sábado, 4 de setembro de 2010

Cariri mobiliza-se pela ampliação do aeroporto



O terminal de passageiros do Aeroporto de Juazeiro já indica inadequação para a grande demanda a muito tempo

ELIZÂNGELA SANTOS

3/9/2010

Entidades de classe se unem e lançam abaixoassinado pedindo providências para obras do Aeroporto Regional

Juazeiro do Norte. Mais um capítulo de reivindicações está sendo realizado por entidades da região, no intuito de fortalecer o movimento popular no Cariri em prol de reformas no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte. Com abaixoassinado já com cerca de 10 mil assinaturas, a pretensão é atingir cerca de 10% da população regional ou chegar a pelo menos 70 mil assinaturas. Uma manifestação nas ruas do Centro de Juazeiro foi realizada no mês de julho passado. O projeto é uma continuidade do processo de mobilização.

Envolto aos antigos problemas, como homologação da pista, ausência de resistência para pousos de aeronaves de grande porte, reforma e ampliação e impasse entre o Estado e a Infraero sobre pendências burocráticas relacionadas a um antigo convênio, desde o governo anterior, a população conclama os responsáveis a uma responsabilidade. A reforma prevista para esse semestre com a construção dos módulos operacionais ainda não foi iniciada. A previsão, caso a obra tivesse início em agosto passado, seria inaugurar em dezembro, com a ampliação das áreas de embarque e desembarque.

A campanha está sendo realizada por meio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas, Frente Municipalista de Prefeitos do Sul do Ceará e o Cariri Shopping, com adesão das entidades lojistas de Barbalha e Missão Velha e coleta nos municípios de Brejo Santo, Jardim, Caririaçu e Milagres. A ideia é que haja assinaturas de todas as cidades da região. O documento será repassado às autoridades.

Adesão positiva

Além da mobilização por meio das entidades, proprietários de bares, restaurantes, hotéis e comércio de Juazeiro estão envolvidos, segundo o diretor social da CDL de Juazeiro, João Almeida de Carvalho. Ele afirma que essa preocupação pelo desenvolvimento do aeroporto e as suas melhorias devem ser de conhecimento da sociedade. "Esse abaixoassinado está tendo uma adesão muito positiva. Cada página contém 16 assinaturas com o registro de um dos documentos do assinante", afirma.

Os pedidos pelos formulários de preenchimento têm sido constantes e as pessoas, conforme o diretor está se sentido muito à vontade para assinar. Ele afirma que a popularização dos serviços aeroportuários facilita muito esse trabalho. "Outro dia vi uma mulher do sítio chegar ao aeroporto de carroça para pegar o avião. Foi uma surpresa para mim, mas é uma realidade essa mudança", diz ele.

Coletas de assinaturas no próprio aeroporto foram solicitadas à superintendência. E mobilização em torno de reivindicações por melhorias no local, estava orçada inicialmente pelas entidades em R$ 15mil, incluindo até outdoors, mas não houve a adesão financeira de todas as entidades. Os outdoors não foram colocados nas ruas, mas as próprias entidades e classes de trabalhadores, a exemplo dos taxistas que fazem ponto no aeroporto, estão aderindo aos adesivos de carros, além do trabalho de panfletagens e faixas afixadas nas ruas.

Não há definição da data do final da campanha de adesão da população, mas o diretor adianta que será apenas quando houver um número significativo de assinaturas. "O que queremos na verdade é que a sociedade seja coparticipante nesse processo, questione sobre essa realidade, fazendo um movimento de baixo para cima", explica.

Ele destaca a subutilização atual do aeroporto, feito há cerca de quatro décadas, com capacidade de absorção anual de 50 mil passageiros. Atualmente, conforme estimativa do próprio aeroporto, o ano poderá fechar em mais de 260 mil usuários dos serviços, cerca de 6% de crescimento.

Módulos operacionais

Mesmo não tendo o investimento previsto, com a possível construção de um novo terminal do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, neste Município, será investido cerca de R$ 2,8 milhões para instalação dos módulos operacionais. Os módulos operacionais terão uma ampliação para uma área de 1.089m². Com a ampliação, de acordo com o gerente operacional do aeroporto, Fernando Carneiro, a capacidade passará de 60 pessoas para 187 usuários dos serviços. O módulo de embarque passará a ter uma área de 613m² e o desembarque de 476m². Atualmente, esses espaços eram de 110m² e 190m², respectivamente.

O diretor da CDL diz que as reformas que estão sendo anunciadas vêm atender somente uma realidade que já se mostra e, em breve, novas dificuldades se apresentarão, com a grande demanda de passageiros. O secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, disse que recentemente esteve reunido com o representante da Regional Nordeste da Infraero, no intuito de resolver as pendências referentes às questões burocráticas envolvendo o Estado.

Importância

“O abaixoassinado é para a população se posicionar sobre a importância das melhorias no aeroporto”
João Slmeida
Diretor social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Regional do Cariri, Av. Virgílio Távora, 4.000
(88) 3572.0700 / 3572. 2118
CDL - Juazeiro: (88) 3512.2266


Elizângela Santos
Repórter

http://bit.ly/9G2MH2

Nenhum comentário: