sexta-feira, 11 de junho de 2010

SBCF - NOVO VÔO PARA EUROPA

Aeroporto de Confins opera novo voo para a Europa


Agência Minas -

Publicação: 11/06/2010 16:00

A partir de agosto, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, passará a operar um voo com destino a Frankfurt, na Alemanha. O novo voo será operado pela TAM. A informação foi dada pelo subsecretário de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Luiz Antônio Athayde.

O estado ainda trabalha para ampliar a frequência do atual voo para Paris, também a partir de Confins, para pelo menos três vezes por semana. “Ainda que com escala no Rio, a confirmação do voo para Frankfurt, com início de operações no próximo mês de agosto, muito nos anima. E estamos trabalhando agora para que se viabilize, pelo menos três vezes por semana, sem escalas, o atual voo Belo Horizonte-Paris”, afirmou o subsecretário.

Para Athayde, o aeroporto tem potencial para atrair novos voos nacionais e criar novas linhas internacionais. “Isso também significa que vamos ter mais empregos qualificados e dar maior capacidade de realização a todos”, disse.

A meta do governo é ter, a médio e longo prazo, um atrativo hub logístico de passageiros e cargas na RMBH. “A opção das empresas aéreas de utilizarem o Aeroporto Internacional de forma cada vez mais intensa demonstra que estamos no caminho certo”, destacou.

Ele lembrou que a Sede encomendou à Jurong Consulting um planejamento detalhado para orientar a expansão do aeroporto, que hoje já vem operando além de sua capacidade, com uma movimentação superior a 5,2 milhões/ano de passageiros. “O master plan prevê a expansão até 2039, quando a capacidade final de transporte será de 37 milhões de passageiros/ano, passando então a ser um dos melhores aeroportos do continente.

Em sua primeira fase, a ampliação vai elevar a capacidade do aeroporto para o transporte de até 12 milhões de passageiros/ano, compreendendo sete milhões de passageiros no terminal 1 e cinco milhões de passageiros no terminal 2. De acordo com Athayde, as perspectivas de crescimento econômico com a elaboração do plano macroestrutural e sua concretização são enormes. “A economia mineira está se diversificando e serão fortemente impulsionados setores como telecomunicações, tecnologia da informação (TI), ciências da vida e aeronáutica”, informou.

Infraero

Em março, o governo de Minas assinou com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) termo aditivo ao Acordo de Cooperação técnica para a ampliação do Aeroporto de Confins. O aditivo define os compromissos assumidos pela Infraero para promover a ampliação do terminal 1 e a contratação do projeto executivo para a construção do terminal 2. A Infraero também anunciou que, ainda neste ano, será aberta a licitação para os primeiros blocos do Aeroporto Indústria, que está sendo instalado em Confins. A parceria firmada entre o governo e a Infraero prevê que o estado será responsável pelo projeto executivo e pela licitação. A Infraero fará o repasse dos recursos.

Nenhum comentário: