segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novo projeto do aeroporto de vitória amplia capacidade para 5 milhões de passageiros


Novo projeto do aeroporto de vitória amplia capacidade para 5 milhões de passageiros

A expectativa da Infraero é de que em setembro de 2013 as obras de modernização do aeroporto de Vitória sejam entregues

O projeto executivo do novo aeroporto de Vitória está sendo revisto para que o terminal tenha capacidade de atender a 5,3 milhões de passageiros por ano. A informação é do superintendente da Infraero no Espírito Santo, José Carlos Fernandes, que concedeu entrevista à Rádio CBN Vitória nesta segunda-feira (22). O novo projeto, iniciado em outubro, deverá ser concluído no máximo em janeiro, adiantou o superintendente da Infraero.

Mesmo com o aumento da capacidade dos atuais 560 mil passageiros/ano para dois milhões, o que estava previsto no projeto anterior, o aeroporto Eurico de Aguiar Salles ficaria defasado. Somente no ano passado 2,3 milhões de passageiros passaram pelo local.

Agora a expectativa da Infraero é de que em setembro de 2013 as obras de ampliação e modernização do aeroporto de Vitória sejam entregues já com capacidade ampliada. "Serão 5,3 milhões de passageiros no novo terminal e as novas acomodações e novas instalações também devem sofrer uma atualização. O estacionamento é um deles", afirma Fernandes.

A projeção de 5,3 milhões de passageiros é feita com base na movimentação esperada para 2020. As obras, no entanto, estão paralisadas desde 2008.
No novo aeroporto o estacionamento contará com 1,5 mil vagas, ainda de acordo com as modificações do projeto executivo.

Exército

O projeto está sendo realizado pelo Exército desde outubro. Em setembro foi assinado um Termo de Cooperação Técnica e Financeira para atuação no aeroporto de Vitória. De acordo com a Infraero, o objetivo é que o Exército faça a revisão e a complementação de projetos executivos em andamento para infraestrutura e elaboração de estudos preliminares - projeto básico e executivo. A parceria está orçada em R$ 7,5 milhões.

Reclamações

A comparação não é inédita, mas a reação de um turista ao desembarcar no Eurico Salles nesta segunda não é nada animadora. Para ele o aeroporto parece uma rodoviária. O reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Luiz Sérgio Pacheco, que é do Rio de Janeiro, faz parte de um grupo de cerca de 100 pessoas que aguardavam, em pé, no saguão a chegada de um ônibus fretado para seguir para Aracruz.

“Parece uma rodoviária. Acho que falta espaço. Aqui é pequeno. E sem glamour também", afirma o reverendo.

Com ele estava também à funcionária pública Djaniza Vasques, moradora de Vitória, que não tinha como negar a precariedade do atendimento oferecido ao grupo.

“Não faz jus à cidade, que é muito bonita, mas o aeroporto não condiz com Vitória", avalia a funcionária pública.

Outra questão é a falta de vagas no estacionamento, que se tornou ainda mais alvo de críticas dos usuários após o aumento da tarifa. O motorista executivo Marcelo Rossi diz que às vezes é impossível estacionar. Ele conta também que o tráfego de veículos pesados dificulta a circulação dos carros e contribui para longas filas.
“A entrada do estacionamento está no local errado. Todos os carros têm que passar na entrada do saguão para acessar o estacionamento, inclusive carretas com combustível que abastecem aviões. A gente utiliza o estacionamento quando consegue entrar e quando tem vaga".

Estudo realizado pelo Instituto Tecnológico de São Paulo (ITA) mostra que seria necessário expandir em cerca de sete vezes o espaço atual de estacionamento em Vitória. A mesma pesquisa aponta outras falhas significativas, como saguão pequeno, check in saturado e salas de embarque e desembarque inadequadas.

Enquanto isso...

Enquanto as obras do novo aeroporto não saem do papel, outras medidas são tomadas para ampliar o espaço e a comodidade dos passageiros. O chamado "puxadinho" deve ficar pronto para atender a demanda no verão deste ano.
A área de estacionamento será ampliada. Um pregão está marcado para o próximo dia 29 e as empresas poderão oferecer projetos de manutenção dos atuais dois pátios e para a construção de um terceiro estacionamento.

De acordo com o superintendente da Infraero, o novo estacionamento será construído no local em que atualmente está instalada a empresa Localiza. As medidas devem ampliar as atuais 220 vagas para 500 e oferecer um local coberto e com nova pavimentação.

“Dos dois estacionamentos que existem, um nós vamos ampliar um pouco, seria o que chamamos de um bolsão que fica à direita, próximo ao terminal da Petrobras. Um terceiro nós vamos criar. Vai ter entrada e saída pela Fernando Ferrari", diz José Carlos Fernandes.

Em dezembro termina o contrato da Infraero com a empresa que opera atualmente o estacionamento. O trânsito de veículos pesados também deve ser desviado da entrada principal, que dá acesso ao saguão, para outra rota.
Já os módulos operacionais provisórios, feitos de metal - mas que devem contar com ar condicionado - serão utilizados para ampliar os espaços para embarque e desembarque.

A área de embarque deve duplicar de tamanho e a de desembarque quadruplicar. No lugar das duas esteiras de bagagem atuais, consideradas pequenas pelo superintendente, devem ser instaladas duas esteiras grandes.

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