sábado, 28 de agosto de 2010

Aeroporto de Resende já pode operar







Resende

O aeroporto de Resende foi reinaugurado hoje, em uma cerimônia marcada pela simplicidade e por uma exibição de paraquedismo. O local recebeu melhorias nos aspectos de segurança, depois de ser fechado pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e agora está liberado para pousos e decolagens durante o dia. De acordo com o coordenador do aeroporto, Nélio Sampaio, os aviões de linhas regionais que a Trip pretende operar no município já poderiam pousar e decolar no local, mas apenas durante o dia e com boas condições de visibilidade.


Durante a cerimônia de reinauguração, o prefeito José Rechuan (DEM) afirmou que a decisão da Anac de fechar o aeroporto acabou tendo uma consequência positiva, que foi justamente a realização das reformas. Agora, liberado pela Anac para voos diurnos em boas condições de visibilidade, o aeroporto passará por uma segunda etapa de melhorias. Para operação com tempo fechado e à noite, o aeroporto precisa de mais equipamentos. É o chamado balizamento noturno, que inclui iluminação da pista e instalação de outros equipamentos que orientam os pilotos, permitindo pousos e decolagens à noite ou com visibilidade reduzida.


Esse é o principal motivo para que a empresa aérea Trip, que já manifestou a intenção de operar a partir de Resende, ainda não ter começado a voar. Segundo Nélio, é pouco interessante para a empresa voar somente durante o dia e ter muitas limitações ligadas à meteorologia: "O principal público das empresas aéreas, os executivos e empresários, preferem viajar à noite para terem mais tempo de trabalhar durante o dia. Além disso, ninguém gosta de ficar retido por problemas de tempo.

Além disso, o caminhão de combate a incêndios que temos aqui limita o porte dos aviões que podem operar no aeroporto. “É o suficiente para aparelhos como os que a Trip pretende usar a princípio, mas eles preferem ter uma segurança adicional e saber que o aeroporto está preparado, caso, eles decidam usar aviões maiores”, disse.
Novas obras serão realizadas para permitir que aviões decolem e pousem do local durante a noite. A prefeitura deve apresentar os projetos ao Ministério da Aeronáutica segunda-feira, e os recursos serão do Profaa, um programa de financiamento de aeroportos do governo federal.

Show de paraquedismo

A principal atração da reinauguração do aeroporto foi à exibição de um grupo de paraquedistas do Exército, o sexto do ranking mundial, para uns saltos em conjunto e na modalidade de precisão. A apresentação serviu para dar uma pequena amostra do que vão acontecer no aeroporto em 2011, quando Resende vai abrigar as provas de paraquedismo dos Jogos da Paz, as olimpíadas militares que serão sediadas pelo Rio.


Só em Resende, para as provas de paraquedismo, serão recebidos 400 atletas e suas equipes de apoio. Para o total dos jogos, serão mais de seis mil atletas. O coronel Lantelme, que representava os organizadores dos Jogos da paz, disse ainda que em 2012, em Londres, o paraquedismo será esporte de demonstração, e pode ser um esporte oficial já para 2016, quando os jogos olímpicos serão no Brasil: "Nesse caso, Resende pode ser escolhida para sediar essa prova", concluiu.

http://bit.ly/aFiSGr

Nenhum comentário: