sexta-feira, 30 de julho de 2010

A-321 nunca havia sofrido acidente fatal

O piloto do avião paquistanês, que caiu perto de Islamabad na quarta-feira matando 152 pessoas, pode ter se desorientado. A hipótese foi levantada por pilotos e aviadores e ganhou força em sites de discussão na internet.

Segundo os especialistas, o acidente pode ter sido o que se chama de "Controlled Flight Into Terrain" (Vôo Controlado Direto para o Chão, em tradução livre) ou “vertigem de piloto”. A situação acontece quando os aviadores não conseguem identificar visualmente onde está o solo ou o horizonte.

Em aeronaves modernas, como o A321, com computadores que controlam parâmetros de vôo, o acidente é raro de acontecer. Mas a hipótese ganhou força nas páginas de discussão da internet, devido à neblina que encobria o aeroporto de Islamabab e as Colinas de Margala, próximos ao local do acidente. Com a neblina, o piloto perde a real noção de espaço e tende a ter uma idéia distorcida de sua altitude e velocidade.

O A321 contava ainda com sistemas sonoros que auxiliavam no controle de riscos, como o GPWS (Ground Proximity Warning System, ou Sistema de Alerta de Aproximação de Solo, em tradução livre). Em momentos críticos, no entanto, o sistema pode falhar, como durante o pouso, quando a atenção dos pilotos está direcionada aos procedimentos e ao controle de aproximação dos aeroportos.

Críticas à atuação da Airblue e à aviação paquistanesa:


Críticos dizem que uma proliferação no número de companhias e rotas aéreas nos últimos anos não foi acompanhada por padrões mais rigorosos de segurança e de aviação.

Em particular, alguns questionaram as práticas da empresa privada envolvida no acidente da quarta-feira, a Airblue, que tem um bom histórico de segurança.

O governo do Paquistão decretou um dia nacional de luto após o acidente, em que um avião Airbus A321 vindo da cidade de Karachi caiu ao se chocar contra as colinas Margalla, no norte da capital, Islamabad.

Segundo testemunhas, a aeronave voava a baixíssima altitude.

Não há explicações oficiais sobre a causa do acidente, que aconteceu durante a estação das monções, com chuva forte e pouca visibilidade.

Manutenção:

Um funcionário da agência de aviação civil do Paquistão (CAA, na sigla em inglês) disse à BBC que, em 2008, um dos aviões da Airblue foi retido em Manchester, na Grã-Bretanha, após um inspetor ter notado que um problema grave identificado na aeronave meses antes ainda não havia sido resolvido.

O diretor de marketing da Airblue, Raheel Ahmed, negou a afirmação e disse que todas as aeronaves da companhia foram inspecionadas e declaradas seguras para voar pelas autoridades responsáveis.

"Estou trabalhando com a Airblue há cinco anos e não tenho lembrança de nenhum incidente deste tipo", disse Ahmed. "E quero acrescentar que a companhia tem as aeronaves mais modernas do Paquistão".

Não há relatos de problemas anteriores, técnicos ou de manutenção, em conexão com o avião que caiu.

O diretor da agência paquistanesa de aviação civil, Junaid Amin, disse que a entidade não permite que aeronaves decolem necessitando de manutenção.

"Seguimos os mesmos padrões internacionais praticados em todo mundo", disse Amin.

Ex-pilotos e críticos da indústria, no entanto, dizem que a CAA nem sempre segue esses padrões.

Falando à BBC, um piloto experiente da companhia nacional de aviação do país, a Pakistani International Airlines (PIA), disse que houve vários incidentes em que a CAA seria culpada por dificuldades técnicas apresentadas por aeronaves.

"Por exemplo, o acidente de 2006 foi resultado de excesso de peso na aeronave. Isso estava claro no momento em que ela recebeu permissão de voar - pela CAA", disse o piloto.

O principal diretor da PIA e membro do conselho da CAA, Aijaz Haroon, nega a afirmação, dizendo que o acidente de 2006 foi provocado por erro do piloto.

Mas a própria PIA, dirigida por Haroon, esteve envolvida em vários problemas operacionais. Em 2007, seus voos chegaram a ser proibidos pela União Europeia por problemas de segurança.

Pilotos:

A segurança dos aviões não é a única questão. A condição física dos pilotos também tem sido motivo de preocupação.

"Hoje, pilotos são obrigados a voar muito mais horas do que o que é considerado viável", disse AM Rabbani, secretário-geral da associação de pilotos do Paquistão - Pakistan Association of Airline Pilots (Palpa).

"Isso ocorre principalmente por causa de novos regulamentos implementados pela CAA", disse Rabbani.

Existe, no entanto, um histórico longo de desavenças entre a PIA, CAA e Palpa por questões trabalhistas.

E para acrescentar, especialistas da indústria dizem que os protocolos de controle de tráfego aéreo e instrumentos de navegação do aeroporto de Islamabad deixam muito a desejar.

"Por que o avião estava circulando a uma altitude de 487 metros quando o mínimo para Islamabad é 900 metros?", perguntou um especialista em aviação local à BBC.

Até o momento, não há respostas para essa pergunta.

E não se sabe qual dos fatores acima poderia ajudar a explicar o trágico acidente.

Este foi o primeiro acidente aéreo fatal envolvendo o modelo A-321 da Airbus, segundo a fundação Segurança de Voo, organização sem fins lucrativos que mantém registros de acidentes aéreos em todo o mundo.

Saiba mais sobre a aeronave:

DESCRIÇÃO:

O modelo A-321 é uma versão "esticada" do A-320, modelo de corredor único, o tipo mais vendido em todo o mundo pela fabricante de aviões europeia Airbus. O primeiro A-321 entrou em serviço em 1994.

A aeronave envolvida no acidente na quarta-feira foi fabricada no ano de 2000 e já havia realizado 13.500 voos, um acúmulo de 34 mil horas de serviço, segundo a Airbus.

Fontes da indústria da aviação disseram que o avião foi alugado para Airblue pela International Lease Finance Corp, unidade de leasing da seguradora americana AIG.

Airbus pertence ao grupo aeroespacial europeu EADS.

AERONAVE:

O modelo A-321 tem 44,5 metros de comprimento e 34,12 metros de uma asa à outra. O interior da cabine tem largura de 3,7 metros e a aeronave possuiu oito saídas de emergência.

Ela é capaz de levar até 220 passageiros e viajar até 4.400 quilômetros com motores que podem ser escolhidos de dois fabricantes diferentes. O avião acidente tinha dois motores V2533 fabricados pela International Aero Engines.

PRODUÇÃO:

O primeiro Airbus A-321 foi entregue em 1994 e, até o fim de junho, foram produzidos 606 deles. Há ainda uma lista de 204 pedidos pela aeronave.

PREÇO:

A aeronave é vendida em torno de US$ 95,5 milhões.

Fonte: www.avisimair.blogspot.com
Photo By: Google Image

Postado por: Lisarb Albuquerque


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