quarta-feira, 16 de junho de 2010

F- X2 - NOVOS CAÇAS PARA A FAB


jun16

Caça Rafale F3, proposto pela francesa Dassault para o Brasil. (Foto: Marine Nationale)

Fora do governo e ostentando apenas o título de candidata petista ao Planalto, a ex-ministra Dilma Rousseff desembarca hoje em Paris, primeira escala de um tour europeu, com status de chefe de Estado. Diante do interesse da França em vencer a licitação que fornecerá aviões de caça ao Brasil, Dilma deverá ser recebida pelo presidente francês Nicolas Sarkozy. Em mais um capítulo de seu esforço diplomático para emplacar as aeronaves fabricadas pela Dassault, o presidente francês deverá abordar o caso. Segundo assessores de Dilma, a petista será receptiva ao tema, um negócio de até R$ 12 bilhões.

Na primeira viagem internacional como candidata à Presidência, a petista terá agenda de chefe de Estado em quatro países da Europa. Na França, na Espanha e em Portugal, será aguardada nos aeroportos pelos embaixadores brasileiros, antes de ser recebida ou pelo presidente ou pelo primeiro-ministro, em uma semana na qual os líderes europeus estão abarrotados por assuntos internos.

Amanhã, às 17 horas, terá o encontro com Sarkozy, Além dos caças, o pacote de compras brasileiras para a Defesa poderá envolver também submarinos e armamentos, em negociação que poderá passar dos R$ 30 bilhões.

Até a noite de ontem, o encontro não havia sido incluído na agenda do chefe de Estado francês. Se confirmado, terá duração máxima de 30 minutos, já que às 17h30min Sarkozy receberá o patriarca dos maronitas de Antióquia e do Oriente Médio, Nasrallah Sfeir.

Fonte: O Estado de São Paulo – Andrei Netto e João Domingos

Nenhum comentário: