quarta-feira, 4 de agosto de 2010

NOVAS PRIVATIZAÇÕES - AEROPORTOS


Para as pessoas que não sabem sobre como funciona o sistema aeroportuário brasileiro, aqui há informações básicas para que você reflita quando ouvir algo de que a melhoria é a privatização dos aeroportos, o que é um grande equívoco, onde apenas grupos privados com apoios de alguns políticos, querem porque querem convencer a sociedade brasileira que os aeroportos privatizados, ficarão melhores, porém não escondem que iremos pagar BI-TRIBUTAÇÃO COMO JÁ PAGAMOS NAS RODOVIAS PAULISTAS! Onde você, além de pagar o IPVA, também paga em muitos dos pedágios espalhados em várias rodovias que cortam o estado de São Paulo!

São incríveis como os aeroportos são achincalhados por todos os lados como se realmente fosse o maior problema do país!

Mas isto se dá a uma imprensa comprada por grupos privados com interesses de administrar os poucos aeroportos rentáveis da rede INFRAERO.

Antes de citar como funciona, fique claro que os aeroportos agora são vitrines para se arrecadar votos ou perdê-los, pois em duas décadas, entre 1994 a 2010 ninguém, ninguém de fato se preocupou com os aeroportos brasileiros, mas só porque agora estamos prestes a ter 2 eventos mundiais (Copa do Mundo e Olímpiadas), governo e oposição querem usar o assunto para arrecadar votos ou tirá-los!
Mas fique bem claro, que nos anos 90, a INFRAERO chegou a ser a bola da vez para a sua privatização (como aconteceu com dezenas de estatais, como por exemplo, a riquíssima VALE DO RIO DOCE, vendida a preço de bananas e que hoje é uma das empresas mais rentáveis do mundo), mas o governo FHC apenas não conseguiu privatizar justamente pela quantidade de aeroportos que NÃO DÃO LUCROS (que não são poucos, e por isto, ele não conseguiu privatizá-los) o que iremos detalhar neste email.

Pressão para ganhar opinião pública

Primeiro. A INFRAERO, para informação, é a 2ª maior empresa de administração de aeroportos no mundo, perdendo apenas para a administração pública de aeroportos nos Estados Unidos, país semelhante ao nosso em dimensões continentais, onde a imprensa não diz que a INFRAERO é uma estatal que administra 67 aeroportos do país, de norte a sul, e apenas 12 aeroportos da rede é que são lucrativos, ou seja, estes aeroportos além de manter toda a rede, a empresa consegue fechar anualmente no azul! Isto já é uma omissão para que a opinião pública não contrarie os interesses de privatizações dos aeroportos.
Outra omissão da imprensa que quer o que os políticos que defendem isto e a maioria desta imprensa, estão comprados, como é o caso de três jornais de SP e uma editora famosa, no qual o governo de SP é assinante destes jornais, e com milhões em jogo, estes jornalistas escrevem apenas o que o candidato do governo paulista deseja, para ganhar a opinião pública!
E esta omissão, por exemplo, é não dizer por que os aeroportos na Europa na sua maioria são privados, pois lá, países ricos como Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, possuem em média, apenas cinco aeroportos de grande porte em todos estes países cada, e com isto, é fácil passar estes aeroportos para a iniciativa privada, e também, as agencias regulamentadoras destes governos, atendem rigorasamente as leis destes países, onde há multas severas, já aqui no Brasil, a ANAC é uma agência criada no governo Fernando Henrique Cardoso, e como todos nós sabemos, tanto a ANAC, como ANATEL, ANVISA e outras agencias, NADA RESOLVEM QUANDO ESTE RAMOS DESTAS ATIVIDADES ACABA TENDO PROBLEMAS, como vimos recentemente nos anos de 2006 e 2007, onde a ANAC foi FUNDAMENTAL PARA O CAOS DA AVIAÇÃO CIVIL, pois as grandes linhas aéreas brasileiras acabaram vendendo mais passagens do que assentos disponíveis, e com isto, os aeroportos se tornaram o caos dos caos, mesmo estes complexos, não tendo culpa da INCOMPETÊNCIA DA AGÊNCIA REGULAMENTADORA (ANAC) QUE FORA CRIADA NO GOVERNO FHC!

O que a mídia não fala por já estar comprada!

Enfim, estas informações não são ditas propositalmente, para que você concorde que a saída para as melhorias dos aeroportos, é apenas com a concessão ou privatização!
É isto não é citado, como por exemplo, nos Estados Unidos, por ter uma malha tão grande quanto o Brasil, a maioria dos aeroportos dos Estados Unidos também é deficitária, porém muitos deles são estatais, porque os mais lucrativos estão do poder do Estado para gerir os outros de dezenas de aeroportos deficitários, ou seja, os nossos aeroportos JAMAIS PODEM SER COMPARADOS COM OS EUROPEUS, E SIM, COM OS AEROPORTOS DOS ESTADOS UNIDOS, pois o país possui dimensões continentais como o nosso, e não como os países europeus, que apesar de serem mais ricos, não possuem tantos aeroportos como o Brasil possui!
Se privatizar, como ficarão os aeroportos privados?
Se privatizar, serão privados apenas os 12 aeroportos lucrativos, pois grupo privado algum NÃO IRÁ INVESTIR SEU RICO CENTAVO em aeroportos que não geram lucros, então, os aeroportos rentáveis nas mãos de grupos privados, irão encarecer o que já é caro, pois a taxa aeroportuária no Brasil é uma das mais caras do mundo, mas desde 1997, a INFRAERO NUNCA MAIS REAJUSTOU ESTES VALORES, e neste ano de 1997, o Governo Federal de FHC, incluiu uma taxa adicional do mesmo valor da taxa internacional, que era na época de 18 dólares, ou seja, foi incluso o mesmo valor de 18 dólares para que o governo arrecadasse um fundo para futuros investimentos aeroportuário, porém este acréscimo de 100% acabou se tornando imposto, ou seja, o que os passageiros pagam de taxa de embarque internacional, metade vai para os cofres públicos como impostos!

O q não interessa a eles, eles não comentam!

Portanto, privatizando, o que já é caro, ficará ainda mais caro, pois como disse setor privado algum, irá investir seu rico dinheiro sem lucrar, portanto, o que custa 36 dólares, passará a ser 72 dólares, e serviços que já estão inclusos, como posto médico, cadeira de rodas, chamadas no som, toaletes, carrinhos de bagagens e outros serviços, com certeza serão cobrados separadamente, como ocorre nos terminais de ônibus do país que são privados e outros aeroportos privados no mundo inteiro!
Mas o que acontecerá com os aeroportos da rede que são "deficitários"?
Como eu já disse 55 aeroportos da rede, NÃO ARRECADAM MAIS DO QUE GASTAM, portanto, são considerados aeroportos deficitários, que dão prejuízos. O que acontecerá com estes aeroportos? Primeiramente, fique bem claro que destes 55 aeroportos, são aeroportos de suma importancia para a integração de um país com dimensões continentais como é o caso de nosso Brasil, aeroportos deficitários como Porto Alegre, Florianópolis, Belém, Rio Branco, Palmas, Goiania, Cuiabá, Campo Grande, Macapá, Boa Vista, Maceió, Vitória, Belo Horizonte (dois aeroportos; Pampulha e Tancredo Neves, ambos deficitários), São Luis, Teresina, Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Natal, Porto Velho, Corumbá, Ponta Porã, Foz do Iguaçu, Juazeiro do Norte (CE), Campina Grande (PB), Santarém (PA), São José do Rio Preto, Campos dos Goytacazes, Macaé, Londrina, Campo de Marte (SP), Uberlandia (MG), Uruguaiana (RS) e muitos outros importantes complexos aeroportuários que não geram lucros, mas são fundamentais para estes estados e cidades para a integração nacional no transporte aéreo.

Não se deixe enganar, procure saber a verdade!

Mas a pergunta é; Mas o que acontecerá com estes aeroportos casa os 12 aeroportos lucrativos estiverem nas mãos de grupos privados?
Não bastasse que estes 12 vamos encarecer ainda mais, mas pelo menos quem pagará a mais serão os passageiros que usarem estes aeroportos, os mais de 50 deficitários, estes serão repassados aos governos estaduais ou municipais, e estes complexos passados para estes governos, quem pagará as contas será não só quem usa estes aeródromos, mas sim a sociedade local que também NÃO USA AEROPORTO! Entendeu o prejuízo?
Além de não gerar lucro, estes aeródromos serão mantidos pela sociedade que não usa aeroporto, ou seja, o que é a grande maioria, pois apesar do transporte aéreo ter crescido consideravelmente nos últimos anos, ainda sim, muitas pessoas ainda não tem condições de voar com frequência ou até poucas vezes ao ano, e como o nosso país, é de dimensões continentais, estes aeroportos são de fundamental integração nacional, ou seja, passando para governos estaduais ou municipais, a tendência é que estes complexos passados algumas décadas, fiquem como os vários aeroportos da rede estadual de SP, todos sucateados e mesmo assim, o governo paulista está gastando milhões para investir, mas não para manter a manutenção, mas sim, para entregar de mão beijada para os setores privados para que estes explorem estes aeroportos, encarecendo também como ocorre em terminais de ônibus e nas rodovias paulistas!!!
Enfim, muitos de nós que não usamos aeroportos com frequências, seremos nós quem arcará com os custos destes aeroportos deficitários, onde nosso imposto, que já retorna ruim para os serviços públicos básicos como educação, saúde e segurança, ainda terão que ser divididos com aeroportos que geram prejuízos para os governos locais!

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