sábado, 18 de setembro de 2010

Tempestade solar provoca mudanças no tráfego aéreo



O fenômeno natural conhecido como tempestade solar provocou mudanças no tráfego aéreo de Brasília, desde quinta-feira (16/9). O Comando da Aeronáutica informou em nota que medidas adicionais de segurança foram tomadas para evitar possíveis interferências na comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I).

O fenômeno é o alinhamento entre o sol e o satélite de comunicação e vai durar quatro dias, sempre entre 14h45 e 15h. A tempestade pode causar a interferência em sistemas de comunicação, como o CINDACTA I. A alteração do Comando da Aeronáutica vai até segunda-feira (20/9).

Durante esse período, todas as decolagens do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek serão suspensas cinco minutos antes do início das interferências. Além disso, dez minutos antes do início da tempestade solar, as frequências alternativas serão repassadas para todas as aeronaves que estiverem e voo. Com o término do fenômeno, as aeronaves poderão decolar normalmente.

O cientista e responsável pela divulgação do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (Embrace), Clézio Nardin, acredita que a possibilidade da tempestade solar atingir qualquer satélite é mínima. "É algo absolutamente natural, já aconteceu no passado e vai acontecer no futuro", disse o cientista. O programa é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O CGNA (CENTRO DE GERENCIAMENTO DA NAVEGAÇÃO AÉREA) informa as seguintes medidas preventivas.

FIR AZ – Restrições nas decolagens de 17h35z até 17h52z
FIR BS – Restrições nas decolagens de 17h40z até 17h59z
FIR RE – Restrições nas decolagens de 17h50Z até 18h06z

As decolagens serão suspensas com antecedência de 05 minutos e será aplicado uma separação de 20 NM nas aerovias.

Nenhum comentário: