quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aeroporto de Brasília tem novo sistema de abastecimento de água para aeronaves


O Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek (DF) implantou novas instalações do Sistema de Abastecimento de Água Potável para aeronaves. Com isso, será fornecida água potável - distribuída pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), para caminhões QTA (Quick Turn Around), que abastecem os reservatórios das aeronaves em operação no aeroporto. O sistema, um investimento de R$ 572 mil, está disponível desde 25/8. O processo de implantação desde a licitação até a finalização da instalação levou cerca de seis meses.

Com o novo sistema, o Aeroporto de Brasília cumpre a exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o fornecimento de água em aeronaves e coloca a Infraero nos padrões almejados pelo Regulamento Sanitário Internacional, da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que até 2012 os pontos de entrada dos países signatários estejam com suas capacidades básicas desenvolvidas, entre elas o controle de vetores (microrganismos causadores de doenças).

O superintendente do aeroporto, Antonio Sales, comentou a importância do sistema para a operacionalidade do aeroporto. "A infraestrutura agiliza o abastecimento de água potável para as aeronaves, especialmente por sua localização estratégica, permitindo fácil acesso aos equipamentos e resposta rápida às aeronaves posicionadas em qualquer pátio do aeroporto", pontuou.

Sobre o novo sistema

O sistema de abastecimento é composto por dois módulos. O primeiro possui dois reservatórios de 30 mil litros cada, casa de máquinas, tubulações e dez hidrômetros. Dois deles são de uso exclusivo da Infraero e o restante é utilizado por empresas concessionárias. Assim, a administração do aeroporto possui total controle dos custos e da qualidade da água consumida nas aeronaves.

No segundo módulo, se encontra o sistema móvel de abastecimento dos caminhões QTA. Trata-se de uma válvula de alta vazão, dotada de tubo direcionado para o topo dos tanques dos veículos que estacionam no galpão coberto. Com o mecanismo, caminhões pipa de diversos tamanhos e capacidade podem ser abastecidos de água em poucos minutos sem contato manual, evitando contaminações.

Assessoria de Imprensa - Infraero

imprensa@infraero.gov.br



Nenhum comentário: