quarta-feira, 30 de junho de 2010

Passageiro já pode avaliar pela Internet os serviços nos aeroportos

Passageiro já pode avaliar pela Internet os serviços nos aeroportos

Brasília, 30 de junho de 2010 Pouco mais de um ano após o lançamento do Espaço do Passageiro, um ranking popular da qualidade dos serviços das companhias aéreas com notas dadas pelos usuários, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) lança o ranking dos aeroportos brasileiros. A partir de hoje, ao se cadastrar na página do Espaço do Passageiro na Internet, o usuário poderá dar notas de 1 a 10 para 16 quesitos em 130 aeroportos públicos, de grande e pequeno porte. Basta acessar: www.anac.gov.br/passageiro

É possível avaliar desde o Acesso ao aeroporto; Estacionamento; Lojas de alimentação e conveniência; Serviços públicos no terminal (Polícia Civil, Anvisa, Posto Médico, Vara da Infância e Juventude etc.); até o Atendimento a necessidades especiais; Conforto – antes do embarque e na sala de embarque; Inspeção (raios-X); Serviços de informações – antes do embarque e na sala de embarque; Conforto e facilidades na área de desembarque; Tempo de restituição de bagagem; Transporte público e táxis no aeroporto. No caso de aeroportos internacionais, também é possível dar notas para o Controle de passaportes (Polícia Federal) - no embarque e no desembarque e o Controle de Alfândega (Receita Federal) no desembarque.

“As avaliações na Internet deverão servir como referência aos demais passageiros sobre a prestação de serviços dos aeroportos, como já ocorre com as companhias aéreas. Os próprios passageiros vão apontar os aeroportos que melhor atendem suas necessidades” – explica a diretora presidente da ANAC, Solange Paiva Vieira.

O ranking é dividido entre os aeroportos de grande porte, que recebem mais de 1 milhão de passageiros por ano, e os menores. Para ser classificado, será preciso que o aeroporto tenha recebido no mínimo 100 avaliações em quatro quesitos – no caso dos maiores – e 25 avaliações em quatro quesitos – no caso dos aeroportos de menor porte. A média das notas dadas pelos internautas é exibida no site e atualizada automaticamente a cada nova avaliação.

Um único cadastro no Espaço do Passageiro é suficiente para avaliar tanto aeroportos quanto companhias aéreas. Além disso, o passageiro pode retornar ao site e rever suas avaliações sempre que desejar, alterando as notas. Para a segurança da votação, o cadastro inclui login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Em um ano, o Espaço do Passageiro já recebeu mais de 26 mil visitas e tem cerca de 3,5 mil usuários cadastrados.

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