sexta-feira, 18 de junho de 2010

INFRAERO EM SBGR



Presidente da Infraero inspeciona obras no Aeroporto de Guarulhos







O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, realizou na manhã desta quinta-feira (17/6), uma visita técnica às obras do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A inspeção ocorreu bem no início da manhã, durante o nascer do sol. As obras foram retomadas no último dia 14/5, por meio de um convênio firmado entre Infraero e o Departamento de Engenharia e Construção do Exército (DEC), que iniciou os serviços de levantamento topográfico e de terraplenagem da futura pista de saída rápida, denominada PR-FF, que terá extensão de 340 metros.

Nessa fase estão sendo executadas obras de retirada da camada vegetal e o início das escavações, que alcançarão profundidades de até oito metros nos próximos 15 dias. Esta etapa vai remover toda "terra mole" preparando assim a base firme e segura para o trânsito de grandes aeronaves que fazem o taxiamento no Aeroporto de Guarulhos.

Durante a visita - que também contou com a presença do superintendente do Aeroporto de Guarulhos, Lucinio Baptista da Silva, e do tenente-coronel do Exército do Destacamento Guarulhos Elione da Silva Salles, o presidente da Infraero percorreu o setor onde ocorre a primeira etapa da obra, a futura pista de taxiamento PR-FF. No local foi inserido sinalização específica para o isolamento da área, sem prejudicar os procedimentos de taxiamento de aeronaves no sistema de pistas e obedecendo a todos os parâmetros de segurança da aviação, estabelecidos pelos órgãos reguladores. Durante a realização das obras, as operações de pousos e decolagens vão ocorrer normalmente.

“Guarulhos tem muita importância para o setor de transporte aéreo nos cenários nacional e internacional. Estamos cumprindo nosso compromisso com o Governo Federal e vamos executar o cronograma definido para a construção dessas obras”, declarou Murilo Barboza durante a inspeção.

Obras

A primeira fase das obras do sistema de pistas do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos foi iniciada na segunda quinzena de junho. Equipamentos como escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes, rolos compactadores, entre outros, já estão alocados no canteiro de obras do aeroporto. No plano de trabalho, as equipes da Infraero e do Exército definiram que as obras serão realizadas em dois turnos.

O Termo de Cooperação firmado entre a Infraero e o Comando do Exército inclui a construção de uma pista de taxi de saída rápida, denominada PR-FF; a revitalização de um trecho de 1.060 metros da pista de pouso e decolagem de maior extensão (3,7 mil metros) e o prolongamento da pista de taxiamento PR-B.

A obra está orçada em R$ 43,7 milhões, com prazo de execução de 13 meses e será executada pelo DEC, através do Destacamento Guarulhos. Esses serviços vão proporcionar maior fluidez nas operações de pouso e decolagem do aeroporto.

Fonte: INFRAERO

Nenhum comentário: