terça-feira, 13 de julho de 2010

Forças Armadas Brasileiras anunciam início da Operação Atlântico II


Forças Armadas Brasileiras anunciam início da Operação Atlântico II
Ter, 13 de Julho de 2010 15:10

A Marinha, o Exército e a Força Aérea realizarão, no período de 19 a 30 de julho de 2010, a Operação Conjunta “Atlântico II”. Será o maior exercício conjunto já realizado, desenvolvendo-se em toda a “Amazônia Azul” e nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, bem como nos Arquipélagos Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. A coordenação será conduzida pelo Ministério da Defesa e o Comando pelo Comandante de Operações Navais, tendo como principal motivação o treinamento das Forças Armadas para a defesa dos interesses do nosso País.

A Operação “Atlântico II” é o resultado de um complexo planejamento realizado por um Estado-Maior Conjunto, composto por oficiais e praças das três Forças Armadas, que visa, fundamentalmente, a preparação para a defesa dos recursos do mar e das infraestruturas de alto valor estratégico do SE do Brasil. Dois cenários de ameaça foram elaborados, o primeiro, relacionado aos recursos petrolíferos, se desenvolverá nas áreas das Bacias de Campos, Espírito Santo e Santos, e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste. O segundo, relacionado à pesca, se desenvolverá junto aos Arquipélagos de Fernando de Noronha e São Pedro e São Paulo. Nesse sentido, a Operação abrangerá uma amplitude geográfica e simultaneidade de ações, inerente à defesa dos ricos recursos brasileiros ao longo da costa, bem como da região Sudeste, de extrema importância econômica para o Brasil.

Estarão envolvidos na Operação cerca de 10.000 militares em atividades operacionais, de apoio à população e na simulação de combate, e meios da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Além das atividades essencialmente militares, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO) em diversos municípios, visando integrar e assistir segmentos da sociedade residentes na região onde o exercício será realizado. Nas ACISO serão realizados atendimentos médicos e odontológicos e aulas de primeiros socorros e higiene.

Em uma outra vertente da Operação, busca-se destacar a importância de nossa “Amazônia Azul”, de igual ou maior importância que a Amazônia Verde, em todas as suas características: econômica (petróleo e gás, pesca e recursos minerais), ambiental e científica, além de fortalecer a mentalidade marítima da sociedade brasileira.

Os exercícios simulados se resumem a uma operação de guerra moderna, cujo cenário envolve a defesa dos interesses brasileiros na “Amazônia Azul” e de parcela da Região Sudeste contra a possibilidade de cobiça estrangeira dos recursos petrolíferos e pesqueiros da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), com ação de meios convencionais e assimétricos.

Serão realizados, dentre outros, os seguintes exercícios:

Marinha – Defesa de ilha oceânica; Controle de Área Marítima; Operação Anfíbia; Operações Especiais; Defesa de Portos e Áreas Sensíveis; Contra Medidas de Minagem e Minagem Defensiva de Portos.

Exército – Defesa de infraestruturas energéticas (Angra dos Reis e Macaé); Defesa de Costa; Defesa de industrias de Material de Defesa; Operações Especiais; Defesa externa de Portos e Terminais petrolíferos.

Força Aérea - Patrulha Marítima; Missões de Ataque; Transporte Aéreo Logístico; e Coordenação e Controle do Espaço Aéreo.

http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1588:forcas-armadas-brasileiras-anunciam-inicio-da-operacao-atlantico-ii&catid=35:noticias&Itemid=55


Nenhum comentário: