quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ocorrência com voo TIB5204 da Trip Linhas Aéreas








A aeronave PR-TTI, AT72, realizava o voo TIB5204 da Trip Linhas Aéreas com origem em Belém (SBBE) e destino a Manaus (SBEG) - e escalas em Santarém, Trombetas e Parintins -, quando ao executar a corrida após o pouso (18h54 local) pela RWY 25 saiu do eixo aproximadamente 1.300 m (um mil e trezentos metros) desta e 500 m da RWY 07 (sentido oposto), provavelmente devido problema no sistema de trem de pouso principal (lado esquerdo - motor 1), o que a levou se arrastar aproximadamente 200 m (duzentos metros) tocando as pás de hélice (motor 1) no pavimento asfáltico e a ponta da asa na vegetação lateral. Após a parada, a aeronave permaneceu praticamente com toda empenagem dentro da pista.


Os passageiros a bordo imediatamente foram liberados pela tripulação e, quando a equipe do SESCINC chegou ao local, praticamente todos já estavam fora da aeronave, o que foi suficiente para que alguns pudessem fazer uso de celulares e câmeras para fotografar o cenário e as condições em que a aeronave ficou. Eles foram orientados a deixar o local e a se dirigir ao TPS, enquanto o SESCINC resfriava a aeronave devido a presença de fumaça no compartimento do motor 1. A bordo estavam 51 (cinquenta e uma) pessoas das quais 47 (quarenta e sete) passageiros e 4 (quatro) tripulantes. O passageiro Sr. Daniel Alves da Silva sofreu um pequeno ferimento (corte) na face abaixo do olho esquerdo e foi encaminhado imediatamente à Clínica São Vicente, onde foi medicado e liberado em seguida.


A equipe de operações da Infraero se dirigiu ao local e conseguiu falar com o piloto (Sr. Ivan) e co-piloto (Sr. Matarazo) onde foram informados do início das ações iniciais e preservação dos indícios para efeito de investigação por parte das autoridades competentes.


O local foi isolado e uma equipe do Exército (51º BIS) faz a proteção da aeronave até a chegada do SERIPA/CENIPA, pessoal da empresa aérea e demais autoridades competentes.

3 comentários:

Anônimo disse...

Quantos relatorios de perigo temos que emitir ate a infraero tomar uma atitude e consertar as pistas? Ou sera que ela so vai consertar depois de uma fatalidade?

redbaron disse...

A Infraero mantem um rigoroso monitoramente em suas pistas em fução da vida útil da mesma. Novos carros de desemborrachamento estão entrando em operação, reduzindo o tempo de vigência da obra e trazendo menos impactos às operações aeroportuárias. Infelizmente, existem localidades em que a Infraero só pode contar com a logística do Batalão de Engenharia do Exército, para fazer a reforma e manutenção de sua pista, visto que nenhuma empreiteira se disponibiliza fazer estas obras. Leia mais em :
http://infraton.blogdevoo.com. Airton Melo.

redbaron disse...

A Infraero mantem um rigoroso monitoramente em suas pistas em fução da vida útil da mesma. Novos carros de desemborrachamento estão entrando em operação, reduzindo o tempo de vigência da obra e trazendo menos impactos às operações aeroportuárias. Infelizmente, existem localidades em que a Infraero só pode contar com a logística do Batalão de Engenharia do Exército, para fazer a reforma e manutenção de sua pista, visto que nenhuma empreiteira se disponibiliza fazer estas obras. Leia mais em :
http://infraton.blogdevoo.com. Airton Melo.