quinta-feira, 10 de junho de 2010

INFRAERO: NAVEGAÇÃO AÉREA, RISCO OU SEGURANÇA?


Não é de hoje que o SINA vem alertando a esta e a outras gestões da alta cúpula da empresa para a falta de política que defina o papel e a importância de termos os companheiros aeroportuários/as da nossa Navegação Aérea fazendo parte efetiva da Infraero e, consequentemente, da infraestrutura aeroportuária brasileira.

O presidente do SINA, Francisco Lemos, chamou a atenção do ministro da Defesa, Nelson Jobim, para que o mesmo escute os trabalhadores/as e coloque como prioridade a importância do nosso quadro de funcionários em relação ao que temos a sugerir ou criticar em relação às políticas adotadas pelas instituições que normatizam e dão diretrizes à nossa atividade.

A exemplo disso Lemos citou ao ministro pela segunda vez (a primeira foi em reunião no Ministério de Defesa) o aumento do tráfego aéreo em Vitória (ES) e as condições heróicas que nossos aeroportuários/as controlam a segurança dos voos daquela localidade.

Em outro episódio mais recente, o mesmo foi dito na abertura das negociações da nossa Data Base aos diretores da Infraero presentes, além de cobrar maior clareza em um PCCS mais digno que proporcione definir a carreira civil dentro desse setor.

Coisa que a Infraero, como administradora da infraestrutura, está muito acanhada, para não dizer perdida, nessa responsabilidade.
O SINA vai continuar colaborando e cobrando uma postura da Infraero nesta relação heterogênea e sem cabimento, onde consideramos todos profissionais da administração e operacionalidade dessa infraestrutura.

Outro ponto bastante polêmico está na gestão de pessoal quando se trata dos trabalhadores da Navegação Aérea. Diante das demandas dos nossos companheiros/as a área muitas vezes nega os encaminhamentos alegando falta de pessoal ou risco na segurança operacional.

Para facilitar e amenizar4 esse desgaste, o SINA cobrou um documento público da Navegação Aérea/Infraero que explique com fontes de consulta a razão das reivindicações colocarem em risco a segurança operacional.


De acordo com Will Furtado - superintendente de Navegação Aérea na sede da empresa - o documento estará à disposição até o final do mês.
Para finalizar vale refletir em alquimia: ou a gente vira água ou a gente vira óleo, do jeito que está não dá!


http://www.sina.org.br/turbulencia/



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