terça-feira, 31 de agosto de 2010

10 dicas para não transformar sua viagem dos Sonhos em Pesadelo!



Mochileiros Iniciantes - dicas de viagem


Depois de anos de trabalho afinco, cansado, estressado, quase pedindo arrego, chega o momento tão sonhado... Férias! Mas cuidado, pois alguns detalhes cruciais por mais simples que sejam, podem tornar seus 30 dias de divertimento em um inferno! Então para evitar o trauma pós-viagem elaborei dez dicas básicas para tentar deixar sua viagem o mais agradável possível:

1ª Dica - Parece óbvio mais não é: tenha sempre em mente que tipo de viagem você está pronto para realizar. Uma viagem de descanso com muito conforto ao lado da natureza, uma viagem cultural em grandes cidades cosmopolitas com vida noturna agitada, uma viagem com pouco conforto mais muita aventura, esporte radicais em lugares exóticos ou uma miscelânea de tudo isso. Lembre-se que todos os tipos de viagem têm seus prós e contras, e, esses contras têm que ser encarados com diversão ou como uma situação cômica para ser relatada para os amigos na volta das férias.

2ª Dica - Parece óbvio mais não é (o retorno): Você tem diversos amigos te oferecendo várias oportunidades de viagem nas férias. Geralmente o que é bom para ele, talvez não seja bom para você! Esse é um dos principais micos... Será que é legal viajar com toda a família para a praia? Ou você conhece realmente a pessoa que vai viajar junto a ti? Já me aborreci muito com isso, queria ir para a balada e os amigos dormindo; queria sair para desbravar o local, e o pessoal acordava quase às 11h... Procure viajar com pessoas divertidas, que sempre tem auto astral, otimista e que tudo é festa ou se você não tem bons relacionamentos com gente maluca busque o oposto.

3ª Dica - Restaurantes: Geralmente quando você vai para locais calmos, inóspitos, longe da sociedade, tente não se irritar com os serviços prestados nos restaurante como: Demora no atendimento, demora na entrega do pedido, erro na conta, pedido invertido ou até mesmo esquecer o que você pediu... A diversão aqui é descobrir no final do pedido se a comida é boa ou não!

4ª Dica - Depois do restaurante: Tente durante sua trip não bancar uma de herói, do tipo “Meu estômago é fodão!” “Eu bebo todas!” Nosso organismo geralmente ainda é imune as bactérias contidas em alimentos e bebidas de locais que ainda nunca estivemos. Ficar um a dois dias trancado numa privada, e, um dia inteiro de porre com dor de cabeça e gastando dinheiro com remédio é o maior mico...

5ª Dica - Transportes: Se você escolheu pegar a mochila e seguir pela estrada lembre-se dos imprevistos possíveis e não se irrite com atrasos, pois eles acontecem com freqüência, e se você não quer se aborrecer durante sua jornada com possível desconforto nos ônibus, as intermináveis paradas no meio do caminho, os vendedores ambulantes, o cheiro de xixi no banheiro, criança chorando, dentre outras coisas, vá de avião... Quem vai por estrada, não deve se preocupar com o tempo, com a quebra do ônibus, ou com o trem que para devido à neblina e coisas do tipo.

6ª Dica - Da Hospedagem: Se prepare bem antes da trip, pois a hotéis que não possuem água quente, até em alguns cinco estrelas de países exóticos e pequenos. Em pequenas pousadas para mochileiros, mais em conta, a água é fechada durante algumas horas do dia, outras não existem vasos sanitários, só um buraco no chão. Outras possuem banheiros coletivos, mistos, quartos sujos, sem energia, colchão fino... Então escolha bem o tipo de viagem que pretende fazer e pra onde quer ir para não se aborrecer.

7ª Dica - Saúde: Alguns cuidados são essenciais, como não esquecer a blusa, ou perde-la durante a viagem, esquecer de passar o protetor solar ou de passar a manteiga de cacau nos lábios. Tivemos que interromper a viagem no Rio de Janeiro, pois um dos amigos no final do dia estava cheio de bolhas na cabeça por causa da insolação! Cuidado para o tênis novo não causar bolhas nos pés, o chulé invadir o ambiente, a unha encravar! Apenas um arranhão na perna em uma trilha, pode infeccionar e transformar sua viagem num pesadelo. Se você é um dependente químico, tome cuidado, pois em alguns países pode se transformar em traficante, laranja é o que não falta em presídios espalhados pelo mundo. Por toda América Latina há vários golpes em venda de drogas, para arrancar um dindim do turista vacilão...

8ª Dica - Confusão: Por mais que você esteja certo, que você esteja se sentido lesado por algum golpe, deixe pra lá! Você é o Turista, talvez nunca mais volte naquele país e é uma tendência dos policias locais darem razão aos nativos da região.

9ª Dica - Money: A falta das verdinhas pode complicar um pouco sua viagem, e por incrível que pareça não é a falta de, mas sim como trocar ou onde sacar o dindim... Nunca conte com o ovo, antes da galinha... Caixas eletrônicos ficam fora do ar, em alguns lugares não há agência do seu banco, ou não aceitam seu cartão de crédito. Não é em todo lugar que aceitam real como câmbio, ou os valores de troca são ridículos, capaz de deixar qualquer um irritado. Faça também os cálculos de gastos, pra não ficar nos últimos dias da trip no zero, que é uma situação um tanto quanto desagradável.

10ª Dica - Tradição Local: Encare com naturalidade os costumes locais, aceite a religião, conviva com o barulho de algumas cidades, tenha paciência com os chatos vendedores ambulantes ou até mesmo para negociar uma compra, com o trânsito de algumas metrópoles, das crianças te olhando com se fosse um extraterrestre, peça antes de tirar uma foto, seja educado mesmo os nativos não sendo. Tenha bom senso sempre...

Lembre-se que é seu estado de espírito que transforma sua viagem em um momento inesquecível ou numa férias frustrada, mas não se esqueça de consultar o clima antes de ir.

Marcelo Nogal http://img1.blogblog.com/img/icon18_email.gif

http://bit.ly/c3xGvv

Nenhum comentário: