sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DAESP abre licitação para uso do aeroporto de Sorocaba




O aeroporto de Sorocaba abriu licitação para o uso de sua área para atividades aeronáuticas, como escola de aviação, loja, oficina e abrigo de aeronaves. O valor mínimo mensal para empresa interessada em explorar os 6.480 m2 de área é de R$ 318,8 mil/ano, chegando aos R$ 4,782 milhões nos 15 anos de concessão.

O critério de julgamento, por parte do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, será da maior oferta recebida. A sessão pública para abertura das propostas será no dia 22 de setembro, às 10h, em São Paulo.

O aeroporto de Sorocaba registrou um aumento de movimento, no número de passageiros e de aeronaves num comparativo entre os anos de 2003 a 2009. No embarque e desembarque houve um acréscimo de 37,8% nos últimos sete anos.

O número de passageiros que era de 36.287 em 2003 chegou aos 58.342 no ano passado. Já no pouso e decolagem a diferença de um ano para o outro foi de 10%, com 17.461 aeronaves (voos regulares ou não regulares) em 2003 e 19.478 (voos regulares ou não regulares) no ano passado.

Além dos valores para exploração das atividades no aeroporto de Sorocaba, a empresa vencedora vai arcar com os custos dos serviços de adequação da área e outros julgados necessários, como: acesso de veículos e aeronaves, energia, telefonia, água e esgoto.

Caso exista ainda a necessidade, a empresa deverá mudar as condições físicas do terreno, abrangendo limpeza, remoção de vegetação e movimento de terra.

As edificações a serem construídas, também financiadas pela empresa vencedora, serão revertidas ao patrimônio da Daesp. A visita técnica no aeroporto poderá ocorrer das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira até o dia 21 de setembro.
Aeroportos de outras cidades do interior ganharão a construção de novos hangares, são elas: Tupã, Araçatuba, Piracicaba, Barretos, São Carlos.

O Daesp abriu concorrência pública também em São José do Rio Preto para o desenvolvimento de atividades aeronáuticas e exploração de locadora de veículos.

De acordo com Sérgio Camargo, superintendente do Daesp, o objetivo destas obras é atender ao aumento da demanda de usuários.

O Daesp está disponibilizando áreas para a construção de hangares e outras atividades aeronáuticas tendo em vista o grande número de empresas e proprietários de aeronaves que vêm nos procurando.

A sessão pública de abertura para a construção de hangares acontecerá no dia 22 de setembro em Tupã, no dia 23 de setembro em Piracicaba e Barretos e no dia 24 de setembro em Araçatuba e São Carlos. O resumo do edital poderá ser consultado gratuitamente no site do Daesp (daesp.sp.gov.br).

Nenhum comentário: