quinta-feira, 10 de junho de 2010

TMA/SP: PBN E O AUMENTO DA CAPACIDADE

A capacidade de voo no espaço aéreo de São Paulo será duas vezes maior do que a atual em dois anos. A afirmação foi feita nesta quarta-feira pelo chefe de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), brigadeiro Luiz Cláudio Ribeiro, durante a Cúpula União Européia - América Latina da Aviação Civil, no Rio de Janeiro.

Ribeiro explicou que uma das medidas adotadas para atingir a meta será a implantação de um sistema conhecido como Performance Baseada em Navegação (PBN). Diferente do que acontece hoje, quando as informações ainda partem apenas de equipamentos instalados no solo, o PBN permite que as informações sobre navegabilidade cheguem às aeronaves também a partir de satélites.

O mecanismo elimina problemas de comunicação entre os equipamentos em solo e a aeronave em função de relevos como montanhas, por exemplo, que podem comprometer o sinal. Partindo dos satélites as informações são mais precisas podendo tornar as trajetórias menores, otimizando o trabalho do controle de tráfego aéreo. Com a redução do tempo de um avião no ar, o número de aeronaves que poderá operar na região será maior.

"O PBN cria procedimentos que usam toda a tecnologia a bordo das aeronaves, permitindo voos mais precisos, o que aumenta a eficiência e quando fala-se em eficiência, fala-se em meio ambiente e também em tempo e conforto".

O sistema já foi testado e implantado em Brasília e Recife. A expectativa é concluir a implantação no Rio de Janeiro em 2011 e em São Paulo em 2012. E, posteriormente, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Curitiba.

Helipontos irregulares
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) começou a fechar nesta quarta-feira 16 helipontos privados considerados irregulares pela prefeitura de São Paulo. A ação será realizada até sexta-feira. A multa diária prevista para o descumprimento da ordem de paralizar o heliponto é de R$ 8 mil. São Paulo tem 272 helipontos registrados pelo governo federal, sendo só 85 com licença.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4451457-EI8139,00-Espaco+aereo+de+Sao+Paulo+tera+o+dobro+de+capacidade+em.html

Nenhum comentário: