segunda-feira, 14 de junho de 2010

Show Aéreo na Alemanha: ILA 2010

Show Aéreo na Alemanha: ILA 2010PDFImprimirE-mail
Escrito por André M. Mileski

Tradicional evento garante novidades e traz possibilidades de grandes negócios

Entre os dias 8 e 13 de junho, sob um intenso sol, aconteceu em Berlim, na Alemanha, a 2010 ILA Berlin Air Show, considerado o mais antigo salão aéreo do mundo, com mais de 100 anos. Embora bastante tradicional, a ILA é uma feira mais regional, focada especialmente no mercado europeu, beneficiando-se bastante do apoio do governo e indústrias alemãs. Tradicionalmente, nos anos ímpares o grupo EADS dá grande destaque para o salão aeroespacial de Le Bourget, em Paris, enquanto que nos anos pares algo equivalente acaba acontecendo em Berlim, em razão das suas duas principais "casas", França e Alemanha. O grande chamariz para a edição da feira berlinense deste ano talvez tenha sido até maior por conta da proximidade com o aniversário de dez anos da EADS, a ser celebrado em julho.

Aproximadamente 1.100 expositores de 40 países estiveram representados no show, que recebeu algo em torno de 200 mil visitantes ao longo de seis dias. Apesar de regional, a ILA 2010 teve notícias significativas, em especial quanto a vendas de aeronaves comerciais pela Airbus. Foram ao todo US$ 15,3 bilhões em novos contratos, incluindo um recorde, de 32 aviões A380 pela companhia Emirates, estimado em US$ 11,5 bilhões, de acordo com o preço de tabela.

Na área de defesa e segurança, houve também novidades, como a assinatura de um acordo industrial entre a EADS D&S e o grupo suíço RUAG, prevendo a participação desta no projeto do caça Eurofighter, em mais um capítulo do "FX suíço", concorrência para a substituição dos veteranos caças F-5 Tiger. O documento estipula a participação da RUAG em projetos de engenharia, fabricação de estruturas e manutenção do caça Eurofighter na Suíça, caso seja escolhido, e também para outros países, atividades estimadas em cerca de US$ 1 bilhão. Prevê ainda mais atividades industriais na linha comercial da Airbus, A400M, e em veículos aéreos não tripulados, como o Barracuda.

Inovações


A Innovation Works, empresa do grupo EADS responsável por projetos de inovação, apresentou pela primeira vez um conceito eco-eficiente de propulsão híbrida. O sistema é baseado numa propulsão diesel-elétrica para helicópteros, ajudando a reduzir o consumo e emissão de gases de carbono em até 50%. Tanto a decolagem como a aterrissagem podem ser feitos utilizando-se apenas a força gerada pela propulsão elétrica, desse modo reduzindo os níveis de barulho e aumentando a segurança de voo.

Outra iniciativa ligada aos aspectos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável foi a apresentação e a realização de voos diários de uma aeronave Diamond DA42 com biocombustível feito a partir de algas. Segundo estimativas da EADS, o biocombustível, fabricado pela companhia argentina Biocombustibles del Chubut, contém apenas um oitavo dos hidrocarbonetos existentes no querosene derivado do petróleo e libera cerca de 40% menos óxido de nitrogênio e 98% de dióxido de enxofre do que o combustível convencional de aviação. O objetivo deste projeto é produzir em massa, com custos aceitáveis, um biocombustível usando quantidades industriais de dióxido de carbono. Segundo estimativas, a quantidade de CO2 liberado pelo biocombustível de alga é equivalente à absorvida por essas durante sua fase de crescimento, havendo, portanto, potencial para a realização de voos neutros de carbono.

Sobre o Brasil

Não houve expositores brasileiros na feira alemã, apesar do País ter sido notícia. A maior companhia aérea brasileira, a TAM, anunciou junto com a fabricante Airbus a encomenda de 20 novos A320 e cinco A350, negócio em torno de US$ 2,9 bilhões. Com esta encomenda, o total de aeronaves já compradas pela TAM junto à Airbus chega a 176 aeronaves, sendo que em carteira estão 27 unidades do A350, para voos de longa duração. Isso, aliás, segundo Tom Enders, torna a companhia a maior cliente da Airbus no hemisfério sul.

Questionados sobre um possível interesse da TAM pelo maior avião comercial do mundo, o A380, seu diretor-presidente, Líbano Barroso, afirmou: "de acordo com nossas previsões de crescimento, nós não esperamos precisar do A380 até 2020." "Há também um problema de infraestrutura a ser resolvido no Brasil", disse outra executiva da empresa brasileira presente ao show, Maria Claudia Amaro, referindo-se aos congestionados aeroportos brasileiros.

O Brasil foi também notícia na entrevista dada por Louis Gallois, diretor-presidente da EADS. Ao ser questionado sobre o mercado, Gallois destacou que o Brasil é uma das prioridades do grupo, apontando o projeto de produção do EC-725 pela Helibras, a operação de aviões comerciais pela TAM, a parceria da EADS D&S com o grupo Odebrecht e o setor espacial, tanto em termos de lançadores como em satélites, como exemplos de negócios e interesses. De fato, T&D soube que a carteira de encomendas envolvendo clientes brasileiros (comerciais, militares e governamentais) já beira a casa de uma dezena de bilhão de euros, respondendo o País por mais de 50% de toda a carteira de pedidos na América Latina, o que evidentemente o coloca numa posição de destaque.

Gallois também revelou o interesse da EADS em trabalhar com a Embraer, apesar de não ter dado mais detalhes. Afirmou que seu grupo "tem um grande respeito pela Embraer", e que "quer muito encontrar meios de parcerias". De sua declaração e de outros elementos colhidos durante da ILA, tudo indica que a EADS estaria mantendo conversas preliminares com a companhia brasileira envolvendo algum projeto, não se sabe se da área comercial ou militar. Rumores sobre um possível interesse da Airbus Military no cargueiro militar KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB), também circularam durante a feira alemã e a imprensa internacional apontou um sucessor para o avião comercial A320 como um dos possíveis projetos comuns entre as duas companhias.

Lutz Bertling, da Eurocopter, em conversa com repórteres brasileiros, falou do programa do EC-725 com a primeira entrega prevista para o final deste ano e também do mercado potencial para os helicópteros EC-135 e EC-145 nas forças policiais brasileiras. Questionado por T&D sobre o possível uso da subsidiária local, Helibras, como plataforma de exportação do modelo EC-725 e serviços, Bertling afirmou que este é o objetivo, não apenas para a América do Sul, mas também para outras regiões do globo, mencionando o continente africano.

Acerca da parceria com a Odebrecht, Louis Gallois revelou que o acordo envolve sistemas de vigilância de fronteiras. Em entrevista específica concedida a jornalistas brasileiros, Stefan Zoller, chefe da EADS D&S, afirmou que o interesse de sua divisão pelo mercado brasileiro abrange sistemas de comunicações e de controle para infraestrutura e grandes eventos (mencionou a Copa do Mundo em 2014 e as Olímpiadas de 2016), sistemas de vigilância, programas de modernização das três Forças, entre outros. Questionado sobre o porquê da opção pela Odebrecht, Zoller destacou que não existe no Brasil uma grande empresa de defesa, lembrando também que a Odebrecht já está envolvida com os submarinos, em parceria com a companhia francesa DCNS. O executivo da EADS fez questão de frisar o interesse da EADS D&S em transferir tecnologia e incluir o país sul-americano no processo de consolidação do grupo, que antes era nacional (antes de sua criação), hoje europeu e no futuro ambiciona ser global.

O debut do A400M

Em termos de demonstrações aéreas, a atração maior foi a primeira exibição pública (estática e em voo) do avião de transporte militar A400M, desenvolvido pela Airbus Military. O debut da aeronave atraiu muita atenção dos presentes, envolvendo ângulos com inclinação de aproximadamente 100 graus. A propósito do desenvolvimento do modelo, envolto em problemas de gastos acima do planejado, as notícias que circularam durante a feira é que um acordo entre os países parceiros do programa deve ser alcançado no verão europeu deste ano. O número de aeronaves encomendadas, 180 no total, deverá ser reduzido.

Os caças Eurofighter e Gripen C/D também fizeram belas demonstrações, assim como os helicópteros Tiger (este com sua admirável manobrabilidade) e NH-90. Na quinta-feira (10) pela tarde, a Força Aérea Alemã (Luftwaffe) realizou impressionantes demonstrações envolvendo diversas aeronaves, como caças Eurofighter, F-4 Phantom e Tornado. Uma das apresentações simulou a retirada de pessoal de uma área em conflito, operação que envolveu um avião de transporte militar C-160 Transall com forças especiais, helicópteros UH-1H Bell e aeronaves Tornado.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1513:show-aereo-na-alemanha-ila-2010&catid=36:materias&Itemid=54

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