segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RESPOSTA AO JORNAL BOM DIA BRASIL 13.08.10


Em relação à matéria “Para especialistas, aeroportos em áreas urbanas com pistas curtas é risco”, a Infraero discorda da argumentação do telejornal de que “o Brasil vira sua atenção para o problema dos aeroportos” em função do acidente envolvendo uma aeronave Learjet 55, no Aeroporto Santos Dumont, ocorrido nesta quinta-feira (12/8).

Segundo a própria reportagem, o acidente em questão teria sido consequência de falhas na aeronave, fato que será esclarecido pelas perícias competentes. Assim, causa estranheza a afirmação relacionando o referido acidente a “problemas nos aeroportos”.

Quanto à afirmação “Parece que a Infraero não tem um plano de emergência, de resgate e liberação da pista adequado. Acidentes acontecem. Não estamos livres disso. O importante é estar preparado para responder a isso adequadamente”, feita pelo especialista em aeronáutica Gustavo Melo, a empresa rebate veementemente a afirmação do “especialista” e destaca que as operações de remoção da aeronave foram feitas com toda segurança, dentro do Plano de Emergência previsto, cujos objetivos era liberar o aeroporto e preservar a aeronave acidentada, fato mencionado pelo comandante Marcos Reis, especialista ouvido pelo telejornal em entrevista ao vivo feita pelo repórter André Luiz Azevedo, cuja opinião é endossada pela empresa.

A Infraero também esclarece que está incorreta a afirmação da reportagem de que “o aeroporto ficou fechado por oito horas”. Na verdade, as operações foram alternadas para a pista auxiliar, que precisou ser fechada em três momentos, totalizando 1h39min de interrupção. Esse procedimento foi necessário para garantir a segurança no trabalho de remoção da aeronave e foram feitas em coordenação com o Centro Gerenciamento da Navegação Aérea.

Também é importante destacar que todas as operações de resgate dos 67 aeroportos administrados pela Infraero seguem os procedimentos previstos no Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565/1986).


Atenciosamente,

Léa Cavallero
Superintendente de Marketing e Comunicação Social – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Nenhum comentário: