quarta-feira, 7 de julho de 2010

Avião solar inicia voo noturno histórico


Avião solar inicia voo noturno histórico


Solar Impulse decola com o piloto Andre Borschberg de um aeródromo na Suíça

Solar Impulse decola com o piloto Andre Borschberg de um aeródromo na Suíça (AFP)

O avião Solar Impulse, alimentado exclusivamente por energia solar, alçou nesta quarta-feira seu voo histórico. A aeronave decolou no início da manhã de um aeródromo na Suíça para um voo de 25 horas - um teste para verificar a capacidade do aparelho de voar à noite, após ter as baterias carregadas durante o dia.

O Solar Impulse, que fez seu primeiro voo em 7 de abril e já realizou outros dez desde então, precisa de tempo bom para voar - pouco vento, para não perder estabilidade -, pouco peso e sol abundante para carregar as baterias através de seus painéis solares. As asas da aeronave têm uma envergadura igual às de um Airbus A340 (63,40 metros), mas o aparelho pesa apenas 1.600 quilos.

O avião tem como única fonte de energia 12.000 células fotovoltaicas que cobrem suas asas e alimentam os quatro motores elétricos, com potência de 10 CV. Também permitem recarregar as baterias de lítio polímero de 400 quilos.

O aparelho demonstrou funcionar bem durante o dia. Agora precisa ser aprovado no teste noturno, para testar a capacidade das baterias de serem carregadas suficientemente durante o dia e alimentar o avião durante horas sem sol.

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/aviao-solar-voo-inicia-noturno-historico?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário: