segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Avião da TAM faz voo teste com biocombustível de pinhão


Voo decolou do aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio.
Além dos tripulantes, outras 18 pessoas participaram.

A companhia aérea brasileira TAM informou que realizou na tarde desta segunda-feira (22) o primeiro voo experimental da América Latina utilizando biocombustível de aviação produzido a partir do óleo de pinhão manso, uma biomassa vegetal brasileira.

O voo, tripulado por dois comandantes da TAM, decolou do aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, sobrevoou o espaço aéreo brasileiro sobre o Oceano Atlântico por 45 minutos e retornou ao ponto de origem. Participaram do voo, além dos tripulantes, outras 18 pessoas, entre técnicos e executivos da TAM e da Airbus.

O teste foi realizado com um Airbus A320 de sua frota, prefixo PR-MHF, com capacidade para transportar até 174 passageiros, que está em operação regular na malha doméstica da companhia.

De acordo com a TAM, a aeronave tem motores CFM56-5B produzidos pela CFM International, uma joint venture entre a GE dos Estados Unidos e a Snecma (Safran Group) da França.

Em nota, a TAM informa ainda que o próximo passo do projeto seja uma unidade de plantio de pinhão manso, em escala reduzida, no Centro Tecnológico da TAM em São Carlos (SP).

“O objetivo dessa unidade será a condução de estudos de viabilidade técnica e econômica para o início da implantação de uma cadeia de valor integrada no Brasil, com o intuito de produzir biocombustível à base de óleo de pinhão manso, desde a produção de matéria-prima até a distribuição do bioquerosene”, diz Líbano Barroso, presidente da TAM.

http://migre.me/2pmBO

Nenhum comentário: