sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Infraero realiza curso de acessibilidade em três aeroportos




A Infraero encerra nesta sexta-feira (3/9), o Curso de Atendimento às Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida nos aeroportos de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC), Campos/Bartolomeu Lisandro (RJ) e Campo de Marte (SP). O treinamento teve início em 30/8 e é promovido pelo Comitê Nacional de Acessibilidade da Infraero (Conaces).

Profissionais da Infraero, terceirizados e de empresas que atuam nos aeroportos têm a oportunidade de conhecer a política de acessibilidade da empresa, técnicas de atendimento e equipamentos, além de legislação e direitos humanos. Também são realizados simulados e vistorias para verificar o que pode ser melhorado na infraestrutura dos Terminais de Passageiros.

Para o superintendente em exercício do Aeroporto de Joinville, Rones Rubens Heidemann, onde são capacitados 150 participantes, o curso sensibiliza o público para a causa da pessoa com deficiência e promove a padronização de procedimentos. “Com isso, garantimos a qualidade no atendimento a esse público em qualquer ponto do terminal de passageiros”, explicou. A superintendente do Aeroporto de Campos, Sonia Cristina Paiva, comentou que o treinamento permitiu o aprofundamento do assunto. “O curso nos deu a visão de que acessibilidade não é só uma rampa de acesso ou saber interpretar libras. Entendemos que todas as facilidades são importantes”, destacou. Já o superintendente do Aeroporto Campo de Marte, Alex Barroso Júnior, disse que a oportunidade foi aproveitada para aprender a lidar com as diferenças. “O curso despertou o sentimento de solidariedade pelas pessoas que, por qualquer problema físico, se sintam excluídas da sociedade por não encontrarem ambientes adequados às suas necessidades”, pontuou.

Segundo o participante do treinamento e fiscal de pátio da Infraero em Joinville, Onias Carreira, o curso proporciona a chance de adquirir novos conhecimentos. “Aprendi a entender as pessoas com deficiência, pois tive a oportunidade de sentir as dificuldades e barreiras que enfrentam em seu cotidiano", disse. Já o funcionário da companhia aérea Gol, Edmund Grassl, destacou a importância de ser preparado para atender adequadamente ao público. “O treinamento nos capacita ainda mais para que prestemos sempre o melhor atendimento, facilitando a vida das pessoas com deficiência", concluiu.

Após o curso, relatórios são enviados para a sede do Conaces, em Brasília, e farão parte da proposta de planos de ação para os aeroportos. Em 2010, o comitê realizará o curso de acessibilidade em 37 terminais aeroportuários da Rede Infraero. Desses, 24 já foram realizados.


Assessoria de Imprensa - Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Nenhum comentário: