWY 14 CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 11/06/10 12:13:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F0999/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 18/06/10 12:00 C) 18/06/10 20:00
E) PAPI RWY 14 U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 11/06/10 12:25:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBEG G0960/2010 NOTAMR - SBEG G0953/2010
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) SID ASPO-TUPI E SID GAPI-TINS, AMBAS DE 09 APR 09, ACT)
DT EXPED : 11/06/10 12:49:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

ATUALIZAÇÃO DE NOTAM

SBBR F1000/2010 NOTAMR - SBBR F0986/2010
Q) SBBS/QAFXX///E /000/999/
A) SBBS - /FIR BRASILIA,
B) 11/06/10 12:51 C) PERM
E) FIR RTE ATS UW55 TRECHO LUZIANIA VOR/DME (LUZ)/KIOTO
CORRIGIR HDG DE 196 DEG PARA 197 DEG
REF AIP BRASIL ENR 3.2.1
AIP BRASIL MAP ARC BRASILIA E ENRC H1)
DT EXPED : 11/06/10 12:51:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1001/2010 NOTAMR - SBBR F0999/2010
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 17/06/10 03:00 C) 17/07/10 02:59
D) JUN 17/18 TIL 24/25 0300/0359 0801/0259 26 0300 TIL JUL 17 0259
E) PAPI RWY 14 U/S)
DT EXPED : 11/06/10 13:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F1002/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBBR - BRASILIA/INTL PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 18/06/10 12:00 C) 18/06/10 20:00
E) NDB BRS 340KHZ U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 11/06/10 13:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBEG G0962/2010 NOTAMC - SBEG G0872/2010
Q) SBAZ/QRPXX///W /000/999/0213S04416W015
A) SBAZ - /FIR AMAZONICA,
SBWS - /SAO LUIS/TMA,
SNCW - ALCANTARA/CENTRO DE LANCAMENTO DE ALCANTARA, MA
B) 11/06/10 13:14
E) AREA PROIBIDA SBP-103 (ALCANTARA I) CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 11/06/10 13:10:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0963/2010 NOTAMC - SBEG G0873/2010
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SBSL - SAO LUIS/INTL MARECHAL CUNHA MACHADO, MA
B) 11/06/10 13:35
E) SID BAZA-PALO-SAVIO-ZURCO, DE 09 APR 09, CNL INFO DIVULGADA)
DT EXPED : 11/06/10 13:25:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBCT - RENOVAÇÃO DE NOTAM


SBCT E1433/2010 NOTAMR - SBCT E1409/2010
Q) SBCW/QICCG////000/999/
A) SBCT - CURITIBA/INTERNACIONAL AFONSO PENA, PR
B) 11/06/10 19:21 C) 18/06/10 23:00
E) ILS ICT RWY 15 CAT II REDUZIDO A CAT I)
DT EXPED : 11/06/10 19:21:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

Aeroporto de Rio Branco volta a operar voos internacionais

São Paulo - O Aeroporto de Rio Branco - Plácido de Castro, no Acre, está novamente autorizado a operar voos internacionais de passageiros e cargas, pelo menos até o dia 26 de julho, informou nesta sexta-feira, 11, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Estão permitidos pousos e decolagens de rotas internacionais, inclusive com aeronaves de grande porte, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 11h30.

|A permissão provisória foi dada pela Anac a pedido da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), administradora do aeroporto, e publicada na quinta-feira (10) no Diário Oficial da União. Com isso, as companhias aéreas já podem enviar pedidos de voos internacionais regulares neste aeroporto para a análise da Anac.

A suspensão dos voos internacionais no Aeroporto de Rio Branco havia sido solicitada pela própria Infraero, desde 17 de março de 2009, até que fossem atendidos todos os requisitos da legislação, inclusive de segurança. Para que seja mantida a permissão de voos internacionais após o dia 26 de julho, será preciso que a Infraero encaminhe nova solicitação para a avaliação da Anac, inclusive para o caso de ampliação do horário autorizado.

Segundo a Anac, a reabertura dos voos internacionais em Rio Branco foi possível após os pareceres favoráveis dos órgãos de controle de fronteira: Departamento da Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura. Além disso, a Receita Federal também trabalhará no aeroporto neste período.

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SBCF - NOVO VÔO PARA EUROPA

Aeroporto de Confins opera novo voo para a Europa


Agência Minas -

Publicação: 11/06/2010 16:00

A partir de agosto, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passará a operar um voo com destino a Frankfurt, na Alemanha. O novo voo será operado pela TAM. A informação foi dada pelo subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde.

O estado ainda trabalha para ampliar a frequência do atual voo para Paris, também a partir de Confins, para pelo menos três vezes por semana. “Ainda que com escala no Rio, a confirmação do voo para Frankfurt, com início de operações no próximo mês de agosto, muito nos anima. E estamos trabalhando agora para que se viabilize, pelo menos três vezes por semana, sem escalas, o atual voo Belo Horizonte-Paris”, afirmou o subsecretário.

Para Athayde, o aeroporto tem potencial para atrair novos voos nacionais e criar novas linhas internacionais. “Isso também significa que vamos ter mais empregos qualificados e dar maior capacidade de realização a todos”, disse.

A meta do governo é ter, a médio e longo prazo, um atrativo hub logístico de passageiros e cargas na RMBH. “A opção das empresas aéreas de utilizarem o Aeroporto Internacional de forma cada vez mais intensa demonstra que estamos no caminho certo”, destacou.

Ele lembrou que a Sede encomendou à Jurong Consulting um planejamento detalhado para orientar a expansão do aeroporto, que hoje já vem operando além de sua capacidade, com uma movimentação superior a 5,2 milhões/ano de passageiros. “O master plan prevê a expansão até 2039, quando a capacidade final de transporte será de 37 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos melhores aeroportos do continente.

Em sua primeira fase, a ampliação vai elevar a capacidade do aeroporto para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo sete milhões de passageiros no terminal 1 e cinco milhões de passageiros no terminal 2. De acordo com Athayde, as perspectivas de crescimento econômico com a elaboração do plano macroestrutural e sua concretização são enormes. “A economia mineira está se diversificando e serão fortemente impulsionados setores como telecomunicações, tecnologia da informação (TI), ciências da vida e aeronáutica”, informou.

Infraero

Em março, o governo de Minas assinou com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) termo aditivo ao Acordo de Cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto de Confins. O aditivo define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. A Infraero também anunciou que, ainda neste ano, será aberta a licitação para os primeiros blocos do Aeroporto Indústria, que está sendo instalado em Confins. A parceria firmada entre o governo e a Infraero prevê que o estado será responsável pelo projeto executivo e pela licitação. A Infraero fará o repasse dos recursos.

AERONAVE PERUANA DESAPARECIDA

DGAC do Peru ligou para a ANAC a alguns minutos informando que a aeronave Cessna Caravan C208, matrícula OB-1922P, da empresa de táxi aéreo Aero Diana, branca e azul está desaparecida, com 7 passageiros, piloto e co-piloto.

Segundo informações, a aeronave estava realizando uma rota doméstica com previsão de pouso para as 8 horas da manhã (horário local) e até às 12h20 (horário local) não havia pousado. A aeronave possuía autonomia de combustível para 4 horas.

Ainda segundo as autoridades peruanas, foi levantada a documentação dos passageiros e constatou-se que os 7 apresentaram documentos falsos, o que pode ser indício de um possível desvio intencional da aeronave.

NOTAM PARA SBBR


SBBR F0995/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBBR - BRASILIA/INTL PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK, DF
B) 18/06/10 12:00 C) 18/06/10 20:00
E) PAPI RWY 14 U/S DEVIDO SER MAINT)
DT EXPED : 11/06/10 11:48:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

RedBull Air Race - Vai encarar?


RESUMO NOTAM 11/06/2010

RESUMO NOTAM 10-11 JUN 10

SBCT E1410/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBJV - JOINVILLE/LAURO CARNEIRO DE LOYOLA, SC
B) 10/06/10 10:59 C) 11/06/10 12:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 5)
DT EXPED : 10/06/10 10:59:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E1412/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/120/2055S04051W003
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 18/06/10 21:00 C) 19/06/10 09:00
E) PJE SUBJ AUTH/COOR ACC CURITIBA ACONTECERA CENTRO 205502S/0405058W - SANTA RITA - ITAOCA, ES RAIO 5KM RTO
F) GND G) FL120)
DT EXPED : 10/06/10 12:29:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1070/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBGW - GUARATINGUETA/GUARATINGUETA, SP
B) 10/06/10 13:40 C) 10/06/10 21:00
E) NDB GGT 275KHZ U/S)
DT EXPED : 10/06/10 13:40:00
STATUS : TERM VAL
ORIGEM : SBSPZXBN

SBCT E1414/2010 NOTAMR - SBCT E0739/2010
Q) SBCW/QRRCA/IV/BO /W /000/145/2945S05350W003
A) SBWM - /SANTA MARIA/TMA,
SBSM - SANTA MARIA/SANTA MARIA, RS
B) 16/06/10 11:00 C) 08/07/10 21:00
D) JUN 16 17 1100/1500 1700/2100 JUL 08 1200/1500 1700/2100
E) AREA RTO SBR-589 (CISM) ACT
F) GND G) FL145)
DT EXPED : 10/06/10 13:41:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E1415/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QARCH/IV/BO /E /130/245/2106S04053W022
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 18/06/10 21:00 C) 19/06/10 09:00
E) RTE ATS G677 TRECHO OPURI-MIMIR MODIFICADO FL MNM PARA FL130
F) FL130 G) FL245)
DT EXPED : 10/06/10 13:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBCT E1416/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QARCH/IV/BO /E /130/245/2105S04109W032
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 18/06/10 21:00 C) 19/06/10 09:00
E) RTE ATS W6 TRECHO JOSNA-PANAS MODIFICADO FL MNM PARA FL130
F) FL130 G) FL245)
DT EXPED : 10/06/10 14:00:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E1417/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/INTL SALGADO FILHO, RS
B) 10/06/10 13:51 C) 10/06/10 20:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 8)
DT EXPED : 10/06/10 13:51:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B0773/2010 NOTAMR - SBRF B0761/2010
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/INTL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 11/06/10 04:00 C) 31/07/10 07:00
D) DLY 0400/0700
E) RWY 10/28 CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 10/06/10 14:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0149/CGN/100610

SBRF B0774/2010 NOTAMR - SBRF B1721/2009
Q) SBRE/QSCCS/IV/BO /E /000/999/
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 10/06/10 17:18 C) 10/12/10 00:00
E) ACC FREQ 127.20MHZ (SECT 7) INSTL
REF: AIP-BRASIL ENR 2.1 )
DT EXPED : 10/06/10 14:20:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B0775/2010 NOTAMR - SBRF B1722/2009
Q) SBRE/QSCCS/IV/BO /E /000/999/
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 10/06/10 17:22 C) 10/12/10 00:00
E) ACC FREQ 127.50MHZ (SECT 8) INSTL
REF: AIP-BRASIL ENR 2.1 )
DT EXPED : 10/06/10 14:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN




SBRF B0776/2010 NOTAMR - SBRF B1723/2009
Q) SBRE/QSCCS/IV/BO /E /000/999/
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 10/06/10 18:03 C) 10/12/10 00:00
E) ACC FREQ 128.45MHZ (SECT 8) INSTL
REF: AIP-BRASIL ENR 2.1 )
DT EXPED : 10/06/10 15:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B0777/2010 NOTAMR - SBRF B1724/2009
Q) SBRE/QSCCS/IV/BO /E /000/999/
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 10/06/10 18:12 C) 10/12/10 00:00
E) ACC FREQ 126.85MHZ (SECT 3 E 4) INSTL
REF: AIP-BRASIL ENR 2.1 )
DT EXPED : 10/06/10 15:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN

SBRF B0778/2010 NOTAMR - SBRF B1725/2009
Q) SBRE/QSCXX///E /000/999/
A) SBRE - /FIR RECIFE,
B) 10/06/10 18:14 C) 10/12/10 00:00
E) ACC FREQ 126.55MHZ (SECT 3) U/S
REF: AIP-BRASIL ENR 2.1)
DT EXPED : 10/06/10 15:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBRFZXBN























SBRF B0782/2010 NOTAMR - SBRF B0771/2010
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/INTL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 11/06/10 09:30 C) 20/07/10 13:00
D) DLY 0930/1300
E) AD - AP COORDENADO, EM CONSEQUENCIA:
1)CONFORME REGRAS E PROC DESCRITOS NA
AIP-BRASIL ENR 1.9 ITEM 2, TODAS AS ACFT
QUE PRETENDAM OPR EM SBSV, TERAO SUAS OPS
CONDICIONADAS A DISPONIBILIDADE DE ATENDIMENTO
EM FUNCAO DA CAPACIDADE DE INFRA-ESTRUTURA
INSTALADA NO AD E DEVERAO SOLICITAR O ATENDIMENTO
COM ANTECEDENCIA MINIMA DE 01 HR E MAX DE 25 HR
DA HORA DESEJADA DA OPS A CENTRAL INTEGRADA DE
SLOTS ATRAVES DO SITE DO CGNA(WWW.CGNA.GOV.BR)
NA OPCAO SERVICOS. O ATENDIMENTO SERA CONFIRMADO
PELO FORNECIMENTO DE UM CODIGO NUMERICO
QUE DEVERA CONSTAR NO ITEM 18 DO PLANO DE VOO,
PRECEDIDO DA SIGLA RMK/CLR
EXEMPLO:RMK/CLR SV 165342
2) AS ACFT QUE OPEREM EM SBSV, CUJA A ORIGEM
OU DESTINO SEJA SBSP, DEVERAO SOLICITAR SLOT
APENAS PARA OPERACAO EM SBSP E ESTARAO DISPENSADAS
DA SOLICITACAO DE SLOT EM SBSV
3)SERA APLICADO SLOT DE OPORTUNIDADE EM SBSV
AS ACFT CITADAS NO ITEM 2
4) AS ACFT DE POSSE DE UM SLOT ATC, QUE TENHAM
CONHECIMENTO DE SUA NAO UTILIZACAO COM
ANTECEDENCIA SUPERIOR A 02 (DUAS) HR DO HORARIO
PREVISTO DEVERAO CANCELA-LO PELO SITE DO CGNA
5) AS AERONAVES DE POSSE DE UM SLOT ATC QUE TENHAM CONHECIMENTO DE
SUA NAO UTILIZACAO COM ANTECEDENCIA INFERIOR A 02 (DUAS) HR DO
HORARIO PREVISTO, DEVERAO INFORMAR A SALA AIS DO AD COORDENADO OU
AO ORGAO ATC, QUANDO EM VOO.
6) O PERIODO DE FUNCIONAMENTO DA CENTRAL INTEGRADA
DE SLOTS SERA DE 11 JUN TIL 20 JUL 10 H24.
7) OS SLOTS PARA VOOS REGULARES SAO DISTRIBUIDOS
POR OCASIAO DA APROVACAO DO HOTRAN, CONSTANDO
DE PLANILHA ESPECIFICA. OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS
NO ITEM 1 NAO SE APLICAM AOS VOOS REGULARES.
8) PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, LIGAR PARA O TELEFONE DA CENTRAL
INTEGRADA DE SLOTS 0800-282-6612)
DT EXPED : 10/06/10 16:27:00
STATUS : REPLACED BY B0783/2010
ORIGEM : B0150/CGN/100610







SBRF B0783/2010 NOTAMR - SBRF B0782/2010
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/INTL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 11/06/10 09:30 C) 20/07/10 13:00
D) DLY 0930/1300
E) AD - AP COORDENADO, EM CONSEQUENCIA:
1)CONFORME REGRAS E PROC DESCRITOS NA
AIP-BRASIL ENR 1.9 ITEM 2, TODAS AS ACFT
QUE PRETENDAM OPR EM SBSV, TERAO SUAS OPS
CONDICIONADAS A DISPONIBILIDADE DE ATENDIMENTO
EM FUNCAO DA CAPACIDADE DE INFRA-ESTRUTURA
INSTALADA NO AD E DEVERAO SOLICITAR O ATENDIMENTO
COM ANTECEDENCIA MINIMA DE 01 HR E MAX DE 25 HR
DA HORA DESEJADA DA OPS A CENTRAL INTEGRADA DE
SLOTS ATRAVES DO SITE DO CGNA(WWW.CGNA.GOV.BR)
NA OPCAO SERVICOS. O ATENDIMENTO SERA CONFIRMADO
PELO FORNECIMENTO DE UM CODIGO NUMERICO
QUE DEVERA CONSTAR NO ITEM 18 DO PLANO DE VOO,
PRECEDIDO DA SIGLA RMK/CLR
EXEMPLO:RMK/CLR SV 165342
2) AS ACFT QUE OPEREM EM SBSV, CUJA A ORIGEM
OU DESTINO SEJA SBSP, DEVERAO SOLICITAR SLOT
APENAS PARA OPERACAO EM SBSP E ESTARAO DISPENSADAS
DA SOLICITACAO DE SLOT EM SBSV
3)SERA APLICADO SLOT DE OPORTUNIDADE EM SBSV
AS ACFT CITADAS NO ITEM 2
4) AS ACFT DE POSSE DE UM SLOT ATC, QUE TENHAM
CONHECIMENTO DE SUA NAO UTILIZACAO COM
ANTECEDENCIA SUPERIOR A 02 (DUAS) HR DO HORARIO
PREVISTO DEVERAO CANCELA-LO PELO SITE DO CGNA
5) AS AERONAVES DE POSSE DE UM SLOT ATC QUE TENHAM CONHECIMENTO DE
SUA NAO UTILIZACAO COM ANTECEDENCIA INFERIOR A 02 (DUAS) HR DO
HORARIO PREVISTO, DEVERAO INFORMAR A SALA AIS DO AD COORDENADO OU
AO ORGAO ATC, QUANDO EM VOO.
6) O PERIODO DE FUNCIONAMENTO DA CENTRAL INTEGRADA
DE SLOTS SERA DE 10 JUN TIL 20 JUL 10 H24.
7) OS SLOTS PARA VOOS REGULARES SAO DISTRIBUIDOS
POR OCASIAO DA APROVACAO DO HOTRAN, CONSTANDO
DE PLANILHA ESPECIFICA. OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS
NO ITEM 1 NAO SE APLICAM AOS VOOS REGULARES.
8) PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, LIGAR PARA O TELEFONE DA CENTRAL
INTEGRADA DE SLOTS 0800-282-6612
DT EXPED : 10/06/10 16:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0150/CGN/100610







SBEG G0944/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QFZAH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBBV - BOA VISTA/ATLAS BRASIL CANTANHEDE, RR
B) 17/06/10 12:00 C) 01/07/10 00:00
E) CUST HR SER MON/TUE TIL FRI/SAT 1200/0000)
DT EXPED : 10/06/10 14:57:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBBR F0989/2010 NOTAMC - SBBR F0915/2010
Q) SBBS/QIGAK////000/999/
A) SBYS - PIRASSUNUNGA/CAMPO FONTENELLE, SP
B) 10/06/10 17:30
E) ILS GP RWY 02C OPR NML)
DT EXPED : 10/06/10 17:29:00
STATUS : CANCELED
ORIGEM : SBBRZXBN

SBBR F0990/2010 NOTAMR - SBBR F0843/2010
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 10/06/10 18:24 C) 01/10/10 02:59
D) JUN 10/11 1824/0359 11/12 TIL 16/17 0801/0259 JUL 17 0300
TIL OCT 01 0259
E) RWY 14 FST 150M CLSD PARA TKOF
REF: AIP-BRASIL MAP ADC)
DT EXPED : 10/06/10 18:24:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBBRZXBN

SBCT E1418/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/350/2225S04424W007
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
SDRS - RESENDE/RESENDE, RJ
B) 11/06/10 18:00 C) 12/06/10 14:00
D) JUN 11 1800/2000 JUN 12 1000/1400
E) FRNG ACONTECERA NA AREA LTD PELOS SEGMENTOS DE RETA UNINDO OS
PONTOS DE COORD 222300S/0441730W 222730S/0441730W 222730S/0443130W
222300S/0443130W (RESENDE, RJ) RTO
F) GND G) FL350)
DT EXPED : 10/06/10 18:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN










SBCT E1419/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/090/3048S05411W004
A) SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 22/06/10 16:00 C) 23/06/10 15:00
D) JUN 22 1600/2100 JUN 23 1100/1500
E) FRNG ACONTECERA 304624S/0540925W 304624S/0541315W 304945S/0541315W
304945S/0540925W (CAMPO DE INSTRUCAO DE IBARE - BAGE, RS) RESTRITO
F) GND G) FL090)
DT EXPED : 10/06/10 18:22:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBSP D1071/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWPLW/IV/M /W /000/080/2247S04233W002
A) SBWJ - /RIO DE JANEIRO/TMA,
B) 15/06/10 12:00 C) 16/06/10 19:00
D) DLY 1200/1900
E) PJE SUB AUTH/COOR APP RIO ACONTECERA CENTRO COORD
224725S/0423252W (FAZ BOA ESPERANCA/RIO BONITO, RJ)
3KM RTO
F) GND G) FL080)
DT EXPED : 10/06/10 17:52:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBBR F0991/2010 NOTAMR - SBBR F0844/2010
Q) SBBS/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 10/06/10 18:54 C) 01/10/10 02:59
D) JUN 10/11 1854/0359 11/12 TIL 16/17 0801/0259 JUL 17 0300
TIL OCT 01 0259
E) DIST DECLARADAS RWY 14/32 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 14 2350M 2350M 2410M 2500M
RWY 32 2500M 2500M
2560M 2500M
REF: AIP-BRASIL MAP ADC )
DT EXPED : 10/06/10 18:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0180/CGN/100610

SBBR F0992/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 17/06/10 03:00 C) 17/07/10 02:59
D) JUN 17 0300/0359 JUN 17/18 TIL 24/25 0801/0359 JUN 25 0801 TIL
JUL 17 0259
E) RWY 14 FST 300M CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 10/06/10 19:08:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0181/CGN/100610
SBBR F0993/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMDCH/IV/NBO/A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 17/06/10 03:00 C) 17/07/10 02:59
D) JUN 17 0300/0359 JUN 17/18 TIL 24/25 0801/0359 JUN 25 0801
TIL JUL 17 0259
E) DIST DECLARADAS RWY 14/32 MODIFICADAS PARA:
TORA TODA
ASDA LDA
RWY 14 2200M 2200M 2260M 2200M
RWY 32 2200M 2200M
2200M 2200M)
DT EXPED : 10/06/10 19:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0182/CGN/100610

SBBR F0994/2010 NOTAMN
Q) SBBS/QMXLC/IV/M /A /000/999/
A) SBGO - GOIANIA/SANTA GENOVEVA, GO
B) 17/06/10 03:00 C) 17/07/10 02:59
D) JUN 17 0300/0359 JUN 17/18 TIL 24/25 0801/0359 JUN 25 0801
TIL JUL 17 0259
E) TWY BRAVO CLSD DEVIDO OBRAS NA RWY 14/32)
DT EXPED : 10/06/10 19:14:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : F0183/CGN/100610

SBCT E1421/2010 NOTAMR - SBCT E1417/2010
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/INTL SALGADO FILHO, RS
B) 10/06/10 19:30 C) 12/06/10 20:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 8)
DT EXPED : 10/06/10 19:30:00
STATUS : REPLACED BY E1422/2010
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E1422/2010 NOTAMR - SBCT E1421/2010
Q) SBCW/QFFCG/IV/NBO/A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/INTL SALGADO FILHO, RS
B) 10/06/10 19:44 C) 12/07/10 20:00
E) SER COMBATE INCENDIO/SALVAMENTO REDUZIDO A CAT 8)
DT EXPED : 10/06/10 19:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN








SBSP D1072/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QMNXX///A /000/999/
A) SBSJ - SAO JOSE DOS CAMPOS/PROFESSOR URBANO ERNESTO STUMPF, SP
B) 17/06/10 11:00 C) 20/06/10 20:00
E) PATIO NR 1 E 2 OPR CTN DEVIDO TRANSITO DE PESSOAS
E VEICULOS)
DT EXPED : 10/06/10 20:41:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G0945/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QOACS/IV/BO /A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
D) JUN 17 18 SR/SS JUN 19 0949 TIL JUN 29 2100
E) AIS PARINTINS INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 21:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBSP D1073/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QNBAS/IV/BO /AE/000/999/
A) SBGW - GUARATINGUETA/GUARATINGUETA, SP
B) 10/06/10 21:01 C) 11/06/10 23:00
E) NDB GGT 275KHZ U/S)
DT EXPED : 10/06/10 21:01:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN

SBEG G0946/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QXXXX/IV/NBO/AE/000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) DEVIDO OPS AEREAS POR OCASIAO DO FESTIVAL FOLCLORICO EM PARINTINS,
AS ACFT VOANDO NOS TRECHOS ABAIXO SERAO INSTRUIDAS CONFORME SEGUE:
MANAUS/PARINTINS - AWY A566
PARINTINS/MANAUS - PSN TINS DCT VOR MNS 115.80MHZ
SANTAREM/MANAUS - AWY A566 PSN ARUA DCT VOR PRI AFASTAR-SE NA
RDL 295 PSN TINS DCT VOR MNS 115.80MHZ
MANAUS/SANTAREM - AWY A566)
DT EXPED : 10/06/10 21:25:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0947/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QFAXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) AD TIPO OPS MODIFICADA PARA VFR IFR)
DT EXPED : 10/06/10 21:33:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN
SBEG G0948/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QSPCS/IV/BO /AE/000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
D) JUN 17 18 SR/SS JUN 19 0949 TIL JUN 29 2100
E) APP PARINTINS 129.60MHZ INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 21:46:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0949/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QSTCS/IV/BO /A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
D) JUN 17 18 SR/SS JUN 19 0949 TIL JUN 29 2100
E) TWR PARINTINS 121.90MHZ INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 21:55:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0950/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QFMCS/IV/BO /A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
D) JUN 17 18 SR/SS JUN 19 0949 TIL JUN 29 2100
E) MET (EMS-2) INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 22:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0951/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPIXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) IAC VOR/DME RWY 06, 22 OCT 09, ACT)
DT EXPED : 10/06/10 22:23:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0952/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPIXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) IAC VOR/DME RWY 24, 01 SEP 05, ACT)
DT EXPED : 10/06/10 22:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN





SBEG G0953/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPDXX///A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) SID ASPO-TUPI E SID GAPI-TINS, AMBAS DE 09 APR 10, ACT)
DT EXPED : 10/06/10 22:37:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0954/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPICS/I /NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) IAC NDB RWY 06 E IAC NDB RWY 24 INSTL
RMK: CARTAS AVBL SOMENTE NOS AD: SBBE SBSN SBEG SBMN SBBR SBPV
SBBV SWPI SBTT SBTF SBVH SBUA SBMY)
DT EXPED : 10/06/10 22:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0955/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QPDCS/I /NBO/A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) SID ASPO 2TUPI 2 E SID GAPI 2TINS 2 INSTL
RMK: CARTAS AVBL SOMENTE NOS AD: SBBE SBSN SBEG SBMN SBBR SBPV SBBV
SWPI SBTT SBTF SBVH SBUA E SBMY)
DT EXPED : 10/06/10 22:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0956/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QNBCS/IV/BO /AE/000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) NDB PAR 1730KHZ COORD 024002S/0564637W INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 23:02:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0957/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QXXCS/IV/NBO/AE/000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
D) JUN 17 18 SR/SS JUN 19 0949 TIL JUN 29 2100
E) FREQ SOLO 121.90MHZ INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 23:11:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN



SBEG G0958/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QLVCS/IV/BO /A /000/999/
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) VASIS (AVASIS) RWY 06 INSTL)
DT EXPED : 10/06/10 23:16:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

SBEG G0959/2010 NOTAMN
Q) SBAZ/QACCS/IV/NBO/AE/000/145/0240S05647W027
A) SWPI - PARINTINS/PARINTINS, AM
B) 17/06/10 09:48 C) 29/06/10 21:00
E) CTR (CLASSE D) CENTRO COORD 024004S/0564639W RAIO 27NM INSTL
RMK: PSN TUPI 0220.60S/05627.56W
PSN TINS 0235.67S/05713.01W
PSN PAJE 0252.56S/05710.33W
PSN ARUA 0242.87S/05619.56W
PSN GAPI 0218.01S/05702.14W
F) GND G) FL145)
DT EXPED : 10/06/10 23:31:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN


NOTAM EM VIGOR EM 11 JUN 10

SBCT E1418/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QWMLW/IV/BO /W /000/350/2225S04424W007
A) SDRS - RESENDE/RESENDE, RJ
SBCW - /FIR CURITIBA,
B) 11/06/10 18:00 C) 12/06/10 14:00
D) JUN 11 1800/2000 JUN 12 1000/1400
E) FRNG ACONTECERA NA AREA LTD PELOS SEGMENTOS DE RETA UNINDO OS
PONTOS DE COORD 222300S/0441730W 222730S/0441730W 222730S/0443130W
222300S/0443130W (RESENDE, RJ) RTO
F) GND G) FL350)
DT EXPED : 10/06/10 18:19:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBRF B0773/2010 NOTAMR - SBRF B0761/2010
Q) SBRE/QMRLC/IV/NBO/A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/INTL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 11/06/10 04:00 C) 31/07/10 07:00
D) DLY 0400/0700
E) RWY 10/28 CLSD DEVIDO OBRAS)
DT EXPED : 10/06/10 14:15:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0149/CGN/100610


SBRF B0783/2010 NOTAMR - SBRF B0782/2010
Q) SBRE/QFAXX///A /000/999/
A) SBSV - SALVADOR/INTL DEPUTADO LUIS EDUARDO MAGALHAES, BA
B) 11/06/10 09:30 C) 20/07/10 13:00
D) DLY 0930/1300
E) AD - AP COORDENADO, EM CONSEQUENCIA:
1)CONFORME REGRAS E PROC DESCRITOS NA
AIP-BRASIL ENR 1.9 ITEM 2, TODAS AS ACFT
QUE PRETENDAM OPR EM SBSV, TERAO SUAS OPS
CONDICIONADAS A DISPONIBILIDADE DE ATENDIMENTO
EM FUNCAO DA CAPACIDADE DE INFRA-ESTRUTURA
INSTALADA NO AD E DEVERAO SOLICITAR O ATENDIMENTO
COM ANTECEDENCIA MINIMA DE 01 HR E MAX DE 25 HR
DA HORA DESEJADA DA OPS A CENTRAL INTEGRADA DE
SLOTS ATRAVES DO SITE DO CGNA(WWW.CGNA.GOV.BR)
NA OPCAO SERVICOS. O ATENDIMENTO SERA CONFIRMADO
PELO FORNECIMENTO DE UM CODIGO NUMERICO
QUE DEVERA CONSTAR NO ITEM 18 DO PLANO DE VOO,
PRECEDIDO DA SIGLA RMK/CLR
EXEMPLO:RMK/CLR SV 165342
2) AS ACFT QUE OPEREM EM SBSV, CUJA A ORIGEM
OU DESTINO SEJA SBSP, DEVERAO SOLICITAR SLOT
APENAS PARA OPERACAO EM SBSP E ESTARAO DISPENSADAS
DA SOLICITACAO DE SLOT EM SBSV
3)SERA APLICADO SLOT DE OPORTUNIDADE EM SBSV
AS ACFT CITADAS NO ITEM 2
4) AS ACFT DE POSSE DE UM SLOT ATC, QUE TENHAM
CONHECIMENTO DE SUA NAO UTILIZACAO COM
ANTECEDENCIA SUPERIOR A 02 (DUAS) HR DO HORARIO
PREVISTO DEVERAO CANCELA-LO PELO SITE DO CGNA
5) AS AERONAVES DE POSSE DE UM SLOT ATC QUE TENHAM CONHECIMENTO DE
SUA NAO UTILIZACAO COM ANTECEDENCIA INFERIOR A 02 (DUAS) HR DO
HORARIO PREVISTO, DEVERAO INFORMAR A SALA AIS DO AD COORDENADO OU
AO ORGAO ATC, QUANDO EM VOO.
6) O PERIODO DE FUNCIONAMENTO DA CENTRAL INTEGRADA
DE SLOTS SERA DE 10 JUN TIL 20 JUL 10 H24.
7) OS SLOTS PARA VOOS REGULARES SAO DISTRIBUIDOS
POR OCASIAO DA APROVACAO DO HOTRAN, CONSTANDO
DE PLANILHA ESPECIFICA. OS PROCEDIMENTOS DESCRITOS
NO ITEM 1 NAO SE APLICAM AOS VOOS REGULARES.
8) PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, LIGAR PARA O TELEFONE DA CENTRAL
INTEGRADA DE SLOTS 0800-282-6612
DT EXPED : 10/06/10 16:45:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : B0150/CGN/100610







SBSP D1011/2010 NOTAMN
Q) SBCW/QLPAS/IV/BO /A /000/999/
A) SBGL - RIO DE JANEIRO/INTL GALEAO-ANTONIO CARLOS JOBIM, RJ
B) 11/06/10 16:00 C) 11/06/10 18:00
E) PAPI RWY 33 U/S)
DT EXPED : 31/05/10 13:13:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBSPZXBN









quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONTRA A LOTAÇÃO . . . MOPs.

Agencia Estado

26/05/2010 09h44 - Atualizado em 26/05/2010 09h44

Contra lotação, Cumbica terá três miniterminais

Agencia Estado

Para conter a lotação nos principais aeroportos e suprir a demanda da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aposta em 15 miniterminais em 12 aeroportos - três em Cumbica. Eles custam até três vezes menos que uma estrutura definitiva, mas têm vida útil de no máximo 15 anos. O Módulo Operacional Provisório (MOP) é o nome do galpão pré-moldado que a Infraero vai espalhar pelo País.

O planejamento da estatal para 2014, discutido ontem no Rio de Janeiro, mostra que o maior deles, com área de 14 mil metros quadrados, será erguido em Cumbica, a partir de julho, e terá capacidade para receber três milhões de passageiros por ano - o equivalente ao movimento atual de Viracopos. O menor será em Ilhéus (BA), com capacidade para 250 mil passageiros por ano.

O investimento total em MOPs será de R$ 114,9 milhões - R$ 68 milhões só em Cumbica, segundo o diretor de Engenharia da Infraero, Jaime Parreira, informou ontem na Cúpula União Europeia-América Latina de Aviação Civil, no Rio. "A vida útil dos MOPs vai de 10 a 15 anos, e eles podem ser mudados de local", ressalta. O custo é de R$ 2.500 por metro quadrado - ante R$ 7 mil de uma estrutura definitiva.

Viracopos

O plano de obras da Infraero para a Copa de 2014 não deixa dúvidas: o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, será o terceiro grande terminal de São Paulo - depois de Congonhas e Cumbica. Dos R$ 5,3 bilhões que serão investidos a partir do próximo ano nos 16 terminais das 12 cidades-sede do mundial, R$ 651 milhões (12%) vão para a ampliação do terminal.

Pelas projeções da estatal, às vésperas do mundial o aeroporto terá mais do que o triplo da capacidade atual, saltando dos atuais 3,5 milhões de passageiros por ano para 11 milhões. A primeira fase de obras está prevista para terminar em novembro de 2013. Até lá, a Infraero espera ter reformado o terminal de passageiros existente, erguido um módulo operacional provisório, finalizado 25% do novo terminal de passageiros, o pátio de aeronaves e seis pontes de embarque. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

REDETV EM VISITA AO CGNA



TMA/SP: PBN E O AUMENTO DA CAPACIDADE

A capacidade de voo no espaço aéreo de São Paulo será duas vezes maior do que a atual em dois anos. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo chefe de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Luiz Cláudio Ribeiro, durante a Cúpula União Européia - América Latina da Aviação Civil, no Rio de Janeiro.

Ribeiro explicou que uma das medidas adotadas para atingir a meta será a implantação de um sistema conhecido como Performance Baseada em Navegação (PBN). Diferente do que acontece hoje, quando as informações ainda partem apenas de equipamentos instalados no solo, o PBN permite que as informações sobre navegabilidade cheguem às aeronaves também a partir de satélites.

O mecanismo elimina problemas de comunicação entre os equipamentos em solo e a aeronave em função de relevos como montanhas, por exemplo, que podem comprometer o sinal. Partindo dos satélites as informações são mais precisas podendo tornar as trajetórias menores, otimizando o trabalho do controle de tráfego aéreo. Com a redução do tempo de um avião no ar, o número de aeronaves que poderá operar na região será maior.

"O PBN cria procedimentos que usam toda a tecnologia a bordo das aeronaves, permitindo voos mais precisos, o que aumenta a eficiência e quando fala-se em eficiência, fala-se em meio ambiente e também em tempo e conforto".

O sistema já foi testado e implantado em Brasília e Recife. A expectativa é concluir a implantação no Rio de Janeiro em 2011 e em São Paulo em 2012. E, posteriormente, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Curitiba.

Helipontos irregulares
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a fechar nesta quarta-feira 16 helipontos privados considerados irregulares pela prefeitura de São Paulo. A ação será realizada até sexta-feira. A multa diária prevista para o descumprimento da ordem de paralizar o heliponto é de R$ 8 mil. São Paulo tem 272 helipontos registrados pelo governo federal, sendo só 85 com licença.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4451457-EI8139,00-Espaco+aereo+de+Sao+Paulo+tera+o+dobro+de+capacidade+em.html

SBRJ - QUE ROTA É ESSA?


Santos Dumont opera Rota 2

Aeroporto continua operando Rota 2 mesmo em condições climáticas favoráveis.


Giselle Ouchana

Rio - A Secretaria estadual do Ambiente divulgou no fim da tarde desta quinta-feira, 27, um levantamento das operações de pouso e decolagem no Aeroporto Santos Dumont (foto) para avaliar o cumprimento das restrições acordadas com a Infraero. A pesquisa mostra que o órgão aeroportuário vem operando na rota mesmo em condições favoráveis, quando poderia operar apenas em condições de tempo adversas.

A secretaria do Ambiente, Marilene Ramos, disse, no entanto, que o órgão ambiental vai considerar as possíveis questões operacionais da Infraero antes de tomar qualquer medida. Ela se encontra em uma reunião com representantes da Infraero e de outros órgãos aeroportuários.

Também foi apresentado pela secretaria um estudo de percepção de ruído de aeronaves nos seis bairros da zona sul do Rio afetados pela rota 2 do Aeroporto Santos Dumont. Cerca de 52% dos 600 entrevistados disseram estar incomodados com o ruído.

http://www.rjnoticia.com.br/noticias/detalhes/2337