sábado, 14 de agosto de 2010

Cores e significados das luzes de um avião


O sistema externo de iluminação de uma aeronave comercial tem inúmeras funções. É importante para a navegação e a segurança das operações auxiliando os procedimentos de pouso e decolagem e até mesmo em inspeções visuais realizadas em voo de cruzeiro, além de identificar e promover o logotipo da empresa aérea.


Farol (Beacon)
Duas lâmpadas estroboscópicas de alta intensidade com lentes vermelhas são normalmente montadas nas partes superior (teto) e inferior (barriga) da fuselagem. São as luzes anticolisão, que “piscam” em média 60 vezes por minuto. As lâmpadas recebem descargas de tensão de até 500 volts em corrente contínua.


Verificação de asas e motores (Wing and Engine Scan)
Quatro luzes incandescentes, duas de cada lado da fuselagem central, permitem a inspeção noturna em vôos dos bordos de ataque das asas e entradas de ar dos motores. São vistas para a verificação de formação de gelo.


Nariz (Nose)
Existem duas lâmpadas incandescentes acomodadas na parte superior do trem de pouso. A de táxi (Taxi) e a take-off light (T.O.). A taxi utilizada exclusivamente para o táxi, tem 450 watts e produz um feixe luminoso com ângulo maior e foco mais próximo . A T.O. , útil principalmente na decolagem, suporta 600 watts e ilumina uma área com ângulo menor e foco mais longo. Após a retração do trem de pouso, as lâmpadas são desligadas automaticamente. Durante o dia, as luzes normalmente permanecem desligadas.


Manobras fora da pista de pouso e decolagem (Runway - turn off)
O trem de pouso dianteiro dos jatos dispõe de outras duas luzes incandescente de 150 watts, ambas voltadas para os lados. Durante a execução de curvas pronunciadas em solo, no trajeto entre a pista e o terminal de passageiros, principalmente à noite, a iluminação lateral promovida pelas lâmpadas runway-turn off melhora a visibilidade dos pilotos. Para proporcionar maior segurança nas manobras, as luzes acompanham o movimento das rodas da aeronave.


Lâmpadas estroboscópicas (Strobe)
Ao lado de cada luz de navegação, na cauda e nas asas, são instaladas lâmpadas estroboscópicas branca de alta intensidade que “piscam” na mesma freqüência das luzes de anticolisão.


Navegação e logotipo (Nav & Logo)

As luzes incandescentes de navegação são utilizadas desde os primórdios da aviação. São uma imitação das primitivas sinalizações marítimas do inicio do século passado. Na extremidade da asa direita há duas lâmpadas verdes e, na extremidade da asa esquerda, duas lâmpadas vermelhas . São 50 watts para cada bulbo. Na extremidade da cauda, os aviões também contam com duas lâmpadas brancas de 25 watts cada. As seis são à base de quartzo. Para iluminar o logotipo da companhia aérea, pintado nas duas faces do leme vertical , existes duas lâmpadas na superfície superior dos estabilizadores horizontais.


Pouso (Land)

Duas luzes incandescentes do tipo quartzo de 600 watts são de extrema importância para o pouso. As lâmpadas ficam sob as asas, imediatamente após os bordos de ataque rente a fuselagem. Auxiliam na fases de aproximação, toque e desaceleração. Normalmente são retráteis.

* Referentes ao Airbus A330

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sexta-feira, 13 de agosto de 2010

LATAM, fusão da LAN e da TAM




São Paulo - A distribuição de poder da LATAM, resultado da fusão das companhias aéreas TAM e da chilena LAN, já mostra na mão de quem estará o controle da nova empresa. O CEO e vice-presidente executivo da LATAM será Enrique Cueto, atual presidente da LAN. Maurício Rolim, atual vice-presidente da administração da TAM, será o presidente do Conselho Administrativo da LATAM.

Essa divisão se dá porque a LAN deterá, na nova companhia, 79,6% das ações ordinárias do grupo - portanto, com poder de voto sobre as decisões. A TAM ficou com os outros 20,4% das ações, garante uma fonte ligada à companhia brasileira. O motivo da compra da brasileira pela chilena, por meio de troca de ações, é simples, diz a fonte: o caixa da LAN é maior que o da TAM.

"Essa divisão caracteriza que quem mandará nas operações da holding é a família Cueto, dona da LAN", afirma a fonte. "O cargo que será ocupado por Maurício é mais institucional que estratégico, uma maneira de mostrar que as empresa estão alinhadas, porém deixando claro quem manda".

O arranjo é semelhante ao proposto pela associação de outras duas gigantes - oPão de Açúcar e a Casas Bahia. Michael Klein será o presidente do conselho de administração da nova Globex, e seu filho, Raphael, de 32 anos, será o presidente executivo. Na época, a avaliação dos especialistas era de que a distribuição de poder seria apenas formal, já que Abílio Diniz, o dono do Pão de Açúcar, deteria a maioria dos assentos do conselho - e mandaria na prática. O acordo acabou revisto por exigência dos Klein, a fim de conseguirem melhores condições na associação.

Velhos conhecidos

Ainda é cedo para dizer se a distribuição de poder dentro da LATAM vai desagradar à família Amaro. De concreto, sabe-se que as relações entre os Cueto e os brasileiros são antigas e bem amistosas.

Elas remontam à época do fundador da TAM, Rolim Amaro, quando a empresa comprou suas primeiras aeronaves Airbus. A aquisição teria sido feita pelas duas empresas juntas, para barganhar um melhor preço pelos aviões. Desde então, unir as companhias virou uma obsessão para Amaro. "Entre idas e vindas de negociações, muito tempo se passou", conta a fonte.

André Esteves, CEO do BTG Pactual e atual conselheiro da TAM, foi o grande negociador da compra, bem como Marco Bologna, presidente do conselho de administração da companhia, afirmou uma pessoa próxima às companhias.

"Não sei quanto Esteves possui dos 20,4% de ações na LATAM, mas imagino que ele deve ter ganhado uma boa comissão por ter alinhado os interesses das companhias nas negociações", disse o executivo.

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ATUALIZAÇÃO DE NOTAM


SBCT E2045/2010 NOTAMR - SBCT E0416/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 13/08/10 11:40 C) 13/02/11 23:59
E) IAC NDB Y RWY 29, DE 15 JAN 09, SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 11:40:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2046/2010 NOTAMR - SBCT E0421/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 13/08/10 13:12 C) 13/02/11 23:59
E) IAC VOR OU VOR/DME Y RWY 29, DE 21 DEC 06, SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 13:12:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2047/2010 NOTAMR - SBCT E0422/2010
Q) SBCW/QPIXX///A /000/999/
A) SBPA - PORTO ALEGRE/SALGADO FILHO, RS
B) 13/08/10 13:42 C) 13/02/11 23:59
E) IAC NDB Y RWY 11, DE 21 DEC 06, SUSPENSA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 13:42:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
SBCT E2049/2010 NOTAMR - SBCT E0803/2010
Q) SBCW/QACCS/IV/NBO/AE/000/045/2329S05201W015
A) SBMG - MARINGA/REGIONAL DE MARINGA - SILVIO NAME JUNIOR, PR
B) 13/08/10 14:44 C) 13/02/11 23:59
E) CTR MARINGA CIRCULO 15NM DE RAIO COM CENTRO EM 2328.55S/05200.36W
(NDB MRN) BDRY VER SUPERIOR FL045 EXCLUSIVE ESPACO AEREO CLASSE
ECHO INSTL
RMK: ORGAO QUE PRESTA SER: APP LONDRINA
REF: AIP BRASIL ENR 2.2.1-4
F) GND G) FL045)
DT EXPED : 13/08/10 14:44:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBCT E2051/2010 NOTAMR - SBCT E0806/2010
Q) SBCW/QNVXX///AE/000/999/
A) SBLO - LONDRINA/GOVERNADOR JOSE RICHA, PR
B) 13/08/10 15:04 C) 13/02/11 23:59
E) VOR LON 112.40MHZ NO AVBL NA SAIDA MARINGA
REF: AIP BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 15:04:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN
 
SBCT E2055/2010 NOTAMR - SBCT E1641/2010
Q) SBCW/QPICH/I /NBO/A /000/999/
A) SBNF - NAVEGANTES/MINISTRO VICTOR KONDER, SC
B) 13/08/10 15:26 C) 13/02/11 23:59
E) IAC RNAV(GPS) RWY 07, DE 03 AUG 06, MODIFICADO INFO NO QUADRO PARA
POUSO DIRETO:
-MDA DE 470FT PARA 520FT
-VIS CAT C DE 2000M PARA 2400M
-VIS CAT E DE 2400M PARA 2800M
REF: AIP-BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 15:26:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBCT E2056/2010 NOTAMR - SBCT E1643/2010
Q) SBCW/QPICH/I /NBO/A /000/999/
A) SBNF - NAVEGANTES/MINISTRO VICTOR KONDER, SC
B) 13/08/10 15:30 C) 13/02/11 23:59
E) IAC RNAV(GPS) RWY 25, DE 03 AUG 06, MODIFICADO INFO NO QUADRO PARA
POUSO DIRETO:
-MDA DE 410FT PARA 610FT
-TETO DE 400FT PARA 600FT
-VIS CAT C DE 1600M PARA 2400M
-VIS CAT D DE 2000M PARA 2800M
-VIS CAT E DE 2400M PARA 3200M
REF: AIP-BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 15:30:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBCTZXBN

SBEG G1398/2010 NOTAMR - SBEG G0437/2010
Q) SBAZ/QPIXX///A /000/999/
A) SBPV - PORTO VELHO/GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA DE OLIVEIRA, RO
B) 13/08/10 14:56 C) 10/01/11 22:00
E) IAC ILS/DME Y RWY 19, DE 11 MAR 10, CORRIGIR:
1 - NA PLANTA O HDG DA PERNA DE APROXIMACAO DA ORBITA DE 025 DEG
PARA 021 DEG
2 - NA PLANTA O HDG DA PERNA DE AFASTAMENTO DA ORBITA DE 205 DEG
PARA 201 DEG
3 - NA PLANTA O HDG DE AFASTAMENTO DE 025 DEG PARA 021 DEG
4 - NO QUADRO POUSO DIRETO, ILS COMPLETO, A DA DE 530FT PARA
549FT
REF: AIP-BRASIL MAP)
DT EXPED : 13/08/10 14:54:00
STATUS : IN FORCE
ORIGEM : SBEGZXBN

Fonte: CGNA

Obra na pista de Cumbica, em SP, é adiada pela 3ª vez



As obras no sistema de pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, voltaram a ser adiadas ontem. Desta vez, o motivo foi o temor das autoridades do setor aéreo e das companhias de se criar uma onda de atrasos de voos pelo País. É a terceira vez em dois anos que a reforma teve de ser postergada.

Pelo cronograma da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as obras na pista principal e de taxiamento do aeroporto deveriam começar no domingo e terminar três meses depois, em 15 de novembro. Durante esse período, a pista mais extensa do aeroporto, de 3,7 mil metros, teria de ser reduzida para 2,5 mil metros.

Um estudo feito pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão do comando da Aeronáutica, mostrava que esse encurtamento da pista faria com que a capacidade operacional de Cumbica caísse dos atuais 45 movimentos (pousos ou decolagens) por hora para 28. Sem um completo remanejamento das malhas aéreas das empresas, apontou o estudo do Decea, o aeroporto dificilmente conseguiria absorver o fluxo de aeronaves, o que comprometeria a pontualidade dos voos não só em São Paulo, mas em praticamente todo o País.

A Infraero chegou a elaborar um plano e discuti-lo com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mas as companhias aéreas insistiram no adiamento das obras. Argumentavam que o setor está aquecido e que já haviam vendido milhares de bilhetes para esse período e não teriam como cancelá-los, sob pena de prejudicar seus passageiros. Além disso, a própria Infraero reconheceu que a redução do número de operações afetaria os horários (slots) contratados pelas empresas internacionais.

Planejamento

A nova previsão da Infraero é começar as obras na primeira quinzena de março de 2011. O diretor de Operações da estatal, João Márcio Jordão, afirmou que o adiamento não vai afetar as demais etapas da reforma. "Vamos adiantar etapas previstas para os próximos meses. Não haverá prejuízos para o cronograma de expansão de Cumbica." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

http://bit.ly/btpAqh

F100-NG Aeronave remodelada



O F100-NG chega com a promessa de competir com a brasileira Embraer e a canadense Bombardier, empresas que dominam o mercado de aeronaves de 80 a 110 assentos. O avião substitui o antigo Fokker 100, mas promete ser superior e mais barato do que o antecessor e seus concorrentes. O projeto prevê a produção de um modelo mais leve, econômico e silencioso, além de ser menos poluente. O custo de manutenção e de venda é estimado para ser 15% mais barato.

O Fokker 100 parou de ser produzido em 1996, mas ainda voa no mundo inteiro. No Brasil, é utilizado pela Ocean Air e pela Avianca.

A empresa remodelou o avião e previu novos itens de segurança.

Para a manete do reverso, que serve para inverter a pressão da turbina e fazer a aeronave frear e que ficou famosa em outro acidente na capital paulista envolvendo um modelo Airbus, foi desenvolvido um sistema a fim de detectar qualquer tipo de problema e acionar automaticamente o equipamento.

Representantes da Next Generation estarão no fim de agosto em Brasília para dar prosseguimento às negociações e conhecer o projeto do GDF. O Distrito Federal é considerado um ponto estratégico pela empresa. Um dos maiores mercados são os Estados Unidos, que, somados aos outros países da América, representam um alto potencial de expansão.

O Centro-Oeste oferece perfeitas condições climáticas, geográficas e econômicas para a produção das aeronaves, acredita o governador Rogério Rosso. (RT)

Brasília entra na briga por fábrica de aviões

A acanhada indústria brasiliense pode receber um reforço de peso para turbinar a economia local.

O Governo do Distrito Federal entrou na briga para trazer a fábrica de aeronaves da holandesa Next Generation Aircraft. Quatro países estão na lista de interessados: Argentina, África do Sul, Brasil e Turquia. Na disputa interna, Minas Gerais e Goiás manifestaram interesse. O governador do DF, Rogério Rosso, participou no início do mês, em Amsterdã, de uma reunião com os executivos da empresa e trouxe na bagagem uma carta de intenções assinada pelo presidente da companhia, Jaap Jacobson, para a instalação de um complexo industrial na cidade.

Com investimentos de R$ 1,6 bilhão, o negócio pode movimentar R$ 4 bilhões por ano e gerar 10 mil empregos diretos.

O objetivo é recriar o Fokker 100, do grupo Rekkof. A aeronave, batizada como F100-NG, teve a aerodinâmica modernizada e recebeu novos motores e equipamentos eletrônicos. A empresa trabalha no novo modelo desde o fim de 2008 e recebeu, neste ano, um crédito de 20 milhões de euros (o equivalente a R$ 45 milhões) do governo holandês para dar andamento ao projeto. A expectativa da NG Aircraft é fazer o primeiro avião voar em 1º de outubro de 2015. Em 2017, será lançado o F70-NG, de menor porte.

Para tanto, a empresa escolherá a cidade-sede da montadora no próximo 30 de setembro.

Para conseguir atrair o negócio, o Distrito Federal precisa dispor de área para instalação do parque industrial, de uma boa política fiscal e de um pacote de incentivos. O GDF tem três locais para oferecer: dois na saída norte, um próximo a Sobradinho e outro na altura da Granja do Torto; a terceira opção fica na DF-140, perto da estação de rádio da Marinha.

A área mínima para abrigar o projeto é de 300 hectares três milhões de metros quadrados, o equivalente a 300 campos de futebol. As terras pertencem ao GDF e poderão ser repassadas à fabricante por meio do Programa de Promoção do Desenvolvimento Econômico (Pró-DF).

A ideia empolga tanto o governador que ele quer criar o Polo Aeronáutico de Brasília para abrigar o terminal de cargas local e a montadora. O êxito desse projeto vai inserir definitivamente o Distrito Federal na produção de alta tecnologia global, diz Rosso.

Segundo ele, o desafio urgente é encontrar parceiros que apostem no projeto. O mundo está atento a Brasília e só é preciso perceber as oportunidades. Parque A NG produzirá, inicialmente, 75% da aeronave fora da Holanda.

Apenas a cabine será feita no país europeu, que tem a tecnologia e a licença para tanto. Para montar a maior parte do avião, é necessária a produção de 36 mil itens, distribuída em um parque industrial formado por 14 fábricas.

As peças são enviadas para a montadora, que fica no centro do terreno. Depois de cinco anos, a empresa holandesa passará a fabricar todo o avião no local.

Cada fábrica do complexo deverá gerar em média 700 empregos.

Para o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, a cidade tem condições de suprir a mão de obra técnica. As universidades de Brasília formam muitos jovens capacitados.

Além disso, o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem) prepara-se para começar, no Gama, um centro de formação justamente para o setor, diz Rocha.

De acordo com o presidente, a iniciativa do GDF pode dar à indústria um papel fundamental na economia local.

O valor para instalação do complexo é de 700 milhões de euros R$ 1,6 bilhão. A NG procura um parceiro brasileiro para viabilizar 30% dos custos. Para tanto, linhas de créditos como a do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) podem ser fundamentais para avalizar a instalação.

Uma vantagem à disposição da capital da República é o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). Os recursos são oferecidos pelo governo federal para gerar o desenvolvimento econômico da região, mas o fundo é subutilizado pelos empresários locais. Só em 2010 foram previstos R$ 4,1 bilhões para todos os Estados DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul , sendo R$ 789,6 milhões para o setor empresarial brasiliense. Até o fim de julho, apenas 19,75% do montante havia sido emprestado no Distrito Federal. Se os R$ 633 milhões restantes não forem usados até o fim de setembro, eles retornarão aos cofres da União.

Custos O F100-NG tem capacidade para 122 passageiros e o F70-NG, para 85. A produção de cada aeronave na Europa gira em torno de US$ 10 milhões (R$ 17,7 milhões), com preço de venda de US$ 28 milhões (R$ 49,5 milhões).

O objetivo é aproveitar a mão de obra e os benefícios brasileiros para reduzir esses custos. Para os primeiros 12 meses de funcionamento, o parque industrial deverá produzir 60 unidades, com aumento gradativo para, em cinco anos, alcançar a fabricação anual de 84 aeronaves. O faturamento inicial esperado é de R$ 3 bilhões, podendo ultrapassar rapidamente a faixa de R$ 4 bilhões.


http://bit.ly/d9UVn2

Foi inaugurada nesta quinta-feira (12/8) uma nova Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Ceza


Foi inaugurada nesta quinta-feira (12/8) uma nova Delegacia da Polícia Civil no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA). O posto funciona no térreo do Terminal de Passageiros, próximo a outros órgãos públicos, como o Juizado de Menores e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No evento de inauguração, o delegado responsável pelo posto no Terminal, Robério Pinheiro, comentou a iniciativa. “A delegacia da Polícia Civil no aeroporto objetiva ampliar a segurança e a ordem na localidade”, enfatizou. “Temos grande satisfação em contar com a Polícia Civil, trazendo mais segurança e conforto à comunidade aeroportuária”, completou Francisco Ferreira, superintendente em exercício do Aeroporto de Belém.

A delegacia funciona 24h em esquema de plantão. Os telefones do posto são (91) 3210-6389 e 3298-1110.


Assessoria de Imprensa Infraero
imprensa@infraero.gov.br

Iniciam os estudos para ampliar pista do aeroporto de Joinville


A Infraero emitiu ontem a ordem de serviço inicial para a execução dos estudos preliminares para para ampliação da pista de pousos e decolagens, do pátio de aeronaves, da pista de taxiamento a e implantação de infraestrutura complementar do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.

A empresa Pentágono Serviços de Engenharia Civil e Consultoria, de Ribeirão Preto (SP) venceu a licitação iniciada em abril e vai realizar os levantamentos geotécnicos, do terreno e da infraestrutura existente. O estudo está orçado em R$ 1 milhão e deve ser entregue em abril de 2011.

“Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a Prefeitura consiga cumprir a sua. Sem as obras de alteração do contorno viário do aeroporto, a ampliação não vai poder ser feita, e este investimento em estudos terá sido em vão”, cobra o superintendente do aeroporto de Joinville, Sérgio Santiago Ribeiro.

Já o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Thomazi, afirma que os R$ 15 milhões necessários para as obras estão próximas de se concretizar.

“Voltamos a fazer o pedido de inclusão de R$ 10 milhões no orçamento do próximo ano para o governador Leonel Pavan. O secretário municipal de Planejamento, Eduardo Dalbosco, informa que os R$ 5 milhões faltantes podem ser incluídos no PAC da Mobilidade, que abre inscrições para novos projetos em outubro”, diz Thomazi.

Ele afirma ainda que já solicitou ao Ippuj uma reavaliação da obra para analisar a possibilidade de redução de cursos.

http://bit.ly/9I1J0i

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Aeroporto de Congonhas recebe 7ª edição da Labace



O Aeroporto de São Paulo/Congonhas sedia no período de 12/8 a 14/8 a 7ª edição da Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace). A feira é organizada pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag). Para abrigar o evento, a Infraero disponibilizou, no Aeroporto de Congonhas, a antiga área da Vasp. A edição anterior da Labace, em 2009, foi realizada no mesmo local.

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, discursou na cerimônia de abertura do evento. “A Labace é um evento que reúne a grandiosidade de empresas, a força do mercado, a inteligência e a aposta de empresários de sucesso”, ressaltou.

Também estiveram presentes na cerimônia o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Ramon Borges Cardoso, o presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral, Francisco Lyra, a diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Vieira, entre outros. O diretor de Operações da Infraero, João Marcio Jordão, marcou presença no evento com palestra sobre o tema “Planejamento e Investimentos 2010 e 2016 - Aeroportos Cidades-Sede Copa”.

A Labace é o segundo maior evento do mundo em aviação executiva e o mais importante da América Latina. O evento possibilita o contato direto entre a indústria aérea, os prestadores de serviços relacionados e o usuário em potencial do transporte aéreo de negócios. As conferências organizadas durante a feira trarão as tendências da aviação mundial. Os visitantes poderão apreciar as 56 aeronaves executivas expostas e ainda conhecer os produtos e serviços de 150 empresas expositoras. Neste ano, a Abag lançará a campanha “Aviação Geral: vetor de desenvolvimento e inclusão social”, com o objetivo de discutir a relevância da aviação executiva para o desenvolvimento das cidades que possuem aeródromos, mas não são servidas pela aviação comercial.

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br




De acordo com a ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), a frota brasileira de aeronaves (aviões e helicópteros) executivas é de 1.500 aparelhos, sendo que a frota deverá crescer nos próximos anos.
Entre os dias 14 e 16 de agosto, a entidade realiza em São Paulo, a LABACE (Latin America Business Aviation Conference & Exhibition) principal evento do setor na América Latina, que terá cobertura em tempo real realizada pelo AIR onLINE.
O crescimento continuado do País; a conquista do grau de investimento; o real valorizado, que permite a importação de aeronaves a preços competitivos; o barateamento dos equipamentos de aviação e, sobretudo, o surgimento de novos pólos econômicos – principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, estão impulsionando o mercado de aviação empresarial. Essa tendência deverá transformar a quinta edição da LABACE, na maior de todas as já realizadas.
“A Labace é há anos a principal feira da aviação empresarial na América Latina. Porém, este ano, como reflexo dos resultados positivos da economia e do continuado processo de descentralização do desenvolvimento econômico, devemos ter um número recorde de negócios realizados”, revela Rui Thomaz de Aquino, presidente da ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral), entidade organizadora do evento. Aquino acredita que a frota de aeronaves (aviões e helicópteros) executivas deve manter o crescimento anual na casa de dois dígitos percentuais. Ano passado, a Labace alcançou US$ 200 milhões em negócios, o maior valor já atingido em todas as suas edições. A expectativa é de que mais de sete mil pessoas visitem a feira, que deverá ter cerca de 80 empresas expositoras, de 18 países.
A Labace já tem como expositores confirmados as empresas: EMBRAER, Helibrás, Cirrus, Cessna, Gulfstream, Bombardier, Dassault, Bell Helicopter, Agusta, dentre outros fabricantes. Participam também do evento empresas fornecedoras e prestadoras de serviço na área. Haverá uma novidade este ano. Face ao número maior de aeronaves expostas (40), haverá uma área exclusiva dedicada aos helicópteros, que têm no Brasil um mercado bastante promissor. Durante o evento, também serão realizadas palestras sobre diversos temas técnicos ligados à atividade aérea, além de cursos de treinamento.

AIRKRANE BGA - BLOG GERAL DE AVIAÇÃO: Acidentes ocorridos no Santos Dumont

AIRKRANE BGA - BLOG GERAL DE AVIAÇÃO: Acidentes ocorridos no Santos Dumont: "O Acidente de hoje: Avião de pequeno porte caiu nesta manhã na Baía de Guanabara. Os três tripulantes não ficaram feridos no acidente segund..."

Anac alerta pilotos para raios laser em direção a aviões


Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu na semana passada um alerta aos pilotos para os riscos da interferência de raios laser emitidos em direção às cabines das aeronaves. O problema, segundo a agência, foi relatado em cinco voos desde janeiro. De acordo com o alerta, na madrugada do dia 14 de janeiro, o piloto de um Airbus A320 de uma empresa aérea brasileira informou que, ao se aproximar para pouso no aeroportode Londrina, no Paraná, percebeu um raio laser focado na cabine de comando, o que comprometeu o procedimento. Conforme o comandante, o raio tinha origem no solo, em uma área descampada e sem iluminação. "O fato adquire maior gravidade por ter voltado a ocorrer mais quatro vezes, sendo uma em SBLO (Londrina) e outras três no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte - MG (SBBH)", afirma o documento da Anac. A agência recomendou a todos os operadores que orientem seus tripulantes para que fiquem atentos a novas ocorrências do tipo e redobrem a atenção nas aproximações noturnas quando detectarem a interferência.

http://bit.ly/bj9eyq

NOTA À IMPRENSA - Aeroporto Santos Dumont



NOTA À IMPRENSA

AEROPORTO SANTOS DUMONT

12.08.10

O Aeroporto Santos Dumont suspendeu as operações de pouso e decolagem às 16h05 desta quinta-feira (12/8) para garantir a segurança dos trabalhos de remoção da aeronave Learjet 55, que se acidentou durante um pouso às 9h16.

A Infraero contratou um guindaste e uma carreta de contra-peso para fazer a retirada do equipamento. As operações serão retomadas após esse procedimento e a liberação da pista pelo oficial de segurança de voo.

Até às 16h38, oito voos que pousariam no Santos Dumont foram alternados para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão por causa da ocorrência.

Sobre as causas do acidente, as ações iniciais de investigação já começaram a ser executadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Outras informações podem ser obtidas junto à empresa aérea, pelo telefone (11) 8638-7199.


Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br

PROMOÇÕES - AÉREAS



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OceanAir divulga nota explicando acidente no Aeroporto Santos Dumont



Da Agência Brasil

Brasília - A empresa de aviação OceanAir Táxi Aéreo divulgou nota à imprensa informando que, na manhã de hoje (12) o jato Learjet 55, prefixo PT-LXO, de sua propriedade, deslizou na pista quando pousava no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, caindo de baixa altitude nas águas da Baía da Guanabara.

Segundo a empresa, os três tripulantes que ocupavam a aeronave foram resgatados sem ferimentos e encaminhados para avaliação médica e acompanhamento. A empresa informou que já iniciou investigações para apurar as causas do acidente e reafirmou seu compromisso "com os mais rigorosos procedimentos de segurança em voo e em terra".

Edição: Antonio Arrais


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ANAC promove Seminário Decolagem Certa


Estão abertas, até o dia 15/08, as inscrições para o Seminário Decolagem Certa, promovido pela Gerência Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP) da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com o objetivo de apresentar aos entes da aviação geral o novo sistema Decolagem Certa (DCERTA), o evento acontece no dia 19/08, no Rio de Janeiro, e 20/08, em São Paulo.

O público–alvo são os entes regulados pelo RBHA 91, RBHA 135 (operadores de táxi aéreo), RBHA 137 (aviação agrícola), RBHA 140 (aeroclubes), RBHA 141 (escolas de aviação civil), além de servidores e colaboradores da Agência. Os interessados devem preencher o formulário disponível no banner do Seminário na internet. A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail do participante no dia 16/08.

O Seminário abordará a importância da implantação do novo sistema para o aperfeiçoamento do gerenciamento do risco de segurança operacional pela ANAC. O sistema proporcionará novos meios de garantir que todas as operações realizadas estejam em situação regular com a legislação vigente, tanto no que se refere a aeronaves e tripulação em operação, como a aeródromos.

O sistema, instituído com a publicação da Resolução n°151 da ANAC, de 07 de maio de 2010, entra em vigor no dia 7 de setembro e é parte integrante do gerenciamento do risco à segurança operacional previsto no Programa Brasileiro para a Segurança Operacional da Aviação Civil (PSO-BR). Ele permite o acesso em tempo real a informações sobre a regularidade de certificados e licenças de aeronaves, tripulações técnicas e aeródromos de destino.

Durante o evento, também serão apresentados o Simulador do Sistema Decolagem Certa, como forma de divulgar a nova ferramenta de vigilância, e os procedimentos para regularização do cadastro na ANAC.

Confira programação completa do evento:

Programa:

Horário

Palestras

14h00

Credenciamento

14h30

Abertura
Ricardo Senra – Gerente-Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP)

14h45

O Sistema Decolagem Certa
Fernando Franklin (Gerente de Controle de Riscos Aeronáuticos)

15h45

Intervalo

16h00

Indicadores e metas de segurança operacional obtidos com o Sistema DCERTA
Hilton Notini (Gerente de Pesquisa e Análise de Tendências)

17h00

Acompanhamento das Divergências
Jorge Luiz de Souza (Setor de Pesquisa e Escrutínio de Eventos de Segurança Operacional)

17h45

Encerramento

Serviço
Seminário Decolagem Certa
Data: 19 e 20 de agosto de 2010 (quinta e sexta)
Local: 19/08/10 - Edifício Boa Vista, na Avenida Presidente Vargas, 850, 3° andar, Centro, no Rio de Janeiro.
20/08/10 - Auditório da INFRAERO, no Aeroporto de Congonhas, Avenida Washington Luís s/n°, em São Paulo.

Inscrições: Até o dia 15/08 – CLIQUE AQUI

ANAC

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Prazo médio entre vistoria e certificação de aeronaves cai de 68 para 8 dias


Brasília, 12 de agosto de 2010 – Em apenas nove meses, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) reduziu em 88% o tempo médio entre a data da vistoria técnica de aeronave proposta pelo proprietário ou operador e a emissão do Certificado de Aeronavegabilidade, documento obrigatório para que um avião ou helicóptero seja autorizado a voar. Em outubro de 2009, o prazo médio entre a data proposta para a vistoria e a certificação superava dois meses de espera: eram 68 dias, caindo para apenas 8 dias em julho de 2010. Com isso, proprietários e operadores de aeronaves em todo o Brasil ganham agilidade para seus negócios.

As mudanças feitas pela ANAC visam reduzir a burocracia, padronizar o atendimento em todo o País e ampliar a transparência sobre os processos. A partir de hoje, já é possível consultar pela Internet as vistorias agendadas pela Agência, no endereço: http://www.anac.gov.br/aeronaves/vistoria.asp. Nos próximos meses, os usuários poderão também agendar as vistorias pelo site da ANAC. Atualmente, os proprietários e operadores solicitam a vistoria técnica em qualquer Unidade Regional da ANAC.

Na página da ANAC na Internet também estão disponíveis informações sobre as vistorias, com os documentos e demais requisitos necessários, tanto para aeronaves novas quanto usadas. Após concluída essa etapa, se todos os requisitos da legislação foram cumpridos, é emitido o Certificado de Aeronavegabilidade que permite que a aeronave possa operar com segurança.
O Brasil possui cerca de 12,5 mil aeronaves, sendo 1,3 mil helicópteros. Nos últimos 10 anos, a frota brasileira cresceu 21,7%.

ANAC


ANAC: Alerta de Voo


Alerta de Voo é uma publicação da ANAC com informações e recomendações de segurança para a Aviação Geral, produzida pela Gerência-Geral de Análise e Pesquisa da Segurança Operacional (GGAP). Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (21) 3501-5243 ou pelo e-mail ggap@anac.gov.br.

Veja abaixo todas as edições da publicação Alerta de Voo.




2010

Alertas de Voo

Anexos

Alerta de Voo Nº 9 - 04/08/10

DIVOP Nº 12/2010, de 15 de julho de 2010

Alerta de Voo Nº 8 – 04/08/10

DIVOP Nº 11/2010, de 09 de julho de 2010

Alerta de Voo Nº 7 – 04/08/10

DIVOP Nº 10/2010, de 09 de julho de 2010

Alerta de Voo Nº 6 – 04/08/10

DIVOP Nº 09/2010, de 29 de junho de 2010

Alerta de Voo Nº 5 – 04/08/10

DIVOP Nº 08/2010, de 30 de junho de 2010

Alerta de Voo Nº 4 – 04/08/10

DIVOP Nº 07/2010, de 30 de junho de 2010

Alerta de Voo Nº 3 – 04/08/10

DIVOP Nº 06/2010, de 19 de maio de 2010

Alerta de Voo nº 2 – 10/06/10

DIVOP Nº 05-CENIPA, de 06 de maio de 2010

Alerta de Voo nº 1 – 17/05/10

DIVOP Nº 03 CENIPA, de 06 de abril de 2010

2008

Alertas de Voo

Anexos

Alerta de Voo nº 6 – 11/08/08

DIVOP 03/SINV/2008, de 24 de julho de 2008

Alerta de Voo nº 5 – 25/07/08

DIVOP 01/2008, de 26 de maio de 2008

Alerta de Voo nº 4 – 25/07/08

DIVOP 69/2008, de 16 de maio de 2008

Alerta de Voo nº 3 – 25/07/08

DIVOP 05/2008, de 15 de maio de 2008

Alerta de Voo nº 2 – 25/04/08

DIVOP 29/2007, de 13 de setembro de 2007

Alerta de Voo nº 1 – 02/04/08

DIVOP 02/2008, de 2 de março de 2008


Fonte: ANAC

http://bit.ly/bx9GGR