domingo, 5 de setembro de 2010

RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS (PCN)


RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS (PCN)

As informações aqui contidas são um extrato da Circular de Informação Aeronáutica, (AIC N09/01 de 09/AGO/2001), Resistência de Pavimentos dos Aeródromos, que por sua vez condensa as informações contidas no Anexo 14 – Aeródromos.
A resistência dos pavimentos dos aeródromos para aeronaves até 5.700 Kg é; notificada pela informação do peso máximo admissível da aeronave e da pressão máxima admissível dos pneus da aeronave, para aeronaves acima de 5.700 Kg é; definida o número de classificação de aeronaves – Número de Classificação de Pavimentos (PCN ).
A resistência do piso no ponto de toque (TLOF) e na área de pouso (FATO) é apresentada em toneladas.
O PCN é apresentado em cinco campos como segue:

PCN 50/F/A/Y/U

Campo 1 PCN 50 Resistência do pavimento
Campo 2 F Tipo de pavimento Composto flexível
Campo 3 A Resistência da fundação Alta
Campo 4 Y Pressão dos pneus 1.00 Mpa
Campo 5 U Método de avaliação Prática


Os campos acima possuem os seguintes códigos:
Campo 1 – Resistência do pavimento: É um número que exprime o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento, para determinada resistência normalizada do terreno de fundação. O PCN, indica que a aeronave com ACN igual ou inferior ao PCN notificado, pode operar sem restrições sobre o pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão dos pneus.

Campo 2 - Tipos de Pavimento: ...................................................................Código
Pavimento Rígido (concreto cimento).............................................. R
Pavimento Flexível (asfalto)............................................................. F

Campo 3 - Categorias de Resistência da Fundação ............................Código
Resistência Alta.................................................................................A
Pav. rígido K >= 120 MN/ m3 valor tipo K= 150 MN/m3
Pav. flexível com CBR > 13 referência =15.
Resistência Média..............................................................................B
Pav. rígido: 60 >= K <= 120, valor tipo de K= 80 MN/m3
Pav. flexíveis,: 8 >= CBR <= 13 o valor tipo de CBR=10
Resistência Baixa...............................................................................C
Pav. rígidos: 25 >= K <= 60 MN/m3, o valor tipo de 40 MN/m3
Pav. flexíveis: 4 >= CRB <= 8, o valor tipo de CBR=6
Resistência Ultra-baixa.......................................................................D
Pav. Rígidos: K <= 25 MN/m3, o valor tipo de K= 20 MN/m3.
Pav. Flexíveis: CBR < cbr="3.

Campo 4 - Categorias de Pressão Máxima Admissível dos Pneus: ......Código
Alta:..............sem limite de pressão....................................................W
Média:...........pressão máxima 1,50 MPa (217 psi).............................X
Baixa:............pressão máxima 1,00 Mpa (145 psi) ............................Y
Muito baixa:...pressão máxima 0,50 Mpa (72 psi)...............................Z
NOTA: 1Mpa = 145 psi(lb/pol2)
Campo 5 - Métodos de Avaliação: ............................................................Código
Técnica: ...........................................................................................................T
Prática: ............................................................................................................U
Nas publicações é apresentado o PCN da pista (Ex.: PCN 50/F/A/Y/U), que o usuário deve comparar com o ACN da aeronave nas condições que deseja usar, como no exemplo:
Para definir o ACN do DC 10–10 com 157.400 Kg e pressão no trem principal de 185 psi sobre um pavimento flexível apoiado em fundação do terreno de resistência média (CBR=10). Teremos que:

1° - Converter a unidade de pressão de PSI para Mpa
185 psi = 1,28 Mpa.

2° - Pegar dados na tabela de ACN divulgada na AIC N09 de 09/AGO/2001 RESISTÊNCIA DE PAVIMENTOS DOS AERÓDROMOS.

1 – TIPO DE AERONAVE
2 – CARGA TOTAL MÁXIMA DE DECOLAGEM/OPERAÇãO VAZIO (Kg)
3 – CARGA SOBRE UMA DAS RODAS DO TREM DE PRINCIPAL (%)
4 – PRESSÃO DOS PNEUS (Mpa)
5 – ACN PARA PAVIMENTO RÍGIDO (k em MN/m²) – Alta 150
6 – ACN PARA PAVIMENTO RÍGIDO (k em MN/m²) –Média 80
7 – ACN PARA PAVIMENTO RÍGIDO (k em MN/m²) – Baixa 40
8 – ACN PARA PAVIMENTO RÍGIDO (k em MN/m²) –Ultra Baixa 20
9 – ACN PARA PAVIMENTO FLEXÍVEL (k em MN/m²) – Alta 15
10 – ACN PARA PAVIMENTO FLEXÍVEL (k em MN/m²) – Média 10
11 – ACN PARA PAVIMENTO FLEXÍVEL (k em MN/m²) – Baixa 6
12 – ACN PARA PAVIMENTO FLEXÍVEL (k em MN/m²) – Ultra Baixa 3


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
DC-10-10 196406
108940 47.2 1.28/185 45
23 52
25 63
28 73
33 52
26 57
27 68
30 93
38


Dados:
ACN MÁXIMO [a] = 57 Tab. Col. = 10 sup
CARGA TOTAL [b] = 196406 Kg Tab. Col. = 2 sup
CARGA PRETENDIDA [c] = 157.400 Kg Dado do usuário
OPERAÇÃO VAZIO [d] = 108940 Kg Tab. Col. = 2 inf
ACN MÁXIMO [e] = 27 Tab. Col. = 10 inf


ACN = a – (((b – c) / (b – d)) * (a – e ))

Preenchendo os dados fica
ACN = 57 – (((196406 – 157400) / (196406 – 108940)) * (57 – 27))
ACN = 57 – ((39006 / 87466) * 30)
ACN = 57 – (0.446 * 30)
ACN = 57 – 13.38
ACN = 43.62
Arredondando
Resultado = ACN 44 e a aeronave deve operar numa pista que tenha no mínimo um PCN 44/F/B/X/T ou U.
Fazendo o processo inverso, com PCN da pista 44/F/B/X/T, calcular o peso máximo para a aeronave acima.
Pmax = (((PCN – a) * (b – d)) / (a – e)) + b
Pmax = (((44 – 57) * (196406 – 108940) / (57 – 27)) + 196406
Pmax = (((-13) * (87466)) / 30 ) + 196406
Pmax = (-1137058 / 30) + 196406
Pmax = -37901.93 + 196406
Pmax = 158504.07



TABELA DE CONVERSÃO Mpa > PSI

MPa PSI
0,10 14,50
0,20 29,00
0,30 43,50
0,40 58,00
0,50 72,50
0,60 87,00
0,70 101,50
0,80 116,00
0,90 130,50
1,00 145,00
1,10 159,50
1,20 174,00
1,30 188,50
1,40 203,00
1,50 217,50
1,60 232,00
1,70 246,50
1,80 261,00
1,90 275,50
2,00 290,00
2,10 304,50
2,20 319,00
2,30 333,50
2,40 348,00
2,50 362,50







Nenhum comentário: