quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Como a perda de 30 copilotos causou a pane da Webjet



Companhia também teve problemas para treinar nova equipe, além de atingir o limite de horas permitidas dos aeronautas



São Paulo - Os recentes atrasos dos voos da Webjet foram causados por três fatores: demissão de copilotos, problemas no treinamento de novos funcionários e limite máximo de horas trabalhadas pelos aeronautas. Segundo fontes ouvidas pelo site EXAME, a Webjet perdeu 30 copilotos para TAM, Gol e Azul no último mês, atraídos por melhores salários e condições de trabalho. A companhia é a que mais recebe denúncias, informa o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). Procurada, a Webjet não concede entrevistas sobre o assunto.
Para acompanhar o constante crescimento da demanda, a Webjet contratou 64 copilotos e 85 comissários entre o final de agosto e início de setembro. A nova equipe de copilotos partiu para uma série de treinamentos em Buenos Aires, com simuladores de voo da empresa Flex Aviation Center, que atende também outras companhias como Gol e TAM. O teste, que deveria demorar um mês, atrasou em uma semana por conta de problemas técnicos nos simuladores, o que impediu o início da jornada dos novos co-pilotos para desafogar os voos da empresa. "Certas variáveis tem que ser absolutamente acompanhadas. Isso é inadmissível", afirmou uma fonte.

O resultado foi uma série de cancelamentos. Nesta quinta-feira a Webjet teve o quarto dia consecutivo de transtornos para os passageiros, com 46,3% dos voos cancelados. Segundo a Infraero, dos 41 voos programados, 19 foram cancelados e cinco estavam atrasados até as 10 horas.

Em comunicado à imprensa, a Webjet afirmou que o forte crescimento da demanda em setembro levou a empresa a remanejar passageiros por meio de contatos antecipados via call center. "Vale destacar que 90% deles foram avisados previamente, evitando deslocamentos desnecessários até os aeroportos. Ainda assim, a companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a lei nº 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas", anotou.

Até o dia 10 de outubro a nova equipe de copilotos já trabalhará nos voos da companhia. A Webjet informa que a situação dos atrasos será normalizada até esta sexta-feira. Porém, o motivo que permitirá a regularização é a virada do mês. Pela lei os aeronautas podem voar apenas 85 horas mensais e em outubro esse número será zerado. "É bem provável que esse problema se repita no final do ano com uma demanda ainda maior. A empresa tem que se precaver", afirmou outra fonte do setor.

Em julho, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aplicou à Webjet uma multa de 225.000 reais por desrespeito à legislação que limita o número de horas de trabalho das equipes de voo. A companhia ainda pode recorrer.

http://bit.ly/aoaLf7

Nenhum comentário: