quarta-feira, 23 de junho de 2010

NOVO AEROPORTO PARA SÃO PAULO


Goldman diz que pedirá concessão de aeroporto

Governador de SP afirma que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura na Região Metropolitana de São Paulo






Governador de SP afirma que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura na Região Metropolitana de São Paulo

Gustavo Uribe e Elizabeth Lopes

O governador de São Paulo, Alberto Goldman, pretende enviar ao Ministério da Defesa nos próximos dias solicitação para a concessão de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo.

Em entrevista à Agência Estado, o governador antecipou que já dispõe de um estudo completo para a construção da nova estrutura e avaliou a alternativa como a única forma de solucionar o caos do setor aéreo brasileiro. "O estudo está pronto e sabemos onde construir um novo aeroporto nas imediações da capital", assegurou Goldman. "A situação está um caos generalizado, sem nenhuma perspectiva no curto prazo. Para solucionar esse gargalo, é importante a construção de novo aeroporto."

O governador reafirmou que o quadro aéreo em São Paulo é "extremamente grave" e minimizou reunião prevista para julho, entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe ministerial, para discutir os termos de concessão de um novo aeroporto na Grande São Paulo.

"O governo federal discute essa questão desde 2007 e até agora nada. Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas têm, juntos, capacidade máxima para cerca de 35 milhões de pessoas ao ano e já estamos muito próximos desse número", afirmou o governador de São Paulo.

De acordo com Goldman, a capital paulista apresenta um aumento de demanda anual de, pelo menos, 4 milhões de passageiros. "Se continuar assim, deveríamos ter um novo Aeroporto de Congonhas a cada quatro anos."

O governador avaliou como "paliativo" o projeto do governo federal, incluído em 2007 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), de expandir o Aeroporto de Guarulhos. "É uma medida paliativa e nem desse quebra-galho eles conseguem fazer licitação."

Segundo Goldman, não adianta Lula destinar R$ 3 bilhões aos aeroportos do País, como estão previstos no PAC 2, sem uma boa gerência dos recursos. "O problema não é de dinheiro. O governo tem dinheiro em abundância, mas falta capacidade de fazer, de colocar o ovo em pé."

Na opinião de Goldman, é equivocado o governo federal acreditar que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), pode suprir a demanda de passageiros da capital paulista. "Viracopos está a 100 km da região metropolitana, o que torna inviável pensar nele como solução."

Mesmo se aprovada neste ano a concessão de um novo aeroporto, o governador avaliou não haver tempo hábil para que ele esteja em operações durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100623/not_imp570648,0.php


Nenhum comentário: