quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SALAS AIS DA INFRAERO


Serviço de meteorologia

Os procedimentos de navegação aérea da Infraero têm a função de proporcionar maior segurança aos vôos, através de serviços de gerenciamento de tráfego aéreo, telecomunicações e meteorologia.

A segurança no vôo começa com a observação e análise das condições do tempo. O serviço de meteorologia da Infraero fornece informações para as aeronaves, além de comercializar dados climatológicos e laudos de meteorologia.

A área de meteorologia dispõe de 68 estações meteorológicas de superfície, que coletam dados, confeccionam boletins meteorológicos, transmitem dados e fornecem informações aos usuários.

Esta área também conta com 68 centros meteorológicos de aeródromo, que divulgam e confeccionam previsões de condições de tempo aos usuários ligados à aviação. Para medir as condições do tempo, o serviço possui cinco estações meteorológicas de altitude (EMA), que executam sondagens da atmosfera para a obtenção de dados de temperatura, pressão, umidade e ventos em altitude. Este tipo de estação também tem a função de enviar os dados para o banco de dados operacional de meteorologia (OPMET) e de realizar a divulgação internacional.

Estações de Navegação Aérea


A Infraero dispõe de 81 unidades de apoio de navegação aérea espalhadas pelo Brasil, prestando serviços de controle aéreo, apoio às aeronaves e informação de vôo.

O serviço de gerenciamento do tráfego de controle aéreo tem 13 centros de controle de aproximação (APP), responsáveis pelo tráfego aéreo nas fases de subida e descida das aeronaves.

O controle de aeródromo é feito por 22 torres de controle, responsáveis pelo gerenciamento dos movimentos aéreos de pouso e decolagem realizados nas proximidades ou nos próprios aeroportos.

As estações prestadoras do serviço de informação de vôo em aeródromo (AFIS) ajudam com as informações necessárias para a condução das operações aéreas.

As 66 salas de informações aeronáuticas (AIS) prestam informações aos pilotos para que façam seu planejamento de vôo.

Nenhum comentário: