segunda-feira, 5 de julho de 2010

Torneio de Aviação de Caça começa na Base Aérea de Boa Vista


As aeronaves da FAB participantes do Torneio de Aviação de Caça, em Boa Vista. (Foto: FAB)

Uma das mais tradicionais competições operacionais da aviação militar, o 29º Torneio de Aviação de Caça (TAC) começou no domingo (04/06) na cidade de Boa Vista (RR). Na cerimônia de abertura do Torneiro, além dos militares das Unidades Aéreas participantes, autoridades civis e militares roraimenses prestigiaram o evento que tem como principal objetivo a consolidação e aprimoramento da doutrina de emprego e o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os participantes.

“O TAC é uma atividade operacional que visa principalmente avaliar a capacidade de nossas Unidades de Caça. No cenário da competição, os militares empregarão, de forma real e dentro dos padrões previamente estabelecidos, a capacidade das aeronaves, enfocando o treinamento e a capacidade de pronta-resposta”, ressaltou o Comandante da Terceira Força Aérea (III FAe), Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, na abertura da cerimônia.

Até o próximo dia 8 de julho, militares de 11 esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB), além de diversas aeronaves de caças F-5E/FM, F-2000, A-1, A-29 e o Xavante AT-26, que pela última vez participará do TAC, pois será desativada da FAB ainda este ano. Durante os seis dias de Torneiro, os militares realizarão provas aéreas de ataque ao solo e de navegação aérea à baixa altura, além de provas esportivas, como corrida de orientação (Fuga do Danilo), tiro com armas portáteis, cabo de guerra e vôlei.

Determinação e muita garra marcam o primeiro dia de competições

Logo após a cerimônia oficial de abertura do Torneio, oficiais e graduados entraram no ritmo de competição do TAC na disputa do cabo de guerra e do vôlei.

Já na primeira competição do Torneio, o clima entre os militares já era de final, frente à seriedade e determinação de todos os Esquadrões em dar o melhor de si. As partidas, que se estenderam até à noite, foram embaladas com muita disputa e espírito de corpo entre os Esquadrões, que aproveitavam todos os minutos que antecediam as partidas para acertar os últimos detalhes.

Apoio e infraestrutura essenciais – Para a realização do Torneio de Aviação de Caça e da Operação SABRE, que encerrou neste domingo (04/06), a Base Aérea de Boa Vista (BABV) vem prestando total apoio operacional aos Esquadrões participantes, assim como a infraestrutura necessária para a competição e o suporte aos militares que compõe a organização e arbitragem do Torneio. “É uma honra para a Base Aérea de Boa Vista sediar esse tipo de torneio”, afirmou o comandante da BABV, Coronel Aviador Waldir Almeida de Lima, na solenidade de abertura do TAC.

Desde quando a cidade de Boa Vista foi escolhida para sediar o Exercício Operacional Sabre e o TAC, a Base Aérea iniciou os trabalhos a fim de possibilitar a instalação das Unidades visitantes, apoio de transporte, alimentação, alojamentos, equipes de saúde de plantão, entre outros apoios que envolvem todo o efetivo da BABV e viabilizam a execução das competições e do planejamento das missões.

Entenda a tradição que acompanha o Torneio de Aviação de Caça

O Dia da Aviação de Caça, 22 de abril, é um dia lembrado por todos os pilotos de caça por ser a data que as aeronaves brasileiras mais realizaram missões nos céus da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Esse mesmo dia, em 1966, marcou o início do Torneio de Aviação de Caça (TAC), quando um grupo de pilotos foi à Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e participou de uma competição de Tiro e Bombardeiro.

Dois anos mais tarde, em 1968, aconteceu efetivamente o primeiro TAC, logrando-se campeão o 1º/14º Grupo de Aviação- Esquadrão Pampa, sediado em Canoas (RS). Desde então, o Torneio tornou-se uma das mais tradicionais competições da aviação militar brasileira.

O campeão do último Torneio, realizado em Campo Grande, foi o 2°/3° GAV- Esquadrão Grifo. A idéia do rodízio na escolha das sedes do TAC é proporcionar aos militares envolvidos o conhecimento das características de operação nas diferentes localidades do país.

Fonte: CECOMSAER

http://cavok.com.br/blog/?p=14352

Nenhum comentário: