segunda-feira, 26 de julho de 2010

TAM Linhas Aéreas recebe certificação da ANAC para realizar manutenção de aeronaves ATR-42





Autorização permite que a companhia passe a cuidar integralmente dos aviões da Pantanal, adquirida pela TAM S/A em dezembro

São Paulo, 26 de julho de 2010 - O Centro Tecnológico da TAM, unidade de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul), acaba de ser certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para realizar serviços de manutenção pesada em aeronaves ATR-42. A homologação permite que a TAM Linhas Aéreas passe a cuidar integralmente dos aviões da Pantanal, adquirida pela TAM S/A no último mês de dezembro, e amplie a oferta de serviços do seu centro de manutenção para atender outros clientes.

A TAM foi autorizada também pela ANAC para realizar serviços simples nos motores PW 120/121/121A das aeronaves ATR-42 e alguns testes operacionais, além de trabalhos de galvanoplastia (banho de níquel e prata).

"Vamos cuidar tanto da manutenção pesada quanto dos serviços de rotina nas aeronaves da Pantanal, oferecendo o que chamamos de total care", explica Ruy Amparo, vice-presidente de MRO da TAM.

Com o recebimento da certificação da ANAC, foi iniciado nesta semana o primeiro check de uma aeronave ATR-42 da Pantanal, nas instalações do Centro Tecnológico da TAM, em São Carlos. Além da manutenção pesada, também será realizada a reconfiguração interna da aeronave para adequação ao padrão visual da TAM e diversas tarefas adicionais. A expectativa é que todos os cinco ATR-42 da Pantanal passem pelo complexo de manutenção da TAM nos próximos 12 meses.

A TAM já está certificada pelas autoridades aeronáuticas dos Estados Unidos (Federal Aviation Administration - FAA), da Europa (European Aviation Safety Agency - EASA), do Brasil (Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC) e de diversos países da América do Sul para realizar todas as grandes manutenções programadas (checks C e D). As homologações abrangem aeronaves Airbus A318/319/A320/A321/A330 e Boeing 767, tanto de sua própria frota como de outros clientes, além de aviões Fokker-100. Desde janeiro de 2007, a TAM possui também a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), o mais completo e aceito atestado internacional em segurança operacional.

Instalado na cidade de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, o Centro Tecnológico da TAM ocupa uma área própria de 4,6 milhões de metros quadrados. Além dos hangares para manutenção, o complexo abriga oficinas para revisão de componentes aeronáuticos, que abrangem desde computadores de navegação até trens de pouso.

Fonte: TAM

http://www.aviacaonoticias.com/2010/07/tam-linhas-aereas-recebe-certificacao.html

Nenhum comentário: