terça-feira, 27 de julho de 2010

Anac orienta procura por outras empresas aéreas

Roberto Cezar
Agência BOM DIA

Como antecipado pelo BOM DIA, a presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Solange Vieira, confirmou que o órgão não possui a atribuição de controlar as linhas aéreas, reiterou a autonomia das empresas de aviação e orientou a comitiva de Marília que foi a Brasília a procurar outras companhias para continuar tendo os voos ao Aeroporto de Congonhas.

A comitiva pediu o apoio da Anac para manter a linha da Pantanal para o aeroporto localizado próximo à região central da capital paulista pelo menos até dezembro.

A partir do próximo dia 23 de agosto, a Pantanal vai passar a operar apenas com a linha Marília-Guarulhos, na Grande São Paulo. A Passaredo Linhas Aéreas também oferece a mesma linha.

A saída apontada pela Anac é tentar trazer empresas que já possuem slots no Aeroporto de Congonhas, como é o caso da Trip, NHT e Avianca.

Outra solução seria uma mobilização política para tentar levar empresas como a Laguna e a Azul para o Campo de Marte, bem localizado em São Paulo. Em entrevista exclusiva ao BOM DIA, o presidente da Laguna Linhas Aéreas, Daniel de Souza, garantiu que a partir de dezembro a empresa começa a operar de Marília para 96 cidades, inclusive São Paulo.

Caso a cidade realmente perca a linha aérea, o prefeito Mário Bulgareli (PDT) já admitiu entrar na Justiça contra a TAM, dona da Pantanal, para garantir a manutenção dos voos para Congonhas. Também estiveram em Brasília o vice-prefeito Ticiano Toffoli, o presidente da Acim, Sérgio Sobrinho, e o diretor do Ciesp, Flávio Peres.

Nenhum comentário: